x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de felipezipf
    Entrada
    15/01/2018
    Local
    Guaramirim/SC
    Idade
    25
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Cool Primeiro projeto, duvidas de iniciante




    Boa taaaaarde pessoal, to começando um projeto com o meu irmão tendo em mente confecção de uma gaiola cross do zero, estamos na parte inicial, apenas jogando a ideia no ar e imaginando qual motor e caixa usar, suspensões....
    A ideia inicial era depenar um fusca e jogar ele na lama, mas como agora cogitamos a ideia de fazer algo mais invocado em fazer uns upgrates (quem sabe até um kit turbo? rs), veio a ideia de montar um chassi tubular com mecânica AP 1.8 ou 2.0, na configuração de motor central. Assim, teríamos uma mecânica mais comum e maior facilidade para enfrentar uma preparação.
    Como somos "marinheiros de primeira viagem" (temos outros veiculos off-road, mas será o primeiro confeccionado por nós), temos algumas dúvidas quanto a formulação do projeto, alguém pode nos ajudar contado experiências próprias e dando dicas?
    Pensamos em fazer um Chassi Tubular, mas qual bitola ficaria boa? tanto para deixar reforçada, porém não muito pesada. Solda Mig resolve bem?
    Suspensão, qual é a melhor? Duplo A ou IRS?
    Suspensão, poso adaptar de quais outros veículos para deixar ela com bastante curso?
    Pensamos em fazer ela para duas pessoas, vocês podem nos dar algumas dicas?
    Temos como inspiração esse baja insano, mas pretendemos fazer isso de uma maneira beeeem mais simplificada ($$$) kkk


  • #2
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36
    Pondo um pouco de lenha na fogueira, gaiola motor central....vejam a minha.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...r-central.html (Gaiola motor central)

  • #3
    Usuário Avatar de felipezipf
    Entrada
    15/01/2018
    Local
    Guaramirim/SC
    Idade
    25
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Pondo um pouco de lenha na fogueira, gaiola motor central....vejam a minha.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...r-central.html (Gaiola motor central)

    Vi que montou a sua gaiola desde o Zero, certo? cogitou a ideia de montar uma suspensão traseira IRS em vez de Duplo A? o que me diz desta configuração?

  • #4
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36
    A IRS não é perfeita, tem seus defeitos...Duplo A é a melhor que já foi inventada...está em todos os carros de competição. Só por isso. Hehehehehe
    Não cogitei a possibilidade de usar IRS.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    28/03/2018
    Local
    Pinheiral/RJ
    Idade
    52
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde, pessoal!!
    Me chamo Eduardo e este ano 2018 comecei o meu tão sonhado um KartCross... ainda não decidi qual modelo de KartCross seguir... mas, será motor traseiro e central... Ah! o KartCross será monoposto.
    Já comprei algumas peças: a caixa satélite do santana 1.6, os eixos homocinéticos do gol G5 (são iguais. A do lado menor); manga de eixo, cubo e rolamento dianteiro do Gol G5, as rodas traseiras são aro 8 e bi-partidas de alumínio e dois mancaiis quadrados 40mm. O motor é da Honda CBX200. A coroa da Falcon e os discos de freio da Honda CBX e as pinças de freio da Comet.
    Como sou marinheiro de primeira viajem... assim resolvi começar o projeto pelo eixo traseiro.
    Minha ideia é prender a coroa na caixa satélite, e os discos em cada junta homocinética (lado da caixa) através de flanges. Ah! O freio será traseiro duplo.
    Estou desenhando os flanges e o suporte da caixa satélite para levar no torneiro.
    Agora que as peças chegaram estou com problemas nas mangas de eixo... são grandes e pesadas... vou ter que cortá-las e adaptá-las...
    Agora preciso elaborar o chassis para poder desenvolver o projeto... alguém poderia me apontar uma direção? agradeço desde já a atenção dos amigos.

  • #6
    Usuário Avatar de toco santa cruz
    Entrada
    09/05/2015
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    93
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por ENSSe Ver Post
    Boa tarde, pessoal!!
    Me chamo Eduardo e este ano 2018 comecei o meu tão sonhado um KartCross... ainda não decidi qual modelo de KartCross seguir... mas, será motor traseiro e central... Ah! o KartCross será monoposto.
    Já comprei algumas peças: a caixa satélite do santana 1.6, os eixos homocinéticos do gol G5 (são iguais. A do lado menor); manga de eixo, cubo e rolamento dianteiro do Gol G5, as rodas traseiras são aro 8 e bi-partidas de alumínio e dois mancaiis quadrados 40mm. O motor é da Honda CBX200. A coroa da Falcon e os discos de freio da Honda CBX e as pinças de freio da Comet.
    Como sou marinheiro de primeira viajem... assim resolvi começar o projeto pelo eixo traseiro.
    Minha ideia é prender a coroa na caixa satélite, e os discos em cada junta homocinética (lado da caixa) através de flanges. Ah! O freio será traseiro duplo.
    Estou desenhando os flanges e o suporte da caixa satélite para levar no torneiro.
    Agora que as peças chegaram estou com problemas nas mangas de eixo... são grandes e pesadas... vou ter que cortá-las e adaptá-las...
    Agora preciso elaborar o chassis para poder desenvolver o projeto... alguém poderia me apontar uma direção? agradeço desde já a atenção dos amigos.
    Ola Eduardo, boa sorte e paciência no seu projeto. Vou te dar uma dica, primeiro escolha o modelo do projeto que vai construir, construa a estrutura tubular para depois partir para a suspensão e o modelo de tração. Cada modelo de kart tem seu próprio sistema de tração ja projetado para ele, vc até pode mudar mas tem que ser dentro das medidas do projeto original senão vai lhe complicar.Esta parte de eixo e semi-eixos se vc não fizer conforme manda o projeto, é bom deixar para fazer junto com as balanças traseiras e a caixa de tração, ai vc vai fazendo os ajustes necessarios.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/03/2018
    Local
    Pinheiral/RJ
    Idade
    52
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Toco Santa Cruz, obrigado pela dica!
    Achei alguns projetos na Internet. Vou optar pelo modelo Piranha motor traseiro.
    Será que poço usar um tipo de Tubo Metalon Retângular nas seguintes medidas 20cmx30cmx2mm. Cada tudo de 6 metros pesa 9,25Kg.

    A respeito do tamanho das rodas Aro 8 na traseira e Aro 6 na dianteira e o motor já da para começar andar legal?

    Outra pergunta. É melhor usar o diferencial ou um único eixo?

    Obrigado!
    E sei que irão surgir mais dúvidas...

  • #8
    Usuário Avatar de toco santa cruz
    Entrada
    09/05/2015
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    93
    Agradecimentos: 4
    [QUOTE=ENSSe;2473737]Toco Santa Cruz, obrigado pela dica!
    Achei alguns projetos na Internet. Vou optar pelo modelo Piranha motor traseiro.
    Será que poço usar um tipo de Tubo Metalon Retângular nas seguintes medidas 20cmx30cmx2mm. Cada tudo de 6 metros pesa 9,25Kg.

    A respeito do tamanho das rodas Aro 8 na traseira e Aro 6 na dianteira e o motor já da para começar andar legal?

    Outra pergunta. É melhor usar o diferencial ou um único eixo?

    Obrigado!
    E sei que irão surgir mais dúvidas...[/QU
    Se for o piranha I, o sistema de tração e com eixo rigido e a suspenção é unica com apenas um amortecedor central, este modelo particularmente eu não gosto e nunca fiz,mas se optar por um piranha II ou III, Barracuda ou Aranha posso te dar uma força, pois já fiz todos. Os tubos são praticamente iguais para todos estes modelos mudando apenas algumas medidas e espessuras. Este tubo retangular que vc fala são usados apenas na base inferior do chassi e as medidas são 30x30x1.6mm ou 40x40x2mm dependendo do modelo, o restante da estrutura é usado tubo redondo com diametro externo aproximados de 27mm ou 32mm e a espessura entre 2mm e 3.2mm para não amassar quando for curvado. Para estes modelos o ideal é usar rodas aro 12 ou 10,mas dá para usar 8, procura colocar o mesmo aro nas 4 rodas mudando apenas o perfil dos pneus sendo mais fino na dianteira.

  • #9
    Usuário Avatar de toco santa cruz
    Entrada
    09/05/2015
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    93
    Agradecimentos: 4
    Estou com modelo da Barracuda III em construção, vou por umas foto aqui no forum.

  • #10
    Usuário Avatar de felipezipf
    Entrada
    15/01/2018
    Local
    Guaramirim/SC
    Idade
    25
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Bom dia galera, depois de muita correria e muito tempo queimando neurônios, estamos começando a ter ideias mais sólidas para a confecção de nossa gaiola e gostaria de compartilhar com vocês e pedir a opinião!

    Em vez de usar a Mecânica AP e deixar a gaiola com motor central e apenas 4x2, evoluímos ara a ideia de usar Mecânica GM com "tração traseira" (talvez chevette 1.6, ou um de opala 4cil 2.5), mas em vez de deixar o motor na frente, colocar o motor na traseira dele (sistema ficaria "invertido"), na saída da caixa colocar uma T-case (primeira que veio em mente era de willys) e jogar a tração nas 4 rodas através de um diferencial de Ômega, (com homocinéticas), e assim ter suspensões independentes em todas as rodas. o que acham da ideia? no papel perece boa, e como seria feito o chassi do Zero, faríamos tudo para se adaptar a mecânica escolhida

  • #11
    Usuário
    Entrada
    28/03/2018
    Local
    Pinheiral/RJ
    Idade
    52
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde pessoal.
    Toco Santa Cruz, a respeito das rodas eu comprei Roda Aro 8 Bi-Partida para traseira para cubo do Gol. E estava pensando em comprar para a dianteira Roda Aro 8 de raiada (6 raios). Pode ser essas??
    Outra questão achei na Internet o projeto do Kart-Cross St2-lt. O que você acha desde modelo? Anda bem com o motor da Honda Estrada 200cc? Ou seria melhor outro projeto?

  • #12
    Usuário Avatar de toco santa cruz
    Entrada
    09/05/2015
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    93
    Agradecimentos: 4
    Eduardo, como falei vc pode colocar aro 8 sim, desde que seu kart seja um modelo que estas rodas não fiquem pequenas. este aro 8 é mais para mini-buggy, se vc for andar no barro ou areia vai sofrer com estes pneus. este seu motor empurra bem o ST2, o ideal seria um motor de 250cc para cima, mas vc pode compensar reduzindo o peso do kart, usando tubos com espessuras um pouco mais finas.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Projeto F-75 de iniciante
      Por LucasMoreiraAlmeida no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 3
      Última resposta: 25/07/2017, 10:20
    2. Ajuda com primeiro 4x4 para um iniciante!
      Por KawabungaXDG no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 2
      Última resposta: 21/01/2017, 09:49
    3. primeiro projeto ajuda
      Por brunopera no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 6
      Última resposta: 25/06/2015, 13:16
    4. iniciante preciso de ajuda com projeto!
      Por WenderQueiroz no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 4
      Última resposta: 10/05/2014, 19:14
    5. Primeiro KartCross (Iniciante)
      Por dieegoo12 no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 6
      Última resposta: 31/12/2012, 17:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade