x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37
  • #1

    Lightbulb Carregador De Baterias - Carga Lenta




    Levante a mão quem nunca teve problemas com baterias...

    Aí vai uma opção para um carregador de bateria automotiva - CARREGADOR LENTO!


    Você vai precisar de:
    4 diodos IN 4007

    1 lampada incandescente 150W COMUM

    1 bocal

    2 metros de fio 1,0mm.
    Ligue conforme o esquema em anexo.

    IMPORTANTE:
    • UTILIZE UMA CHAVE TESTE PARA IDENTIFICAR A FASE! NO 1,99 TEM!
    • OBSERVEM A POSIÇÃO DOS DIODOS (FAIXAS)!
    O tempo de carga é de 5 a 8 horas para carga total!

    DICA: Ao ligar o sistema a lâmpada deve acender normalmente, se acender lentamente é porque sua bateria está com problemas.

    O MAIS IMPORTANTE: CUSTO DA OBRA R$ 0,75 A CARTELA DE DIODO IN4007 COM 10 UNIDADES, AS OUTRAS COISAS EU TINHA EM CASA!

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Carregador De Baterias - Carga Lenta-carregador-delmar.jpg  
    Deus no Coração
    Uma idéia na cabeça
    E uma CHEROKEE nas mãos. (acho que eu vou longe!)

  • #2
    Delmar

    Não tinha idéia que é possível fazer um carregador de forma tão simplificada...
    No esquema que vc mandou dá a entender que a saída do último diodo é ligada com o a saída dos dois diodos acima, essa ligação não existe né ?

    [ ]´s

    Marco Antonio

  • #3
    Esta ligação não existe!

    Nesta ilustração os pontos indicam as ligações entre os diodos, ou seja, a saída do diodo de baixo está ligada com a saída do primeiro doido e os dois seguem para o polo positivo da bateria...
    Deus no Coração
    Uma idéia na cabeça
    E uma CHEROKEE nas mãos. (acho que eu vou longe!)

  • #4
    Usuário
    Entrada
    08/01/2007
    Idade
    54
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Delmar,

    Legal a dica!
    Duas duvidas...
    1) Os Diodos podem ser encontrados em qualquer loja de material elétrico?
    2) O material especificado pode ser utilizado para bateria(s) de maior amperagem, tipo 110, 130 A?
    Obrigado..

    Sílvio Cézar
    BAND longa 81 (bateria nova na lata velha... rsrs)

  • #5
    Silvio, estes diodos são encontrados em qualquer loja de eletrônicos. Aqui em Ctba-PR paguei R$ 0,75 por uma cartela com 10 unidades.

    Para baterias de maior amperagem também funciona. O que muda de uma bateria de 60Ah pra uma de 150Ah é a duração da carga. O segredo para uma boa carga é ela ser o mais lenta possivel, com o multimetro em CC nos terminais da bateria durante a carga é possivel verificar que a tensão nos terminais vai aumentando gradativamente até uns 14 volts que é quando a bateria está carregada.
    Deus no Coração
    Uma idéia na cabeça
    E uma CHEROKEE nas mãos. (acho que eu vou longe!)

  • #6
    Citação Postado originalmente por Delmar Ver Post
    Levante a mão quem nunca teve problemas com baterias...

    Aí vai uma opção para um carregador de bateria automotiva - CARREGADOR LENTO!


    Você vai precisar de:
    4 diodos IN 4007

    1 lampada incandescente 150W COMUM

    1 bocal

    2 metros de fio 1,0mm.
    Ligue conforme o esquema em anexo.

    IMPORTANTE:
    • UTILIZE UMA CHAVE TESTE PARA IDENTIFICAR A FASE! NO 1,99 TEM!
    • OBSERVEM A POSIÇÃO DOS DIODOS (FAIXAS)!
    O tempo de carga é de 5 a 8 horas para carga total!

    DICA: Ao ligar o sistema a lâmpada deve acender normalmente, se acender lentamente é porque sua bateria está com problemas.

    O MAIS IMPORTANTE: CUSTO DA OBRA R$ 0,75 A CARTELA DE DIODO IN4007 COM 10 UNIDADES, AS OUTRAS COISAS EU TINHA EM CASA!

    ola amigo o neurto no desenho quer diser o negativo da tomada ,oque posso usar para prender os fios a bateria ,posso usar uma tomada nos terminas dos fios ,e quando posso saber se a bateria esta caregada. obrigado.......

  • #7
    ola amigo gostei da ideia do caregador de bateria mas tenho uma duvida ,no desenho o neutro que voce se refere e o negativo?
    SIM, NA BATERIA É O NEGATIVO E NA TOMADA DE CASA É O NEUTRO. USE UMA CHAVE TESTE PARA SABER QUAL O NEUTRO...

    e nas termainas posso colocar um plugue de tomada?
    SIM, MAS MARQUE O LADO CERTO NA TOMADA E NO PLUGUE PARA NÃO INVERTER O ESQUEMA!

    e oque posso usar para prender os fios na bateria.obrigado
    DESENCAPE AS PONTAS E ENROLE NOS TERMINAIS DA BATERIAS.

    USE UM VOLTÍMETRO PARA SABER SE ESTÁ COM CARGA COMPLETA...

    Deus no Coração
    Uma idéia na cabeça
    E uma CHEROKEE nas mãos. (acho que eu vou longe!)

  • #8
    oi amigo fis o caregador , mas ainda tenho uma duvida ela serve para as outras bateria que contenha mas anperagens ou menas

  • #9
    O que importa é se a bateria é 12V! A amperagem determina o tempo de recarga. Por exemplo 60Ah precisa de mais ou menos 4 horas para uma carga já uma bateria de 90Ah deve levar 6 horas.

    Mas é bom usar um voltímetro para ter certeza...
    Deus no Coração
    Uma idéia na cabeça
    E uma CHEROKEE nas mãos. (acho que eu vou longe!)

  • #10
    Delmar, muito legal esse esquema do carregador (o "lance" dos bancos concha caseiros então...), mas tenho algumas dúvidas... primárias até, mas...
    O que importa é se a bateria é 12V!
    Ok, mas a instalação elétrica de casa 110V ou 220V muda em algo o esquema (além da voltagem da lâmpada)?
    NA BATERIA É O NEGATIVO E NA TOMADA DE CASA É O NEUTRO. USE UMA CHAVE TESTE PARA SABER QUAL O NEUTRO...
    MAS MARQUE O LADO CERTO NA TOMADA E NO PLUGUE PARA NÃO INVERTER O ESQUEMA!
    Isso varia de tomada pra tomada, ou existe algum padrão? Por exemplo: se eu precisar recarregar a bateria na casa da namorada - ou em outro lugar - , precisarei levar a chave teste (pra verificar onde é o "neutro") sempre junto com o carregador?
    E se inverter, queima o carregador, ou pode danificar a bateria?
    e o que posso usar para prender os fios na bateria.obrigado
    DESENCAPE AS PONTAS E ENROLE NOS TERMINAIS DA BATERIAS.
    Uma coisa que eu acho que ficava legal era conectar as pontas dos fios a terminais tipo "boca de jacaré", facilmente encontrados em lojas de equipamentos eletrônicos (provavelmente, onde encontra-se os diodos...)

    A última dúvida é a seguinte: Esse procedimento de carga, pode ser feito com a bateria no carro (desconectando os terminais)?

    Ah, só mais uma: No caso da bateria está mais ou menos "arriada" (por exemplo, por ter ficado muito tempo com o som ligado ou "pernoitado" com os faróis acesos), esse carregador pode ser usado para dar a partida no carro, como se faz com os "cabos de CHUPETA", só que, ao invés de "interligar" dois veículos e usar a energia da bateria do outro, "ligar o carro à tomada" e usar a energia desta para dar a partida, desconectando tudo em seguida e deixar o alternador carregar (como se faz numa "operação chupeta entre dois carros)?

    Bom, foi mal aí as perguntas tolas mas... sabe como é que é, né?

  • #11

    Vamos lá!!!

    Delmar, muito legal esse esquema do carregador (o "lance" dos bancos concha caseiros então...), mas tenho algumas dúvidas... primárias até, mas...
    Ok, mas a instalação elétrica de casa 110V ou 220V muda em algo o esquema (além da voltagem da lâmpada)? É a mesma instalação, só muda a voltagem da lampada!
    Somente a lampada!

    Isso varia de tomada pra tomada, ou existe algum padrão? Por exemplo: se eu precisar recarregar a bateria na casa da namorada - ou em outro lugar - , precisarei levar a chave teste (pra verificar onde é o "neutro") sempre junto com o carregador?
    Deveria ser padrão, mas... é bom levar uma chave teste!

    E se inverter, queima o carregador, ou pode danificar a bateria?
    Vai danificar a bateria! Tome cuidado!

    Uma coisa que eu acho que ficava legal era conectar as pontas dos fios a terminais tipo "boca de jacaré", facilmente encontrados em lojas de equipamentos eletrônicos (provavelmente, onde encontra-se os diodos...)
    Concordo!

    A última dúvida é a seguinte: Esse procedimento de carga, pode ser feito com a bateria no carro (desconectando os terminais)?
    Sim... sem problemas! Mas deixe a bateria desconectada!

    Ah, só mais uma: No caso da bateria está mais ou menos "arriada" (por exemplo, por ter ficado muito tempo com o som ligado ou "pernoitado" com os faróis acesos), esse carregador pode ser usado para dar a partida no carro, como se faz com os "cabos de CHUPETA", só que, ao invés de "interligar" dois veículos e usar a energia da bateria do outro, "ligar o carro à tomada" e usar a energia desta para dar a partida, desconectando tudo em seguida e deixar o alternador carregar (como se faz numa "operação chupeta entre dois carros)?
    Não, pois este sistema oferece uma amperagem muito baixa (mais ou menos 1Ah/hora) no momento da partida o arranque exige toda a carga da bateria (60, 75, 90Ah!),,,

    Bom, foi mal aí as perguntas tolas mas... sabe como é que é, né?
    Deus no Coração
    Uma idéia na cabeça
    E uma CHEROKEE nas mãos. (acho que eu vou longe!)

  • #12
    Ok, Delmar! Muito obrigado pelas respostas.
    Vou fazer um pra mim (e guardá-lo no carro junto com uma "chave-teste", hehehe)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade