x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
    Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Pequena duvida feixes de mola

Bom dia familia 4x4 tenho a seguinte duvida andei vendo uns jeeps com os feixes de mola fixados em cima do eixo em vez de em baixo as vezes vejo tbm a expressão spoa etc q não sei o q significa mas minha duvida é o lugar certo dos feixes de molas é em cima ou em baixo no "obra de arte" eles estão em baixo o q acontece se eu mudar pra fixar em cima? Tem uma diferença so estetica ou de estabilidade tbm quais os pros e os contras dessa mudança os amortecedores acompanham a mudança ou teria q por amortecedores maiores?a inclinação forçaria cardã e diferencial??? Estou no aguado grato
    DENIS

Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Agradecimento: 1
    Caro Denis, a expressão SPOA se refere a instalação das molas por cima do eixo, nos willys originais as molas são por baixo do eixo mas mudamos para cima (SPOA) para ganhar altura sem alterar muito a suspenção o amortecedor continua o mesmo pois não havera alteração do curso da suspenção, quanto a estabilidade claro que altera pois mudamos o ponto do centro de gravidade da viatura mas nada muito preocupante no jeep o ideal é mudar as molas traseiras mais perto das rodas fixiando-as por fora do chassi, como em toda mudança ou adaptação deve ser feita por pessoal especializado ou alguem com boa aptidão mecânica pois a parte critica desta alteração será justamente nos angulos de inclinação da bola dianteira lembrando que roda tem a inclinação do caster que deve ser mantida fiz na rural a susp. SPOA e mantive o diferencial dianteiro como original mas precisei usinar um pouco as luvas das cruzetas funcionou bem o correto é acertar a inclinação da "bola" do diferencial o traseiro não tem segredo pode ser montado com ele todo um pouco inclinado, de resto a viatura fica com visual bem mais agressivo.

Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Então george seria uma mudança estetica isso ok pois pensei em fazer no obra de arte na traseira acho q não tem segredo so não sei na dianteira q não olhei e nem sei de q bola vc esta falando agora qto ajustar os feixes mais proximos a roda isso é possivel pois ele tem o suporte no chaci eu pensei so em mudar de baixo para cima pois vi q no traseiro seria teoricamente facil agora não olhei nem pensei sobre a frente mas vou dar uma olhada me explica q bola é essa ok e o q eu teria q usinar caso mudasse na frente tbm
    pois se bobiar acho q vou fazer eu mesmo na traseira e depois vejo pra alguem fazer na frente
    DENIS

Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    A "bola" é a bola do diferencial, a mudança das molas traseiras para mais perto das rodas irá dar um pouco mais de estabilidade, vale a pena fazer quando se vai fazer alguma alteração como essa, semana passada fiz isso no meu jeep mas coloquei os eixos da rural, foi uma porquiçe total, tinha um dia para tirar os eixos do jeep e colocar os da rural e quando fui retirar os suportes das molas do chassi me deparei com as buchas das molas ruins então só coloquei o eixo para poder participar da trilha no final de semana, agora com mais tempo vou recolocar as molas bem mais proximas das rodas para melhorar a estabilidade do jipinho.

Usuário
    Entrada
    03/07/2011
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    O correto seria trocar também os amortecedores! eles vão ficar mais fechados!

Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Bom atualmente o "obra de arte" esta parado pois uma das pinças de freio traseiro q instalei esta travando na roda então eqto não resolvo isso pensei em fazer essa alteração do feixe de molas pra cima pelo menos na parte traseira com certeza vou ter q trocar as buchas do feixe no suporte pois devem estar pra la de zuadas isso se tiver buchas ainda rsrs
    DENIS

Usuário
    Entrada
    03/07/2011
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Normal estar sem buchas!!! heheh

Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Citação Postado originalmente por DCD Ver Post
    Bom dia familia 4x4 tenho a seguinte duvida andei vendo uns jeeps com os feixes de mola fixados em cima do eixo em vez de em baixo as vezes vejo tbm a expressão spoa etc q não sei o q significa mas minha duvida é o lugar certo dos feixes de molas é em cima ou em baixo no "obra de arte" eles estão em baixo o q acontece se eu mudar pra fixar em cima? Tem uma diferença so estetica ou de estabilidade tbm quais os pros e os contras dessa mudança os amortecedores acompanham a mudança ou teria q por amortecedores maiores?a inclinação forçaria cardã e diferencial??? Estou no aguado grato
    Xará,

Dá uma olhada nesse tópico :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...oa-em-cjs.html

Depois se tiver alguma dúvida pergunta pro Bill, ele tá meio fora do forum, mas por isso é capaz de voltar

()´s
    Denis

Usuário Avatar de juleymar73
    Entrada
    23/07/2011
    Local
    Governador Valadares/MG
    Ola pessoal , aproveitando esse forum quero sanar umas duvidas sobre suspenção que tenho, eu estou querendo levantar meu jeep , vi na NET uns jumelos altos pra por , seria essa uma saida mais simples que por os feixes por cima ? esse sistema precisa muintas mudanças tipo amortecedores mais longos ?

Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Juleymar no meu ja mandei rebater as molas ficou com uma altura legal mas com o tempo ele volta a baixar na ultima vez que mandei arquear as molas o moleiro fez estes jumelos mais altos não gostei pois alterou o ângulo do caster e o jeep ficou ruim para dirigir e resolvi mudar a suspenção para SPOA é uma adaptação um pouco mais complexa mas é definitiva outra opção se tiver a fim de se incomodar $$$ é comprar um kit com molas espirais fica como a suspenção dos troller.

Usuário Avatar de juleymar73
    Entrada
    23/07/2011
    Local
    Governador Valadares/MG
    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Juleymar no meu ja mandei rebater as molas ficou com uma altura legal mas com o tempo ele volta a baixar na ultima vez que mandei arquear as molas o moleiro fez estes jumelos mais altos não gostei pois alterou o ângulo do caster e o jeep ficou ruim para dirigir e resolvi mudar a suspenção para SPOA é uma adaptação um pouco mais complexa mas é definitiva outra opção se tiver a fim de se incomodar $$$ é comprar um kit com molas espirais fica como a suspenção dos troller.
    Então amigo , e as molas de toyota que vende na NET pra adaptar no jeep ? como fica ? mais macia , demora mais a precisar arqueAR ? pois gosto muinto do jeep com feixe , acho que fica mais bonito >

Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Não andei em jeep com as molas da toyota mas é bem elogiado esta troca o pessoal esta fazendo bastante esta adaptação se não me engano fica menos molas e desta forma a suspenção trabalha melhor e claro são molas novas vai demorar para precisar arquear novamente.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. borrachas dos feixes de mola
      Por coloma no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 17/05/2008, 12:01
    2. Feixes de mola
      Por alexsp no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 07/12/2007, 23:06
    3. feixes de mola, samurai
      Por Patton no fórum Suzuki
      Respostas: 7