x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de Gangrel
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Cotia/SP
    Idade
    44
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Question Pneu fino ou pneu largo?




    Salve pessoal! Feliz 2013!

    Chegou a hora de trocar meus pneus e estou na duvida se devo optar por pneus largos ou finos!
    Pretendo enfrentar trilhas pesadas grandes piscinas de lama atoleiros e etc... Estou usando pneus
    Super track do bota mas ja estao no fim da vida, tenho rodas aro 15 e os pneus sao bem largos
    275 acho... Quando tento passar uma vala mesmo que eu tente passar pelo meio os pneus me jogam
    dentro do buraco...meu parceiro de trilhas usa pneus argentinos aro 16 e estreitos, ele passa por onde quer
    sobe de re, da um baile onde eu nao saio do lugar... Ai fico na duvida se e meu pneu que ta velho ou se ele
    tem razao que pneu tem q ser fino mesmo... Afinal qual e o melhor pneu pra trilha mesmo os tork fino e alto?
    Acho bonito pneu largo mas se nao for funcional nao me serve... Oque me indicam ?

    Abraco!

    Felipe
    BOB ESPONJA - Willys CJ5 1962 - 6CC - Amarelo

  • #2

  • #3
    Usuário Avatar de Gangrel
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Cotia/SP
    Idade
    44
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Tio Eddie , obrigado ja li as 27 paginas e a conclusao e que pneu fino vai melhor em motor com menor cavalaria e se sai melhor em atoleiros! Pelo que percebi o mais moderno e o vj910 de pref aro 16! Abraco!
    BOB ESPONJA - Willys CJ5 1962 - 6CC - Amarelo

  • #4
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Quando os automóveis foram inventados não existiam rodovias asfaltadas então eles foram desenvolvidos para estradas de terra, que não passavam de trilhas onde andavam cavalos e, no máximo, carroças, condições mais próximas das nossas trilhas do que das rodovias atuais e, se vocês notarem, as rodas eram de grande diâmetro e os pneus finos.
    No início das competições, os carros utilizados eram os existentes, nas condições originais. Logo o pessoal começou a aperfeiçoar os veículos, adaptando-os às condições de maior velocidade e, com o aparecimento dos autódromos asfaltados, as rodas foram diminuindo o diâmetro e os pneus sendo alargados (vejam as fórmulas atuais - F1, Indy). Portanto fica fácil perceber que, para velocidade baixa e condições desfavoráveis pneus finos de grande diâmetro, para asfalto pneus largos de diâmetro menor (mesmo que as rodas estejam aumentando o diâmetro, a medida final tem se mantido pequena, com pneus de perfil cada vez mais baixos).
    Esse é o meu raciocínio, posso estar errado, mas com meu jipinho, praticamente original, com pneus 7,50X16 passo, até com certa facilidade, onde Trollers bloqueados, com pneus 33X12.5 ou maiores tem dificuldade em passar.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #5
    Usuário Avatar de engenheiro01
    Entrada
    07/03/2011
    Local
    piracicaba/SP
    Idade
    52
    Posts
    82
    Agradecimentos: 0
    Concordo com o Robertão em número, gênero e degrau!
    Abs com pneus finos!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Trilha = pneu fino
    Boniteza = Pneuzão!!!!!!!!!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Quando os automóveis foram inventados não existiam rodovias asfaltadas então eles foram desenvolvidos para estradas de terra, que não passavam de trilhas onde andavam cavalos e, no máximo, carroças, condições mais próximas das nossas trilhas do que das rodovias atuais e, se vocês notarem, as rodas eram de grande diâmetro e os pneus finos.
    Quais trilhas vc anda fazendo Roberto???
    Brincadeira...
    Tem situações que favorecem cada tipo de pneu...
    Tem lugar q pneu fino vai afundar ate a china, mas tem lugar em que ele vai "achar" o chão firme enquanto os mais largos vão patinar em uma laminha de 10cm...
    Algo a se pensar é o desenho e a altura, que na minha opinião é mais relevante do que a largura.


    Abraços
    Murilo Beltrame

  • #8
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Eu entendi tranquilamente a colocação do Robertux
    Ele ta falando do que a gente tem no mercado, é óbvio q se partir pras coisas irreais e intocáveis q os ricaços tem acesso aí tudo muda. Pneuzões com 38,40,44 polegadas, desenhos extravagantes e absurdos... beadlocks, pressões baixissimas.. pneu quase murcho...

    Mas comparar entre 265 ou 31" recapado VJ9100 ou um 7.50 frontiera que são opções populares q a grande maioria dos mortais conseguem, aí a superioridade dos estreitinhos é bem óbvia.

    Só vejo os mais largos se saindo melhor na areia solta, por motivos óbvios, mas em se tratando de trilha de mato fechado, lama, travessia de poças e atoleiros a melhor opção que alia um custo/benefício melhor é sem duvida nenhuma um 7.50 x 16 frontiera ou argentino.

    É claro que tudo isso traduzindo o dia a dia de 99% dos jeepeiros que por aqui navegam, pessoas que não estão rasgando a fôia e nem nadando em piscinas de dinheiro. É claro que pra tudo nesse mundo existem as exceções e pro pessoal do dólar na cueca sempre existem opções melhores, maiores e naturalmente mais salgadas.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    Mauricio eu não falei de pneuzão 38", 40"... ate pq eu uso 33" recapado.
    Oque eu quiz dizer é que a diferença de largura entre um 7.50-16 e um 265-70-16 não faz tanta diferença, mas se pegarmos essa diferença de largura que deve ser de no máximo 2" e colocarmos na altura do pneu ai sim vai fazer diferença...

    Abraços
    Murilo Beltrame

  • #10
    Usuário Avatar de Curupira
    Entrada
    03/11/2008
    Local
    Pira ou se Acaba/SP
    Idade
    50
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    Olá a todos,feliz 2013....

    Bom colocando um pouco de gasolina na fogueira,eu acredito que cada pneu vai bem em um determinado terreno,aí um fala que pneus finos vai bem onde pneus largos não vão e vice e versa,depende da viatura e da configuração,só comentado uma colocação do Roberto,no caso é desleal comparar um Jeep de um Troller,isso inclue variação de peso, largura,e outras coisas mais,todos sabemos que no Brasil um Hummer nem sonha em andar em 90% onde um jeep anda,mas se comparar o jeep com um outro jeep,aí a historia muda,aqui já vi muitos jeeps com pneus finos e pneus largos juntos na mesma trilha e andarem iguais.Lembremos que em uma trilha é 80% de piloto e outros 20 % dos pneus,pois não adianta ter um mega conjunto se o motora for meia roda....
    Abraço.....

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Só pra refrescar a memória, o tópico refere-se específicamente ao Jeep do Gangrel, que pela foto é um Willys Cj5 1962 amarelo. Portanto supoe-se q trata-se da opinião sempre voltada ao jeep dele.

    É claro q não podemos comparar diferentes tipos de jipes e Jeep's pois cada um tem suas características particulares. Porém eu interpretei que a resposta seria direcionada especificamente ao exemplar em súmula que no caso é o Willys supracitado do colega Gangre.

  • #12
    Usuário Avatar de RodrigoPD
    Entrada
    30/10/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    288
    Agradecimento: 1
    Amigos;

    Vou dar minha opinião pessoal, baseada tanto na teoria quanto na prática, pois utilizava os Fate 7.50 - 16 no Tropeço, e agora utilizo o VJ-900 na medida 265/75R16.

    Com os pneus Fate eu tinha um pneu novo, que pegava balanceamento, rodava bem na estrada, rodava bem na terra, na lama, enfim, um pneu de uso geral muito satisfatório e com boa durabilidade. De forma geral, o visual do 7.50-16 era inferior, mas o desempenho dele em condições normais de uso era muito bacana. Na estrada ele rodava bem até em velocidades elevadas, pois tinha pegava um bom balanceamento. Nas trilhas ele tracionava bem, especialmente em lamas mais rasas. Por ser um pneu menor e mais fino, não raspava em nada nas torções das erosões mais bravas. Ou seja, é uma escolha muito racional, tanto pelo custo-benefício quanto pelo desempenho geral satisfatório na maioria das condições.

    Já os VJ-900 265/75R16, adquiridos da Kondz Tires, tem suas particularidades. Por serem recapados, são mais difíceis de pegar balanceamento. Ou seja, o meu Willys passou a virar um pouco na estrada acima de 80 km/h. Esses pneus maiores forçam mais o conjunto mecânico (já tive amortecedor de direção arrancado por isso). E esse pneu maior obrigou-me a instalar distanciadores de roda, alargadores de pára-lama (para atender a legislação) e, como pegavam bastante na lata, fui obrigado a trocar os 4 feixes de mola que já estavam um pouco cansados. Na trilha, é fato inconteste: o desenho mais agressivo dos VJ, bem como a maior altura proporcionada pelos mesmos, faz com que o Tropeço tenha um desempenho superior em relação há antigamente com os Fate, especialmente nas erosões (pelos cravos laterais) e nos atoleiros mais fundos. Mas isso cobrou o seu preço: jipe mais xoxo (diâmetros maiores "alongam" a relação de marchas), mais gasto de combustível e um rodar não tão bom no asfalto.

    A escolha do seu tipo de pneu deverá ser muito pessoal.

    Em busca do desempenho mais off-road e visual mais agressivo, fico com o VJ900 265/75R16.

    Em busca de um desempenho mais equilibrado, num conjunto mais simples e confiável, o Fate 7.50-16

    Aliás, vou além, em termos de custo - benefício puro, para um uso geral e mais normal do Willys, os Fate 7.50 - 16 são imbatíveis.

    Contribuição de opiniões e vivências pessoais, no meu caso particular.

    Abs.
    Rodrigo Domingos
    "Barrinho" - Fusca 1.600 (1974) / "Tropeço" - Jeep Willys CJ-5 (1961) / "Camburão"- Explorer XLT (1997)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pneu largo!
      Por Thales_ no fórum Niva
      Respostas: 11
      Última resposta: 28/10/2012, 23:52
    2. Troco/vendo 1 pneu largo de F1000 usado
      Por Mauro B. no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 27/03/2009, 12:13
    3. Qual o pneu mais largo pra minha roda?
      Por ricleite no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 08/02/2007, 10:42
    4. pneu para gaiola (estreito ou largo)
      Por Dimmy no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 7
      Última resposta: 20/07/2006, 16:18
    5. Troca de Alargador fino por largo, alguém quer?
      Por paulosotello no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 19/02/2005, 19:54

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade