x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2

    BLOWER no motor a ar




    Achei isso no Mercado Livre, um Fusca com o turbo compressor (blower) do Fiesta Supercharger, achei muito interessante, uma maneira simples e eficiente de deixar o motor a ar mais forte!
    Achei isso pois estava fuçando nesse assunto (e pensando em montar um no meu Gurgel) depois que um amigo meu, entendido de motores a ar das antigas, me disse que usou nos anos 80 um tipo de "mini-blower" no Fusca dele, tocado pela polia do motor, mas era um negócio meio artesanal, tipo "faça você mesmo"! Mas segundo ele funcionava muito bem!!!
    Alguém já viu essa adaptação?
    O que acham?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos BLOWER no motor a ar-turbo-compressor-do-fiesta-no-fusca.jpg  

  • #2
    Usuário
    Entrada
    09/06/2006
    Idade
    52
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Muito bem penasado!! Minha dúvida é se as roscas dos estojos de fixação do cabeçote vão aguentar o aumento de compressão... mas sem dúvida é muito bem bolado.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    09/06/2006
    Idade
    52
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0
    A propoósito, Marcelo, legal saber que vc tem gurgel. Tive um x-12 por nada menos que 18 anos, e fazia trilha, raid, viagens... se precisar de alguma dica que possa ajudar, estou à disposição.

  • #4

    Thumbs up Interessante...

    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Achei isso no Mercado Livre, um Fusca com o turbo compressor (blower) do Fiesta Supercharger, achei muito interessante, uma maneira simples e eficiente de deixar o motor a ar mais forte!
    Achei isso pois estava fuçando nesse assunto (e pensando em montar um no meu Gurgel) depois que um amigo meu, entendido de motores a ar das antigas, me disse que usou nos anos 80 um tipo de "mini-blower" no Fusca dele, tocado pela polia do motor, mas era um negócio meio artesanal, tipo "faça você mesmo"! Mas segundo ele funcionava muito bem!!!
    Alguém já viu essa adaptação?
    O que acham?
    E aí Marcelo!!!

    Bem interessante essa sua descoberta! Só uma resalva, turbo compressor é uma coisa, blower ou supercharger ou compressor mecânico (todos tem o mesmo princípio de funcionamento) outra.
    Mas deve ficar bom, pois o supercharger tem funcionamento mais homogêneo que o turbo. Ou seja ele funciona desde as mais baixas rotações não tendo aquel coice característico dos turbos grandes e nem enforca o motor como os turbos menores...
    Daí dá para imaginar um desempenho, em situações off-road, muito bom para o seu Gurgel, caso vc venha a fazer isso!

    Valewww!

    Elias

  • #5
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Elias RS Ver Post
    E aí Marcelo!!!

    Bem interessante essa sua descoberta! Só uma resalva, turbo compressor é uma coisa, blower ou supercharger ou compressor mecânico (todos tem o mesmo princípio de funcionamento) outra.
    Elias
    Ops... é mesmo, que mancada, se tivesse como editar o nome do tópico... mandei uma MP para o moderador, vamos ver!
    Bom, ainda estou à procura de um blower desses, por aqui não é fácil encontrar.
    4X4 Brasil

  • #6
    Marcelo,

    Já respondi sua MP.

    Quanto ao blower, ouvi dizer que a Crestana & Crestana tem a venda. Não tenho endereço desta empresa mas acredito que encontre pelo Google.

    Quanto a foto, se fizer coisa do tipo não cometa o mesmo erro de acionamento, tracionando o blower através de correia de alternador original.
    É aquela história, a força de uma corrente é igual ao seu elo mais fraco, e dependendo da pressão o blower pode representar alguns HP's a mais sobre a correia.

    Sds,
    Sukys

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    No mercado livre e no Hot PA tem alguns...

  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Sukys, valeu pela atenção! Entendi, a polia motora deve vir da principal do motor né, do virabrequim. Não tinha percebido esse erro.

    Zoega, dei uma olhada no ML e no Hot PA (que não conhecia) nesse último tem vários, mas aquele 4.53, estão até baratos, mas são grandes para um motor à ar.

    No ML apareceu um "turbo elétrico", tocado por um motorzinho, diz aumentar 35 a 30% de potência. será mesmo?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Acho que vc tem que correr atrás do M24 do fiesta 1.0 supercharger... No Ml tem alguns...

    Esse turbo elétrico do ML, acho que é mancada, parece igualzinho a ventoinha de ar quente da minha F100. Não dá pressão nenhuma isso aí e ainda mais por 500 pila... Se quiser faça um desse, passe no desmanche que vc acha um ''compressor'' desse facilmente...

  • #10
    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    ...a polia motora deve vir da principal do motor né, do virabrequim...
    Não necessáriamente. Muitas vezes não existe como deixar todas as polias no mesmo alinhamento ou não existe como fixar alinhadores ou esticadores, daí pode-se optar pelo uso de mais de uma correia.
    O problema está em manter a correia do girabrequim original. Deveria ter sido substituída por outra do mesmo estilo que aciona o blower.

    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    No ML apareceu um "turbo elétrico", tocado por um motorzinho, diz aumentar 35 a 30% de potência. será mesmo?
    Turbina acionada por motor elétrico é coisa antiga, e dependendo do motor em que será instalado pode até gerar uma pressão razoável, só que o motor que aciona a turbina consome um absurdo de energia e normalmente não se presta para um funcionamento continuado.

    Sds,
    Sukys

  • #11
    Citação Postado originalmente por zoega Ver Post
    "... Acho que vc tem que correr atrás do M24 do fiesta 1.0 supercharger... No Ml tem alguns..."
    http://lista.mercadolivre.com.br/eaton-m24

    []'s

  • #12
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Achei isso no Mercado Livre, um Fusca com o turbo compressor (blower) do Fiesta Supercharger, achei muito interessante, uma maneira simples e eficiente de deixar o motor a ar mais forte!
    Achei isso pois estava fuçando nesse assunto (e pensando em montar um no meu Gurgel) depois que um amigo meu, entendido de motores a ar das antigas, me disse que usou nos anos 80 um tipo de "mini-blower" no Fusca dele, tocado pela polia do motor, mas era um negócio meio artesanal, tipo "faça você mesmo"! Mas segundo ele funcionava muito bem!!!
    Alguém já viu essa adaptação?
    O que acham?

    CARACA QUE GANBIARRA, esta ligado no alternador??? a correia do motor deve fritar em 10 minutos no maximo.....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade