Sim todos eles são do cabeçote, tem que tirar sem medo todo aquele suporte dos balancins para sacar o restante dos parafusos.
Só cuidado na hora de motnar tudo denovo, pois existe uma sequencia de aperto e torque. E não esqueça de reapertar os parafusos depois de dar uma aquecida no motor. Naquel site Ruralwillys tem um passo a passo de como remontar o cabeçote...
Do 2º ao 5º Pistão tudo alagado!!!
Como posso saber se o motor ainda está bom? Os pistões não apresentam folgas tem uma crosta em cima mas nada de folga. A camisa aparentemente s/ rebarbas...
Do 2º ao 5º Pistão tudo alagado!!!
Como posso saber se o motor ainda está bom? Os pistões não apresentam folgas tem uma crosta em cima mas nada de folga. A camisa aparentemente s/ rebarbas...
Bom, se vc não mediu a compressão antes de abrir, fica complicado saber sem desmontar o resto (pistões, válvulas...).
Tem que ver o quanto vc quer gastar.
Se a idéia é gastar pouco, o que pode fazer, é aproveitar e mandar dar uma plainada no cabeçote (+- uns R$50,00), dar uma revisada nas válvulas de admissão. Derrepente se estiver tudo OK, vai gastar +- uns R$6 a R$8 por válvula para dar um reassentamento.
Se quer gastar mais um pouco, retire os pistões, veja o estado das camisas. Se estiverem boas sem riscos e pouco ovalizadas, faça um brunimento na mão mesmo, compre anéis novos e monte denovo (requer uma abraçadeira para montar os anéis e um bom conhecimento na questão de posicionamento de anéis, desmontagem e montagem do virabrequim, etc...
Se quer fazer a coisa certa, retira o bloco fora, leva na retífica e pede para eles medirem as folgas, assenta as válvulas e torça para não precisar trocar muita peça.
Quando fiz meu bf em casa a +- uns 12 anos atrás, gastei 600 pila na época entre peças e serviços de retífica, só que para economizar, deixei as válvulas do bloco para trás. Resultado, durou uma semana e começou a perder compressão denovo, ficou uma bosta denovo...Tá assim até hoje, com o motor fraco e sem queimar uma gota de óleo...
Corrigindo...todos tem folga....o 2º uma folga maior....
Será que se eu fizer o cabeçote ainda consigo rodar 1 ano?
Se o problema for folga exessiva, no mínimo vai precisar trocar anéis (meia sola), e pode não melhorar muito. Mas já ajuda...
No cabeçote a única coisa que vai mudar algo é vc revisar o assentamento das válvulas. Abra bem elas com a mão e veja se a face de contato entre a válvula e a sede está reta ou com um ráio. Se estiver muito abaolada, aproveita e manda corrigir o grau de assentamento ou trocar as sedes e válvulas se necessário.
É nessa hora que vale a pena se perguntar: Troco ou não troco de motor?
Eu na época tinha um motor de opala 4cil por R$350,00 em bom estado, mas fui atrás de opiniões e acabei reformando o meu. Devia ter comprado o de Opala, feito as adaptações e hoje estaria com um motor mais moderno, com válvulas no cabeçote, menos beberão, mais leve, com mais opções de preparação e manutenção mais baixa. Só perderia o ronco do 6 caneco...
Então...sabe que isto é uma dúvida cruel...4cc ou 6cc do Opala. Todo mundo me aconselha a pegar do Opala. Inclusive tenho facilidade, trabalho c/ desmanche de automóveis. Mas aí ia ter que cortar a lata (no caso do 6cc), mudar cambio, mexer nos cardans
Kra vo fazer uma meia-sola só para rodar por mais um tempo. Vou desmontar a parte de baixo, vou ver anéis e troca-los, vou ver quem mexe naquelas valvulas no bloco, fazer uma geral no cabeçote....Se eu conseguir rodar +- 01 ano tá ótimo. Pq neste tempo vou pegar um do Opala + Cambio (toh em dúvida do chevette, eu tenho aqui, ou da C10). Aí tem a adaptação tralalalalalal....consome uma grana.
Nesta meia-sola quero gastar no máximo 500.
O que vc. acha?
Veja só..fui tirar o carter agora e quando soltei a porca para esvaziar o bicho...saiu muito mais "óleo" do que imaginei. Bom, seria normal, pois, misturou c/ água. Eu acha...mas, ao que parece não é água, pois, não está cor de café. Tá c/ um cheiro muito forte de gasolina.
Oh só...peguei a porca que tampa ali o carter e ela estava impregnada de uma espécie de graxa.....Mas o óleo só tah c/ o cheiro de gasolina...a viscosidade continua a mesma..aliás, nem sei se o cheiro do oleo não é este mesmo....estranho, não acha?
Veja só..fui tirar o carter agora e quando soltei a porca para esvaziar o bicho...saiu muito mais "óleo" do que imaginei. Bom, seria normal, pois, misturou c/ água. Eu acha...mas, ao que parece não é água, pois, não está cor de café. Tá c/ um cheiro muito forte de gasolina.
Bom, com todas as tentativas falhas em fazer o motor pegar, toda aquela gasolina tem que ir para algum lugar, e provavelmente foi pra baixo.
Já tive um carro que deu problema em um dos bicos injetores e precisei trocar o óleo de tanta gasolina que desceu, isso é normal.
Olha, com 500 pila acho que vc consegue fazer a troca de anéis, das uma retificada no cabeçote, trocar a junta e dar uma reassentada nas válvulas.
Cruze os dedos para não precisar mexer em mais nada e comece a pegar as manhas do posicionamento de anéis, sequência de aperto dos mancais e cabeçote, pois se precisar pegar um mecânico para fazer isso, acho que vai gastar mais...