x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1
    Usuário Avatar de vinijost
    Entrada
    21/10/2008
    Local
    Porto Alegre/Igrejinha RS/RS
    Idade
    34
    Posts
    1,358
    Agradecimentos: 0

    Talking Solução Para Ré em kart Cross




    Pessoal estou postando uma solução bastante simples e prática que achei para fazer um sistema de ré em um kart cross com apenas a troca com uma alavanca.

    O sistema é composto por 2 pinhoes de moto interligados por uma correia para andar para frente, e 2 engrenagens de caixa (eu usei 2 de caixa de fusca mesmo, mais qualquer engrenagem serve) para dar a ré.

    Existe uma peça entre o pinhao de cima e a engrenagem de cima que correno eixo (o eixo de entrada) que onde essa peça corre tem ranhuras (eu usei um eixo de caixa de moto (aquela ranhura que fixa o pinhao) e usei um pinhao velho e fiz 2 furos nele, colocando 2 pinos (daqueles redontos vendidos em metro) pra fazer o encaixe. O pinhão de cima e a engrenagem tem cada um 2 furos também para haver o encaixe.

    Usei um cabo de acelerador para fazer esse "pinhão velho" correr de um lado para o outro

    e dai fiz com uma capa de freio de bicicleta até uma alavanca que faz a troca de "ré", para "normal"

    Qualquer dúvida estou a disposicão.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -re-em-kart-cross.jpg  

  • #2
    tem alguma foto do esquema?

  • #3
    Usuário Avatar de vinijost
    Entrada
    21/10/2008
    Local
    Porto Alegre/Igrejinha RS/RS
    Idade
    34
    Posts
    1,358
    Agradecimentos: 0
    Ainda não.. tenho que falar com o cara pra quem eu ajudei a fazer.. para tirar umas fotos..

  • #4
    cara, so não entendi uma coisa nessa caixa.. vamos supor, mas se aquela peça do meio ali encostar em qualquer uma das coroas ela vai girar pra mesma direção? ou estou enganado?

  • #5
    Usuário Avatar de vinijost
    Entrada
    21/10/2008
    Local
    Porto Alegre/Igrejinha RS/RS
    Idade
    34
    Posts
    1,358
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BrunoHolz Ver Post
    cara, so não entendi uma coisa nessa caixa.. vamos supor, mas se aquela peça do meio ali encostar em qualquer uma das coroas ela vai girar pra mesma direção? ou estou enganado?
    as peças dos lado são respectivamente

    a da esquerda são 2 pinhoes interligados por uma corrente, fazendo com que o sentido fique o mesmo.

    a da direita são 2 engrenagens, fazendo com que o sentido mude.


    então, se a peça do meio for pra esquerda vai andar para a frente, e se ela for para a direita, vai andar para traz.. (ré) entende?

    Abrass

  • #6
    áah táh. Entendi, eu estava muito ligado ao desenho e nem li a mensagem direito. Ai o da direita eu pensei q tambem eram coroas.. blz.. to Pensando em Fazer um sistema desse pra mim tbm.. vc sabe me dizer se ele ele funciona no eixo traseiro rigido ? vlw

  • #7
    Usuário Avatar de vinijost
    Entrada
    21/10/2008
    Local
    Porto Alegre/Igrejinha RS/RS
    Idade
    34
    Posts
    1,358
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BrunoHolz Ver Post
    áah táh. Entendi, eu estava muito ligado ao desenho e nem li a mensagem direito. Ai o da direita eu pensei q tambem eram coroas.. blz.. to Pensando em Fazer um sistema desse pra mim tbm.. vc sabe me dizer se ele ele funciona no eixo traseiro rigido ? vlw
    Sim.. o cara pra quem eu fiz usava um eixo rigido... vc só terá que ligar uma corrente lá do pinhao (está do lado de fora no eixo de baixo) a um coroa que estará fixa no eixo rigido..

  • #8
    Isso acaba reduzindo tbm a relação de cambio, fica mais forte, (creio eu). Pensa um Kart Cross 12 Marchas, hsiuahsiuahsiuahs ( com motor 250).. Cara ve se da pra providenciar as fotos? vlw te +

  • #9
    Usuário Avatar de vinijost
    Entrada
    21/10/2008
    Local
    Porto Alegre/Igrejinha RS/RS
    Idade
    34
    Posts
    1,358
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BrunoHolz Ver Post
    Isso acaba reduzindo tbm a relação de cambio, fica mais forte, (creio eu). Pensa um Kart Cross 12 Marchas, hsiuahsiuahsiuahs ( com motor 250).. Cara ve se da pra providenciar as fotos? vlw te +
    Dependendo dos pinhão que usar dentro da caixa e fora da caixa.. podes reduzir e aumentar a relação.. dependendo pra que vais usar..

    Podes fazer 12 marchas se quiser, é só colocar mais um conjunto com 2 pinhoes.. e assim sucessivamente...

    abrass

  • #10

    O mecanismo eu entendi, só não entendi c/ fica o acionamento. O acionamento na descrição parece simples, mas na prática... a catraca e a engrenagem é que vão ao encontro da peça travante ou a peça que vai ao encontro das 2? Se esta peça travante fica fixa no eixo e a polia e catraca nào giram quando destravadas como essa peça encontra os furos das mesmas p/ travar? esse cabo que aciona funciona c/ câmbio de bicicleta? A polia e a catraca possuem um rolamento que as fixam ao eixo?

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/10/2010
    Idade
    42
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Gostei da solução vinijost e acredito que desenvolvimento não seja complexo. Pelo que entendi a peça travante se desloca entre a engrenagem e o pinhão, talvez sobre um eixo fresado, e o encaixe irá acontecer ao soltar um pouco a embreagem, certo?

    Tenho uma duvida de como o mecanismo move a peça travante entre o pinhão e a catraca. Você poderia nos explicar melhor este mecanismo?

    Abraços!

  • #12
    Usuário Avatar de vinijost
    Entrada
    21/10/2008
    Local
    Porto Alegre/Igrejinha RS/RS
    Idade
    34
    Posts
    1,358
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Adriano Lobo Ver Post
    Gostei da solução vinijost e acredito que desenvolvimento não seja complexo. Pelo que entendi a peça travante se desloca entre a engrenagem e o pinhão, talvez sobre um eixo fresado, e o encaixe irá acontecer ao soltar um pouco a embreagem, certo?

    Tenho uma duvida de como o mecanismo move a peça travante entre o pinhão e a catraca. Você poderia nos explicar melhor este mecanismo?

    Abraços!
    Bem, o adriano entendeu bem como funciona.

    E para mover a peça travante entre o pinhao e a engrenagem, podese fixar um cabo desses de acelerador, e na ponta dele colocar uma roldaninha dessas comuns para fazer o cabo voltar denovo.. fazendo assim,

    Quando se puxa um lado do cabo, a peça travante vai pra um lado, e quando se puxa o outro lado do cabo, a peça travante vai para o outro lado.

    vo fazer um desenho pra ajudar a entender..

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade