x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: O Vilão

  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/09/2018
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    O Vilão




    Fala galera!

    Acompanho o Fórum há muitos anos e até participei por meio de algumas mensagens, mas nada substancial.

    Resolvi criar um tópico no Frota pra que vocês possam me ajudar e dar opiniões em algumas coisas que pretendo fazer no meu Jeep.

    O Vilão é um CJ5 1960, motor GM 151; câmbio clark 4M; semi-eixos e cubos reforçados T-Gear;Homocinéticas de Toyota Spicer; Bloqueio dianteiro Rotax; High-Steer HD4x4; e Pneus Mamute Insano 285/16 (34,5 polegadas na trena).

    -img_0732.jpg


    -img_0770.jpg


    -img_1432.jpg


    -4768e132-fa17-48c5-b2e5-bcaaeae91e01.jpg


    -img_1286.jpg

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    52
    Posts
    3,509
    Agradecimentos: 22
    Ale_Franco, seja bem vindo, muito fera o vilão, vou acompanhar aqui.

    []´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/09/2018
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Obrigado, Tuna!
    O seu jeep foi um daqueles que me inspiraram ao longo desses anos.
    Me parece que o Forum já esteve mais movimentado no passado...as outras mídias sociais tomaram conta.
    De todo modo, atualmente a ideia é colocar feixes de toyota por cima do eixo com jumelos articulados. Nessa oportunidade pretendo colocar os suportes das molas mais para frente e mais para trás (dianteiros e traseiros) para aumentar o entre eixos. Algo parecido com aqueles “missing links” que ficam bem na ponta dos parachoques.
    O entre eixos atual tem 2,05m. Tentarei chegar o mais próximo possível de 2,53m. Veremos até onde poderemos chegar sem alongamento de chassis...
    Faremos novos suportes de amortecedores e, naturalmente, vou procurar algum com curso maior.
    Algo que me preocupa é a altura do jeep em relação a largura. Atualmente ele está com 2m no ponto mais alto da gaiola, mas de largura apenas 1,78m (salvo engano). Ele já tem alargadores de roda 38mm e inverti o miolo das rodas pra ter um off-set mais negativo.
    Outra coisa que talvez dê um pouco de dor de cabeça vai ser a barra anti-rolagem pra impedir o axle wrap...ao que tudo indica ela é meio chatinha de construir sem limitar o curso da suspensão...
    Por enquanto a receita é bem básica e já foi amplamente divulgada aqui no Fórum...enquanto eu não parto para os dana60 ou RW com 4link, vamos nesse caminho.
    Salvo engano seu jeep é SPOA né Tuna? Alguma dica pra facilitar o serviço?

  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    52
    Posts
    3,509
    Agradecimentos: 22
    Citação Postado originalmente por Ale_Franco Ver Post
    Obrigado, Tuna!
    O seu jeep foi um daqueles que me inspiraram ao longo desses anos.
    Me parece que o Forum já esteve mais movimentado no passado...as outras mídias sociais tomaram conta.
    De todo modo, atualmente a ideia é colocar feixes de toyota por cima do eixo com jumelos articulados. Nessa oportunidade pretendo colocar os suportes das molas mais para frente e mais para trás (dianteiros e traseiros) para aumentar o entre eixos. Algo parecido com aqueles “missing links” que ficam bem na ponta dos parachoques.
    O entre eixos atual tem 2,05m. Tentarei chegar o mais próximo possível de 2,53m. Veremos até onde poderemos chegar sem alongamento de chassis...
    Faremos novos suportes de amortecedores e, naturalmente, vou procurar algum com curso maior.
    Algo que me preocupa é a altura do jeep em relação a largura. Atualmente ele está com 2m no ponto mais alto da gaiola, mas de largura apenas 1,78m (salvo engano). Ele já tem alargadores de roda 38mm e inverti o miolo das rodas pra ter um off-set mais negativo.
    Outra coisa que talvez dê um pouco de dor de cabeça vai ser a barra anti-rolagem pra impedir o axle wrap...ao que tudo indica ela é meio chatinha de construir sem limitar o curso da suspensão...
    Por enquanto a receita é bem básica e já foi amplamente divulgada aqui no Fórum...enquanto eu não parto para os dana60 ou RW com 4link, vamos nesse caminho.
    Salvo engano seu jeep é SPOA né Tuna? Alguma dica pra facilitar o serviço?
    Ale, o meu é spoa sim, uma coisa que fiz errado e vou ter que refazer foi apontar os pinhoes pra cima, deixando errado os angulos de trabalho das cruzetas, sugiro optar por junta cv para deixar os angulos iguais:

    esse video, mostra a besteira que fiz:



    Qto a ladder bar, não tem muito segredo, e se ela estiver o mais próximo possível do centro do eixo, menos ela irá limitar o curso, um detalhe interessante é que os gringos sempre falam que o jumelo da ladder bar TEM que ficar pra cima da travessa de fixação, nunca entendi o porque. mas funciona bem nessa configuração.

    Outra sugestão que facilita bastante a instalação de spoa no willys e preserva a estabilidade é utlização de eixos de rural.

    No mais, não sei se vc consegue esse meio metro só com suportes sem longar o chassis, mas desejo boa sorte.

    []´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    O jeep esta bonito, parabéns!

    Esta cada vez mais difícil ver willys na trilha...

    Sua futura configuração é bem parecida com a minha atual, inclusive o motor.

    A susp não tem segredo, use feixes planos com a mola mestra, contra mestra e a menor de todas. Não me preocuparia com axle wrap por enquanto, o gm 151 não tem tanto torque. Sugiro que monte e teste.

    No meu caso, tive que aumentar o chassis, o ganho de entre eixos é muito pequeno só com o reposicionamento dos suportes no chassis, mas uma alternativa pode ser refurar as molas. (sugiro a leitura do tópico "porção albino".

    Abraços,
    Murilo Beltrame

  • #6
    Usuário
    Entrada
    19/09/2018
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por tuna Ver Post
    Ale, o meu é spoa sim, uma coisa que fiz errado e vou ter que refazer foi apontar os pinhoes pra cima, deixando errado os angulos de trabalho das cruzetas, sugiro optar por junta cv para deixar os angulos iguais:

    esse video, mostra a besteira que fiz:



    Qto a ladder bar, não tem muito segredo, e se ela estiver o mais próximo possível do centro do eixo, menos ela irá limitar o curso, um detalhe interessante é que os gringos sempre falam que o jumelo da ladder bar TEM que ficar pra cima da travessa de fixação, nunca entendi o porque. mas funciona bem nessa configuração.

    Outra sugestão que facilita bastante a instalação de spoa no willys e preserva a estabilidade é utlização de eixos de rural.

    No mais, não sei se vc consegue esse meio metro só com suportes sem longar o chassis, mas desejo boa sorte.

    []´s
    Tuna, obrigado pela dica...certamente eu iria cometer o mesmo erro. Já tinha ouvido muita gente dizendo para "apontar" o pinhão para a reduzida quando fizesse SPOA e corrigisse o cáster.
    Mas ao assistir o vídeo, me surgiram algumas dúvidas básicas.
    Pelo que aparece no vídeo, o cardãn deve trabalhar totalmente alinhado (com ângulo zero reto), ou com as duas cruzetas no mesmo ângulo.
    Isso significa que, ao contrário do que a grande maioria das pessoas diz, quando passar as molas por cima do eixo, o ideal seria manter o pinhão do eixo totalmente alinhado na horizontal como na posição original.
    Na medida em que a saída de força da reduzida também é alinhada na horizontal, as duas cruzetas trabalhariam com o mesmo ângulo.
    O problema seguinte seria o ângulo muito acentuado de trabalho da cruzeta, que poderia ser solucionado com o aumento do entre eixos (consequente aumento de comprimento do cardãn e diminuição do ângulo de trabalho da cruzeta) e com uma junta CV (como você mencionou).
    Sendo assim, não haveria necessidade de correção do ângulo de cáster que se manteria o mesmo.
    Esse entendimento está correto?

    Quanto aos eixos de rural...de fato, seria uma opção boa. Mas antes de comprar o kit de reforço dos meus eixos eu procurei esses eixos de rural e tive muita dificuldade em encontrar com preços acessíveis ou vantajosos. Aí acabei desistindo deles e optando por manter os meus com medida original.
    Agora que já estou com o kit de reforço me pergunto se valeria a pena recomeçar com novos eixos de rural ou manter os meus e mais a frente partir para os dana60 ou rockwell...

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/09/2018
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    O jeep esta bonito, parabéns!

    Esta cada vez mais difícil ver willys na trilha...

    Sua futura configuração é bem parecida com a minha atual, inclusive o motor.

    A susp não tem segredo, use feixes planos com a mola mestra, contra mestra e a menor de todas. Não me preocuparia com axle wrap por enquanto, o gm 151 não tem tanto torque. Sugiro que monte e teste.

    No meu caso, tive que aumentar o chassis, o ganho de entre eixos é muito pequeno só com o reposicionamento dos suportes no chassis, mas uma alternativa pode ser refurar as molas. (sugiro a leitura do tópico "porção albino".

    Abraços,
    Beltrame, obrigado pelo elogio!
    Assim como o jeep do tuna, acompanhei a evolução do seu também. Os dois merecem parabéns.
    Realmente, os willys estão cada vez mais escassos.

    Me lembro de já ter estudado o tópico do Porcão, mas foi há muito tempo e já não me lembro as conclusões alcançadas.
    De fato, penso em talvez refurar as molas uns 10 cm fora do eixo de trabalho. Assim, teríamos um ganho de uns 10-12 cm com o reposicionamento dos suportes, e mais uns 10 de refuração da mola. Total de 20-24 cm em cada eixo. E total de 40-48 cm no entre-eixos total.
    Mas isso ainda é especulação. Veremos se vai se confirmar na prática.
    Me recordo de uma discussão sobre isso prejudicar o desempenho do curso da suspensão e sobre possível quebra das molas no tópico do Porcão. De todo modo, vou revisar o material antes de refurar.

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    52
    Posts
    3,509
    Agradecimentos: 22
    Citação Postado originalmente por Ale_Franco Ver Post
    Tuna, obrigado pela dica...certamente eu iria cometer o mesmo erro. Já tinha ouvido muita gente dizendo para "apontar" o pinhão para a reduzida quando fizesse SPOA e corrigisse o cáster.
    Mas ao assistir o vídeo, me surgiram algumas dúvidas básicas.
    Pelo que aparece no vídeo, o cardãn deve trabalhar totalmente alinhado (com ângulo zero reto), ou com as duas cruzetas no mesmo ângulo.
    Isso significa que, ao contrário do que a grande maioria das pessoas diz, quando passar as molas por cima do eixo, o ideal seria manter o pinhão do eixo totalmente alinhado na horizontal como na posição original.
    Na medida em que a saída de força da reduzida também é alinhada na horizontal, as duas cruzetas trabalhariam com o mesmo ângulo.
    O problema seguinte seria o ângulo muito acentuado de trabalho da cruzeta, que poderia ser solucionado com o aumento do entre eixos (consequente aumento de comprimento do cardãn e diminuição do ângulo de trabalho da cruzeta) e com uma junta CV (como você mencionou).
    Sendo assim, não haveria necessidade de correção do ângulo de cáster que se manteria o mesmo.
    Esse entendimento está correto?

    Quanto aos eixos de rural...de fato, seria uma opção boa. Mas antes de comprar o kit de reforço dos meus eixos eu procurei esses eixos de rural e tive muita dificuldade em encontrar com preços acessíveis ou vantajosos. Aí acabei desistindo deles e optando por manter os meus com medida original.
    Agora que já estou com o kit de reforço me pergunto se valeria a pena recomeçar com novos eixos de rural ou manter os meus e mais a frente partir para os dana60 ou rockwell...
    O raciocíonio está correto, o problema é que a reduzida costuma ficar um pouco inclinada pra baixo e considerando a posição natural dos eixos do jeep, faz com que os cardans "curtos" acabem estrangulando bastante as cruzetas, o dianteiro vai ficar do jeito que está mesmo, já o traseiro eu preciso corrigir, hj reparo mais na vibração e ela está lá, ainda assim o jeep parece um carro comum andando.
    Eixos de rural hj estão mais difíceis mesmo, uma alternativa são os de troller, mais faceis de achar e mais barato que os dana 60 ou RW.

    []´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Diesel brasileiro: o vilão
      Por Loyer no fórum Nissan
      Respostas: 20
      Última resposta: 23/07/2010, 07:49
    2. amortecedores rancho vilao ou amigo
      Por benderrr no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 05/09/2009, 01:25

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade