x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Question Motor VW Ap 1.6 Diesel no CJ




    Amigos do fórum.

    Vou começar a reforma do meu CJ-5.
    Estou pensando em colocar nele o motor VW 1.6 diesel que saia nas Kombi's diesel.
    O câmbio optei pelo Chevette 5 marchas.
    Sei que este power-train está longe de ser o mais "parrudo" do mercado, mas o Jeep é para uso urbano, passeios e trilhas mais leves.
    Alguém tem esse motor rodando no Jeep?
    Quais as impressões?

    Valeu!!!

  • #2
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por Willão64 Ver Post
    Amigos do fórum.

    Vou começar a reforma do meu CJ-5.
    Estou pensando em colocar nele o motor VW 1.6 diesel que saia nas Kombi's diesel.
    O câmbio optei pelo Chevette 5 marchas.
    Sei que este power-train está longe de ser o mais "parrudo" do mercado, mas o Jeep é para uso urbano, passeios e trilhas mais leves.
    Alguém tem esse motor rodando no Jeep?
    Quais as impressões?

    Valeu!!!
    Tive este motor em um Niva anos atrás. E até turbinado! Rodou mais de 200 mil kms. Por vacilo meu tive que fazer o motor. No Niva (4x4 integral) fazia 14-15 km/L. Este motor está longe de outros disponíveis na praça, mas sabendo respeitá-lo, servirá sim para o que quer. E quando faltar fôlego, engata a reduzida. Tenta pegar uma versão deste motor 1.6 com INJEÇÃO DIRETA. Os antigos (kombi e saveiro) eram INJEÇÃO INDIRETA - são mais fracos, etc. Use um radiador de alumínio grande.Tem um sujeito no Mercado Livre (de Floripa, salvo engano) que vende esses motor VW diesel (1.6 e 1.9 e peças). Converse com ele, certamente terá a solução. Mas usando este motor, que é leve, você tem na praça kits para ligar motores AP no câmbio Chevette, de modo que não ficará gambiarra alguma. Inclusive se eu fosse montar um jipinho hoje, faria com essa configuração! Saudações
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #3
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Aqui na minha cidade tem alguns... e era um de meus planos, colocar um AP diesel, mas eu optaria por um 1.9 TDI, argentino, e o que me fez desistir foi a distância daquele país, no sentido de facilidade das peças... aqui tem um cara fazendo um projeto que vejo de perto lá na oficina onde conserto meu jeep, um CJ-3A - 1951 com motor 1.9 TD interculado e com bomba injetora... e eu ainda não o vi andando, falta a parte elétrica, então eu me propus a dar uma volta quando ficasse pronto, e estou doido pra sentir se o motor aguenta mesmo, ou se é ronceiro... a proposta é interessante... mas eu já desisti por dois pequenos motivo$$$ o preço do motor 1.9 que tá girando em torno dos 12 mil sem falar no trabalho de ir buscar o danado, e se eu colocar na ponta do lápis, pegar esses 12 mil e desmanchar em alcool, e andar no jeep o ano todo, é capaz de eu esquecer quando é que vai acabar esses 12 mil... são 28 mil km rodados... então acho que pra mim não vale a pena... então me deixa quieto com meu AP 1.8 alcool.
    Mas que é um projeto interessante é... outra que eu fiquei muito animado é com relação ao motor da amarok, que é pequeno também, é muito parecido com um AP, se não for viu, estive olhando um na sucata esses dias, o cara pede 25 mil no motor e câmbio, meio salgado... então é isso, é um investimento que tem que se pagar... diesel é pra quem roda bastante... normalmente mais de 50 km por dia...

    Boa sorte na empreitada...

    PAblo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #4
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Aqui na minha cidade tem alguns... e era um de meus planos, colocar um AP diesel, mas eu optaria por um 1.9 TDI, argentino, e o que me fez desistir foi a distância daquele país, no sentido de facilidade das peças... aqui tem um cara fazendo um projeto que vejo de perto lá na oficina onde conserto meu jeep, um CJ-3A - 1951 com motor 1.9 TD interculado e com bomba injetora... e eu ainda não o vi andando, falta a parte elétrica, então eu me propus a dar uma volta quando ficasse pronto, e estou doido pra sentir se o motor aguenta mesmo, ou se é ronceiro... a proposta é interessante... mas eu já desisti por dois pequenos motivo$$$ o preço do motor 1.9 que tá girando em torno dos 12 mil sem falar no trabalho de ir buscar o danado, e se eu colocar na ponta do lápis, pegar esses 12 mil e desmanchar em alcool, e andar no jeep o ano todo, é capaz de eu esquecer quando é que vai acabar esses 12 mil... são 28 mil km rodados... então acho que pra mim não vale a pena... então me deixa quieto com meu AP 1.8 alcool.
    Mas que é um projeto interessante é... outra que eu fiquei muito animado é com relação ao motor da amarok, que é pequeno também, é muito parecido com um AP, se não for viu, estive olhando um na sucata esses dias, o cara pede 25 mil no motor e câmbio, meio salgado... então é isso, é um investimento que tem que se pagar... diesel é pra quem roda bastante... normalmente mais de 50 km por dia...

    Boa sorte na empreitada...

    PAblo
    O motor 1.9 com bomba mecânica não chega a custar 12 mil. Pode até achar nesse preço ou mais alto, mas é fácil achá-lo bem mais barato. O próprio vendedor que oferece os produtos no mercado livre o tem por 7800 se não engano. E quanto às peças, não é esta dificuldade toda. Hoje com a internet e a entrega expressa, não existe mais distância. Se pegar um motor 1.6 e instalar um compressor mecânico (existem centenas à venda no EBAY com preços bem em conta), acho que fica bem legal e suficiente para empurrar um Willys. Só fazendo uma observação: o pessoal costuma meter o pau nesse motor VW 1.6D, principalmente pela fama que adquiriu dos mexânicos e donos porcos de saveiros e kombis, e fecha os olhos para verdadeiras bombas, como o próprio motor da L200 - camionete esta vendida a preços altíssimos e tida como "insuperável", geralmente entre leigos. Eu rodei 200 mil kms em um VW 1.6TD no Niva. Saudações
    4X4 Brasil
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/07/2007
    Local
    Taubate/SP
    Idade
    59
    Posts
    301
    Agradecimentos: 2
    o 1.6 tem algumas peças propias como bomba dagua , termostatica , polias , correia e foi feito para trabalhar em locais de baixa temperatura (europa) ,tem pouca potencia e torque , o 1.9 ja é evolução mas não é dos melhores .

  • #6
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Tive este motor em um Niva anos atrás. E até turbinado! Rodou mais de 200 mil kms. Por vacilo meu tive que fazer o motor. No Niva (4x4 integral) fazia 14-15 km/L. Este motor está longe de outros disponíveis na praça, mas sabendo respeitá-lo, servirá sim para o que quer. E quando faltar fôlego, engata a reduzida. Tenta pegar uma versão deste motor 1.6 com INJEÇÃO DIRETA. Os antigos (kombi e saveiro) eram INJEÇÃO INDIRETA - são mais fracos, etc. Use um radiador de alumínio grande.Tem um sujeito no Mercado Livre (de Floripa, salvo engano) que vende esses motor VW diesel (1.6 e 1.9 e peças). Converse com ele, certamente terá a solução. Mas usando este motor, que é leve, você tem na praça kits para ligar motores AP no câmbio Chevette, de modo que não ficará gambiarra alguma. Inclusive se eu fosse montar um jipinho hoje, faria com essa configuração! Saudações
    Eu pensei justamente nestes kits a venda no sentido de não fazer gambiarras.
    Acredito que o resultado irá ser bom.
    E na pior das hipóteses, se não ficar bom é só tirar e colocar um AP2000 a álcool.
    Mas estou confiante no resultado. Quero um Jeep econômico, para uso urbano e para eventuais passeios e trilhas mais leves.
    Amanhã mesmo estou indo buscar o cambio de Chevette.
    E vou comprar os kits na internet.
    A medida que o projeto for andando, irei postando novidades, mas vou avisando que o projeto irá ser lento...
    Se tiver mais dicas, serão sempre bem vindas.

    Abraço

  • #7
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por Willão64 Ver Post
    Eu pensei justamente nestes kits a venda no sentido de não fazer gambiarras.
    Acredito que o resultado irá ser bom.
    E na pior das hipóteses, se não ficar bom é só tirar e colocar um AP2000 a álcool.
    Mas estou confiante no resultado. Quero um Jeep econômico, para uso urbano e para eventuais passeios e trilhas mais leves.
    Amanhã mesmo estou indo buscar o cambio de Chevette.
    E vou comprar os kits na internet.
    A medida que o projeto for andando, irei postando novidades, mas vou avisando que o projeto irá ser lento...
    Se tiver mais dicas, serão sempre bem vindas.

    Abraço
    Amigo, sugiro usar um compressor neste motor (como este Turbo Compressor Supercharger (ford Fiesta E Ecosport- Novo) - R$ 1.490,00 no MercadoLivre). É fácil adaptar e vai transformar o motor em outro. Quanto ao radiador, providencie um grande de alumínio com sistema selado. Em relação às ventoinhas, procure algum modelo duplo, de modo que uma fique no automático (ligada ao sensor-cebolão) e outra com acionamento manual, caso você necessite ligar numa situação mais drástica (acho difícil precisar, mas não custa ter como margem de segurança!). Na ligação das velas de aquecimento, faça um sistema com relê temporizador (até existe esse relê para comprar. Pode-se usar o da pickup Peugeot 504D). Um radiador de óleo seria legal também e é barato. E se sobrar espaço e cascalho ($), providencie um intercooler. Enfim, acho que é isso. Vamos acompanhando. Qualquer coisa estamos à disposição. Saudações
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #8
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Amigo, sugiro usar um compressor neste motor (como este Turbo Compressor Supercharger (ford Fiesta E Ecosport- Novo) - R$ 1.490,00 no MercadoLivre). É fácil adaptar e vai transformar o motor em outro. Quanto ao radiador, providencie um grande de alumínio com sistema selado. Em relação às ventoinhas, procure algum modelo duplo, de modo que uma fique no automático (ligada ao sensor-cebolão) e outra com acionamento manual, caso você necessite ligar numa situação mais drástica (acho difícil precisar, mas não custa ter como margem de segurança!). Na ligação das velas de aquecimento, faça um sistema com relê temporizador (até existe esse relê para comprar. Pode-se usar o da pickup Peugeot 504D). Um radiador de óleo seria legal também e é barato. E se sobrar espaço e cascalho ($), providencie um intercooler. Enfim, acho que é isso. Vamos acompanhando. Qualquer coisa estamos à disposição. Saudações
    A receita está pronta... mas a dor de cabeça pra acertar esse motor com tudo isso é que não será fácil, nem sequer achar um mecânico bom que esteja disposto a comprar essa idéia...

    Eu já pensei muito em colocar um compressor desse no meu à alcool, pra dar um torque maior, mas é como falo, não tô afim de quebrar minha cabeça com isso!!!

    Eu acho que bastava um motor 1.9 TDI... de preferencia eletronico que gera facinho 149 CV... mas é aquele precinho!!!

    Boa sorte na empreitada!!!

    Pablo

  • #9
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    A receita está pronta... mas a dor de cabeça pra acertar esse motor com tudo isso é que não será fácil, nem sequer achar um mecânico bom que esteja disposto a comprar essa idéia...

    Eu já pensei muito em colocar um compressor desse no meu à alcool, pra dar um torque maior, mas é como falo, não tô afim de quebrar minha cabeça com isso!!!

    Eu acho que bastava um motor 1.9 TDI... de preferencia eletronico que gera facinho 149 CV... mas é aquele precinho!!!

    Boa sorte na empreitada!!!

    Pablo
    Olha, em SP eu conheci há uns 10 anos atrás um indivíduo que é capaz de fazer tudo isto em um verdadeiro serviço limpo. É o Rogério Bacellar (que mexia com kit ap para o Niva). Ano retrasado liguei para ele e conversamos bastante. Disse na ocasião que ainda mexia com as mesmas coisas, mas em endereço diferente. Ele é meio enrolado de tempo e o serviço não é dos baratos mas também não mete a faca. Porém pelo serviço limpo - ao menos em meu niva foi muito bem feito - vale a pena. Saudações
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #10
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Amigo, sugiro usar um compressor neste motor (como este Turbo Compressor Supercharger (ford Fiesta E Ecosport- Novo) - R$ 1.490,00 no MercadoLivre). É fácil adaptar e vai transformar o motor em outro. Quanto ao radiador, providencie um grande de alumínio com sistema selado. Em relação às ventoinhas, procure algum modelo duplo, de modo que uma fique no automático (ligada ao sensor-cebolão) e outra com acionamento manual, caso você necessite ligar numa situação mais drástica (acho difícil precisar, mas não custa ter como margem de segurança!). Na ligação das velas de aquecimento, faça um sistema com relê temporizador (até existe esse relê para comprar. Pode-se usar o da pickup Peugeot 504D). Um radiador de óleo seria legal também e é barato. E se sobrar espaço e cascalho ($), providencie um intercooler. Enfim, acho que é isso. Vamos acompanhando. Qualquer coisa estamos à disposição. Saudações
    Tem um amigo meu que adaptou um motor VW 1.6D no Niva dele e colocou o compresor do Fiesta nele. Ele disse que ficou muito bom, mas eu não cheguei a andar no Niva. Eu tenho um kit turbo que usei numa Parati que tive. A turbina é pequena e valvulada. Acho que pode ficar bom.
    O radiador original do Jeep não dá conta de resfriar este motor? Eu estava pensando em usar ele mesmo...

    Amanha vou buscar o cambio do Chevette que comprei de um amigo.

  • #11
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por Willão64 Ver Post
    Tem um amigo meu que adaptou um motor VW 1.6D no Niva dele e colocou o compresor do Fiesta nele. Ele disse que ficou muito bom, mas eu não cheguei a andar no Niva. Eu tenho um kit turbo que usei numa Parati que tive. A turbina é pequena e valvulada. Acho que pode ficar bom.
    O radiador original do Jeep não dá conta de resfriar este motor? Eu estava pensando em usar ele mesmo...

    Amanha vou buscar o cambio do Chevette que comprei de um amigo.
    Willão64, se você tem o amigo que tem o Niva com a fórmula pronta, está com a faca e o queijo na mão. Quem montou o motor dele poderá montar o seu! O compressor é muito mais simples que a turbina e no seu caso vai trazer muito mais resultado. Com a turbina você vai ter que trabalhar com a rotação mais alta, onde o motor poderá esquentar. Não faça economia. Caminhe mais devagar mas de modo que não precise recuar no futuro. Ou seja, venda a turbina e compre o compressor. Não conheço o radiador original, mas se for de ferro (e imagino que seja e ainda antigo, bem antigo), sugiro que também não faça economia e providencie um de alumínio mais moderno e selado, com as saídas onde melhor ficar, orifícios para sensores, etc. Saudações
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #12
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Willão64, se você tem o amigo que tem o Niva com a fórmula pronta, está com a faca e o queijo na mão. Quem montou o motor dele poderá montar o seu! O compressor é muito mais simples que a turbina e no seu caso vai trazer muito mais resultado. Com a turbina você vai ter que trabalhar com a rotação mais alta, onde o motor poderá esquentar. Não faça economia. Caminhe mais devagar mas de modo que não precise recuar no futuro. Ou seja, venda a turbina e compre o compressor. Não conheço o radiador original, mas se for de ferro (e imagino que seja e ainda antigo, bem antigo), sugiro que também não faça economia e providencie um de alumínio mais moderno e selado, com as saídas onde melhor ficar, orifícios para sensores, etc. Saudações

    Eu vou ligar para esse amigo meu que tem o compressor no Niva dele. Se não me engano, ele comprou o kit do compressor do Rogério Bacelar ou copiou a instalação de um kit do Bacelar. Eu preciso ver a relação de diâmetro das polias para como fica. O suporte para que ele fez usando o próprio coletor de admissão. O radiador é o antigo mesmo. Ele é de cobre. mais pra frente eu vou comprar um alumínio então. O maior que couber na frente do Jeep. Vc tem alguma dica de qual carro usar??

    Valeu pelas dicas!!!

    Marcel

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Trocar motor de Triton V6 para Motor DIESEL
      Por ranngerr no fórum Mitsubishi
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/04/2020, 23:39
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23
    3. Compro agregados do motor VW 1.9 diesel (TDI - igual ao da Kombi diesel)
      Por ricardoma no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 19/12/2011, 19:57
    4. motor diesel Peugeot mod. RHZ, 2.0/108CV, 4CC, Turbo Diesel
      Por sanrica no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 04/01/2007, 13:45
    5. Arrumar motor opala 4 cil. OU comprar motor diesel
      Por Grigol no fórum Jeep Willys
      Respostas: 35
      Última resposta: 01/04/2006, 16:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade