x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: GPS x Totem

  • #1
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    GPS x Totem




    PessoALL,
    Estava aqui pensando, navegometros ( não sei se é este o termo correto para Computadores de bordo para Raids ) como o Totem usam basicamente o deslocamento e velocidade, que são aferidas normalmente pela roda do veiculo, para fazer todos os calculos necessários para a navegação.

    Minha dúvida é : Não existe um GPS que faça o mesmo trabalho que estes navegometros??

    Alem da instalação ser muito facil, o sistema GPS seria o ideal, pois quando as rodas patinam, num atoleiro por exemplo, sistemas como o Totem, acabam computando distâncias que na verdade não foram percorridas, inserindo assim erros no trajeto.
    []'s
    Gustavo

  • #2
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    No fim, parece que os GPS ainda não tem a precisão necesária, e outro detalhe é que a precisão do GPS pode mudar dependendo das condições climáticas.

    Abraços Du.

  • #3

    GPS & Totem

    Grande Luis,

    O sistema de Global Positining System é referencial e trabalha por triangulação de dados ou seja: são necessários ao menos 3 satélites como referência pro equipamento de GPS fazer os cálculos e saber em que posição (Lat x Long) está. Essa posição nunca é absoluta - existe uma margem de erro de uns 15 pés (aprox. 5 metros) em relação a ela.
    Em relação ao Totem - por ser um sistema local (referenciado somente ao veículo em que está) - também existe uma margem de erros, como vc bem colocou. Esses erros podem ocorrer por patinação das rodas, tamanho dos pneus, calibragem dos mesmos, muitas coisas.
    Sei que muitos usam os dois sistemas simultaneamente. Particularmente, eu considero o mais correto.

    []'s

    Edu

  • #4
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    GPS

    Citação Postado originalmente por du
    No fim, parece que os GPS ainda não tem a precisão necesária, e outro detalhe é que a precisão do GPS pode mudar dependendo das condições climáticas.

    Abraços Du.
    Du,
    Hoje existem GPS com precisão SubMetrica ( - de 1 metro ), eu mesmo ja peguei um destes na mão ( Trimble ).
    Não acredito que com o fim do SA, não seja possivel usa-lo para navegar, até mesmo por que qualquer receptor, quando se fala em precisão em relação a velocidade e deslocamento, é muito alta...
    []'s
    Gustavo

  • #5
    Usuário
    Entrada
    10/06/2004
    Idade
    58
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0

    GPS x Totem

    Olá Gustavo,
    Vou dar minha opinião um pouco atrasado, mas aí vai.
    O Trimble é um GPS topográfico, com precisão de alguns centimetros. Para o correto uso deste equipamento é necessário ter uma base, e ficar algum tempo no ponto para verificar sua coordenada, aí sim tem-se esta precisão. Um outro inconveniente é o preço, que deve estar em torno de R$12.000,00, e que pode estar sujeito a perda do sinal de satélite quando entrar numa mata fechada, túnel ou o tempo não estar muito favorável. Com o GPS de mão esta precisão fica em torno de 10 metros, o que para a navegação é um erro muito grande, podendo ser usado só para se orientar.
    Com o Totem, que para mim é o melhor equipamento para navegação, você pode corrigir o odômetro a qualquer hora, batendo de acordo com a planilha que estiver usando. Você pode configura-lo para a precisão de 1 metro, o que para raid é muito melhor, sem contar que as trilhas são levantadas com este tipo de equipamento.
    Eu tenho os dois equipamentos, e dependendo da situação, uso um ou outro.
    Espero poder ter contribuido um pouco nesta discussão.
    Um abraço.
    Wagner.

  • #6
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Mais atrasado ainda que o Wagner, aqui vai o meu relato. Tenho um Garmin 176. Equipamento DUCASSETE, com antena externa e o diabo. No último raid de inverno, utilizamos ele, uma palm, conectada ao GPS (pra agilizar as coisas, o meu navegador marcava referências no GPS e PCs na palm, uma hp e o odômetro e velocímetro do Niva pra navegação. Sabe o que REALMENTE funcionou? O odômetro do Niva e a hp . O gps foi acumulando erros devido à flutuação na precisão, e ainda tivemos duas ou três perdas de satélite. Moral da história: o GPS é ótimo em uma prova de regularidade, se, e somente se, você se perder. Fora isto, caia no colo de um totem (ou colosso). Ou então desenvolva um para palm (é fácil, já estou na parte do software, o hardware já está resolvido). Quem quiser detalhes, é só mandar um pvt que eu dou o caminho das pedras.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. NoteBook Totem
      Por Andre 4x4 no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 7
      Última resposta: 16/09/2011, 23:29
    2. Instalação Totem no JIMNY
      Por Alfredo Stavale no fórum Suzuki
      Respostas: 11
      Última resposta: 16/08/2011, 13:43
    3. TOTEM Trip no cambio da hilux 3.0
      Por Felipe no fórum Toyota
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/12/2008, 21:20
    4. Curso da totem de navegação no rio de janeiro
      Por Marcelo Carvalhal no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 0
      Última resposta: 22/03/2006, 22:40
    5. Totem ou não Totem
      Por Marco Aurelio Fierro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 12
      Última resposta: 01/01/2005, 17:38

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade