x
Convex Datacenter
Página 1 de 15 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 171
  • #1
    Usuário
    Entrada
    10/01/2010
    Idade
    38
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Maquina Jato de areia CASEIRA




    Rapaziada, eu postei aqui no forum um esquema de montagem de uma maquina de areia, acho que os moderadores apagaram o post, por acharem que eu estava vendendo algo.
    Quem quiser montar a maquina, eu passarei GRATUITAMENTE o esquema e as peças necessarias para a montagem de tal maquinário. o maior investimento será em um compressor, pode ser comprado ou alugado de empresas, com capacidade de no minimo 10 PCM, o material necessário alem deste é, 2 cilindros de extintor de 10KG, tubos e componentes de aço galvanizado, e registros simples. essa maquina NÂO é para jatear com areia e sim com o oxido de aluminio. Pois o oxido nao causa silicose. Quem tiver interesse eu postarei o esquema e fotos da montagem da minha maquina.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Terra nos zóio Ver Post
    Rapaziada, eu postei aqui no forum um esquema de montagem de uma maquina de areia, acho que os moderadores apagaram o post, por acharem que eu estava vendendo algo.
    Quem quiser montar a maquina, eu passarei GRATUITAMENTE o esquema e as peças necessarias para a montagem de tal maquinário. o maior investimento será em um compressor, pode ser comprado ou alugado de empresas, com capacidade de no minimo 10 PCM, o material necessário alem deste é, 2 cilindros de extintor de 10KG, tubos e componentes de aço galvanizado, e registros simples. essa maquina NÂO é para jatear com areia e sim com o oxido de aluminio. Pois o oxido nao causa silicose. Quem tiver interesse eu postarei o esquema e fotos da montagem da minha maquina.
    Manda aí amigo...

    Dé Carli

  • #3
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
    Entrada
    07/04/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    60
    Posts
    1,499
    Agradecimentos: 2
    manda ai....
    leonardoraffi@pop.com.br

    abração

  • #4
    Usuário Avatar de marcosmoscz
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    42
    Posts
    1,495
    Agradecimentos: 0
    TEnho interesse na maquina também!

    Abraços

    Marcos

  • #5
    Usuário
    Entrada
    10/01/2010
    Idade
    38
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Maquina Jato de areia CASEIRA-jato-mini.jpg

    Ai esta o esquema, tudo feito com tubos e conecçoes de 1/2 polegada.
    a entrada de ar e na saida oxido/ar eu coloquei um espigão de 1/2 para 1/2, facilmente encontrado em depositos de construção.

    Vou ver se posto as fotos amanha
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário
    Entrada
    10/01/2010
    Idade
    38
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Terra nos zóio Ver Post
    Maquina Jato de areia CASEIRA-jato-mini.jpg

    Ai esta o esquema, tudo feito com tubos e conecçoes de 1/2 polegada.
    a entrada de ar e na saida oxido/ar eu coloquei um espigão de 1/2 para 1/2, facilmente encontrado em depositos de construção.

    Vou ver se posto as fotos amanha

    Materiais
    Tubo de 1/2" galvanizado
    2 cruzetas de 1/2" galvaninzado
    4 registros de 1/2" com 1/4 de volta, de ar ou agua(tanto faz), porem te que ser de metal
    2 tampões de 1/2"
    2 tees de 1/2" (T)
    2 joelhos de 1/2"
    2 espigoes de 1/2"(rosca) para 1/2 (mangueria)
    2 cilindro de extintores de 10KG

    Onde tiver os registros, será necessario colocar (NIPES) pois depois de algum tempo esle podem emperrar.
    o resto das peças devem ser soldadas com oxiacetileno

  • #7
    Usuário
    Entrada
    10/01/2010
    Idade
    38
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Fotos da maquina

    Amigos, estou colocando as fotos da maquina, essa porém é para micro esferas de vidro, o reservatorio é de apenas 2 litros cada.
    mas a de 20kg é praticamente igual a essa, direi quais foram as modificações.

    Maquina Jato de areia CASEIRA-p1130013.jpg
    Essa é a maquina, simples e bastante funcional

    Maquina Jato de areia CASEIRA-ebtrada-de-ar.jpg
    Onde esta o registro é a entrada de ar que vem do compressor, a pressão tem que ser de no minimo 90PIS, utilizem filtro e regulador de pressão.
    Ao lado esta os bocais para recarregar o oxido de aluminio.

    Maquina Jato de areia CASEIRA-entrada-ar-oxido-.jpg
    Essas são todas as entradas

    Maquina Jato de areia CASEIRA-espigao.jpg
    Esse é o chamado espigão, a rosca é de 1/2" e a saida para mangueira também é de 1/2"

    Maquina Jato de areia CASEIRA-algumas-soldas.jpg
    As soldas são de oxi-acetileno, pois as eletricas são porosas e acabam perdendo pressão (vazamento)

  • #8
    Usuário
    Entrada
    10/01/2010
    Idade
    38
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Mais algumas fotos

    Maquina Jato de areia CASEIRA-mais-soldas.jpg
    Maquina Jato de areia CASEIRA-solda-superior.jpg
    Maquina Jato de areia CASEIRA-solda-inferior.jpg


    Maquina Jato de areia CASEIRA-bico-do-jato.jpg
    Maquina Jato de areia CASEIRA-bico-do-jato-2.jpg
    Este é o bico do jato, uma peça confeccionada em ferro do tipo "GG50" de 3/4" de bitola. Levei a um torneiro para que fossem retiradas aquelas ranhuras e que pudesse entrar com pressão em um pedaço do tubo de 1/2". postarei fotos desse "bico"

  • #9
    Usuário
    Entrada
    10/01/2010
    Idade
    38
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    A diferença entre as maquinas

    Aqui esta a diferença entre as maquinas.

    Maquina Jato de areia CASEIRA-copia-de-registros.jpg

    Esse registro em azul devera ser retirado.
    Onde estão os circulos vermelhos, deveram ser acrescentados tres registros deste modelo azul.

    Pois assim teremos a saida de ar (no meio) com regulagem e as saidas de oxido (laterais) tambem com regulagem.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    10/01/2010
    Idade
    38
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Bico da maquina

    Galera este é o bico da maquina

    Maquina Jato de areia CASEIRA-bico-jato.jpg


    As especificações são as seguintes

    O bico é feito em aço do tipo "GG50" de 3/4". Após as usinagens eu efetuei a têmpera, fica muito duro, porém quebradiço. Existem no mercado esses bicos em widea mas os preços variam de 70 a 200 reais.
    O furo central é de 1/4", este furo dirá qual sua necessidade de AR, pois um furo pequeno consome pouco ar e o trabalho é mais lento, ja um furo maior, terá um consumo maior de AR e o trabalho será mais rápido, a dica é faça varios bicos de diferentes furos.
    Um torneiro na cidade me cobra 10 reais pela usinagem de cada peça, ela deve entrar sobre pressão no tubo de aço.

    Ja o espigão é soldado ao tubo, pois nao é necessario retira-lo, e sua resistência é muito maior.

  • #11
    Terra,

    Muito legal a ferramenta, qual a aplicação dela, materiais e o que consegue limpar?
    Qual produto se usa, areia granalha alumínio ou outro, tem os detalhes sobre isto e onde compra isto?
    Outra coisa é o que precisa a nível de cabine para este tipo de jato?
    E equipamentos de segurança, qual a necessidade?
    Os registros de saída e canos não serão corroídos pelo material?

    Agradeço e parabéns pela iniciativa,
    MARILSON

  • #12
    Usuário
    Entrada
    10/01/2010
    Idade
    38
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marisco_Pneus Ver Post
    Terra,

    Muito legal a ferramenta, qual a aplicação dela, materiais e o que consegue limpar?
    Qual produto se usa, areia granalha alumínio ou outro, tem os detalhes sobre isto e onde compra isto?
    Outra coisa é o que precisa a nível de cabine para este tipo de jato?
    E equipamentos de segurança, qual a necessidade?
    Os registros de saída e canos não serão corroídos pelo material?

    Agradeço e parabéns pela iniciativa,

    É o seguinte eu uso a minha para jatear latarias, chassis,blocos, cabeçotes, caixa de marchas, diferencial, rodas e outras coisas mais. A utilização é praticamente industrial, ela retira tinta, ferrugem, batido de pedra.
    Eu utilizo o oxido de aluminio médio, aqui em Minas eu compro na DelRio em Sabará, o custo é de 50 reais o saco com 25kg de oxido. Já utilizei areia de rio peneirada. mas como é proibido nao mais fiz.
    A maquina não precisa de cabine, a necessidade é de um local limpo, pois o oxido pode ser reutilizado ate 15 vezes, evitar limpar peças com oleo, graxa e agua, o ideal é que as peças seja lavadas antes do jateamento.
    É necessário o uso de máscara contra pó, nao economize na mascara, pois as mais caras são as melhores e mais eficientes, utilize oculos de plasticco, pois são mais baratos e havera necesidade de trocá-lo periodicamente. Quem tiver mais $$$oportunidade$$$ compre um macacão com elmo proprio para jateamento.
    As unicas peças que terão um desgaste expressivo são a mangueira de saída ar/oxido e o bico de jateamento. os registros e os canos nao terão impacto direto com o oxido. A troca será necessaria quando se perceber a saida de oxido mesmo com os registros fechados.

    Outro detalhe que me lembrei, assim que houver pressão na maquina, abra sempre o AR totalmente e depois paulatinamente (gastei o vocabulo) abra os registros de OXIDO, sendo assim, dose sempre a quantidade de oxido para o trabalho. Quando terminar o serviço, faça o contrario, feche a saida de oxido primeiro e depois o ar.
    Se isso nao for feito desta maneira, o xido desce de uma vez para a mangueira e a entope.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade