x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    06/06/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    34
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Ajuda CHASSI TUBULAR - Ariel Atom




    Boa Tarde.

    Sou novato e estou iniciando um projeto com meu irmão. Queremos construir um chassi inspirado no Ariel Atom (o mais próximo possível).

    Porem estamos com duvidas sobre qual tipo de tubos e aço usar.
    se puderem ajudar...
    Qual melhor tipo de tubos?
    Qual espessura da parede do tubo é recomendada?

    Quero um projeto que (logicamente) ofereça segurança e resistência, porem que os tubos não sejam tão grossos ao ponto de deixarem o chassi muito pesado.

    Seguem fotos do chassi de inspiração.

    Ajuda CHASSI TUBULAR - Ariel Atom-chassi.jpg
    .
    Ajuda CHASSI TUBULAR - Ariel Atom-atom.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Quanto ao tubo, o melhor e o tubo sem costura, sai em media 3 vezes mais caro do que o tubo comum mas ´´e muito mais resistente.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    06/06/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    34
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Estava pensando em usar tubos de 2" a 2"1/2 com paredes de 2,65mm ou 3mm para as barras principais do chassi...
    E tubo de 1"1/2 com parede entre 1,5mm e 2mm para as barras de travas.

    O que acha dessas medidas?
    São fortes o bastante? Fracas?


    Vlw. Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Eu não uso parede menor que 2,65 mm.
    Se vc souber usar algum programa de CAD vc vai gostar deste site: GrabCAD - CAD library

  • #5
    Usuário Avatar de OSBRI
    Entrada
    17/03/2017
    Local
    Betim/MG
    Idade
    50
    Posts
    64
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por rbt17 Ver Post
    Estava pensando em usar tubos de 2" a 2"1/2 com paredes de 2,65mm ou 3mm para as barras principais do chassi...
    E tubo de 1"1/2 com parede entre 1,5mm e 2mm para as barras de travas.

    O que acha dessas medidas?
    São fortes o bastante? Fracas?


    Vlw. Abraço
    rbt17, boa tarde!

    O que o Flávio Cadore citou quanto ao tipo do tubo e sua parede, está correto; Embora costumamos ver inúmeras gaiolas com tubos de menor diâmetro e parede fina, com o intuito de aliviar o peso do conjunto, que obviamente ajuda e muito na desenvoltura da mesma, eu sou daqueles que prefere pecar pelo excesso de zelo/segurança, mesmo que para isso acarrete mais peso à viatura...
    Além do tubo, convém fazer a solda pelo processo Mig ou Tig, com profissionais experientes, que vão adicionar material apropriado, com elevada resistência à trincas e/ou fissuras.
    Na minha, utilizei tubos Schedule, diâmetro 1.1/4" (42,16mm) x 2,77mm de parede (SCH 10), soldado pelo processo Tig, com adição de varetas SAE-312.
    Este processo é muuuiito mais lento que a MIG, porém optei por ele pelo fato de toda essa mão-de-obra ter sido executado em minha própria oficina, não acarretando maiores custos...
    Tenho ciência que ela ficou mais pesada que a grande maioria, mas visei acima de tudo a baixa manutenção do conjunto com eventuais torções que ela sofreria lá na frente!!
    Desejo-lhe muito boa sorte, bastante paciência e calma na sua execução, pois no final vc verá que valeu à pena!
    Abraços. Fábio A.Brisolla

  • #6
    Usuário
    Entrada
    06/06/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    34
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por OSBRI Ver Post
    rbt17, boa tarde!

    O que o Flávio Cadore citou quanto ao tipo do tubo e sua parede, está correto; Embora costumamos ver inúmeras gaiolas com tubos de menor diâmetro e parede fina, com o intuito de aliviar o peso do conjunto, que obviamente ajuda e muito na desenvoltura da mesma, eu sou daqueles que prefere pecar pelo excesso de zelo/segurança, mesmo que para isso acarrete mais peso à viatura...
    Além do tubo, convém fazer a solda pelo processo Mig ou Tig, com profissionais experientes, que vão adicionar material apropriado, com elevada resistência à trincas e/ou fissuras.
    Na minha, utilizei tubos Schedule, diâmetro 1.1/4" (42,16mm) x 2,77mm de parede (SCH 10), soldado pelo processo Tig, com adição de varetas SAE-312.
    Este processo é muuuiito mais lento que a MIG, porém optei por ele pelo fato de toda essa mão-de-obra ter sido executado em minha própria oficina, não acarretando maiores custos...
    Tenho ciência que ela ficou mais pesada que a grande maioria, mas visei acima de tudo a baixa manutenção do conjunto com eventuais torções que ela sofreria lá na frente!!
    Desejo-lhe muito boa sorte, bastante paciência e calma na sua execução, pois no final vc verá que valeu à pena!
    Abraços. Fábio A.Brisolla

    Fábio boa noite.

    Obrigado pelas dicas, estou pesquisando bastante para definir a tubulação do chassi. Vou utilizar os tubos sem costura, a questão é mesmo balancear espessura dos tubos e paredes.
    Quanto as soldas, vou só pontear com a elétrica e mandar para um profissional soldar com Mig ou Tig.

    Sei que é um projeto demorado, mas vamos lá q vai dar certo!
    Mais uma vez obrigado! Abraço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Projeto de chassi tubular
      Por luucassmo no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 15
      Última resposta: 05/10/2015, 16:59
    2. Construção de Gaiola com chassi tubular
      Por tzatti no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 26
      Última resposta: 08/11/2014, 21:49
    3. chassi tubular para cj5
      Por fonsek no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 30/07/2011, 13:31

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade