Bomba D'agua, já vi este problema... da uma olhada como está por dentro ...
T+
Concordo com o Pavani!
Talvez sua bomba d'água precise de um reparo...
Se for isso é preferível comprar uma nova. o reparo acaba saindo quase o mesmo preço de uma nova.
Abraços
Devido a velocidade de rotação do motor, pode acontecer (aconteceu comigo) da mangueira de sucção de agua do radiado, geralmente a debaixo fechar, devido o "vacuo" criado pela bomba de agua. Sendo assim diminue a quantidade de agua que refrigera o motor, com isso almenta a temperatura.
Esperimente com o veiculo parado, dar uma acelerada, verificando se a mangueira nao esta "murchando". Se estiver, coloque uma mola no interior da mesma, ou troque por uma de material mais resistente.
Exatamente, se a junta foi pro saco esquenta mesmo na lenta, e ainda se tiver sorte o cabeçote não empenar, porque aí quando vc ligar o motor ele vai falhar como se tivesse as velas sujas.
O motor BF-161 é um bom motor, e ao contrário do que se pensa não tem problemas crônicos de aquecimento, os problemas acontecem sempre em periféricos, como bomba dágua, válvula termostática, correias, radiador entupido. Esse motor foi projetado para uso severo, quase agrícola, onde o giro muitas vezes ficava quase no limite e o veículo em baixa velocidade ou mesmo parado, não adianta culparmos o motor. Essa é minha opinião. Na estrada, rodando em velocidade compatível e estando tudo correto ele não vai te deixar na mão por aquecimento. Aliás qualquer motor e seus sistemas bem cuidados.
Abraço a todos.
Paese (defensor dos BF que não esquentam...rsrsrsrsr)
É com muita satisfação que volto a postar aqui no fórum. E como de costume, lá vai pedido de ajuda. Finalmente peguei meu Jeep, que ficou muito show de bola, modéstia à parte.
Só que o bicho esquenta igual a um vulcão em erupção, rs. É o seguinte: o motor é de opala 4cc, três marchas. O marcador digital começa a piscar quando a temperatura chega em 90° - 100° C (segundo o fabricante, "sistema de segurança e alerta"), tanto em baixa velocidade, quanto em alta (o que esquenta mais). Quando o aquecimento é muito elevado, sinto um cheiro dentro do carro de água fervilhando, quase como cheiro de queimado, mas é aquele cheiro característico de água apagando fogo em um incêndio real. A ventoinha arma, então reduz um pouquinho a temperatura, mas continua na casa dos 100°.
Meu mecânico disse que é pq a ventoinha é de Vectra e não aguenta o motor do Opala.
ALGUÉM PODE ME SOCORRER ANTES QUE O MEU JEEP TORRE GERAL.
No meu acontece a mesma coisa, já discuti isso mto aki no farum, mas cheguei a conclusão que a temperatura no sensor do termometro do opala 4cc é de 100°C, qdo na verdade a agua está a 90°C, acho que o sensor sofre interferencia dos metais do cabeçote, e pela proximidade da camara de combustão onde a temperatura passa MUITO dos 100°C.
Faça o teste, consiga um termometro de mercurio por exemplo, que chegue aos 100°C, coloca ele no radiador (no local da tampa), e compara a leitura do teu digital com este segundo termometro, vc vai ver que a agua está sempre 10°C abaixo do marcado no digital.
Outro test é compara a temperatura que o digital aponta com a temperatura de acionamento do termostado da ventuinha (vem escrito nele), vc vai ver que a ventuinha q era para ser acionada aos 87°C (por exemplo) vai acionar-se qdo o termometro digital apontar cerca de 97°C.
Essa questão nem o Leopoldo conseguiu ajudar, apenas levantamos hipoteses.
São produtos muito utilizados na industria Petrolífera.
TEQ DESCALEX Limpador pó ácido seco formulado para remover ferrugem e incrustações.
Embalagem:20 quilos. Código:220735TED.
TEQ DESCALING LIQUID Ácido liquido que contém aceleradores de desincrustação, inibidores de corrosão e agentes umectantes.
Embalagem:20 litros. Código:220736TED.
TEQ METAL BRITE Solução líquida composta por antioxidantes e passivadores. É usado para remover ferrugem de qualquer superfície de aço, manchas de ferrugem no latão, cobre, superfície de alumínio, cerâmica, madeira. Além disso, contribui para a proteção de ferrugem nos metais antes de qualquer pintura ou aplicação de revestimento.
Embalagem:20 litros. Código:220737TED.
TEQ METAL BRITE H.D. Detergente liquido composto que contem acido fosfórico e surfactantes não iônicos, utilizado para remoção de ferrugem e como polidor de superfícies.