x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Tópico: Coletor Fusca

  • #1

    Question Coletor Fusca




    Aew galera tudo bem? Hoje antes da trilha vi alguns fuscas no coletor embaixo dele um "cano" que é ligado nos dois lados dos canos de escapamento, formando como se fosse uma "ponte" entre os dois lados, creio eu usado para aquecer o coletor, e na minha gaiola ele foi cortado. Gostaria de saber se é importante (pelo fato de chegar o combustível em vapor já na câmara de combustão), deem suas opiniões, muito obrigado (motor de fusca)

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    seara/SC
    Idade
    32
    Posts
    842
    Agradecimentos: 0
    nao muda nd seria pra alguma coisa mas como muitas num funciona isso ahi ta certo corta fora i pé no buxo flw

  • #3
    Agradeço sua opinião mas desculpe, se não servisse para nada não estaria ali atoa, sei que o aquecimento do coletor de admissão é muito importante em motores a álcool, pelo fato de "roubar" mais energia para vaporizar, mas mesmo sendo a gasolina o fusca conforme aquece muito (gelando todo o coletor) ele vai perdendo força (noto na trilha isso) e creio que aquecendo o coletor já ajudaria nessa parte (tenho o solex 40 e uma flange de 10 cm para adaptar no sistema original do fusca)... se mais alguém puder opinar agradeço

  • #4
    Ningueem????

  • #5
    Usuário Avatar de leocmoreira
    Entrada
    27/01/2010
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    48
    Posts
    29
    Agradecimento: 1
    Lucas,
    Aqueles canos conectados ao escapamento servem para aquecer a mistura, como você mesmo já sabia. Mesmo na gasolina (que tem 25% de álcool) faz diferença, principalmente subindo o giro a partir de baixas rotações. Na minha gaiola eu cortei por achar inútil mas acabei comprando outro novo e adaptando duas saídas no escapamento. O motor fica redondo, bebe menos e não dá aquela afogada quando piso para subir o giro. Muita gente acha que o motor do Fusca tá bom quando o coletor tá gelado, mas não é bem assim. Se tá gelando, do mesmo jeito que condensa água por fora, condensa gasolina por dentro, e a gasolina condensada não queima direito. No meu caso, quando funcionava o motor ficava um cheiro forte de gasolina, e com o aquecimento ligado isso parou.
    Abraço!

  • #6
    desculpa a minha ignorancia, mas vcs tem imagens desses canos e de onde eles vao, é que tenho um buggy com 1600 e nao vi esse cano.

  • #7
    MUUUItoooo obrigado pela resposta e sem demora irei comprar outro coletor para fazer o teste. Mto obrigado novamente. Um abraço
    Cotiporã
    Motor Boxer 6200 RPM cabeçote rebaixado 10:1 carburador Solex 40 (Opala 4cc) e outras cositas mas :D

  • #8
    Usuário
    Entrada
    10/01/2018
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Manual carburadores Solex

    Citação Postado originalmente por leocmoreira Ver Post
    Lucas,
    Aqueles canos conectados ao escapamento servem para aquecer a mistura, como você mesmo já sabia. Mesmo na gasolina (que tem 25% de álcool) faz diferença, principalmente subindo o giro a partir de baixas rotações. Na minha gaiola eu cortei por achar inútil mas acabei comprando outro novo e adaptando duas saídas no escapamento. O motor fica redondo, bebe menos e não dá aquela afogada quando piso para subir o giro. Muita gente acha que o motor do Fusca tá bom quando o coletor tá gelado, mas não é bem assim. Se tá gelando, do mesmo jeito que condensa água por fora, condensa gasolina por dentro, e a gasolina condensada não queima direito. No meu caso, quando funcionava o motor ficava um cheiro forte de gasolina, e com o aquecimento ligado isso parou.
    Abraço!
    De acordo com o livro "Carburadores Solex", lançado pela Brosol em décadas passadas, o processo de carburação gira em torno de três variáveis: área de contato com o ar, velocidade do ar e temperatura. Velocidade do ar e a área de contato são ajustáveis no próprio corpo do carburador, por meio das borboletas. O calor utilizado para melhoria da vaporização da mistura que segue para as câmaras de admissão é buscado do sistema de escapamento, por meio dos dutos de pré-aquecimento.

    Esse pré-aquecimento permite que a mistura chegue em melhores condições de queima, possibilitando um arredondamento do motor nos vários regimes de operação.

    Realmente, aquele efeito de resfriamento do tubo coletor, que é gerado pela diferença de pressão oriunda do movimento das mistura em direção às câmaras, é um sinal de que o carburador está funcionando, mas a mistura, após entrada no tubo coletor, necessita de aquecimento, para que o rendimento seja otimizado.

    Muitos fuscas não têm mais esse recurso, pois uma quantidade enorme de mecânicos fala sempre que alguns recursos são inúteis. Mas nada em um fusca existe por acaso. precisamos realmente pesquisar o motivo de determinados dispositivos existirem.

    Um abraço a todos!!!

  • #9
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Fernando Korps Ver Post
    De acordo com o livro "Carburadores Solex", lançado pela Brosol em décadas passadas, o processo de carburação gira em torno de três variáveis: área de contato com o ar, velocidade do ar e temperatura. Velocidade do ar e a área de contato são ajustáveis no próprio corpo do carburador, por meio das borboletas. O calor utilizado para melhoria da vaporização da mistura que segue para as câmaras de admissão é buscado do sistema de escapamento, por meio dos dutos de pré-aquecimento.

    Esse pré-aquecimento permite que a mistura chegue em melhores condições de queima, possibilitando um arredondamento do motor nos vários regimes de operação.

    Realmente, aquele efeito de resfriamento do tubo coletor, que é gerado pela diferença de pressão oriunda do movimento das mistura em direção às câmaras, é um sinal de que o carburador está funcionando, mas a mistura, após entrada no tubo coletor, necessita de aquecimento, para que o rendimento seja otimizado.

    Muitos fuscas não têm mais esse recurso, pois uma quantidade enorme de mecânicos fala sempre que alguns recursos são inúteis. Mas nada em um fusca existe por acaso. precisamos realmente pesquisar o motivo de determinados dispositivos existirem.

    Um abraço a todos!!!
    O cara conhece os "paranauês". Hehehehhe

  • #10
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    seara/SC
    Idade
    32
    Posts
    842
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Henrique Hugendobller Ver Post
    desculpa a minha ignorancia, mas vcs tem imagens desses canos e de onde eles vao, é que tenho um buggy com 1600 e nao vi esse cano.
    Em dupla carburação não tem esse aquecimento
    Don´t worry be happy

  • #11
    Usuário
    Entrada
    11/10/2016
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    56
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Tenho um Gol BX a alcool com esse sistema. Um dos canos furou, tá dificil a substituição.

  • #12
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Pessoal concordo que é importante! E o depoimento das pessoas que já testaram comprovam que faz diferença! Dupla carburação o trecho percorrido pelo combustível é bem menor, acho que por isso não tem aquecimento, mas nos carros a alcool se não me engano tem um sistema para sugar ar aquecido, e com ele o carro funcionava bem melhor!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Caburador SEIE + Coletor de Admição Aquecido e Coletor de Escape para Motor GM 6 Cil
      Por Alfredo Fonseca no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 28/06/2011, 11:49
    2. Fusca MD 1.8
      Por Andre Luys no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 54
      Última resposta: 16/11/2010, 19:30
    3. Coletor 6x2
      Por Pagani no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 24/07/2005, 20:55
    4. Coletor Bf 161
      Por ramil2007 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 9
      Última resposta: 11/05/2004, 08:01

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade