Boa tarde! Eu e meu amigo estamos querendo montar um fuscão baja... coisa simples, o investimento é pequeno. Pretendemos fazer modelo Baja por ser mais fácil mesmo, do que ficar modelando estruturas tubulares e pagando caro por isso, apesar de ser o que realmente gostamos... rs.

Enfim, queremos pegar um fuscão meio velho mas não condenado, dar uma boa lavada, ajeitar freios, direção, algumas buchas e essas coisas e... dar baixa no detran (queremos uma máquina e não um véiculo. Tanto que vamos buscar um fuscão que de preferência nem tenha mais documento hahaha). Sou mecânico e então isso facilita bastante... a idéia é fazer um brinquedo legal, nada de primeiro mundo, que traga diversão e não fique quebrando cada 2 meses (motor). A princípio íamos cortar os para-lamas, cortar a frente, tirar a parte do cofre do motor, arranjar uma proteção pro motor e acho que só. Pretendemos fazer o investimento maior no próprio motor mesmo...

Então vamos falar do motor:

Dei uma volta hoje por coincidência num fusca que meu pai montou o motor para um cliente dele. Tudo acertadinho e tal.. carburação em perfeito estado (carburador original novo), coletor de adimissão aquecido com o aquecedor do ar do escape que circula por ele, etc. Se trata de um 1600cc com ignição eletrônica e todo original, com a caixa do 1300cc. Porém é carburação simples e cabeçote do 1500cc, ou seja, fluxo simples. Minha opinião ao descer do carro foi: essa bos** ronca e não sai do lugar. Sinceramente eu "atuxei" o pé e só ouvi ronco e não senti aquela força e nem velocidade em 1ª marcha... pra um 1600cc de ~60cv perde MUITO FEIO nas puxadas pro Palio Fire do meu pai que tem 65cv e é 1.0 (que não tem nem 10Mkgf de torque).

(Juro que foi a minha primeira volta num carro com motor boxer kkkk) Aí eu fiquei com medo né... nosso plano é o seguinte: