x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
  • #1
    Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Idade
    63
    Posts
    106
    Agradecimentos: 0

    HIDROINJECAO- injecao de agua em motores diesel.




    Hola a todos do forum, achei no minimo interesante colocar este topico.
    Sei que muitos de voces devem conhecer o asunto, mas para aqueles que nao...passo algumas informacoes.
    Este sistema, bem antigo utilizado na aviacao e motores maritimos, esta cada vez mais tendo avancos tecnologicos para a sua utilizacao nos motores automotivos. Amplamente usado nos estados unidos, e desde o ano passado, ganhando mais espaco com os nossos "hermanos" argentinos. Vejam este site- http://www.ambientum.com/revistanuev...oinyeccion.htm
    Este sistema argentino, e muito simples se comparado aos fabricados nos estados unidos e na europa - www.rbracing-rsr.com/waterinjection.html
    ou - http://www.enginerunup.com/index.php...ewCat&catId=20 estes utilizam agua e alcohol(methanol ou ethanol) misturado.
    Existem muitas paginas falando do assunto, e so procurar "Water injection", em qualquer site de busca.
    Aparentemente os resultados sao exelentes, reduz o consumo, prolonga a vida util del motor, reduz os poluentes, a temperatura e outras vantagems. Quem utiliza esta obtendo otimos resultados.
    As unicas opinioes contrarias que eu achei nos forums, sao de quem nao colocou o sistema. Ao igual do que acontece com a colocacao de turbo no 2.8, quem colocou esta super feliz, quem nao colocou costuma ser "pessimista", ou muito cauteloso com o assunto.
    Gostaria de saber opinioes e se alguem ja teve contato ou experiencias com esta tecnologia, nao sei se chegou no brasil.
    Abracos

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Gabriel,
    Da mesma meneira que você, já havia ouvido falar deste assunto de injeção de metanol juntamente com a gasolina, em moteres de aviação. Parece que foi usado em bombardeiros, durante a 2a. Guerra Mundial. Quanto à injeção de água, nunca ouvi nada de gente séria. A idéia do uso de água é que ela aumentaria a taxa de compressão, ao mesmo tempo em que permitiria um leve resfriamento do motor, em picos de potência. Eu truco. Para mim soa milagroso.
    O uso de metanol em motores aeronáuticos faz todo sentido, já que nada mais é do que álcool metílico, e nós brasileiros sabemos as vantagens e desvantagens.
    Os motores eram sobrealimentados o que elevava a compressão interna além do limite tolerado com uso de gasolina pura. Com a adição do metanosl este limite era ampliado, e ainda se permitia um maior avanço da ignição, sempre que se injetava metanol juntamente com a gasolina. O aumento de potência era imediato. Sem milagres.
    Os nossos Flex já partem de uma taxa de compressão mais elevada, e na medida em que se adiciona álcool à mistura, mais se avança a ignição. Também sem milagres. A fórmula é velha conhecida. Somente se aplicou hoje em larga escala, devido ao barateamento do monitoramento eletrônico do motor, de maneira eficiente, que permite que não haja falhas no gerênciamento da ignição, o que poderia causar um grande estrago ao motor. Bom, penso que é isso. Mas seria legal que este tópico estivesse no Fórum Geral, para que todos os curiosos o vissem. Com certeza o mestre Leopoldo traria comentários bem interessantes.
    Abraço.
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #3
    Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Idade
    63
    Posts
    106
    Agradecimentos: 0
    Oi Luca, concordo com vc. em nao acreditar em "coisas milagrosas" que e o que mais aparece no mercado prometendo baixar consumos, etc...
    Te direi que neste caso especifico pesquisei bastante antes de fazer este post, e nao encontrei nada que desacreditase este sistema, inclusive pela alta tecnologia envolvida no desenvolvimento do mesmo. Nos forums dos EE.UU, da australia, e outros incluindo dos argentinos, quem usa so tem elogios. No caso do sistema usado na argentina somente e injetada agua pura no motor, mesmo os americanos que utilizam 50% de alcool, a quantidade injetada e da ordem de 1 a 2% do combustivel, veja que o tamanho dos reservatorios e minimo, em muitos casos se recomenda o uso do reservatorio da agua do limpador de parabrisa.
    A agua ou mistura e injetada no tubo de admissao por un injetor a uma pressao entre 1.5 e 3 bar... parece que o sistema promete....

    Ja o mesmo nao se pode disser deste aqui : www.turbonator.com/L/index.html ou do www.fuelshock.com/principal.htm dois produtos muito mal falados nos forums americanos e centroamericanos, os compradores na sua maioria se sentem lesados, e bom saber por se algum dia aparecem por aqui.
    Luca, como membro mais "velho" que vc. 'e, te pergunto se ao colocar este post tambem no forum geral nao estarei infringindo a regra 1.6 do forum?...
    Abraco

  • #4
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Gabrielpol
    ... como membro mais "velho" que vc. 'e, te pergunto se ao colocar este post tambem no forum geral nao estarei infringindo a regra 1.6 do forum?...
    Gabriel,
    Seria por um motivo do interesse de todos. Ninguém vai reclamar, não.
    Ontem, mais tarde, li parte do material contido nos sites que você indicou. Interessante, de fato. Mas, me pergunto, por que as montadoras não disponibilizam estes sistemas de injeção?

    Abraço.
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #5
    Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Idade
    63
    Posts
    106
    Agradecimentos: 0
    Hola Luca, ja enviei este topico ao outro forum.
    Realmente esta pergunta e interesante, nao achei nada referente as montadoras. Pelo que sei, este sistema continua sendo aperfeicoado, da pra perceber que o dos Argentinos e bastante "arcaico"se comparado ao dos Americanos, nao sei se menos eficiente...os precos la estao entre USD-100 a 200, ja nos EE.UU alguns sistemas pasam dos USD 2000, com gerenciamento eletronico. Ha sistemas feitos para BMW, SAAB, HARLEY,etc...sao vehiculos caros para instalar qualquer "porcaria".
    Vou continuar a pesquisa, talvez mais alguem contribua.
    Abraco.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    04/01/2006
    Idade
    46
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Que tal alguém, que domine bem o inglês, enviar um e-mail para a própria Toyota Americana ou Japonesa... tenho certeza que eles estariam mais aptos a responder do que a Toyota Brasil, caso tenham alguma informação.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Tanto quanto sei , o sistema de injeção de agua ou agua e metanol usado em avioes tinha um unico objetivo que era o resfriamento da camara de combustão para evitar a detonação e assim extrair maior potencia (tambem maior densidade com o ar mais frio).Se ocorresse a detonação alem do perigo de quebra , a potencia diminuiria.O metanol aumentava a capacidade de retirar calor , eventualmente também queima.A quantidade era significativa e não 1 ou 2 % do combustível.
    Ainda hoje é usado em motor a reação de avião(jato) .Por exemplo os Harrier , aquele avião ingles que pode pairar , ele tem um reservatorio de agua e metanol para resfriar o motor quando pairado devido a falta de ventilação natural e por isso sua capacidade de pairar é limitada pela agua que pode carregar.Se pairar sem injetar agua a turbina quebra.

    Portanto essa historia de injetar agua e conseguir 10% de mais potencia e 15% de economia é mais fajuto que o Turbonator.Mesmo acreditando que pudesse haver a dissociação da agua em H e O , precisaria mais que 15% do combustivel para dar um resultado de 15% no consumo e não os 2% que o produto argentino apregoa.

    Quando se turbina um motor diesel , o aumento de potencia só acontece quando aumentamos o débito de combustível(porque existe mais ar).Então se usasse agua para resfriar o ar como faz o intercooler e aumentasse o debito , ai enttão poderia haver algum ganho de potencia , mas mesmo assim não acredito.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    29/04/2010
    Idade
    58
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Homero Ver Post
    Tanto quanto sei , o sistema de injeção de agua ou agua e metanol usado em avioes tinha um unico objetivo que era o resfriamento da camara de combustão para evitar a detonação e assim extrair maior potencia (tambem maior densidade com o ar mais frio).Se ocorresse a detonação alem do perigo de quebra , a potencia diminuiria.O metanol aumentava a capacidade de retirar calor , eventualmente também queima.A quantidade era significativa e não 1 ou 2 % do combustível.
    Ainda hoje é usado em motor a reação de avião(jato) .Por exemplo os Harrier , aquele avião ingles que pode pairar , ele tem um reservatorio de agua e metanol para resfriar o motor quando pairado devido a falta de ventilação natural e por isso sua capacidade de pairar é limitada pela agua que pode carregar.Se pairar sem injetar agua a turbina quebra.

    Portanto essa historia de injetar agua e conseguir 10% de mais potencia e 15% de economia é mais fajuto que o Turbonator.Mesmo acreditando que pudesse haver a dissociação da agua em H e O , precisaria mais que 15% do combustivel para dar um resultado de 15% no consumo e não os 2% que o produto argentino apregoa.

    Quando se turbina um motor diesel , o aumento de potencia só acontece quando aumentamos o débito de combustível(porque existe mais ar).Então se usasse agua para resfriar o ar como faz o intercooler e aumentasse o debito , ai enttão poderia haver algum ganho de potencia , mas mesmo assim não acredito.
    Homero

    Eu estou testando um equipamento americano aqui na minha empresa, ainda não vi o resultado prometido que foi uma economia de até 8% de economia e 10% de ganho de potencia.
    Ganho de potencia ocorreu, quando a solução de agua x alcool é injetada o carro da um pulo, mas a economia que era o que eu esperava ainda não veio.
    O técnica esteve aqui instalando os equipamentos para mim, só que o cara fez um segredo muito grande em cima da instalação, não deu nenhum tipo de instrução para nós e foi embora.
    Depois eu vou colocar um novo post com mais resultados. Abraços.

  • #9
    J,
    Faz tempo que o não vejo o Homero por aqui...
    Mas posta os resultados que com certeza interessam a todos!
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #10
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Prezados Companheiros,

    Permitam-me alguns humildes comentários sobre o sistema em discussão:

    1 - A injeção da água, como disseram anteriormente, ocorre a uma pressão de 1,5 a 3,0 bar;
    2 - A injeção do diesel se dá a pressõs superiores a 300 bar e, me corrijam se eu estiver errado, no PMS (ponto morto superior do pistão), a temperatura neste momento deve estar acima dos 700 graus, quando ocorre a combustão expontânea do diesel.
    3 - A injeção da água deve ocorrer neste mesmo momento, onde a temperatura e pressão são maiores possibilitando que esta se torne um fluído supercrítico, nestas condições ela pode ser capaz de dissolver substâncias apolares, como o diesel, sendo o percentual injetado insuficiente para atrapalhar a combustão deste;
    4 - A melhoria da refrigeração deve ocorrer sim, corroborando com o que disse no item anterior, pois se houvesse dissociação da água, a quantidade de calor liberado seria maior que a do diesel;
    5 - Pode haver uma economia de combustível, pois o volume de diesel injetado seria menor, não sei o quanto.

    As minhas considerações foram colocadas sem nehuma pretenção e são baseadas em leturas e experiencia em oficinas. Não sou engenheiro,

    Um abraço a todos

  • #11
    Usuário Avatar de Alex Roloff
    Entrada
    29/01/2009
    Local
    Córdoba - Argentina/SP
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Hoje mesmo eu estava lendo algo sobre isto em um forum de Argentina onde vivo e nele aparece esta pagina, dem uma olhada e tirem suas conclusoes. No forum ninguem, aparentemente tem isto em seus veiculos.
    Hidroinyeccion Fioramonti |

    Abracos a todos.

  • #12

    Entrada
    04/06/2013
    Local
    Piracicaba/SP
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    Eu já tive uma experiência de injeção de água que acho ser interessante revelar. Quando era mais jovem trabalhei no como mecânico (ajudante) em uma oficina especializada em preparação de motores para competição, próximo do bairro de Interlagos, em São Paulo/SP (algumas quadras do autodromo de Interlagos). Faziamos vários motores para alguns pilotos e fomos campeão em algumas categorias (ou seja, nossos motores estavão nos carros dos pilotos que foram campeão) naquele ano. Mas em uma categoria nós não fomos campeão (a única) mas a competição estava bem acirrada. Porém tivemos uma vitória fácil em uma das corridas e não sabiamos porque esse motor em especial era melhor que os outros, visto que ele foi feito com as mesmas técnicas dos outros. Quando esse motor voltou para revisão o pessoal da oficina fizeram uma inspeção rigorosa para ver o que esse motor tinha de diferente, colocarm disco de grau, verificaram a de abertura das válvulas, e isso e aquilo e nada foi encontrado. Depois disso eu fui lavar as peças e ao lavar o cabeçote notei um minúsculo furo no tubo de admissão (muito difícel de perceber olhando), furo este que dava conecção com o duto de arrefecimento e ai foi constatado a hidroinjeção. Apenas um cilindro e foi suficiente para ganharmos folgado aquela corrida. Acredito que teriamos sidos desclassificados se fossêmos descobertos pela fiscalização e esse era o motivo de a gente não usar esse método novamente. Como eu posso ter dúvidas se hidroinjeção funciona???.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade