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Convex Datacenter
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  1. #1
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Mini buggy parado a 7 anos não liga!




    Olá pessoal! Tenho aqui o mini veículo SID CAR modêlo Ventura Plus de 1994/95 Equipado com motor 2 tempos marcar BRANCO de 3,5cv com carburador DELL'ORTO

    Ficou parado por 7 anos estou tentando colocá-lo para funcionar!

    Já iniciei o básico:-
    1- Limpei o tanque de combustível,
    2- Substituí a mangueira,
    3- Instalei um filtro de combustível,
    4-Limpei carburador,
    5- Examinei a vela e espirrei WD40 pela abertura,
    6- Verifiquei que o motor gira livre.

    Estou criando este tópico porque não consigo ligá-lo.

    Não tem faisca na vela,
    Testei com outra e também não faiscou!

    Estou aberto para receber ajuda, logo postarei fotos.

  2. #2
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    Se não tem faísca não tem jeito, vai ter que abrir para verificar se tem platinado ( deve ter), se enferrujou vai ter que trocar, não resolve lixar. Vai precisar retirar o volante dele para ver isso. Já troque o condensador ( sai baratinho ). Eu revivi um motorzinho a algum tempo e precisei trocar o platinado e já que estava aberto troquei o condensador para não incomodar mais tarde.

  3. #3
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    Olá Flávio, grato pela mensagem! Mas este motor não tem platinado! É sistema de ignição por magneto eletrônico (IGNITRON).
    Um amigo me mostrou um motor semi-desmontado e disse que dentro da caixa onde tem a partida manual voce tira o magneto que é rotativo, e por baixo fixo no motor tem duas bobinas no formato de meia lua. Uma de ignição e outra de iluminação. Pelo que entendí parece um alternador, só que é ao contrário,ou seja a bobina fica parada o os imãs que viram. Desta bobina sai um fio vermelho que liga numa caixinha do lado de fora que ele chamou de CDI. Pelo que me disse 90% dos defeitos são da bobina e não do CDI.

  4. #4
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    Não sei se ajuda olha umas fotos do buggy e do motor!
    Mini buggy parado a 7 anos não liga!-dscn8257.jpg
    Mini buggy parado a 7 anos não liga!-dscn8258.jpg

  5. #5
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    Neste caso é a bobina ou o CDI...se vc tiver um multímetro verifique se vem corrente da bobina, pegue o fio vermelho, ligue o multímetro na posição de voltagem corrente alternada e a outra pata do multímetro vc liga no bloco do motor. Dá uma partida no motor e se marcar alguma coisa no multímetro é sinal que a bobina está boa. Aí é problema no CDI...só trocando por outro.

  6. #6
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    Ainda não desmontei! Desliguei o fio do CDI, Com o Multimetro em escala de ohms 2000 uma ponta no Fio vermelho que vem lá de dentro na bobina e a outra ponta no terra na carcaça do motor! Não deu leitura! O correto é obter algo entre 260 a 270!
    Pode ser que com o tempo a bobina isolou, ficou sem terra?

  7. #7
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    Testa na posição Voltagem corrente alternada com a mesma ligação e dá uma puxada na cordinha, se não marcar nada é a bobina que pifou, acontece... ela não perde o terra.

  8. #8
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    Flávio, fiz o teste! desconectei o fio vermelho que vem da bobina e chega no CDI, liguei a ponta de prova vermelha, e a preta na carcaça do motor, multímetro na posição de corrente alternada e puxei na cordinha (sem vela para virar mais fácil): Resultado chegou até 0,4 volts! Liguei a parafusadeira para girar o motor:- com rotação de 1500 rpm chegou ao 1,1volts!
    Eu achei pouca voltagem ! É assim mesmo? Quanto deveria ser o normal?
    Estou pensando em repetir o teste com o cdi no lugar e a vela fora para verificar se forma faísca no eletrodo.

  9. #9
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    Flávio insistí um pouco mais, utilizei uma parafusadeira mais potente e a voltagem foi recuperada! Agora em meia volta dá 20 a 30 volts e em rotação 135 volts, reinstalei o cdi e liguei a vela no cabo, e deu faísca no eletrodo! Até a bobina de iluminação voltou a funcionar! Próximo passo vou abastecer e acredito que irá ligar fácil!

  10. #10
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Se deu faísca é obrigado a funcionar... se ele se mantiver assim Blz...se ele não der faísca pode ser algum mau contato no suporte da bobina, o fio vermelho quebrado em algum lugar ou na própria bobina.

  11. #11
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    FUNCIONOU! ESTÁ VIVO!
    Abastecí e tentei ligar! continuei com ajuda da parafusadeira, e finalmente funcionou perfeitamente! Funcionou melhor depois que "tirei o ar" da mangueira! Enquanto tinha ar no filtro ele pegava funcionava um pouco morria, soltei a mangueira perto do carburador e abaixei ela até despejar o suficiente para encher bem o filtro e sair gasolina sem borbulhas, reconectei e funcionou perfeito ligando facilmente na cordinha.

    Vou seguir com a revisão:-
    - Removí a corrente deixei de molho no thinner, sequei com ar comprimido, reinstalei ajustei a tensão e lubrifiquei uma gota de óleo por elo.
    - Verifiquei e ajustei o cabo do acelerador;
    - No freio examinei as sapatas, lubrifiquei o sistema e regulei;
    - Vou trocar toda a fiação.
    - Substituir a correia de tração.
    Acho que é só!

    Flávio voce já me ajudou tanto, acho que estou até abusando de sua paciência! Em sua opinião o que mais tenho de revisar para deixá-lo em condição de uso?

  12. #12
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Aristides, é uma satisfação poder ajudar!!! fique certo disto.
    Eu já revisei um destes, era um jeepinho. Só dá uma olhada nos rolamentos se tem alguma folga e uma olhada no esquema da marcha ré, no mais é só por gasolina e andar.
    Dá uma olhada como está o óleo do motor, se ficou tempo parado é bom trocar e uma limpeza no filtro de ar.

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