x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/07/2018
    Local
    São Luís/MA
    Idade
    31
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0

    Uso da reduzida de um 4X4




    Olá. Galera, sou iniciante no mundo 4x4, e tenho uma dúvida quanto ao uso do chamado 4x4 reduzido. Já li que este modo de condução, é indicado para transpor trechos mais pesados.

    Pois bem, minha dúvida se refere ao tempo de uso desse modo de condução. Se eu pegar uma trilha uma pouco pesada, de uns 10km, eu posso fazer toda a trilha usando a reduzida? Ou esse modo, só pode ser usado para transpor um pequeno trecho específico?

    Aguardo a resposta de v6, valeu galera!

  • #2
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Alexsandro88s Ver Post
    Olá. Galera, sou iniciante no mundo 4x4, e tenho uma dúvida quanto ao uso do chamado 4x4 reduzido. Já li que este modo de condução, é indicado para transpor trechos mais pesados.

    Pois bem, minha dúvida se refere ao tempo de uso desse modo de condução. Se eu pegar uma trilha uma pouco pesada, de uns 10km, eu posso fazer toda a trilha usando a reduzida? Ou esse modo, só pode ser usado para transpor um pequeno trecho específico?

    Aguardo a resposta de v6, valeu galera!
    Alexsandro,

    Se for preciso, lógico que pode!

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #3
    Usuário
    Entrada
    04/07/2018
    Local
    São Luís/MA
    Idade
    31
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Alexsandro,

    Se for preciso, lógico que pode!

    Sds.
    Sou bem iniciante hehe. Experiência zero. Valeu mesmo men.

  • #4
    Alexandro, bem vindo

    Já andou de Bike com marchas?! Caloi 10 por exemplo, hehe

    Sabe quando está com a marcha mais leve que você pedala muito, não anda nada, mas sobe uma ladeira sem esforço?!

    A reduzida tem a mesma função.

    E continuando o paralelo, pense que o jipe é uma Caloi 10, com 2 coroas no pedal (uma grande e a uma pequena), e 5 na roda.
    Simplificando o uso..., na bike pode deixar a menor na frente e alternar as cinco atrás e andará se modo "reduzido" utilizando as cinco marchas traseira... Se quiser velocidade, irá com a coroa grande na frente e alternará as cinco atrás...

    A reduzida do jipe pode ser equivalente as coroas do pedal, a pequena a reduzida e a grande velocidade.

    Assim como na bike a marcha errada vai te desgastar a toa, para o jipe vale o mesmo.

    Se estiver usando reduzida e perceber que pode andar com mais velocidade em segurança, pode desligar a reduzida.
    Se estiver sem reduzida e sentir falta de força ou estiver precisando acelerar muito para sair da inércia ou precisa de pouca velocidade para vencer um obstáculo (erosão/pedras), sinal que é hora de engatar a reduzida.
    É muio saber o terreno que está, e o carro que tem. Rapidamente pega o jeito.

    Outro uso da reduzida, que não há paralelo com bike, é em caso de descidas íngremes. Deixe na reduzida e o motor segura a viatura sem precisar usar freio, e o melhor ainda, acelerando levemente.

    Isso é o básico do básico.

    Espero que o paralelo com a bike tenha mais ajudado que atrapalhado, mas desse modo consegui fazer um colega meu entender...

    T+

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/07/2018
    Local
    São Luís/MA
    Idade
    31
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    Ajudou e muito. Até mesmo pq sou ciclista, faço muitas trilhas no meio do mato de bike. Daí surgiu o interesse em trocar meu Corolla, por um 4x4.

    Abração!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    O que muda da bicicleta que tem tração só em uma roda pro 4x4 na reduzida, que já é tração em 2 rodas (sim, em duas! rsrs).

    Isso é porque o 4x4 tem diferencial. Só "diferencial" sem dizer "diferencial central" significa que as rodas do mesmo eixo (dianteiro/traseiro) podem girar independentemente. Por isso a gente vê num carro atolado (mesmo os 4x2), só uma roda girando em falso enquanto a outra fica parada. Isso existe pro carro não "se arrastar" em curvas.

    Quando fala "diferencial central", tem a ver com o 4x4. Em geral, o carro que você vê como "4x4" ou "4wd" são carros sem esse diferencial central. De forma parecida do diferencial (sem ser "central"), o diferencial central permite que o eixo dianteiro gire em velocidade diferente do eixo traseiro. Isso evita outro tipo de arraste: do eixo dianteiro contra o traseiro.

    Porque isso tem a ver com o papo de usar reduzida uma trilha toda? Porque esse "arraste", significa um pneu querendo girar mais rápido que o outro (devido à geometria: uma curva, falta de aderência, etc), implica que as engrenagens lá dentro estão, ao invés de puxando o carro pra uma direção, na verdade competindo entre si pra ver "quem puxa mais". Uma espécie de conflito, que só se resolve quando uma das rodas "desliza" no chão. Por isso "arraste". E é um "arraste" equivalente a você frear com toda a força e puxar o carro com um guincho. Quanto mais aderência o pneu tem ao solo, mais difícil vai ser do guincho puxar seu carro dali.

    Mas se você tá num lamaçal, ou com o carro no gelo, aquilo escorrega bagarai. Então a força pra um "arraste" desse acontecer é bem menor. Isso significa que o "conflito" das engrenagens é bem menor. E é por isso que os carros sem diferencial central (4x4) fazem sentido. Porque o 4x4 é feito pra ser usado em terrenos com pouca aderência. Vai haver o tal "arraste", mas a força pra resolver os conflitos vai ser bem baixa, ou até o contrário, já que cada roda que girar com um mínimo de aderência é uma ajuda pro carro transpor o obstáculo.

    O que eu quero dizer com tudo isso? Se você usar seu carro no 4x4 por uma trilha inteira, seja reduzida ou não (4x4 low ou high), em muitos trechos você vai estar forçando desnecessariamente a "caixa de tração" do carro. Por isso o uso ideal nunca é "o tempo todo". E eu pessoalmente sou contra usar o 4x4 no asfalto em dias de chuva, já que ele pode é contribuir mais do que ajuda com a perda de aderência do carro na rodovia.

    Usar o carro todo na reduzida só significa que as marchas vão ser mais "lentas". É como se a 5.a fosse equivalente à 3.a marcha, por exemplo. A única implicação desse fator (olhado isoladamente) é que você não vai conseguir um mesmo consumo se comparar com quanto faria num asfalto, em 4.a ou 5.a marchas.

    A implicação porém, e que traz à tona todo esse blablabla de arraste acima, é que geralmente antes de colocar o carro na reduzida, você tem que acionar o 4x4.Se aciona o 4x4 e o carro não tem o tal diferencial central, enquanto você estiver fazendo curva em terreno firme (asfalto seco ou molhado, calçamento, terra seca, terra levemente molhada), você estará forçando muito, e desnecessariamente, o sistema do carro.

    Por isso, a menos que seu carro tenha uma "reduzida independente do 4x4", ou tenha "diferencial central", procure usar o 4x4 (com ou sem reduzida) só para transpor os obstáculos, ou em trechos com baixa aderência, como uma estrada enlamaçada. Mas a partir do momento que o solo "seca" mais, ou se vai passar um trecho asfaltado/calçado, bota no 4x2 de novo e salve uns anos de vida útil da caixa de tração.

    Se seu carro tem o tal diferencial central, ele provavelmente é anunciado como "AWD" ou "tração integral". Se não me engano, um caso de carro assim é a Fiat Toro. As "4WD" ou "4x4" são todas sem diferencial central.

    Não sugiro que compre uma toro pras trilhas, ok?.. Vai de Ranger, L200, ou até Frontier. Toro não é feita pro mato. rsrsrs
    E todas essas não têm o tal diferencial central.

    Daí você vai se perguntar: mas se o diferencial central é tão bacana, pq nem todos os carros têm? A resposta é que, além de ser mais simples sem o diferencial central, o fato de os eixos girarem junto são exatamente um grande aliado quando o tema é transpor obstáculo! Se tem diferencial central e a "frente perde a aderencia", o eixo de trás vai ficar parado enquanto a frente vai girar em falso, assim como você vê o carro 4x2 atolado ficar girando só o pneu "atolado". E aí vem o assunto de "bloqueio" que vc vai ver muito falar no mundo 4x4.

    A minha ranger por exemplo, tem um esquema "mágico" que limita o tanto que uma das rodas de trás pode girar sozinha (veja, tou falando só do eixo traseiro, ainda em 4x2!). Se eu passo manteiga de um lado e tento arrancar, ela começa a patinar só a roda na manteiga. Mas a partir de certo ponto, uma "embreagem" "frea" essa roda girando livre, de modo que a tração passe pra a outra roda, daí ela vai partir, arrancando pelo lado sem manteiga. Mas se não tivesse a tal "mágica", ia ficar lá girando na manteiga até eu desistir e passar um pão lá pra limpar a bagunça. rsrs

    Vai ser uma leitura longa, mas espero que construtiva.

    Em resumo: não use o 4x4 reduzido o tempo todo nos seus passeios, vai mandar a CT pro saco rapidinho. Logo vai tomar sustos também de escutar estalos, e o carro "preso", principalmente enquanto fizer curvas nos trechos mais firmes, quanto mais fechadas as curvas, pior.
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #7
    Usuário Avatar de mbm4x4
    Entrada
    14/11/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    49
    Posts
    594
    Agradecimentos: 13
    Concordo com o colega acima.
    E otima analogia do colega Paulo.
    Eu costumo fazer assim:
    Em trechos que possuem aderencia, 4x2.
    Trechos pouca aderencia tipo areia dura, lama leve ou gelo, 4x4high lock .(ou 4x4high, se tiver essa opcao).
    Trechos de areia fofa, lama pesada ou transposição de algum obstáculo pesado, 4x4Low.
    Em carros tipo tr4, grand vitara g3 e outros que possuem sistema 4x4 high sem opcao lock, podem ir o tempo todo nessa opção de marcha em trechos que andaria em 4x2.
    Com isso, evita desgastes desnecessarios e a viatura agradece.
    Oo .·. oO
    TR4 4X4 2008 FLEX MT - 225/75R16 dunlop grandtrek at3
    Lift # dian.>molas blindadas tr4 >tras. molas Courier. Amortecedores KYB .

  • #8
    Usuário Avatar de chicoadv
    Entrada
    13/09/2015
    Local
    Ouro Preto do Oeste/RO
    Idade
    61
    Posts
    77
    Agradecimentos: 6
    Avenger, Gostei do tema.
    Então, aproveitando o gancho, poderia me dar uma luz com relação à reduzida/tração.
    Tenho uma SW4 2013 e já li na internet que ela tem um sistema diferente de tração.
    Nunca acionei aquela pequena alavanca de câmbio. Mesmo porque, não tenho costume de transitar fora do asfalto.
    Neste caso, poderia, se possível, me esclarecer o funcionamento do sistema de tração da SW4?
    E como nunca usei, poderá ter algum problema quando precisar usar?
    Agradeço.
    ATUAL: SW4 SRX - 2018/2019 - (Diesel)
    EX
    : Hilux SW4 SRV - 2013/2013 - Automática (Diesel)
    EX: Hilux SRV 2.7 - 2014/2015 - Automática (Flex)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Reduzida em gaiola.
      Por fc racing no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 17
      Última resposta: 16/04/2024, 21:52
    2. Reduzida willys 51 x reduzida outros jeeps
      Por William_NATAL no fórum Jeep Willys
      Respostas: 10
      Última resposta: 09/10/2019, 22:31
    3. reduzida do CJ
      Por amorimetato no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 15
      Última resposta: 05/08/2008, 20:23
    4. Reduzida ainda mais reduzida
      Por fugger no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 22/03/2004, 16:45

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade