x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41
  • #1
    Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    50
    Posts
    437
    Agradecimentos: 4

    Lightbulb GPS no notebook. É possível?




    gALLera, boa tarde!

    Por acaso alguém conhece algum dispositivo, tipo cartão PCMCIA, que juntamente com algum software possa permitir que o notebook se transforme em um GPS? Em caso positivo, onde e por quanto $ se compra este dispositivo?

    Pergunto pois estou querendo comprar um GPS barato, e estou com um notebook P166mmx Fujitsu, bom e funcionando, mas que só está me servindo como servidor de fax, secretária eletrônica e e-mail marketing na loja. Então, se existisse algum dispositivo parecido, eu poderia dar uma nova função para ele...

    Desde já agradeço qualquer ajuda!
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

  • #2
    Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    50
    Posts
    437
    Agradecimentos: 4

    Thumbs up ...

    Acabei de achar isto:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...nmea-0183--_JM

    Acho que é o que eu preciso! No entanto, não faço a mínima idéia do que é necessário além deste aparelho... Talvez software? Se sim, qual? Existe algum freeware que possa ser baixado direto da net? Ou só comprando o software legalmente?

    Mais uma vez, agradeço a ajuda dos conhecedores no assunto.
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

  • #3
    Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    50
    Posts
    437
    Agradecimentos: 4

    Wink ...

    Ôpa, tô evoluindo... Agora achei este aqui:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...proggratis-_JM

    A vantagem é que é sem fio, bluetooth. Então o notebook precisa ter o adaptador bluetooth. Além do GPS RECEIVER, vem também os softwares...

    Bom, agora é só saber mesmo se funciona ANTES de comprar, né...

    Se alguém já tem algo parecido, agradeço qualquer dica...
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

  • #4
    Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    50
    Posts
    437
    Agradecimentos: 4
    Bom, pelo que aprendi até o presente momento, além do GPS Receiver, é necessário também um software de GPS. Achei este aqui grátis, já baixei, agora estou terminando de instalar... http://www.gpstm.com/index.php?lang=port
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

  • #5
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Otávio,

    Vc tá no caminho certo.
    Dá pra comprar um GPS bluetooth (requer adaptador bluetooth)
    Dá pra usar um GPS comum ligado na serial ou USB do notebook
    O software para navegação é esse mesmo.
    O problema todo é a fragilidade do sistema "montado". Normalmente notebooks são frágeis demais para serem usados embarcados ou com o veículo rodando. Ainda mais em 4x4, que pulam bem mais do que carros de passeio. O HD da máquina vai pro pau rapidinho...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #6

    Red face GPS no note é possível?

    Bom Dia !!! Otavio

    Temos um GPS do "Mak" (http://www.makstore.com.br/index.htm), q é nosso colega aqui do fórum, montado num HP 166, em uma Band, funcionando corretamente há 1 ano.
    O note leva 3 anos no jipão (2 usando o Etrex como antena e 1 com do GPSdoMak) totalizando uns 40.000 km de batida. Nós não fazemos trilhas ... mas andamos por caminhos rurais quase sempre.

    Começamos com um Garmim Etrex, via serial, porém tinha muito problemas com a recepção do sinal. Vc. deverá ter em conta que uma antena externa é importante pois na Band as antenas internas são + problemáticas.
    Depois compramos o GPS do Mak (antena+GPS) para ligá-lo no Note.
    Como o colega Grassman falou,o notebook sofre sim ... além do HD, as dobradiças ... pois aí está problema... dependendo da fixação do mesmo, elas quebram.
    A nossa fixação no Note, foi evoluindo e hoje é uma espécie "giro visão adaptation" onde prende toda a superficie do note, em formato de L, fixando- o, pois a dobradiças já "foram".
    Um outro problema é o sol sobre a tela... mas isso já é outra estória.
    Tmb. já solucionado.
    Considerando q nosso Note é um "lentium166" o resultado final nos agrada, pois navegamos com OZIEXPLORER+fotos satelites georeferenciadas+ mapas do DNER em "tempo real".
    O Gamim está colocado no cantinho como Auxiliar.

    Abs,

  • #7
    Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    50
    Posts
    437
    Agradecimentos: 4

    Thumbs up Valeu!

    Caipirinha, era isto o que eu precisava saber. Alguém que já tem uma solução deste tipo em uso há algum tempo.

    Então, vi que o Oziexplorer custa U$85, mas dá para baixar e testar por 30 dias... Sobre as fotos de satelite georeferenciadas e os mapas do DNER, precisaria de mais detalhes onde encontrar para download e como configurar o programa para usar estas imagens...

    Sobre o GpsdoMak, já mandei um e-mail para ele. Achei o preço meio salgado (U$150), por ser uma solução que não é fabricada em escala industrial. Mas as vantagens é que já possui USB, e tem a antena externa com imã para ser colocada sobre o teto do veículo.

    Não faço trilhas pesadas, normalmente viajo com a família na maior parte do tempo em rodovias asfaltadas. Sei que não será uma solução tão prática e tão móvel quanto um GPS de mão, mas é mesmo só para ter um brinquedo a mais no carro... hehehe...
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

  • #8

    Talking dicas para dor de cabeça e noites em claro...

    Boa Tarde Otavio,

    Vamos por partes:
    O Ozi Demo não carrega as fotos, foi o q testamos nas versões + antigas.
    Nós te aconselhamos a usar a versão 3.95 ou superior (q vc. pode encontrar no sub-mundo) posso te mandar (caso queiras) é um pacote de 5 Mb.
    O Ozi lê muitos tipos de imagens mas as que interessam são os formatos *.SID, e *.ECW.
    As fotos nos formato *.SID vc. pode baixá-las no seguinte endereço: https://zulu.ssc.nasa.gov/mrsid/mrsid.pl

    Creio q a melhor maneira de te explicar é com um exemplo.
    Pq. eu tmb não tenho conhecimento técnico do assunto.

    Vc. é de Sampa, a quadricula q pega SP é a S-23-20_2000 do site acima, é um porre são 230 mb comprimidos. Leva um tempão e ultimamente o acesso a este site anda meio chato.
    Após baixá-la e descomprimir, aparecerão:
    1 arquivo S-23-20_2000.SID,
    1 arquivo S-23-20_2000.JPG, ou TIF (não me lembro bem)
    1 arquivo S-23-20_2000.MET e
    1 arquivo S-23-20_2000.SDW
    o JPG é descartável pois é 1 foto de baixa resolução do SID, ou outros 2 o MET e o SDW (não sei qual, mantenho os 2) são os arquivos da calibração da fotografia SID.

    Como ler SID:
    Existem multiplos plug-ins entre eles o PHOTOSHOP para bla, bla, bla.
    Eu uso um programinha FREE chamado MRSID Geoviewer da LizardTech.
    Open File: S-23-20_2000.SID aí vc. poderá ver a foto em toda sua extensão e usar os ZOOM's.
    Uma vez determinada a área de agrado, na Opção EXPORT aparece uma caixa de dialogo onde uma das coisas q tem é RESOLUTION donde vc. deverá escolher uma, e embaixo informará os "megas" da foto que ele gerará. Isso é importante, pq. é a triste fórmula q encontrei para Resolução X Megas X Máquina, no meu caso o LENTIUM. A melhor foto é 1:1 mas vai gerar um TIF de não quanto GIGAS. (o meu HD só tem 2 gigas)
    Vc. exporta para um formato *.TIF e ele já cria os SDW e os MET ou um GEOTIFF, dependendo da versão do MRSID Geoviewer utilizada.

    Puxa...
    Q rolo né.

    O OZI para ler o formato *.SID precisa de uma *.DLL que vc. baixa na página deles na secção EXTRA (o mesmo acontece com o ECW).

    Resumo:
    Tenho uma foto monstruosa no formato *.SID.
    Tenho uma foto TIF na resolução x megas q eu queria
    Tenho o OZI instalado com as *DLL's SID.
    Com o OZI tenho q importar qq uma das fotos, importo a foto feita por mim, por ser + leve.

    OZI:
    Arquivo -> IMPORTAR MAPAS -> um só mapa digital DRG
    - busca o arquivo a importar (minhafoto.TIF)
    - Indique diretório e nome de arquivo MAP a criar (eu indico o
    mesmo nome e o mesmo diretório de "minhafoto")
    - Parametros de Importação
    1 - DATUM DO MAPA = WGS84
    2 - MAP GRIP ZONE = 23 N (vc. se lembra da 1ª foto da
    Nasa S-23-20_2000, 23 é o grid zone e o 20 seria
    a fatia da laranja da Terra e o 2000 o ano da foto)
    3 - PROJECTION MAP = UTM
    4 - OK

    Voilà
    Vc. terá uma foto calibrada, como ninguém nunca conseguiu, com uma precisão que coloca qq. mapa no chinelo. Já sei o GOOGLE MAPS tem fotos esplendidas, pero não 0800. Estas são muito similares as da Embrapa.
    Pena eu não ter uns $$$$$ para substituir o desgraçado do LENTIUM.

    Calibrar as fotos do DNER, é feito manualmente, pelas coordenadas do próprio mapa, junto com suas diferenças. Gera uns erros grotescos na hora de navegar.
    Os mapas do DNER q eu tenho são esses *.PDF q rolam na Web.
    Navegando com o OZI, em tempo real abro uma foto principal de fundo (minhafoto) e permite abrir uma janela para um mapa regional (CTRL+H) q coloco os DNER's (para referencia). A medida que vc. se locomove, se vc. tiver + mapas, ele troca automaticamente, pelo de menor resolução (o mais detalhado).

    Eu faço os mapas em resolução 4 (64 km) e 8 (128 km), basicamente.
    Os *.ECW são um formato que comprimi mais q o SID e o usão muito para fazer mosaícos (America do Sul, Europa...). Cuidado este formato é rapidíssimo e em breve migrarei para ele.

    Espero ter esquentado tua cabeça o suficiente.
    QQ coisa me mande um MP q faz muito tempo q não recebo nenhum. HEHEHE

    Abs,
    Bom FIM DE SEMANA...
    Semana que vem viajo e vou testar este formato *.ECW, para ver a dor de cabeça que vou arrumar de novo.

  • #9

    Cool Mapa final

    Falei muito e esqueci de ...
    O OZI tem um formato proprio q nao tem problemas de DLL's.
    Segue em anexo, um mapa da Lagoa de Araruama/Cabo Frio-RJ, q é o final do S23-20_2000, já feito todo o processo mencionado e mais algumas coisinhas.
    Dentro do zip existe um executável, que gera no Diretório selecionado, 2 arquivos: B01_CFrio_Ozf.map e B01_CFrio.Ozfx3 q é o mapa e a imagem já calibrados para o uso no OZI.
    Enjoy...

    PS: O + legal de tudo é ver o jipinho no meio desta foto.
    Arquivos Anexos

  • #10
    Usuário Avatar de beni-rj
    Entrada
    17/09/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    97
    Agradecimento: 1

    GPS no notebook. É possível?

    Citação Postado originalmente por caipirinha Ver Post
    Espero ter esquentado tua cabeça o suficiente.
    QQ coisa me mande um MP q faz muito tempo q não recebo nenhum. HEHEHE
    .
    Espero que você já tenha voltado de viagem.
    Tô mandando MP explicando minha dificuldade com o Ozi Explorer CE, para você me ajudar.

    []s

  • #11
    Não esquece que usar o note no veiculo é cosniderado ilegal.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    17/07/2006
    Local
    BRASILIA/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Ola Caipirinha.
    Ficarei de olho na prosa de vcs.
    Tenho um compaq lentium e um Garmin 76 Color com antena imantada.
    Assim que os meus neuronios esfriarem vou reler a sua mensagem.
    Parece que a sua solução é a mesma que preciso.
    Vou a Jericoacoara em janeiro e pretendo usar seus ensinamentos.
    Se possível mande tudo que vc achar interessante para mim.
    otomaia.df@globo.com
    ABs
    Oto Maia

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade