Boa tarde! Eu e meu amigo estamos querendo montar um fuscão baja... coisa simples, o investimento é pequeno. Pretendemos fazer modelo Baja por ser mais fácil mesmo, do que ficar modelando estruturas tubulares e pagando caro por isso, apesar de ser o que realmente gostamos... rs.

Enfim, queremos pegar um fuscão meio velho mas não condenado, dar uma boa lavada, ajeitar freios, direção, algumas buchas e essas coisas e... dar baixa no detran (queremos uma máquina e não um véiculo. Tanto que vamos buscar um fuscão que de preferência nem tenha mais documento hahaha). Sou mecânico e então isso facilita bastante... a idéia é fazer um brinquedo legal, nada de primeiro mundo, que traga diversão e não fique quebrando cada 2 meses (motor). A princípio íamos cortar os para-lamas, cortar a frente, tirar a parte do cofre do motor, arranjar uma proteção pro motor e acho que só. Pretendemos fazer o investimento maior no próprio motor mesmo...

Então vamos falar do motor:

Dei uma volta hoje por coincidência num fusca que meu pai montou o motor para um cliente dele. Tudo acertadinho e tal.. carburação em perfeito estado (carburador original novo), coletor de adimissão aquecido com o aquecedor do ar do escape que circula por ele, etc. Se trata de um 1600cc com ignição eletrônica e todo original, com a caixa do 1300cc. Porém é carburação simples e cabeçote do 1500cc, ou seja, fluxo simples. Minha opinião ao descer do carro foi: essa bos** ronca e não sai do lugar. Sinceramente eu "atuxei" o pé e só ouvi ronco e não senti aquela força e nem velocidade em 1ª marcha... pra um 1600cc de ~60cv perde MUITO FEIO nas puxadas pro Palio Fire do meu pai que tem 65cv e é 1.0 (que não tem nem 10Mkgf de torque).

(Juro que foi a minha primeira volta num carro com motor boxer kkkk) Aí eu fiquei com medo né... nosso plano é o seguinte:

- Motor 1600cc com carburação dupla (relaxem, meu pai é mecânico velho, manja MUITO nos ajustes desses bichinhos, tem vacômetro e tudo mais. Ele disse que regula direitinho pra mim).

- Comando bravo, com uma angulação mais firme, mas não necessariamente a de 290º.

- Retificar o virabrequim (afinal pegar um boxer véio e sabe Deus como foi cuidado e meter pau é pura burrice). Trocar então as bronzinas de biela e de mancal por outras novas Mahle.

- Trocar jogo de anéis por outros novos Mahle.

- Procurar usar cabeçotes do 1600cc de fluxo cruzado.

- Infelizmente manter o jogo de camisas e pistões pra não elevar demais o custo. Salva-se o caso de eu ter uma surpresa ao abrir o motor e ver algum pistão "comido" por algo que caiu na câmara.

- Trocar a capela por uma com radiador deslocado, a fim de melhorar a ventilação. Já li diversas matérias dizendo que o que mata um motor boxer bom é super-aquecimento ou impureza no óleo (ou óleo ruim ou vencido, claro).

- Vamos rodar com óleo de boa marca (provavelmente um Mobil), de viscosidade adequada e fazer trocas frequentes.

- PENSAMOS FUTURAMENTE em instalar um radiador de óleo externo com uma bomba adequada, a fim de manter o motor numa temperatura bem mais baixa.


A princípio é isso... quero ver se arrumo todas as chapas de ventilação também pra manter ele em dia e não ter perigo de entupir as aletas das camisas de barro ou dar choque térmico. Colocação de um motor AP está fora de cogitação.... pela mão de obra e custo. Eu sei que vale totalmente a pena se não for ficar quebrando a caixa, mas por favor, nem sugiram isso.

Então a minha dúvida:

Esse motor vai aguentar? O boxer com os ajustes/configurações que eu falei aguenta o tranco? Não queremos usar pneu muuuito garrudo e nem colocar o baja dentro de rios ou nada... queremos pra trilha leve, só que com o pé no fundo em 1ª o tempo todo
hahahaha

Meu maior medo é super aquecimento excessivo.. intupimento da ventilação por barro, grande falta de força por ser um boxer ou que com 3 ou 4 trilhas pauleando fudidamen** o bicho já comece a rajar ou quimar óleo.


Apesar de ser mecânico eu não entendo nada de bajas ou gaiolas... podem notar isso vendo que hoje dei minha primeira volta com um boxer hahahaha

Agradeço quem leu tudo e está disposto a trocar uma idéia cmg idéias e sugestões é claro que são bem vindas.