x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 79
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/07/2009
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Smile Como montar um Fusca Baja Básico?




    Boa noite pessoal!

    Sou novo no fórum, moro no interior de SP, nunca fiz uma trilha off-road, nunca pilotei jeeps, bugs ou similares e não manjo de mecânica/funilaria.

    Mas tenho algo em comum com vocês. Esse negócio de off-road me atrai.

    Pesquisando sobre fusca off-road no Google, conheci o "baja" e fiquei fissurado. Tenho planos de montar pra andar na terra e também dentro da cidade. Um carro pra passear. Só que tudo isso com um orçamento limitado.. rs..

    Gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês sobre a montagem de um baja.

    O QUE EU JÁ SEI:
    (A) Existem empresas que vendem kits com peças de fibra pra montagem de Bajas. E estes kits não são tão fáceis de instalar, então vou precisar levar pra um funileiro pra pintar e instalar estas peças.

    (B) Também são vendidos os para-choques e gaiolas pra proteger a frente do carro e o motor que fica exposto.

    (C) Não posso dirigir na rua com um baja que acabei de montar, para isso preciso refazer a documentação.

    O QUE EU QUERIA SABER!?
    (1) Qual a forma mais simples de "levantar" o carro pra melhorar a direção em terrenos acidentados e incrementar o visual? Se apenas regular a suspensão original do fusca (acho que tem umas peças que chamam de facões) já fica bom? Qual peça (amortecedor, molas ou etc) eu poderia trocar com baixo custo e que desse um efeito legal, se a suspensão do fusca não for suficiente???

    (2) Qual roda/aro/pneu eu poderia utilizar pra dar um visual legal e também ficar com uma performance boa com um custo baixo? Penso em roda um pouco mais larga do que a original do fusca.

    (3) Como é feito pra deixar as rodas mais "pra fora" do carro, como se os eixos fossem mais longos???

    (4) Qual o custo/burocracia aproximados pra regularizar o baja e rodar na cidade???

    REFERÊNCIAS
    Video de um Baja que achei legal. Não pretendo fazer um tão alto, nem com as rodas tão "pra fora" do carro.


    Empresa que fabrica e vende kits pra montagem de baja:
    http://www.bajanet.com.br/

    Tradução de um artigo sobre montagem de baja:
    http://planetabuggy.com.br/baja/usa.htm
    4X4 Brasil Razão: Estou editando porque não apareceu o link para o video

  • #2
    Usuário
    Entrada
    08/07/2009
    Idade
    54
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Boa Noite colega!!
    Estou com uma ideia parecida com a sua.
    Entre no site www.gurgelguerreiro.com.br lá tem umas dicas.

  • #3
    Usuário Avatar de thiago pupo fonseca
    Entrada
    03/05/2007
    Local
    ilha comprida / sao paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    299
    Agradecimentos: 0
    fala futuro bajeiro , o basico pra vc brincar e um motor no minimo 1500 , e um par de pneus 15 ai depende onde vc vai andar mais , se for areia pneu largo , se for barro fino e cravudo , os paralamas . da pra cortar os de lata e fazer , que fica bem legal , na suspensao trazeira , vc ergue vo facao , a dianteira com a ponta de eixo dupla , que pode ficar pra depois que vai muito bem tambem sem ela , ai o resto vai pondo depois , abracos

  • #4
    Usuário
    Entrada
    08/07/2009
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por EduardoXL Ver Post
    Boa Noite colega!!
    Estou com uma ideia parecida com a sua.
    Entre no site www.gurgelguerreiro.com.br lá tem umas dicas.
    Obrigado pela dica colega!

    Eu dei uma pesquisada no site e encontrei alguns tópicos específicos pra adaptação do X12.

    No caso eles discutem sobre IRS de Kombi. E tem um pessoal que acha que pode forçar a estrutura do Gurgel.

    Pra fusca não vi nada específico.

    Mas me fala uma coisa: o que é IRS?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/07/2009
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Question

    Citação Postado originalmente por thiago pupo fonseca Ver Post
    fala futuro bajeiro , o basico pra vc brincar e um motor no minimo 1500 , e um par de pneus 15 ai depende onde vc vai andar mais , se for areia pneu largo , se for barro fino e cravudo , os paralamas . da pra cortar os de lata e fazer , que fica bem legal , na suspensao trazeira , vc ergue vo facao , a dianteira com a ponta de eixo dupla , que pode ficar pra depois que vai muito bem tambem sem ela , ai o resto vai pondo depois , abracos
    Fala Tiago!

    Obrigado pela dica. Desta forma parece simples.

    Acho que as rodas do fusca já são aro 15 originais, mas os pneus originais são finos. Pra colocar pneus um pouco mais largos precisaria trocar por rodas mais largas? Existe diferença em largura de rodas ou qualquer roda aro 15 serve pneus mais largos?

    A parte da suspensão dianteira eu não entendi. Como é esse negócio de ponta de eixo dupla? Você poderia falar mais sobre isto? Tem alguma foto/link?

    Mais uma vez, obrigado pela força!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    08/07/2009
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Estive pesquisando aqui no fórum e no Google e o pessoal recomenda bastante os pneus com medidas 225/75 R15. O duro é que o "precinho" médio que achei na web é lá pros R$ 400 cada pneu novo. Será que é fácil encontrar remold?

    Se eu apenas levantar a suspensão original do fusca no máximo (como sugeriu o Thiago) e colocar pneus com estas medidas, vou precisar cortar os para-lamas ou dá pra continuar com a lataria intacta?

    Se eu fizer apenas estas modificações de aumentar a suspensão e trocar os pneus, precisarei refazer os documentos pra rodar aqui na cidade ou posso continuar rodando com os documentos originais do fusca?

  • #7
    invariavelmente para modificar a altura das suspensões tem que ter autorização prévia do detran e depois submeter o veículo à vistoria em órgão credenciado pelo inmetro para obter o laudo de segurança veicular...

  • #8
    Usuário Avatar de jfazioni
    Entrada
    25/06/2009
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    apogeu: no meu fusca eu coloquei pneus 7.00 15 q é bem grande e nao precisou cortar os paralamas, conheço um cara q colocou pneus 225 75 e não precisou cortar... porem vc deixa o carro fraco em subidas devido ao tamanho, se o seu motor for 1.600 ai num fica tao ruim...
    irs é o nome da suspensao traseira da kombi (independent rear suspension) q nao deixa a roda em angulo quando se levanta ou abaixa igual a do fusca. isso é muito bom, mas sai caro adaptar no fusca...
    essa manga de eixo dupla q falaram acho q confundiram o jeito de dizer, as q eu ja vi é o seguinte: na suspensão dianteira a disco, vc corta a peça onde vai a ponta de eixo pela metade no sentido vertical e a solda mais embaixo, aumentando assim a altura do vao livre...
    se vc só quer um carro para desfilar e passear sem fazer trilhas, economize o dinheiro das adaptaçoes mecanicas para melhorar o desempenho off road, e intale um kit baja q fica bem bonito, agora se quer um fusca q seja bom no off road mesmo, coloque uns pneu lameiros, levante a suspensão, coloque um bloqueio de diferencial e ta feita a festa!
    a proposito, existem loja especializadas em pneus off road recapados com uns desenhos bem agressivos, e sai mais em conta, p/ vc ter uma ideia, se eu mandasse os meus pneus velhos, eles cobravam 175 cada um!!

  • #9
    ei rapazes, todas as duvidas expostas nesse tópico já tem respostas no forum.. deem uma pesquisada que vcs acham bastante coisa.

    mas posso adiantar ao apogeu que uma maneira mais barata e certa de fazer um baja é justamente não fazer rssss

    dá uma procurada no mercado livre, feiras off roads, anuncios de jornal etc.. e ache um baja pronto, mesmo que não esteja em boas condições mas que conste como baja ou veiculo modificado no documento, a um tempo atraz achei um todo fudido por 1.500, as vantagens?

    já documentado como baja
    já com kit instalado
    lataria cortada
    já com parachoques

    só ai já se economiza uma boa verba e dor de cabeça.

    depois é só reformar e ver o que vc quer mexer... se vai colocar IRS. se vai aumentar as mangas de eixo...flw.
    4X4 Brasil
    MOPAR - or no car.

  • #10
    tem um cara q faz o baja e vende no jeito ele arruma o fusca e tals... creio q é só da o acabamento e algumas coisinhas...

    http://www.penatti.baja.nom.br/page.aspx
    19 9265-5161

  • #11
    Usuário Avatar de jfazioni
    Entrada
    25/06/2009
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jfazioni Ver Post
    apogeu: no meu fusca eu coloquei pneus 7.00 15 q é bem grande e nao precisou cortar os paralamas, conheço um cara q colocou pneus 225 75 e não precisou cortar... porem vc deixa o carro fraco em subidas devido ao tamanho, se o seu motor for 1.600 ai num fica tao ruim...
    irs é o nome da suspensao traseira da kombi (independent rear suspension) q nao deixa a roda em angulo quando se levanta ou abaixa igual a do fusca. isso é muito bom, mas sai caro adaptar no fusca...
    essa manga de eixo dupla q falaram acho q confundiram o jeito de dizer, as q eu ja vi é o seguinte: na suspensão dianteira a disco, vc corta a peça onde vai a ponta de eixo pela metade no sentido vertical e a solda mais embaixo, aumentando assim a altura do vao livre...
    se vc só quer um carro para desfilar e passear sem fazer trilhas, economize o dinheiro das adaptaçoes mecanicas para melhorar o desempenho off road, e intale um kit baja q fica bem bonito, agora se quer um fusca q seja bom no off road mesmo, coloque uns pneu lameiros, levante a suspensão, coloque um bloqueio de diferencial e ta feita a festa!
    a proposito, existem loja especializadas em pneus off road recapados com uns desenhos bem agressivos, e sai mais em conta, p/ vc ter uma ideia, se eu mandasse os meus pneus velhos, eles cobravam 175 cada um!!
    vixi pessoal, falei asneira!! mil desculpas!!!!
    apogeu, estive pensando e pesquisando melhor, a ponta de eixo dupla, consiste em pegar a ponta de eixo, cortar a ponta em si onde vai o cubo e tal, e soldar uma outra peça inteira(ponta de eixo) mais pra baixo, e não cortar ela no meio e soldar uma das metades para baixo...

  • #12
    Usuário Avatar de thiago pupo fonseca
    Entrada
    03/05/2007
    Local
    ilha comprida / sao paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    299
    Agradecimentos: 0

    todas as adaptacoes

    [IMG]file:///C:/DOCUME%7E1/darci/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.jpg[/IMG]fala bajeiro , olha um topico que eu postei ai como todas as adaptacoes que tem foto da manga dupla , e da irs, nao postei aq porque sou horrivel no computador , rsrsr

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade