x
Convex Datacenter
Página 1 de 29 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 342
  • #1
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"




    Olá a todos, faz algum tempo que venho visitando o fórum, e só de alguns meses pra cá é que me sentí realmente integrante do mundo 4x4.

    Se me permitirem contarei uma "historinha" !!!!!!

    Sou um grande apaixonado por carros, e sempre fui admirador da marca Dodge (é paixão.....) . Possuo um Charger R/T 79 deste 1998, adquirido de um grande amigo que infelizmente já "passou para o andar de cima", e já tive vários outros carros tal como Fusca 74, Gol ap1.8 91, Vectra GSI 95 porém, só me ví realizado e satisfeito em 2001 quando comprei uma DODGE DAKOTA SPORT 98 Preta. Simultâneo à minha aquisição, conhecí mais intimamente o pessoal do Jeepclub de Bauru com atenção especial ao Sr Afonso Carlos, responsável por muitas das coisas que veremos mais adiante.

    Assim, logo de início resolví acompanhar o pessoal nos passeios com minha viatura, afinal tinha dado uma "erguidinha" na bichona, e calçado a mesma com rodas 15x10 e pneus bf all terrain 33x12,5x15. Dessa forma achava que estava "equipadíssimo", deixando a vida de "ZEQUINHA" pra tráz e me atrevia a seguir o pessoal.

    Não precisa ir longe pra constatar que só dava trabalho, pois brincava que a Dakota era 4x1, afinal, nem diferencial lsd ela possuía.

    A brincadeira quase acabou em 2003 quando em um acidente perdí minha Dakota.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-ano-98-preta.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple" (Cap. 2)

    Pois bem, fiquei à pé durante um ano até que encontrei outra Dakota para comprar. Afinal, tinha tido tantas alegrias com minha camionete anterior que nunca mais passou pela minha cabeça ter outro veículo.

    Assim, comprei outra Dakota, agora 99, e de uma cor azul, meio roxo bem diferente do que já tinha visto no mercado. Curioso, peguei o código da cor e tive a surpresa de ver que o nome da mesma era "Deep Blue". Como sou fanático por Rock'n Roll e tenho muito gosto pelo Deep Purple, batizei a nova Dakota dessa forma.

    Rapidinho tratei de erguer a suspensão e colocar novamente os pneus que estavam na Dakota anterior.

    Agora sim me achava capaz de me atrever pelas trilhas, pois tinha algo que desejava fazia tempo. Hehehe, um diferencial lsd. Agora sim 4x2, e tava contente, heheheeh!!!!!

    Com essa configuração fiquei bastante tempo, e fiz muita coisa com ela.
    Certa vez saímos de Bauru e fomos até Praia Grande para fazermos a "Trilha do Lelão", quando fui levando grande parte da bagagem (cerveja) da galera que estava distribuída em outros 9 Jeeps.
    Cheguei até a ser "Safet Car" com ela, numa prova de velocidade na terra que aconteceu em Bauru em 2005
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dsc01231.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dsc01254.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dsc01255.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-ano-99-azul-velocidade-na-terra-julho-2005.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple" (Cap. 3)

    Pra quem tiver paciência vou continuando a "historinha" !!!!!!


    PAssado mais um tempinho, já tinha curtido tanto minhas "Dakotas" erguidas, que os pneus já estavam somando algo em torno de 85.000Km e lógico , já em tempo de trocá-los.

    Ao visitar a loja de pneus para orçar a compra de pelo menos um par de pneus novos, me deparei com um jogo de Bf All terrain 35x12,5x15, e como nem tudo na minha cabeça funciona bem, saí de-lá com 4 pneus novos, bem maiores e que eu nem sabia se caberia na minha camionete. Mas isso não seria problema.

    Não preciso nem falar que os pneus mal entraram para o seu lugar, uma vez que os 33 já se acomodavam com certa dificuldade.

    Assim tive a brilhante idéia de confeccionar um kit para erguer a suspensão em 6pol, de forma que os novos pneus caberiam em seus respectivos lugares.

    Foi portanto copiando um kit americano, e utilizando algumas soluções próprias, que terminei o kit e pude então desfilar de sapatos novos e maiores.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-ano-99-kit-lift-6.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-ano-99-kit-lift-6-1-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-p1010018.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-p1010008.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-p1010009.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    ....mais algum fotos !!!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-p1010011.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-p1010012.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-p1010003.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-p1010002.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple" (Cap. 4)

    Muito bem, continuando a "saga", estava feliz e contente com minha Dakotona, tão feliz que não percebia o quanto havia ficado restrita para o uso.
    Isso porque a relação final de transmissão havia ficado infinitamente longa, a ponto de 5ªmarcha nunca mais ser utilizada, entre outros probleminhas, tal como "axle rap" absurdo no eixo trazeiro, garagens, estacionamentos e drive thrus que eu não cabia mais, consumo elevado, etc etc etc !!!!!!!

    Mas, como sempre dizem, mais vale um gosto que dinheiro no bolso, nunca me preocupei com nada disso.


    Foi quando chegou um determinado dia, véspera de carnaval, eu mais uns amigos, reunidos na TT4 enquanto aprontavam uma Toyota para um cliente de São Paulo, e depois de algumas dúzias de cerveja, conversando, divagando e sonhando com uma tração 4x4, foi que o AFONSO me intimou:
    - Vou te arrumar um par de eixos de Troller, e consigo até um financiamento pra você comprá-los e realizar o serviço de instalação. Quero ver se você é capaz ou não de fazer???? Agora não tem mais desculpa!!!!!!!!

    Pois bem, depois "duma" dessas, tratei logo de providenciar tudo e assim que as peças chegaram, internei a bichona na oficina, e começamos o projeto.

    Tive sorte ainda de aparecer uma pessoa interessada (outro louco, hehehe) em comprar o Kit que eu havia confeccionado, o que me ajudou muito, pelo fato de levantar uma graninha com a venda do mesmo. Ao sr Claudio Maggioni, e sua Dakota R/T vermelha o meu muito obrigado.


    A primeira etapa seria pensar em como colocar o eixo dianteiro, da forma mais eficiente. Assim, inicialmente foi removido todos os componentes da suspensão bem como seus suportes, deixando a longarina "lisinha". Adaptamos um suporte de molas da F1000 na longarina, um suporte para barra panhard e pontor de fixação para os links que utilizamos os mesmos do troller. Amortecedores dianteiros são os trazeiros da F250 devidamente adaptados, bem como as molas da F100, estas que a meu ver ainda não estão satisfatórias. Ficaram um pouco curtas e duras demais.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-5-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-6-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-18-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-17-.jpg  

  • #6
    pô linda d+++, um dia vou ter uma picape dessa hhehehe curto de mais esse estilo! abs.. posta mais fotos... e videos! abraços!!

  • #7
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Continuando.....

    Achando que o serviço estava ficando pronto, uma vez que a intenção era manter o eixo trazeiro original, constatamos que não havia compatibilidade nenhuma do mesmo com o dianteiro, isto referente a bitola, e principalmente relação de coroa pinhão, que o eixo original não aceita nenhuma outra relação existente no mercado.

    Decidimos então colocar o trazeiro do Troller, mas agora surgiu outro impasse. Manter o feixe de molas original da camionete, ou manter os suportes originais do eixo e utilizar molas helicoidais ????

    Achamos mais "versátil" mantermos o eixo como estava e adaptar os suportes na camionete, tal como apoios de molas, suporte da panhard e fixação dos links também do Troller.

    Portanto, utilizamos os amortecedores trazeiros da F250 mais uma vez e em relação às molas, fizemos uma composição de molas comerciais. Cada lado possui duas molas, sendo uma externa, dianteira da Pampa e uma interna, trazeira do gol caixinha. A idéia partiu do princípio de a mola externa possuir comprimento adequado, porém muito branda para o serviço, e a mola interna atuando somente a partir de um ponto, como auxiliar, tal como uma mola de carga, sistema parecido ao utilizado nas Defender 110 e mesmo princípio de alguns feixes de molas que possuem lâminas que atuam somente após um determinado ponto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-2-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-14-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-15-.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple" (Cap. 5)

    Para encerrar, faltava apenas o mais essencial. A instalação da caixa de transferencia.

    Pois bem, como já havia adquirido uma tcase de Nissan Frontier, e tê-la escolhido pelo tipo de acionamento manual, e por acreditar ser uma caixa resistente, fizemos um "berço" para acomodá-la, e como inicialmente pretendo manter o câmbio original, fizemos a ligação das duas peças por intermédio de um pequeno cardã.

    Esta caixa está presa em três pontos estratégicos tentanto estabilizá-la o mais eficientemente possível, anulando torções longitudinais, transversais e combinadas.

    Fizemos os cardãns dianteiro e trazeiro, e finalmente concluímos o projeto da Deep Purple, talvês a única Dakota 4x4 do Brasil.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-3-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-4-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-10-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-13-.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Tivemos a oportunidade de fazer um pequeno teste estático com o auxílio de uma empilhadeira e comprovamos a amplitude desejada da suspensão.

    Restam detalhes a serem solucionados, tal como linha de freio mais adequada para remover exesso de flexíveis, seleção de uma mola dianteira mais adequada, entre outros detalhes.


    Assim, termino a "historinha" da realização de um grande feito, onde eternamente serei grato ao Sr AFONSO e toda sua equipe TT4 que trabalhou comigo neste projeto.

    Foram 15 meses de trabalho, que acredito valer pela realização de uma vida.


    Um Grande Abraço a todos !!!!!!!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-19-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-20-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-22-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-29-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-31-.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    .....mais fotos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-36-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-37-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-39-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-40-.jpg   Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"-dakota-4x4-42-.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de Eduardo_Coton
    Entrada
    13/10/2005
    Local
    Santos/SP
    Idade
    48
    Posts
    228
    Agradecimentos: 0
    Show de bola!!!

    Tive uma R/T vermelha mas não cheguei tão longe. Só cabia uns 33' e mesmo assim pra esterçar era brabo... tinha que queimar pneu e fazer virar na força

    Só falta agora foto dela na ação...

    Abç

  • #12
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo_Coton Ver Post
    Show de bola!!!

    Tive uma R/T vermelha mas não cheguei tão longe. Só cabia uns 33' e mesmo assim pra esterçar era brabo... tinha que queimar pneu e fazer virar na força

    Só falta agora foto dela na ação...

    Abç
    Fica tranquilo que logo postarei fotos dela em ação.


    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade