Pessoal, 15 dias atras quebrei a planetaria da gaiola e como nossas trilhas aqui estão ficando cada vez mais pesadas eu bloquiei 100% com solda.
No ultimo final de semana, no final da trilha em uma subida não mto forte, porém totalmente seca (devido a falta de chuva aqui no sul) a gaiola parou na metade, meu motor MD 1.6 gasolina com carburador simples (já não mto forte) não consguiu mais arrancar de onde parou. Tive que descer totalmente a ladeira e recomeçar mais embalado.
Ele patinha a embreagem e quando "cola" ele vai morrendo.... alguns disseram que é por causa do bloqueio que deixa pesada, outros disseram que é embreagem...
No momento não estou em fase de mtos gastos pois estou juntando peças para a nova gaiola (4x4), mais alguém tem alguma idéia do que posso fazer pra tentar amenizar isso?
Um bura melhor, de-repente mini progressivo, ou até usar uma pequena mistura de alcool, de-repente se adiantar um pouco o ponto, ou embreagem de cerâmica.
Se alguém tiver dicas práticas e não mto $$$$ altas, rsssss
limpa o carburador troca as vela cabos bobina regula bem o ponto no distribuidor e o do comando tbm as vezes pula um dente dai o motor fica uma b... a minha era md 1.6 bloqueada e era fortinha até mini-progressivo não presta se vai trocar passe de cara pra um 2e 3e ou tldz que muda bastante, otra coisa os md vinham com platinado o teu ja ta eletronico? isso tbm pode influenciar, tbm medir a taxa de compressão das cameras de combustão, alguma pode estar deficiente vlw
"Tava" me lembrando agora, esses motores MD são do tempo em que a gasolina não era lá estas coisas, dá uma pesquizada na taxa de compressão dele, o AP carburado agüênta 9,5 de taxa...o MD deve ser uns 8,5 ou 9... se for baixa dá pra dar uma taxada...
Bom, velas, cabos, tampa distribuidor, tudo é praticamente novo, coloquei em novembro do ano passado, e desde então fiz apenas 2 trilhas (problemas de saude).
Com relação ao arranque e bateria, ele é reduzido e a bateria de 45amp, porém tenho 1 de 60 em casa que vou dar uma boa carga nela então...
E vou atras de um bura 2E no ferro velho de um conhecido, de-repente ele faça um precinho bacana pra min.
Tenho 3 semanas pra correr atras destes "detalhes", pois nos proximos 3 finais de semana estarei com compromissos e não farei trilhas, se alguém tiver mais dicas....
Esqueci de falar, a ignição é eletronica sim... Lembrando que depois que eu arranco e encho o motor ele vai que é uma bala, bura tá bem reguladinho, fiz uma limpeza nele faz 15 dias, vou dar uma verificada tbem no filtro de ar (kombi)...
Meu problema no momento é somente em subidas fortes, ou para no meio delas que nao consigo mais arrancar.
Se o motor baixar a rotação, muitas vezes ele morre, tam sem torque em baixas.
Bom dia, eu uso um motor MD270 na minha tmb, recentemente tive problemas com ele tmb, eu fazia um pedaço da trilha e ai ele começava a falhar sem explicação, usava um carburador mini progressivo, troquei o jogo de velas coloquei um 3 eletrodos da NGK as melhores e não são caras, e troquei o carburador coloquei um 2e, sábado fui fazer trilha e tem uma subida forte mesmo, não falhou e subiu que foi uma blz, então experimenta da uma olhada nas velas e troca esse carburador simples não funcionam direito e terrenas muito íngremes.
se for trocar o carburador não use um miniprogressivo nem que venha de presente pq num presta na minha uso um tldz e não falha nada tem bastante força em baixa!
Vou iniciar revisando de novo velas e cabos. To pensando em por a bobina do MI, será que melhora?
E quero ver se "invento" alguma coisa pra adiantar um pouquinho o ponto... to pensando em usar um esquema do cabo e uma alavanca, pra adiantar e atrasar conforme necesidade... tipo o esquema de troca de marchas de bicileta...
Abracos
Uso na minha a bobina do MI mas vc tem que ter um distribuidor com sensor hall c não vc vai queimar a bobina, experiencia própria, quanto o esquema de adiantar o ponto, é só vc ligar o vácuo do avanço do distribuidor que fica show.