x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1

    SPOA com molas Helicoidais ou sem???




    Olá Pessoal,

    Sou novo aqui no Fórum, e apesar de eu fazer trilhas a pouco mais de 1 ano, eu praticamente nasci no banco de um Willys.Quando eu nasci meu pai já tinha 2 cj-5, e um deles é a paixão da minha vida, me acompanhou em todos os momentos.
    Más vamos ao que interessa...semana que vem vou fazer SPOA na máquina que está com pneu 255/75/15 Sem Fronteira do Geninho, alargador de rodas de 50mm, eixos originais, jumelo alto e Kit Fess com as molas traseiras em cima do eixo e não em cima do molejo.
    Antes que alguém pergunte, minha intenção é de Fazer trilhas radicais ao extremo, então por favor me respondam sem pensar em conforto e dirigibilidade...Será melhor fazer SPOA com molas helicoidais (KIT FESS) ou sem elas?????

    OBS: Alguém conhece a trilha da Vila Élvio???...este fim de semana vamos pra lá!!!
    CJ-5 1958, GM151-S, WORK 12.000, SPOA, SUSP TOY, TRACTION BAR, PRO-COMP 31", JUMELO REVOLVER, PNEU GENIUS TYRES 35''.
    WWW.CAPIVARIOFFROAD.COM.BR

  • #2
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Bem vindo amigo!

    sobre SPOA dá uma pesquisada que existe um monte de topicos com muita coisa (muito extenso pra posta aqui) mas já te adianto

    1- joga esse kit fess no lixo, só atrapalha
    2- lembre-se de angulos de caster e do cardan
    3- procure um kit de molas de toyota, os originais são funcionais, mas não dão curso de suspensão suficiente
    4- jogue JUMELOS altos no lixo, coloque originais, ou use os revolveres, vc acha em lojas especializada de 4x4


    De resto todos esses assuntos foram discutidos exaustivamente, use a pesquisa que é mais útil e terá mais certezas

    abraços

  • #3
    Olá Rubensx,

    Obrigado pela resposta, mas é o seguinte, acho que já li todos os tópicos à respeito deste assunto, estou ciente quanto ao Ângulo de Cardãn, Caster, direção, Jumelos, molejos, etc...mas eles não deixam bem claro quanto ao uso de Spoa com uma mola auxiliar.
    A minha dúvida é porque aqui em Capivari temos duas F-75 SPOADAS com o molejo original e molas helicoidais "Kit eu Fiss", que ficaram muito boas em trilhas, e eu gostaria de saber se alguém utiliza esta configuração em cj e possa passar sua experiência.

    Acho que temos que aprender com os erros, e se for dos outros, economiza tempo e $$$!!!

    Jeep na veia!!!
    CJ-5 1958, GM151-S, WORK 12.000, SPOA, SUSP TOY, TRACTION BAR, PRO-COMP 31", JUMELO REVOLVER, PNEU GENIUS TYRES 35''.
    WWW.CAPIVARIOFFROAD.COM.BR

  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Bom não sou profundo conhecedor, mas suspeito que esse kit fess vá limitar a suspensão quando o eixo é rebatido pra cima, não sei se tem conforto ou nÀo, mas todos que tme um angulo beemm consideravel nào usam nenhuma mola helicoidal entre o feixe de molas e o chassi...

    de toda forma, deixo pra os que tentaram fazer, na minha opinião, isso é tranqueira e vai dar mais é dor de cabeça...

    abraços

  • #5
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Ótimo que vc sabe de todas as implicações de fazer SPOA.Eu não usaria molas helicoidais junto com o feixe de molas.Já usei e achei uma m.
    Talvez completando seus conhecimentos, eu colocaria poucas laminas, deixava o feixe RETO.E adicionava uma barra anti rolagem (anti axle wrap) em cada eixo.

    O jeep ficaria mais baixo, com uma flexão de suspensão grande, tudo isso devido ao feixe reto e mole.E as barras não deixariam os eixos girarem.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Ótimo que vc sabe de todas as implicações de fazer SPOA.Eu não usaria molas helicoidais junto com o feixe de molas.Já usei e achei uma m.
    Talvez completando seus conhecimentos, eu colocaria poucas laminas, deixava o feixe RETO.E adicionava uma barra anti rolagem (anti axle wrap) em cada eixo.

    O jeep ficaria mais baixo, com uma flexão de suspensão grande, tudo isso devido ao feixe reto e mole.E as barras não deixariam os eixos girarem.

    []'
    editando : anti torção

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7
    Ok pessoal,

    Tirei da cabeça essa idéia de "mola sobre mola"...Ontem estive na Oficina do Português 4x4 em Guarulhos, fomos buscar uma F75 com pneu 37 que estava colocando o GM4.1 e molas da Toyota...Conversei com os mecânicos e eles tiveram a mesma opinião de vcs.
    Agora sempre tive vontade de adaptar estas tais barras anti torção...acho que o Jeep movimenta muito os eixos quando se força em algum obstáculo mais pesado...ainda mais quando se está com pneus 100% Off, que é o nosso caso aqui.Já troquei e alonguei 3 cardâns dianteiros por conta desta movimentação do eixo.
    Agora não sei aonde eu acho estas Barras anti axle wrap, dá pra adaptar a do Opala por exemplo???
    CJ-5 1958, GM151-S, WORK 12.000, SPOA, SUSP TOY, TRACTION BAR, PRO-COMP 31", JUMELO REVOLVER, PNEU GENIUS TYRES 35''.
    WWW.CAPIVARIOFFROAD.COM.BR

  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Carlos_Ferraz Ver Post
    ...acho que já li todos os tópicos à respeito deste assunto, estou ciente quanto ao Ângulo de Cardãn, Caster, direção, Jumelos, molejos, etc...mas eles não deixam bem claro quanto ao uso de Spoa com uma mola auxiliar.
    No estilo bill jonson



    Das duas uma, ou vc não leu todos os tópicos ou ninguém usa essa merda do fess porque é muita idiotice misturar helicoidais com semi-elipticas (nada contra quem usa)


    Citação Postado originalmente por Carlos_Ferraz Ver Post
    Acho que temos que aprender com os erros, e se for dos outros, economiza tempo e $$$!!!
    Vá pesquisar, ler e parar de perguntar besteira pois já tem muitos tópicos onde essas pérolas já foram esclarecidas

    sem []'s

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Carlos_Ferraz Ver Post
    Agora não sei aonde eu acho estas Barras anti axle wrap, dá pra adaptar a do Opala por exemplo???
    Comece utilizando a PESQUISA.

    Opala não tem isso.

  • #10

    Que stress!!!

    Acho que é por esse tipo de respostas que o Fórum não desempenha sua função principal que é trocar experiências e aumentar a união dos que vivem no mundo Off Road.
    Se vc não quer responder por que acha q a pergunta é idiota, deixa pra outras pessoas.
    Melhor perguntar e ser idiota por um minuto do que ser idiota pro resto da vida.
    CJ-5 1958, GM151-S, WORK 12.000, SPOA, SUSP TOY, TRACTION BAR, PRO-COMP 31", JUMELO REVOLVER, PNEU GENIUS TYRES 35''.
    WWW.CAPIVARIOFFROAD.COM.BR

  • #11
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    mimimi, mimimi, mimimi.

    Quem estressou foi vc, o fórum é livre, assim como vc tem o direito de perguntar uma idiotice eu tenho o direito de responder com uma besteira.

    Já que vc perdeu seu precioso tempo lendo "todos os tópicos à respeito deste assunto", e está "ciente quanto ao Ângulo de Cardãn, Caster, direção, Jumelos, molejos, etc..."
    Porque ainda precisou criar mais um tópico pra falar sobre assunto batido ? Não dava pra aproveitar um de "todos" aqueles que vc ja leu e postar la sua dúvida ?

  • #12
    Acontece que este tema gera muita polêmica...e certas coisas nunca ficam bem claras nas discuções, por mais que alguém critique, sempre tem aquele que defende...O meu intuito é de ouvir experiências e não opiniões, porque como vc mesmo disse, este assunto já está saturado.

    Mais pode ficar tranquilo, não quero começar com o pé esquerdo, não está mais aqui quem falou, já me decidi sobre o que fazer com minha viatura e o Fórum foi muito importante na decisão...Por min já pode encerrar o assunto.

    Muito Obrigado meus amigos Rubensx, Sérgio Rocha e Elmer.
    CJ-5 1958, GM151-S, WORK 12.000, SPOA, SUSP TOY, TRACTION BAR, PRO-COMP 31", JUMELO REVOLVER, PNEU GENIUS TYRES 35''.
    WWW.CAPIVARIOFFROAD.COM.BR

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade