x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3

    Exclamation Cambagem como corrigir?




    Pessoal, gostaria de saber qual a forma de corrigir a cambagem das rodas dianteiras, em veículos 4x4.

    obrigado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cambagem como corrigir?-cambagem_convergencia_alinhamento_veiculo.jpg  

  • #2
    Usuário
    Entrada
    02/07/2007
    Local
    Taubate/SP
    Idade
    59
    Posts
    301
    Agradecimentos: 2
    se for eixo rigido tem que retira-lo , desmonta-lo , colocar no torno e verificar o empeno ,esquentar o local e prensar com ferramentas base especiais para o diametro do tubo .

  • #3
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Anexo 331326
    Anexo 331324
    Anexo 331325

    O eixo da Rural estava empenado. não achei prensa que fizesse o serviço, Consegui endireitar desta maneira...
    Cortei uma engrenagem que dava certo na tubeira.(engrenagem do cambio mercedes bens) um tarugo os grampos, o suporte da mola. e
    através do aperto dos grampos e com o aquecimento da tubeira consegui um bom resultado...
    Utilizei para o alinhamento uma ferramenta que usa nos Volkswagem para a regulagem do fação trazeiro das Kombis, e fuscas.
    Acho que se chama goniômetro.....
    Bom é isto Ok.
    Um abraço.

  • #4
    Ola pessoal, no jeep em varios anos a cambagem de fábrica é original no cj5(positiva) em 8 graus linha central da roda em relação a linha vertical, no cj3 se naõ me engano ela é zerada. Eutentei corrigir a minha desmontando o eixo, e levando numa oficina para gabaritar, mas voce precisa saber se o eixo não esta empenado. No meu caso eu corrigi a inclinação do pino mestre cortando a ponta da carcaça (a bola) e soldando novamente em outra posição, tentamos puxar 8 graus mas como não tinhamos ferramenta de precisão ele ainda ficou positivo.

  • #5
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3

    aquecimento e resfriamento

    existe um processo de aquecimento com maçarico e resfriamento rapido, acredito que deva resolver...

  • #6
    Usuário Avatar de chinelao4x4
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Aparecida do Taboado M.S. (proximo JALES)/MS
    Idade
    52
    Posts
    843
    Agradecimentos: 0
    pessoal, acabei de por 4 pneus sem limites, em breve vou levar ele pra alinhar, alguem saberia as medidas pra pneu 31x10,5 ? pois aqui na minha região, acredito que o alinhamento seja ainda no tempo de mangueira de nivel, com barbantes , rsrsrsr
    Willys 51 OHC motor preparado !

  • #7
    e ae Chinelão, colocou sapato novo já? acho que os caras do forum ficaram bravos pq eu tinha colocado valor do pneu que eu tava vendendo, nem era anuncio publicitario mas enfim...então amigão, essa é a medida do meu, eu fiz no barbante mesmo e ficou bom. Deixei ele ligeiramente "fechado"

  • #8
    Usuário Avatar de chinelao4x4
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Aparecida do Taboado M.S. (proximo JALES)/MS
    Idade
    52
    Posts
    843
    Agradecimentos: 0
    Pois é Charles, ferraduras novas, pneus da genius e rodas do eugene, recomendo á todos, a alessandra da genius super atenciosas, o gian da eugene4x4 então, nem se fala
    agora olhando de frente pro jeep, da pra ver que não é igual a da traz. parece mesmo assim, uma mais fechada que a outra, na freiada não puxa, mais tenho medo de gastar mais por dentro do pneu, por isso estou acompanhado este topico,l póis pode ser que terei que corrigir a cambagem,
    pergunto, se esquentar o diferencial perto do munhão , pra dar uma "entortada" , não vai comprometer a ponta que passa dentro ?
    Willys 51 OHC motor preparado !

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/07/2007
    Local
    Taubate/SP
    Idade
    59
    Posts
    301
    Agradecimentos: 2
    a cambagem original provoca desgaste na parte de fora do pneu isso é do projeto , modificar vai alterar a dirigibilidade , eu costumo virar o pneu na roda pra desgastar por igual .

  • #10
    Citação Postado originalmente por chinelao4x4 Ver Post
    Pois é Charles, ferraduras novas, pneus da genius e rodas do eugene, recomendo á todos, a alessandra da genius super atenciosas, o gian da eugene4x4 então, nem se fala
    agora olhando de frente pro jeep, da pra ver que não é igual a da traz. parece mesmo assim, uma mais fechada que a outra, na freiada não puxa, mais tenho medo de gastar mais por dentro do pneu, por isso estou acompanhado este topico,l póis pode ser que terei que corrigir a cambagem,
    pergunto, se esquentar o diferencial perto do munhão , pra dar uma "entortada" , não vai comprometer a ponta que passa dentro ?
    esquentar não vai dar certo Chinelão, tem que cortar essa ponta da carcaça, bem no munhão (a bola ) e soldar novamente em angulo diferente e é ai que entra um cabra bom pois o angulo deve ser recuado em exatos 8 graus que é a cambagem dele original. Como eu disse eu fiz no meu, não conseguimos chegar nos 8 pq não tinhamos equipamento de precisão, então acho que acabamos recuando uns 4 ou 5 graus, mas já melhorou bastante e até o shimme quase que sumiu por completo, ele dá só acima de 80 antes em 50 já dava.

  • #11
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7
    Fala galera, vou ressuscitar o tópico.

    Não é bem isso o assunto, mas está envolvido a cambagem.

    Quando fiz o SPOA há trocentos anos atrás, não se tinha muita referencia e era uma alteração relativamente nova para os jeeps. Então foi feito meio que sem critério e para dar um angulo do cardãn, girei o eixo o suficiente e foi soldado os novos berços para os feixes de molas.

    Depois de andar e descobrir a merda que havia feito, voltei o eixo para o angulo da posição "original" com cunhas na frente do feixe de mola, fazendo com que o diferencial abaixasse o "humbigo" Não tive mais problemas e mantenho assim desde então. Porém o torneiro arrancou as sapatas originais onde o feixe de mola ficava na época do SPUA.

    Hoje com pneus 35" acontece de ter um shimy por volta dos 20, 25 km/h depois para, e o alinhamento é sempre uma tortura, pois nunca acerta, e o pneu está comendo muito do lado de dentro.

    Finalmente chegando onde quero, como eu consigo acertar a posição original do eixo para que eu possa reposicionar os berços em modo SPOA? Pra então depois eu tentar alinhar, balancear e acertar a cambagem corretamente?

    Aqui quase não tem outro jeep para que eu possa tirar referencia disso. E mesmo os que tem são de difícil acesso.

    Tem como voltar ao original? Não cortei ponta da carcaça.

    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Consegue sim... tem que soltar as sapatas do eixo novamente... com 2 ângulos magnéticos... vc coloca um em cada lado do toquinho do munhao... sobre ele... tem que estar em 3 graus positivo. Após isto... vc já vai ter o eixo novamente como era de fábrica... consequentemente a cambagem... se nada estiver empenado ou algo assim... já que o eixo é rígido. Como o seu é soa... cortar o munhao e girar o tubo pode ser necessário já que as cruzetas ficam em ângulo extremo.

    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cambagem?
      Por valeriano no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 30
      Última resposta: 08/06/2013, 10:01
    2. F-250 faz cambagem?
      Por Italo Xavier Santos no fórum Ford
      Respostas: 0
      Última resposta: 03/11/2009, 11:29
    3. cambagem
      Por thiago pupo fonseca no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 0
      Última resposta: 13/07/2009, 11:02
    4. cambagem
      Por SERGIO MOLLO no fórum Niva
      Respostas: 3
      Última resposta: 12/09/2008, 16:08
    5. Como corrigir a cambagem?
      Por Jun Okada no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 8
      Última resposta: 04/12/2007, 12:22

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade