x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1
    Usuário
    Entrada
    16/08/2010
    Local
    Sao Jose dos Campos/SP
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0

    Question Dúvidas no meu Cardan (fotos e vídeo)




    Olá pessoALL e companheiros,

    Bom adquiri recentemente minha primeira viatura, um CJ5 1973, após estudar muito aqui no site, ler sugestões, tirar algumas dúvidas, etc.

    Agora como um bom proprietário, estou fazendo algumas manutenções e verificando se está tudo em ordem, pois quando se compra não da pra ver tudinho!

    Então como não tinha (e ainda não tenho, estou aprendendo) muito conhecimento em mecânica, observei algo estranho no cardan, principamente o dianteiro.

    Gostaria da ajuda de vocês antes de levar a algum mecânico e ele me "enrrolar" , pois ainda não tenho nenhum de minha confiança, e também gosto muito de DIY (fazer eu mesmo).

    Verifiquem se o meu cardan dianteiro esta invertido o lado da luva esta no diferencial e o lado do garfo esta na caixa de transmissao (vejam as fotos). Esta correto?

    No cardan dianteiro tbm há uma "folga" (da pra ver no video a partir do 0:25 seg)entre a luva e o garfo, isto é aceitável? Aquela "luva" que fica entre os dois esta solta (0:36 seg), posso fazer algo para arrumar?

    Outra coisa a folga no cardan traseiro que pode ser vista no video (começo do vídeo) está correta?

    Bom não sei se ficou claro, mas, gostaria de criticas sugestões e como eu devo proceder, trocar, arrumar.....

    Muito obrigado pela ajuda!!!

    Abraços.

    -p1070827.jpg -p1070828.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de Treme Terra
    Entrada
    03/06/2006
    Local
    Varginha/MG
    Idade
    67
    Posts
    401
    Agradecimento: 1
    Realmente suas luvas e espigas estão bem gastas, o dianteiro alem de estar montado errado esta totalmente inoperante, mas é de facil solução, compre nas lojas especializadas em Jeep o conjunto, e leve em uma oficina especializada em cardã para a substituição. Ja vi aqui no forum o pessoal substituindo pelo conjunto da caminhonete C-10. Pelo video da para notar uma folga no conjunto da coroa e pinhão trazeiro, normalmente eu troco o conjunto cora/pinhão dianteiro pelo trazeiro, visto que o dianteiro roda pouco e normalmente esta em melhores condições.
    Imagens Anexas -espiga.jpg -luva.jpg 
    4X4 Brasil
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

  • #3
    Usuário
    Entrada
    16/08/2010
    Local
    Sao Jose dos Campos/SP
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Tem mais alguma sugestão alguem? nada que eu mesmo possa fazer em casa??

  • #4
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Bem o que vc pode fazer é exatamente isso... retirar o cardã em casa mesmo... isso já te renderá um bom trabalho... e aí já poderá se familiarizar com as cruzetas, que também podem ter algum desgaste... ou falta de lubrificação... compra essas peças aí indicadas e manda fazer o cardã... por aqui na minha cidade eles cobram bem caro pra fazer um cardã, em loja especializada, com balanceamento eletrônico e etc e tal... eu nunca fiz assim, sempre comprei em sucata conjuntos bons ainda, compro o tubo em loja de ferragens, normalmente um tubo dormido (sem estar buchudo, quando ele é armazenado deitado sobre uma plataforma toda plana e não por dois suportes suspensos)... aí mando meu torneiro de confiança cortar e soldar... sempre dá certo, mas dessa vez tô pensando em acertar as coisas, pelo menos do traseiro... que roda em alta velocidade... o dianteiro eu tenho receio em mandar fazer um cardã caro, pois minha última experiência não foi muito boa... comprei um conjunto de fresado e luva, um tubo novo, mandei soldar tudo direitinho... aí fui a uma viagem e quando voltei o danado tava com folga... e mau utilizei a tração... mas me parece que por 200 km ele rodou (as rodas livres estavam engatadas)... e você sabe que cardã parado é a oficina do diabo... estraga bem facinho... por isso é recomendado toda vez que sair nele engatar pelo menos a tração dianteira pra o cardã girar... se movimentar... e sair da posição estacionária... girar um pouco pra lubrificar as cruzetas e o fresado...

    Em SP deve ter mais casas de cardãs que pedem preços razoáveis... por aqui estão pedindo a bagatela de 1500,00 num cardã de troller... dianteiro... para o jeep farei um orçamento só pra ver... recentemente pintei ele, o fresado e a luva... quem sabe ele entra mais justo e me dá uma sobrevida de uns seis meses... apesar de eu só fazer questão mesmo é do traseiro...
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #5
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Ah! Não esqueça de calçar o jeep com cepos... pois com a retirada do cardã traseiro ele ficará sem tração... e caso seu freio de mão esteja ineficiente ou sem funcionar e ele esteja numa rampa, pode se machucar e causar algum prejuízo....
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #6
    Usuário
    Entrada
    16/08/2010
    Local
    Sao Jose dos Campos/SP
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Bem o que vc pode fazer é exatamente isso... retirar o cardã em casa mesmo... isso já te renderá um bom trabalho... e aí já poderá se familiarizar com as cruzetas, que também podem ter algum desgaste... ou falta de lubrificação... compra essas peças aí indicadas e manda fazer o cardã... por aqui na minha cidade eles cobram bem caro pra fazer um cardã, em loja especializada, com balanceamento eletrônico e etc e tal... eu nunca fiz assim, sempre comprei em sucata conjuntos bons ainda, compro o tubo em loja de ferragens, normalmente um tubo dormido (sem estar buchudo, quando ele é armazenado deitado sobre uma plataforma toda plana e não por dois suportes suspensos)... aí mando meu torneiro de confiança cortar e soldar... sempre dá certo, mas dessa vez tô pensando em acertar as coisas, pelo menos do traseiro... que roda em alta velocidade... o dianteiro eu tenho receio em mandar fazer um cardã caro, pois minha última experiência não foi muito boa... comprei um conjunto de fresado e luva, um tubo novo, mandei soldar tudo direitinho... aí fui a uma viagem e quando voltei o danado tava com folga... e mau utilizei a tração... mas me parece que por 200 km ele rodou (as rodas livres estavam engatadas)... e você sabe que cardã parado é a oficina do diabo... estraga bem facinho... por isso é recomendado toda vez que sair nele engatar pelo menos a tração dianteira pra o cardã girar... se movimentar... e sair da posição estacionária... girar um pouco pra lubrificar as cruzetas e o fresado...

    Em SP deve ter mais casas de cardãs que pedem preços razoáveis... por aqui estão pedindo a bagatela de 1500,00 num cardã de troller... dianteiro... para o jeep farei um orçamento só pra ver... recentemente pintei ele, o fresado e a luva... quem sabe ele entra mais justo e me dá uma sobrevida de uns seis meses... apesar de eu só fazer questão mesmo é do traseiro...

    Obrigado Pablo, vou retirar o dianteiro, inverter e lubrificar ok.
    Como adquiri a viatura recentemente vou engraxar e trocar todos os oleos e estou pensando em abrir o diferencial traseiro pra verificar internamente pra ver se a folga vem de la certo?

    Qdo for trocar o cardan eu não posso eu mesmo trocar, eu preciso comprar e levar pra balancear? eu posso mandar fazer? nao entendi como...

    Obrigado pela ajuda e paciência!

  • #7
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Bem, o que quis dizer foi o seguinte... você pode sim retirar e mandar fazer como fiz, num torneiro bom de carda... mas se você preferir pode levar o Jeep inteiro nessas casas de carda pra caminhão, lá eles lubrificam, desmontam, fabricam, balanceiam e montam... fica a seu critério, fazer a coisa certa, porém bem mais caro, do que fazer algo meia boca, que é como ando fazendo, num torneiro de confiança!!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Caro Fagsilva!

    Sobre o cardam dianteiro.
    Realmente ele está montado de forma invertida, mais isso não acarreta qualquer problema mecânico, mas, pode ter problemas de segurança pessoal.
    Como?
    Se por ventura a espiga escapa da luva, o cardâm cai de ponta no chão, causando uma alavanca, igual salto com vara.
    Sobre a ele rodar livremente, é por estar com o sistema desacoplado, tanto junto à CT, quanto à RL.

    Sobre a luva e espiga dianteira.
    Tem que trocar, como foi dito, e dar uma atenção especial à vedação, aquela peça que gira com a mão no vídeo.
    A grande responsável pelo desgaste no conjunto luva/espiga, e a terra e suas variações, como areia e barro.
    Mantenha sempre engraxada, bem engraxada, e com o sistema de vedação em dia.

    Mais, o mei jipe, coloquei tudo zero, e com 15 meses, já está com um pouco de folga.

    Sobre o cardam traseiro.

    Ele está ok, pelo que notei.
    O giro que fez, não é problema de cardam.

    A folga que tem ali, refere-se à folga existente na:
    Coroa e pinhão, caixa satélites e fresas de ponta de semi eixo.

    São pequenas folgas, coisas de mm ou menos, mais que somadas, dão aquela dimensão.

    Revise a caixa satélite, só para desencargo de consciência.

    Abraços.

    Kim.

  • #9
    Usuário Avatar de vavarusso
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    JUAZEIRO/BA
    Idade
    53
    Posts
    2,404
    Agradecimento: 1
    Fag o cardan traseiro do meu tinha essa folga aí do seu, diminuiu muito com a troca do rolamento do pinhão e com a retirada de arruelas de ajuste.
    Tamo aki

  • #10
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    54
    Posts
    1,385
    Agradecimento: 1
    Lembrando, todas as vezes que precisei trocar o entalhado e luva troquei o conjunto pelo da C-10 e recomendo pois a "espiga" (o entalhado do cardã) é bem mais longo e mais reforçado assim dura mais pois da linha willys o entalhado é só na ponta da peça, o pessoal da loja vai dizer que é não dá certo e bla, bla e bla mas dá certinho (claro é um pouco mais comprido mas já que vai trabalhar com torno tanto faz) inclusive as cruzetas são as mesmas.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    16/08/2010
    Local
    Sao Jose dos Campos/SP
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Fagsilva!

    Sobre o cardam dianteiro.
    Realmente ele está montado de forma invertida, mais isso não acarreta qualquer problema mecânico, mas, pode ter problemas de segurança pessoal.
    Como?
    Se por ventura a espiga escapa da luva, o cardâm cai de ponta no chão, causando uma alavanca, igual salto com vara.
    Sobre a ele rodar livremente, é por estar com o sistema desacoplado, tanto junto à CT, quanto à RL.

    Sobre a luva e espiga dianteira.
    Tem que trocar, como foi dito, e dar uma atenção especial à vedação, aquela peça que gira com a mão no vídeo.
    A grande responsável pelo desgaste no conjunto luva/espiga, e a terra e suas variações, como areia e barro.
    Mantenha sempre engraxada, bem engraxada, e com o sistema de vedação em dia.

    Mais, o mei jipe, coloquei tudo zero, e com 15 meses, já está com um pouco de folga.

    Sobre o cardam traseiro.

    Ele está ok, pelo que notei.
    O giro que fez, não é problema de cardam.

    A folga que tem ali, refere-se à folga existente na:
    Coroa e pinhão, caixa satélites e fresas de ponta de semi eixo.

    São pequenas folgas, coisas de mm ou menos, mais que somadas, dão aquela dimensão.

    Revise a caixa satélite, só para desencargo de consciência.

    Abraços.

    Kim.
    Obrigado pelas explicações Kim.

    Vou fazer o seguinte no traseiro e dianteiro:

    Vou abrir o diferencial e verificar a coroa, pinhao e caixa satelite. (posto as fotos aqui), estou precisando trocar o oleo mesmo, pois como peguei a viatura agora nao sei como esta.

    O Cardan dianteiro vou desmontar e inverter primeiramente e engraxar tudo. Vc tem dicas de locais para comprar essa luva? Estava vendo e é meio caro certo? Tem algum modelo especial? Preciso levar para alguem montar ou eu mesmo consigo fazer em casa?


    Obrigado plea ajuda novamente e desculpe tantas dúvidas.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    16/08/2010
    Local
    Sao Jose dos Campos/SP
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Fag o cardan traseiro do meu tinha essa folga aí do seu, diminuiu muito com a troca do rolamento do pinhão e com a retirada de arruelas de ajuste.
    Tamo aki
    Opa, vou abrir meu diferencial e verificar. O que são e onde ficam essas arruelas de ajuste?

    Obrigdo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Comprada Ranger 3.0 fotos infos e duvidas
      Por Gordinho-287 no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 22/09/2012, 20:45
    2. Vendo Cardan Dianteiro e Cardan Traseiro para F 75
      Por santistadoente no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 08/11/2011, 21:15
    3. Farol De Neblina - Dúvidas Com Fotos
      Por jmf no fórum Mitsubishi
      Respostas: 5
      Última resposta: 04/06/2010, 14:19
    4. Video e fotos ultima gaiolada
      Por Gaioleiro_deon no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 15
      Última resposta: 08/03/2010, 18:16
    5. Respostas: 49
      Última resposta: 24/02/2009, 19:34

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade