x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 60
  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/02/2011
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    39
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves




    Buenas pessoal!

    Há exato 1 ano, eu e um amigo compramos um Fusca 74 motor 1500 com o intuito de montar um Fusca no estilo Classe 11. Digo ‘estilo’ pq não será um veículo para trilhas pesadas, apenas trilhas mais leves e estradas de chão. Encontramos uma pessoa para fazer o trabalho para nós, de adaptação da IRS da Kombi. O trabalho ficou ruim, não do jeito que queríamos. Na época, nao tinha conhecimento do assunto, se não ia perceber que aquela suspensão não iria funcionar.
    Existem outros tópicos que mostram adaptações em gaiolas da suspensão da Kombi, mas muitas usam torre de Gol, ou a traseira inteira da Kombi, mas nenhuma com os facões e a barra de torção do Fusca, que é o nosso caso.

    Aqui é uma visão de como ele ficou:

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-24062011.jpg
    Depois de um pequeno acidente, decidimos refazer o assoalho e trocar a carroceria, aí deu pra ver o que realmente foi feito
    Aqui residem os 2 grandes problemas:

    Mangas de eixo: o ganho de altura foi exagerado, alterou toda geometria da suspensão, quero ver levar isso no cambão sem que as rodas virem pro lado (o centro das rodas ficou pra frente do centro de giro, acho q isso se chama cáster). Tentaremos solucionar com umas catracas de Puma e mangas originais, erguendo a suspensão e com amortecedores maiores (claro q não conseguiremos essa altura, a idéia não é erguer tanto assim). Será que vai funcionar???
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-15062011_004.jpg
    Suspensão traseira: aqui está o maior problema, q tirou nosso sono e nosso dinheiro tbm: Na minha opinião, o que deveria ser feito é inclinar os facões, enxertar o facão da Kombi no do Fusca, e prender o braço da IRS na barra de torção, na mesma posição da original, não nesse suporte lá em baixo. A suspensão não tem jogo nenhum, subimos em 2 pessoas em cima do chassis, e mesmo pulando, não se mexia absolutamente nada. Pra mim, a culpa é do local onde foi soldado o braço da IRS, num centro de giro diferente dos facões, ‘segurando’ o molejo da suspensão.
    O que devemos fazer nesse caso??? Como alinharemos as rodas, e posicionaremos os braços da IRS pra que trabalhem na inclinação certa e funcionar com o molejo original do Fusca?

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_2.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-26062011.jpg

    A idéia era algo nesse estilo, pneus 710 R15” ou no máximo 205/75 R15”, já utilizamos caixa de Kombi 7x36, não queremos exagerar nos pneus pra não perder força, já q o motor é um 1.500. O carro será usado na rua pq tem documentos em dia (claro q nos fins de semana, e em estradas do interior, nada de rodovias e centro da cidade, pra isso temos um cambão)
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-vorra21.jpgFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-528697.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de vinijost
    Entrada
    21/10/2008
    Local
    Porto Alegre/Igrejinha RS/RS
    Idade
    34
    Posts
    1,358
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Vebas Ver Post
    Buenas pessoal!

    Há exato 1 ano, eu e um amigo compramos um Fusca 74 motor 1500 com o intuito de montar um Fusca no estilo Classe 11. Digo ‘estilo’ pq não será um veículo para trilhas pesadas, apenas trilhas mais leves e estradas de chão. Encontramos uma pessoa para fazer o trabalho para nós, de adaptação da IRS da Kombi. O trabalho ficou ruim, não do jeito que queríamos. Na época, nao tinha conhecimento do assunto, se não ia perceber que aquela suspensão não iria funcionar.
    Existem outros tópicos que mostram adaptações em gaiolas da suspensão da Kombi, mas muitas usam torre de Gol, ou a traseira inteira da Kombi, mas nenhuma com os facões e a barra de torção do Fusca, que é o nosso caso.

    Aqui é uma visão de como ele ficou:

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-24062011.jpg
    Depois de um pequeno acidente, decidimos refazer o assoalho e trocar a carroceria, aí deu pra ver o que realmente foi feito
    Aqui residem os 2 grandes problemas:

    Mangas de eixo: o ganho de altura foi exagerado, alterou toda geometria da suspensão, quero ver levar isso no cambão sem que as rodas virem pro lado (o centro das rodas ficou pra frente do centro de giro, acho q isso se chama cáster). Tentaremos solucionar com umas catracas de Puma e mangas originais, erguendo a suspensão e com amortecedores maiores (claro q não conseguiremos essa altura, a idéia não é erguer tanto assim). Será que vai funcionar???
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-15062011_004.jpg
    Suspensão traseira: aqui está o maior problema, q tirou nosso sono e nosso dinheiro tbm: Na minha opinião, o que deveria ser feito é inclinar os facões, enxertar o facão da Kombi no do Fusca, e prender o braço da IRS na barra de torção, na mesma posição da original, não nesse suporte lá em baixo. A suspensão não tem jogo nenhum, subimos em 2 pessoas em cima do chassis, e mesmo pulando, não se mexia absolutamente nada. Pra mim, a culpa é do local onde foi soldado o braço da IRS, num centro de giro diferente dos facões, ‘segurando’ o molejo da suspensão.
    O que devemos fazer nesse caso??? Como alinharemos as rodas, e posicionaremos os braços da IRS pra que trabalhem na inclinação certa e funcionar com o molejo original do Fusca?

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_2.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-26062011.jpg

    A idéia era algo nesse estilo, pneus 710 R15” ou no máximo 205/75 R15”, já utilizamos caixa de Kombi 7x36, não queremos exagerar nos pneus pra não perder força, já q o motor é um 1.500. O carro será usado na rua pq tem documentos em dia (claro q nos fins de semana, e em estradas do interior, nada de rodovias e centro da cidade, pra isso temos um cambão)
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-vorra21.jpgFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-528697.jpg
    Boa Tarde.

    Tem fotos da adaptação do braço em baixo da barra de torção?

    Tem vário problemas neste sistema, e pra que aquela parte para cima ali no facão?
    deve ser para e afastar o cubo da kombi do facão, pois se não me engano a kombi é mais larga que o fusca.

    Poe mais fotos da adaptação.

    E na frente poe só mais uma manga de eixo fixada na na parte inferior da original que já dá uma altura boa. e se for bem adaptado não afeta a dirigibilidade.

    Abraços,

    Vinicius.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/02/2011
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    39
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    No momento não tenho muitas fotos pois o carro não está aqui em casa, vou tentar postar o que tenho aqui pra que vc possa entender:
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_10.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_12.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_16.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_1.jpgFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_17.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_18.jpeg
    Fizemos todo trabalho de troca do assoalho e trocamos a carroceria por outra melhor, foi ai q vimos o problema. A nossa preocupação é conseguir que a barra da IRS fica na posição exata, e quanto precisamos afastar o cubo pra que a homocinética nao fique longa demais.
    Atualmente está assim, com alternador e ignição eletrônica
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_4.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_9.jpeg
    Espero q ajude um pouco essas fotos, esse fim de semana vamos mexer um pouco nele para avaliarmos a situação e faremos umas fotos melhores
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_18.jpeg  

  • #4
    Usuário Avatar de vinijost
    Entrada
    21/10/2008
    Local
    Porto Alegre/Igrejinha RS/RS
    Idade
    34
    Posts
    1,358
    Agradecimentos: 0
    Se a suspensão não trabalha pode ser que tenha muita pressão nos facões. Se não tem nada obstruindo o trabalho da suspensão(se ela não encosta em nada ao trabalhar)

    Verifica isso. se não existir nada obstruindo, tenta tirar o facão e mudar uns 2 dentes para ver se não fica mais macio.

    Abraços,

    Vinicius.

  • #5
    O cara que fez essa adaptação é um gênio, travou a suspensão. Você está certo, o ponto de apoio da barra da IRS tem que estar no mesmo eixo do facão.

  • #6

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/02/2011
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    39
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    vinijost, os facões não foram mexidos, apenas cortados e enxertado os da kombi
    O problema está que o centro de giro deles é diferente, fiz uma imagem no paint mesmo pra ilustrar

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-susp-gasano.jpg
    Citação Postado originalmente por ademirjse Ver Post
    Eu tinha visto esse tutorial.
    mas me explique uma coisa: como faria para manter a bitola original do Fusca, ou proximo do original, sem os pneus sairem muito pra fora do paralamas? Nosso caso já existe um 'espaçador' aumentando a bitola, mas mesmo assim aquele ponto de ancoragem da IRS cairia em cima dos garfos da caixa e do motor.

    A opção de encurtar esse braço não me agrada, afinal ela se afastaria do tubo das barras de torção, voltando ao problema atual.
    Também acho q essas barras foram mexidas, elas parecem muito inclinadas, na seta perece q tem uma solda, indicando q foi mexida
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-dsc00383.jpgFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_16aaa.jpg

  • #8
    Usuário Avatar de Billrs
    Entrada
    10/08/2011
    Idade
    50
    Posts
    47
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Vebas Ver Post
    vinijost, os facões não foram mexidos, apenas cortados e enxertado os da kombi
    O problema está que o centro de giro deles é diferente, fiz uma imagem no paint mesmo pra ilustrar

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-susp-gasano.jpg


    Eu tinha visto esse tutorial.
    mas me explique uma coisa: como faria para manter a bitola original do Fusca, ou proximo do original, sem os pneus sairem muito pra fora do paralamas? Nosso caso já existe um 'espaçador' aumentando a bitola, mas mesmo assim aquele ponto de ancoragem da IRS cairia em cima dos garfos da caixa e do motor.

    A opção de encurtar esse braço não me agrada, afinal ela se afastaria do tubo das barras de torção, voltando ao problema atual.
    Também acho q essas barras foram mexidas, elas parecem muito inclinadas, na seta perece q tem uma solda, indicando q foi mexida
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-dsc00383.jpgFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_16aaa.jpg
    Esta foto é de uma kombi,tirei para adptar as reduçoes no meu baja.E só para vc ter uma ideia de
    como é a original.Mas a sua não esta mto fora do original.Espero ter ajudado.Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-imagem0253.jpg

  • #9
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Vebas Ver Post
    vinijost, os facões não foram mexidos, apenas cortados e enxertado os da kombi
    O problema está que o centro de giro deles é diferente, fiz uma imagem no paint mesmo pra ilustrar

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-susp-gasano.jpg


    Eu tinha visto esse tutorial.
    mas me explique uma coisa: como faria para manter a bitola original do Fusca, ou proximo do original, sem os pneus sairem muito pra fora do paralamas? Nosso caso já existe um 'espaçador' aumentando a bitola, mas mesmo assim aquele ponto de ancoragem da IRS cairia em cima dos garfos da caixa e do motor.

    A opção de encurtar esse braço não me agrada, afinal ela se afastaria do tubo das barras de torção, voltando ao problema atual.
    Também acho q essas barras foram mexidas, elas parecem muito inclinadas, na seta perece q tem uma solda, indicando q foi mexida
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-dsc00383.jpgFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_16aaa.jpg
    Olá, para ficar bom vc vai ter que refazer o serviço, essa outra foto é de um baja aqui do fórum, também está errado a fixação, o braço da Kombi precisa ser fixado no tubo da barra de torção encostado do chifre que segura o câmbio e alinhado com o centro do tubo, o ideal seria fazer um gabarito da Kombi para fixar certo no Fusca, os facões vão ficar de 4 a 5 cm para fora dos facões do Fusca, onde vc pode colocar um calço entre eles unindo os dois facôes, ou então enxertar a traseira da Kombi aí no chassi do Fusca.Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-dsc00361.jpg
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-imagem-079.jpg
    A foto de cima é do Baja do nosso Amigo aqui do fórum que fixou o braço de maneira correta, a de baixo é da minha Gaiola com manga sobreposta, espero ter ajudado, abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • #10
    Usuário
    Entrada
    19/02/2011
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    39
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    Olá, para ficar bom vc vai ter que refazer o serviço, essa outra foto é de um baja aqui do fórum, também está errado a fixação, o braço da Kombi precisa ser fixado no tubo da barra de torção encostado do chifre que segura o câmbio e alinhado com o centro do tubo, o ideal seria fazer um gabarito da Kombi para fixar certo no Fusca, os facões vão ficar de 4 a 5 cm para fora dos facões do Fusca, onde vc pode colocar um calço entre eles unindo os dois facôes, ou então enxertar a traseira da Kombi aí no chassi do Fusca.

    A foto de cima é do Baja do nosso Amigo aqui do fórum que fixou o braço de maneira correta, a de baixo é da minha Gaiola com manga sobreposta, espero ter ajudado, abraço.
    Acho q vou ter q fazer esse gabarito.
    Teria q comprar a traseira da Kombi, pra usar aqueles pontos de fixação dos braços da irs, alem de trocar esses braços, pois esse fds, olhando o carro, eles foram cortados, então não servem mais.
    Acho meio preocupante esse aumento na bitola, as rodas estão proximas aos limites dos paralamas, queria deixa-las dentro do paralamas
    Será q tem como fixar os facões nos braços da irs, e não no cubo? Tipo fazer um suporte, como na Variant II?
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-511787.jpg
    (espero q tenha entendido o q diz mostrar)
    Sobre enxertar a traseira da kombi, acho muito complexo, se for o caso coloco uma traseira de variant II (achei uma num FV, mas pesa 2 fatores: já gastamos muito nessa configuração, os freios estão novos, uma pena 'jogar' fora isso, e outra q o cara quer 1.000 pila nessa bagaça, achei muito caro, mas com certeza ia ficar top)
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-18012008_002.jpg
    Outro problema gravissimo que encontramos foi que ao passar as rodas de 5 para 4 furos, a furação ficou fora de centro (dá pra acreditar?), então velocidades acima de 60 Km/h são impraticáveis, à 50 parece q vai desmontar o fusca, de tanto que trepida.
    Na frente, trocaremos as mangas por outras (essas parecem legais e bem feitas - Mangas De Eixo Baja, Fusca, Gaiolas, Class 11, Gurgel... - R$ 249,00 no MercadoLivre) e se a altura não for suficiente, colocaremos as catracas do Puma, o objetivo é erguer uns 8 cm, mais o ganho de uns 4 cm dos pneus (quero algo bem resistente e confiável, afinal o carro vai rodar na rua)

  • #11
    Usuário
    Entrada
    19/02/2011
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    39
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Billrs Ver Post
    Esta foto é de uma kombi,tirei para adptar as reduçoes no meu baja.E só para vc ter uma ideia de
    como é a original.Mas a sua não esta mto fora do original.Espero ter ajudado.
    Opa!
    Nas fotos a coisa não parece tão ruim qto está.
    O Fusca tá parado há uns 8 meses, gastamos muita grana e é tanta coisa pra fazer ainda q chega a desanimar (temos q começar do zero, o q foi feito não dá pra aproveitar)
    Temos q fazer um gabarito, cm o ademirjse sugeriu: Como instalar uma suspensão IRS no seu buggy!

    Tudo deve ser analisado, temos q comprar a traseira da kombi novamente (a outra foi pro lixo), fazer esse gabarito e fora todo trabalho de solda. Se eu achasse uma variant II mais barata, seria um bom negócio (achei uma por 1000 pila, achei caro, porém sabe cm é dificil achar uma variant II), então vamos ver o q faremos

    Vc é de que lugar? Do RS?

  • #12
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Vebas Ver Post
    Acho q vou ter q fazer esse gabarito.
    Teria q comprar a traseira da Kombi, pra usar aqueles pontos de fixação dos braços da irs, alem de trocar esses braços, pois esse fds, olhando o carro, eles foram cortados, então não servem mais.
    Acho meio preocupante esse aumento na bitola, as rodas estão proximas aos limites dos paralamas, queria deixa-las dentro do paralamas
    Será q tem como fixar os facões nos braços da irs, e não no cubo? Tipo fazer um suporte, como na Variant II?
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-511787.jpg
    (espero q tenha entendido o q diz mostrar)
    Sobre enxertar a traseira da kombi, acho muito complexo, se for o caso coloco uma traseira de variant II (achei uma num FV, mas pesa 2 fatores: já gastamos muito nessa configuração, os freios estão novos, uma pena 'jogar' fora isso, e outra q o cara quer 1.000 pila nessa bagaça, achei muito caro, mas com certeza ia ficar top)
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-18012008_002.jpg
    Outro problema gravissimo que encontramos foi que ao passar as rodas de 5 para 4 furos, a furação ficou fora de centro (dá pra acreditar?), então velocidades acima de 60 Km/h são impraticáveis, à 50 parece q vai desmontar o fusca, de tanto que trepida.
    Na frente, trocaremos as mangas por outras (essas parecem legais e bem feitas - Mangas De Eixo Baja, Fusca, Gaiolas, Class 11, Gurgel... - R$ 249,00 no MercadoLivre) e se a altura não for suficiente, colocaremos as catracas do Puma, o objetivo é erguer uns 8 cm, mais o ganho de uns 4 cm dos pneus (quero algo bem resistente e confiável, afinal o carro vai rodar na rua)
    Olá, pelas fotos que vc postou tem como consertar esse serviço sim, só precisa achar a pessoa certa, vc olha numa Kombi como estão fixados os braços, faz os soportes aí no tubo da barra de torção como a do foto que coloquei e aí é só refazer a fixação do cubo no facão do Fusca, onde será necessário colocar um calço para ajustar a distância entre eles, as rodas não vão sair para fora dos pára-lamas, da uma estudada, abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Trilhas e Passeios leves - SP
      Por aleilario no fórum Passeios
      Respostas: 381
      Última resposta: 21/03/2022, 11:50
    2. Passeios E Trilhas Leves No Sul
      Por arlei_vitara no fórum Passeios
      Respostas: 556
      Última resposta: 18/03/2022, 09:28
    3. Respostas: 5709
      Última resposta: 29/09/2019, 23:28
    4. Passeios e trilhas leves no Rio de Janeiro
      Por vagnercarvalho no fórum Passeios
      Respostas: 8
      Última resposta: 24/05/2012, 16:01
    5. Sugestão - Equiapamentos para Trilhas Leves/Médias e Passeios
      Por schinzel no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 14
      Última resposta: 03/01/2011, 16:19

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade