x
Convex Datacenter
Página 1 de 25 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 299
  • #1
    Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    980
    Agradecimento: 1

    Restaurando um JEEP GPW-1942




    Amigos,

    O objetivo da criação deste tópico é contar a voces, e dividir a experiência e os problemas que certamente surgirão, a partir do início da restauração de um Jeep Willys MB (militar) ano 1942, que foi entregue ao exército americano dia 24 de junho de 1942, conforme a plaqueta de identificação que eu consgui recuperar (tirada da tampa do porta luvas).

    O caminho até chegar a este Jeep (que chamei de GENERAL) está contado neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=32373&page=5

    Muitos me ajudaram, me deram dicas e até me ofereceram jeeps excelentes, mas que não eram exatamente o que eu procurava. AGRADEÇO a todos voces que me deram força e apoio para que eu não desistisse da busca, e pudesse hoje, começar a contar a história aqui neste forum.

    1- porta luvas com a plaqueta ao centro, coberta de tinta verde
    2- plaqueta limpa sem a tinta que cobria o segredo...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Restaurando um JEEP GPW-1942-dsc03107.jpg   Restaurando um JEEP GPW-1942-42-desmontado-052.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    980
    Agradecimento: 1
    Começou a brincadeira.

    Hoje levei o general pra desmontar e recuperar a caixa de direççao, que estava com uma pequena folga de 90o (isso mesmo 90 graus).

    Aproveitei, levei os quatro pneus (e rodas de combate - aquelas que dividem) pra colocar pneus novos camaras e protetores.

    Pra minha surpresa, as rodas desmontaram perfeitamente, mas duas delas tem problemas sérios de ferrugem. Parei tudo!!!! Levei todas as rodas pra um torneiro, pra refazer o que ta comido de ferrugem com solda, depois balancear, tirar tinta velha, ferrugem, etc, e me entregar só no primer... depois ganha a tinta definitiva, junto com os pneus novinhos...

  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Grande Jairo,

    Parabéns pela aquisição e pelo projeto. Boa sorte na empreitada.
    Vou acompanhar a restauração de perto.

    Semper Fi!!

    [s]
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #4
    Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    980
    Agradecimento: 1
    Fui ver a quantas andava a caixa de direção.

    O meca deu uma geral. Rolamentos e buchas, tudo zerado, novinho em folha. Segunda feira já deve estar montado.

    Agora é correr atras das rodas, pra poder montar os pneus, e sair da oficina.

    É a fase inicial terminando.

    Agora, o general vai ficar longe da oficina até depois do carnaval, quando para pra fazer o motor, e iniciar a restauração da carroceria (se encontrar algum funileiro bom até lá).

    Eu mesmo, removi a tinta do backout (o farol de sinalização caracteristico das viaturas militares). Ficou muito bom.

    1- o contraste da frente do farol sem a tinta com a parte traseira ainda com tinta (4 camadas)
    2- detalhe que só foi possivel ler, depois de retirar a tinta.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Restaurando um JEEP GPW-1942-blackout-001.jpg   Restaurando um JEEP GPW-1942-blackout-002.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    980
    Agradecimento: 1
    Quando se começa uma restauração, começa tambem a pesquisa e o estudo.

    Todo manual ensina isso, e eu os segui.

    Comecei fazendo a identificação do jeep. Até este momento eu jurava, e todos que viram juravam tambem que eu tinha comprado um Willys 1942, e que era uma verdadeira mosca branca. Pois fiquem sabendo que eu comprei um Ford-GPW-1942, que é mais raro ainda que o Willys.

    Pra os que não sabem, em final de 1941, o governo americano encomendou com a Willys os veiculos militares que hoje conhecemos como jeep. Acontece que no icinio de 1942, pra ser mais exato, em fevereiro de 42, a Ford, associada a Willys começou a fazer o MESMO veiculo. As diferenças são muito pequenas. O motor, é willys nos dois.

    As diferenças são: a travessa dianteira de reforço do chassis, no Willys é tubular (redonda) e no Ford é um perfil "U". O apoio da metralhadora, no Willys é ovalado, e no Ford tem duas abas (reforços). O terceiro detalhe esta nas tampas dos porta ferramentas nas caixas de roda traseiras, que nos Willys era completamente lisa, e nos Ford tinha uma reforço em toda a volta.

    Fora isso, os dois jeeps são identicos.

    Vou postar umas fotos com as diferenças:

    1- chassis Ford
    2- chassis Willys
    3- apoio metralhadora Ford
    4- apoio metralhadora Willys
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Restaurando um JEEP GPW-1942-gpw3a_frame.jpg   Restaurando um JEEP GPW-1942-gpwmount.jpg   Restaurando um JEEP GPW-1942-mb017g.jpg  
    Restaurando um JEEP GPW-1942 Imagens Anexas Restaurando um JEEP GPW-1942-willysfront.jpg 

  • #6
    Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    980
    Agradecimento: 1
    E pra finalizar as diferenças, ai vao as fotos das tampas da caixa de ferramentas.

    1- tampa do Ford
    2- tampa do Willys

    Repare o reforço no contorno da tampa do Ford.
    No Willys, a tampa é completamente lisa (apesar de tanta ferrugem, dá pra ver nitidamente
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Restaurando um JEEP GPW-1942-gpwr_seat_installed.jpg   Restaurando um JEEP GPW-1942-mb005g.jpg  

  • #7
    Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    980
    Agradecimento: 1
    E pra finalizar, pra fechar a conclusão, a plaqueta que tirei da tampa do porta-luvas diz que ele é mesmo um Ford-GPW, fabricado em 24 de junho de 1942.

    Olhem só a plaqueta original e o detalhe dela...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Restaurando um JEEP GPW-1942-dsc03125.jpg   Restaurando um JEEP GPW-1942-dsc03127det.jpg  

  • #8
    Parabens pelos detalhes de comparações!!!
    Sei que perde-se muito tempo para isso!!!
    isso será de muita valia para muitos...
    Boa sorte na guerra da reforma!!!!

  • #9
    Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    980
    Agradecimento: 1
    Eu tenho 2 indicações de lanternagem e pintura.

    Uma delas, é lanterneiro especializado em viaturas militares, e que só faz isso. O problema é que o cara me pediu 1 ano (isso mesmo) UM ANO pra fazer a lanternagem do meu jeep. Isso sem mesmo olhar pra ele. O cara é bom, mas tá cheio de jeeps pra fazer, e tem jeep por lá que é de gente famosa.

    O segundo, faz jeeps de uma maneira geral. Claro que na hora da pintura, as coisas mudam. O jeep militar tem cor especial, e pra complicar tem um tal de verniz fosqueante a 10%. Esta parte estou disposto a correr o risco, aprender antes com quem sabe, e depois ensinar o pintor.

    Alguem conhece um bom lanterneiro (que não encha ondulações com massa plástica), daqueles que alisam a chapa até ficar reta, que esteja aqui pelo Rio de Janeiro ?????

    Abraços esperançosos... por achar alguem que não faça "nenhuma adaptação", mas que recupere um jeep em sua TOTAL originalidade.

  • #10
    Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    980
    Agradecimento: 1
    Mais uma descoberta.

    Hoje telefonei pra cobrar do despachante, a entrega dos documentos em meu nome.

    Antes, entrei no site do DENATRAN pra ver o que constava por la em relação ao jeep. Continua no nome do antigo dono.

    POr telefone, o desp avisou que existe um ipva em aberto (vou pagar amanha\), e que depois disso o doc sai em meu nome. Ufa !!!

    A descoberta foi que ao ver o numero do chassis que esta estampada no chassis (longarina dianteira direita) e o que consta no denatran, vi que o numero começa com o numero de séria original que esta na plaqueta postada ai em cima, e sgue com o peso do jeep....

    No minimo é curioso.... o número não foi inventado.... foi copiado mesmo !!!

  • #11
    Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    980
    Agradecimento: 1
    Mais uma novidade:

    Falei com o torneiro hoje, Ele disse que mandou as rodas (as 5) pra fazer uma decapagem pra tirar os restos de ferrugem e a tinta toda.

    Depois de decapar, voltam pra ele pra fazer solda nos eventuais buracos que aparecerem, e ai sim vai pro pintor fazer uma demao de óxido de ferro (eu acho), e depois um Surface base PU. Ai na proxima segunda feira é montar os pneus, e esperar a tinta definitiva quando for pintar o JEEP, o que eu espero seja antes de JULHO de 2008.

    De dedos cruzados pra não atrasar mais ainda do que ja atrasou,,..

    Assim que pegar as rodas, posto umas fotos.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    19/06/2006
    Local
    Itajaí/SC
    Idade
    51
    Posts
    196
    Agradecimentos: 0

    legal

    Citação Postado originalmente por JairoM Ver Post
    Mais uma novidade:

    Falei com o torneiro hoje, Ele disse que mandou as rodas (as 5) pra fazer uma decapagem pra tirar os restos de ferrugem e a tinta toda.

    Depois de decapar, voltam pra ele pra fazer solda nos eventuais buracos que aparecerem, e ai sim vai pro pintor fazer uma demao de óxido de ferro (eu acho), e depois um Surface base PU. Ai na proxima segunda feira é montar os pneus, e esperar a tinta definitiva quando for pintar o JEEP, o que eu espero seja antes de JULHO de 2008.

    De dedos cruzados pra não atrasar mais ainda do que ja atrasou,,..

    Assim que pegar as rodas, posto umas fotos.
    excelente!!! parabéns!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade