x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
  • #1

    Dúvida IRS Gurgel X12




    Estou reformando um Gurgel X12. O tópico dele é http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...-x12-86-a.html (Reforma Completa de Gurgel X12 86).

    A suspensão dele está precisando trocar as molas e queria colocar umas maiores, mas para isso necessito de homocinéticas de kombi e lateral da caixa para que não tenha problemas com as rodas. Alguns colocam a suspensão inteira da kombi mas reclamam que é dura, outros colocam da variante mas não tem muita altura. Com isso fiquei na dúvida:
    1. O que preciso fazer para elevar a suspensão deixando o mesmo sistema do original (tirantes e molas)? Pensei em refazer os tirantes (braços) e aumentar o tamanho das molas mas não sei se as mangas da kombi iriam caber. Vi em algum tópico que pode-se colocar um braço auxiliar, mas alguém tem um desenho ou fotos disso?
    2. Os facões da kombi servem como suporte ou apenas para torcer o feixe de molas? Outra idéia seria adaptar os suportes das molas em cima do braço da kombi e retirar os facões.
    3. Não sei se alguém já viu os suportes dos bajas americanos (trailing arms) que são muito parecidos com os da kombi mas pode-se comprar com a altura que quiser.
    -ac529010_2.jpg
    Pode-se comprar um kit (que é um pouco caro) com toda a suspensão IRS, só que com feixe próprio para o peso do carro.
    Disso me vem a grande dúvida: Se o sistema com molas helicoidais é tão melhor que o da kombi com barras de torção porque os bajas americanos ainda matêm este sistema e desenvolvem produtos de ponta para ele?

  • #2
    Iria ficar parecido com esse da foto.
    Com os suportes das molas aproximadamente no círculo preto e sem o segundo braço da seta vermelha.
    É realmente necessário este segundo braço para dar estabilidade ao conjunto? Este seria o braço auxiliar? Poderia substituí-lo por um facão soldado?

    -1499435_10152464352732656_965902866_n.jpg

  • #3
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36
    PFernando, o segundo braço é necessário... sem ele não funciona.
    No caso da primeira foto, o facão original é aparafusado naqueles 5 furos da chapa.
    Na segunda foto não usa o facão porque tem o segundo braço ( da seta vermelha ).

  • #4
    Neste caso se eu fizer no meu Gurgel um braço mais longo com o suporte da mola e do amortecedor na posição certa, fazer um segundo braço (pode ser soldado no primeiro na parte que pega na manga?) e colocar mola maior vai dar certo a caixa com homocinética?

  • #5
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36
    Soldar o facão não.
    Posta uma foto da suspensão do Gurgel.

  • #6

  • #7
    Essa é igual a minha. Não tem facão. Tem um braço que pega no chassi e na manga e apoia a mola. Só que ela não tem homocinética, é caixa de fusca. Isso do facão não rola mesmo porque não tem como girar livre no chassi sem a mola. A solução seria a modificação deste braço para ficar parecido com o da kombi.

  • #8
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36
    O meu conselho é manter original, teria que refazer toda a suspensão e as vezes não é possível ou não compensa financeiramente.
    Para levantar um pouco vc precisa ver quem está dando final de curso, sé é o amortecedor ou outra coisa. Se for o amortecedor: um mais comprido deve resolver ( não pode ser muito mais comprido por causa da cambagem das rodas )...se não achar um mais comprido vc pode mudar de posição o apoio do amortecedor no braço, jogando ele mais para frente ( se for possível).

  • #9
    Obrigado Cadore pelas dicas. O problema da original é que não consigo mais altura, queria por a caixa de kombi. Pensava em por uma mola maior um amortecedor melhor e fazer um A como na figura e alongar um pouco o braço original ou dependendo do caso manter o mesmo tamanho do braço e alongar apenas a mola.
    -imagem-083.jpg
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por PFernando Ver Post
    Obrigado Cadore pelas dicas. O problema da original é que não consigo mais altura, queria por a caixa de kombi. Pensava em por uma mola maior um amortecedor melhor e fazer um A como na figura e alongar um pouco o braço original ou dependendo do caso manter o mesmo tamanho do braço e alongar apenas a mola.
    -imagem-083.jpg
    Olá, essa foto é do meu Gurgel, rsrs, eu bolei uma IRS usando os braços da Kombi, fixados com buchas num tubo por baixo do chassi, fixado por parafusos no chassi do Gurgel, usando as molas originais, não está pronto ainda, os semi eixos precisam ser da Variante 2 ou da Kombi encurtados, vai ficar com altura boa, bitola original e o conforto da mola original, hehe, abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • #11
    Valeu FUKETEIRO, vi que você tinha um projeto parecido. Tentei te mandar uma mensagem mas tava bloqueado. Tem alguma foto do seu? Acha que dá pra fazer um suporte para a manga da kombi no braço original ou é melhor partir pro braço de kombi logo? Tem como você medir a diferença de tamanho e curso do braço da kombi e do original?

  • #12
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5
    -user18352_pic12801_1383227691.jpg-user18352_pic12802_1383227691.jpg-user18352_pic12803_1383234762.jpg
    Essas fotos são de um Amigo de outro fórum, é mais ou menos assim, amanhã vou mexer novamente, estou fazendo de uma maneira que se eu quiser deixar original é só desaparafusar, esse aí ele colocou da Variant 2, más é só fazer um facão semelhante ao da kombi e usar a bucha de bandeja do Golf, Fox na ponta do facão, no Gurgel usa a bucha do Corcel, hehe



    Citação Postado originalmente por PFernando Ver Post
    Valeu FUKETEIRO, vi que você tinha um projeto parecido. Tentei te mandar uma mensagem mas tava bloqueado. Tem alguma foto do seu? Acha que dá pra fazer um suporte para a manga da kombi no braço original ou é melhor partir pro braço de kombi logo? Tem como você medir a diferença de tamanho e curso do braço da kombi e do original?
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Gurgel g-15
      Por lufenave no fórum Outros
      Respostas: 22
      Última resposta: 23/10/2015, 19:39
    2. Gurgel x12 85
      Por misaig no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 19/06/2012, 01:10
    3. Dúvida em reforma - Gurgel X12
      Por SpykeX12 no fórum Outros
      Respostas: 28
      Última resposta: 15/11/2010, 19:32
    4. GURGEL
      Por GIOVANN1 no fórum Outros
      Respostas: 4
      Última resposta: 17/04/2010, 20:34
    5. Gurgel :-)
      Por Ninja4x2 no fórum Outros
      Respostas: 14
      Última resposta: 16/07/2009, 19:52

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade