x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de tjhonatanmRS
    Entrada
    15/02/2017
    Local
    Canela/RS
    Idade
    31
    Posts
    60
    Agradecimentos: 2

    Wink Comprei meu 4x4...Frontier 2.8 2007




    Sonho realizado! - Frontier 2.8 2007









    Desde pequeno tinha o sonho de possuir um jipe ou uma caminhonete para "poder andar no barrro", eis que o tempo passou, e o sonho continuava lá guardado, embora não tivesse condições financeiras para tal.

    Uns 2 anos atrás comecei novamente a "sonhar" e então comecei diversas pesquisas pela internet em busca de uma caminhonete com bom custo x benefício, afinal seria um carro para o dia a dia e também para viagens, passeios pelo interior, acampamentos, expedições, etc. e foi então que descobri o fórum. Desde então ainda não tinha condições financeiras para adquirir a caminhonete, mas já fui adquirindo conhecimento, sanando dúvidas e buscando aprender o máximo possível sobre veículos diesel e principalmente 4x4, para que, no futuro pudesse fazer uma boa escolha da viatura que "provavelmente" me acompanharia por alguns diversos anos...

    Minha ideia inicial era uma caminhonete cabine dupla, 4x4, com motor MWM, pois meu pai tinha tido uma F1000 com este motor e sempre ouvi falar muito bem do mesmo. Resultado destas ideias iniciais e pelo gosto que tinha pelas S-10 (de 2004 a 2008) comecei minha pesquisa aqui no fórum. Até então não tinha ideia (e acho que nem conhecia) a Frontier e muito menos sabia que ela possuía a mesma motorização, porém com algumas partes mecânicas diferentes.

    Depois de muita leitura sobre a S-10 e seus prós e contras (principalmente a suspensão molenga demais) comecei a pesquisar sobre a Frontier e também X terra (visto que são carros muito parecidos mecanicamente falando). Foi aí que encontrei meu objetivo: adquirir um Frontier ou uma X terra. Elas possuíam "tudo" aquilo que eu buscava: motor confiável, manutenção relativamente fácil e barata, suspensão mais firme (menos conforto mas mais durabilidade), partes mecânicas que também fazem parte da S-10 (que não podemos negar é uma das mais difundidas), etc.

    Desde então passei o restante do tempo lendo muito o fórum, quase que, todos os dias. Um pouco sobre a Frontier (um pouco quer dizer todas as páginas), um pouco sobre a X terra, relatos de viagem, preparação de veículos, passeios, trilhas, etc. e comecei a me programar financeiramente para um dia adquirir o tão sonhado veículo "para andar no barro". Infelizmente a vida de nós, brasileiros, não é fácil e tudo acaba resultando de muita batalha, trabalho, dedicação, esforço e tudo e mais um pouco para realizar sonhos, principalmente aqueles que demandam um certo valor aquisitivo mais alto (o que pra uns pode ser bobagem para mim um veículo na faixa de R$ 40 mil era o "SONHO" financeiramente falando).

    De uns 8 meses para cá o sonho foi se tornando cada vez mais realidade e então as dúvidas cada vez maiores. Comecei a fazer alguns test drives em X terra, Frontier e a pesquisar cada vez mais. Sou do RS e infelizmente aqui no meu Estado o que se encontra deste tipo de veículo normalmente é utilizado para trabalho no campo ou por empreendedores rurais o que faz com que os veículos sejam muito mal cuidados e com a quilometragem mínima em torno de 200 mil km, embora saiba que um veículo diesel com a manutenção em dia rode mais de 500 mil km tranquilamente.

    Depois de alguns testes a X terra me agradou mais pelo conforto, espaço para os passageiros do banco traseiro e pela segurança de ser um carro "fechado", enquanto a Frontier me agradava por ser uma pickup, ou seja, pela versatilidade. Meu objetivo com o carro é basicamente: acampamentos, passeios pelo interior, uso no dia a dia para ir trabalhar e expedições. Após a leitura no fórum, vi cada vez mais o quanto as coisas são possíveis, principalmente viajar. Desde então tenho uma vontade imensa de conhecer, além de todas as nossas belezas brasileiras (que não são poucas), as belezas da nossa América do Sul (a natureza me inspira) e então a dúvida foi ficando cada vez maior: uma pickup ou uma "SUV"??

    Após muita pesquisa e por questão de gosto pessoal (já que a patroa gostou mais da X terra) acabei optando pela Frontier, com a ideia de futuramente colocar uma capota de fibra (para ter mais espaço e segurança) e preparar a mesma para expedições (Ushuaia e Atacama são um dos principais objetivos lá fora dentre outros vários aqui no Brasil).

    Escolhida a viatura começam as pesquisas pela viatura ideal. Pesquisei nos mais diversos sites de venda de carros usados, sempre com os critérios de busca: km até 140mil, ano de 2003 a 2008 (motor MWM 2.8), com Air Bag (versão XE não servia). Com estes critérios as buscas se restringem bastantes já que um carro com 10 anos ou mais com 140 mil km é quase raridade e com os outros critérios a coisa ficava cada vez mais restrita. Inicialmente tinha a ideia de comprar uma com BI por ter a manutenção mais barata e mais fácil, já que a ideia é viajar mas, com a busca tão restrita, acabou que pesquisei tanto pelo modelo com BI como pelo modelo eletrônico.
    Depois de toda essa história (que acho justo contar porque nada surge do nada, tudo tem um objetivo, e esse fórum me ajudou muito a vislumbrar sonhos cada vez maiores) venho aqui relatar para vocês que acabo de realizar meu sonho de guri: comprei um "carro pra andar no barro" kkkkkkkkkkkkkkkk.

    Adquiri uma Frontier 2007 2.8 MWM com 120.000 km rodados, modelo SE, uma das mais completas, ou seja, com Air Bag e ABS, interior toda em couro, sem nenhum arranhão por baixo, inclusive conversei com o dono (ela estava numa concessionária) e ele usava ela somente para ir do litoral do RJ para a capital e vice-versa e "odiava estrada de chão" segundo palavras dele kkkkkkkkk e acredito que nunca foi batida (a principio pelo que entendo).

    Essas são as fotos do anúncio dela:

  • #2
    Usuário Avatar de tjhonatanmRS
    Entrada
    15/02/2017
    Local
    Canela/RS
    Idade
    31
    Posts
    60
    Agradecimentos: 2
    A viatura encontrava-se bem conservada pela sua idade. As únicas modificações é que ela está com pneus BF 31, quebra mato, estribos, rack de teto e santo antônio tudo cromado, sem som, com um botão "cego" do painel cortado (conforme o dono era pra ligar o bip de ré igual a caminhão) e mais alguns detalhes pequenos que todo carro usado tem.

    Fotos do dia que fui buscar ela:

  • #3
    Usuário Avatar de tjhonatanmRS
    Entrada
    15/02/2017
    Local
    Canela/RS
    Idade
    31
    Posts
    60
    Agradecimentos: 2
    Como nem tudo é felicidade no outro dia, após trazer ela do RJ até o RS (sem nenhum problema), fiquei sem embreagem. Como já tinha lido o fórum várias vezes já sabia o problema, o maldito atuador de embreagem que fica dentro da caixa e dá uma baita M.O. para baixar a caixa. Aproveitei que baixei a caixa e já troquei o kit de embreagem completo, também aproveitei que a vtr ia ficar na oficina para fazer uma revisão geral: troca de óleo e filtro, filtro de combustível, filtro de ar, correia poly v, tensor da correia, óleo da caixa e fluído da embreagem.

    No total com M.O. foram gastos R$ 3.000. Foi um valor meio alto, mas pra mim carro tem que por combustível e poder andar sem preocupações.
    Ainda falta trocar óleo dos dois diferenciais e ver se há necessidade da troca do óleo da caixa de transferência, fazer regulagem de válvulas que nunca foram feitas (embora o motor esteja redondo gosto de seguir o manual), instalação de sensor de ré, engraxar os rolamentos de roda, engraxar as rodas livre e mais umas coisinhas.

    No geral estou muito satisfeito com a viatura. Consumo na estrada fica na faixa de 11,5 a 12km/l andando a 110km/h e na cidade ainda não fiz a medição exata mas acho que está na faixa de 10km/l. Achei a estabilidade do veículo excelente, embora um pouco mais dura é bem firme para viajar.
    No outro final de semana, logo que comprei a vtr, aproveitei que meus pais estavam visitando a cidade e fomos testar a nova integrante da família visitando uma das barragens aqui do interior da cidade. Estrada de chão na maior parte do tempo ruim mas transitável inclusive para veículos 4x2. Logo após a barragem há um morro que somente com veículo 4x4 para subir, com muitas valetas (os jipeiros tinham feito trilha por lá) e pedras soltas, liguei a 4x4 reduzida e só vai (a bicha vira um trator).

    Neste fim de semana mais um teste, fomos passear pelo interior da região serrana daqui. Diversas curvas fechadas com morros íngremes e pedras soltas mas nada que a 4x4 não resolvesse. Por enquanto estou adorando a caminhonete embora ainda haja algumas coisas para fazer só alegrias até agora.

    Em breve algumas atualizações (detalhes pequenos).

  • #4
    Usuário Avatar de tjhonatanmRS
    Entrada
    15/02/2017
    Local
    Canela/RS
    Idade
    31
    Posts
    60
    Agradecimentos: 2
    Ontem aproveitei para dar alguns UP's na vtr...

    Ela veio sem som e com o "buraco" da central multimídia 2 DIN aberto...
    Abri o painel dela...
    É só retirar a parte plástica junto das coifas do câmbio, 3 travas plásticas prendem essa parte...
    Depois vão aparecer estes dois parafusos


    Na parte de cima logo abaixo do comando do ar condicionado ficam mais 2 parafusos



    Sendo assim, instalei um dvd 1 DIN mas como o suporte para o dvd no mercado livre tá custando R$ 150,00 resolvi adaptar.
    Usei um suporte de um rádio 1 din e fiz os furos e com parafusos maiores prendi o suporte na furação original


    Não ficou perfeito mas gastei somente na compra dos parafusos...

    Aproveitei e bolei um lugar para fixação do GPS junto ao painel, já que no vidro além de chamar muito atenção fica sempre balançando demais...
    A frontier tem dois furos ao lado da tomada 12V no painel. Retirei a tampinha plástica do furo e aumentei o buraco com uma broca para poder passar o suporte do GPS

    Por dentro adaptei uma chapinha de metal para segurar o suporte

    Depois enchi tudo com silicone incolor...



    Achei muito bom o resultado final e a localização do GPS ficou excelente!! Ainda tenho regulagem dele para girar para os lados e também para cima e para baixo...


    Era o suporte original dele que cortei então soltando aquela "porca" plástica da foto abaixo ainda tenho regulagem dele para girar para os lados e também para cima e para baixo...


    Aproveitando que desmontei uma parte do painel aproveitei para trocar as lâmpadas do comando do AC que estavam queimadas...
    Elas vão encaixadas na placa com um suporte azul... só girar que sai... mas bem dificil achar a lâmpada que caiba ali...já troquei uma vez e queimou de novo não sei porque...

    Local onde vai uma das lâmpadas na placa do comando do A/C

  • #5
    Usuário Avatar de tjhonatanmRS
    Entrada
    15/02/2017
    Local
    Canela/RS
    Idade
    31
    Posts
    60
    Agradecimentos: 2
    Meu GPS tem entrada para câmera de ré então aproveitei e fiz a instalação definitiva da mesma.
    Havia duas semanas que já vinha testando ela para ver o local ideal.

    Comprei meu 4x4...Frontier 2.8 2007-img_20170406_144139.jpg Comprei meu 4x4...Frontier 2.8 2007-img_20170406_144155.jpg

    Para fazer a instalação da câmera ali é bem simples, basta retirar a proteção do parachoque que tem essas travas plásticas por baixo
    Comprei meu 4x4...Frontier 2.8 2007-img_20170406_144449.jpg

    Posiciona a câmera e depois fixa ela com aquelas cinta plástica tipo "enforca gato"

    Comprei meu 4x4...Frontier 2.8 2007-img_20170406_145049.jpg

    Achei que o local ficou bom, pois não chama muito atenção e dá uma boa visão
    Comprei meu 4x4...Frontier 2.8 2007-img_20170406_145055.jpg


    Fixação vista por baixo do parachoque
    Comprei meu 4x4...Frontier 2.8 2007-img_20170406_145211.jpg

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Parabéns pela conquista, amigo
    Quando o sonho é realizado com esforço, a satisfação é imensa.
    Dá pra ver que você está curtindo muito o novo brinquedo e já está botando a mão na massa.
    Off road é assim. Parte do hoby é o DIY na viatura.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #7
    Usuário Avatar de tjhonatanmRS
    Entrada
    15/02/2017
    Local
    Canela/RS
    Idade
    31
    Posts
    60
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Parabéns pela conquista, amigo
    Quando o sonho é realizado com esforço, a satisfação é imensa.
    Dá pra ver que você está curtindo muito o novo brinquedo e já está botando a mão na massa.
    Off road é assim. Parte do hoby é o DIY na viatura.
    Essa é a ideia...hoje em dia para fazermos as coisas exatamente como queremos temos que botar a mão na massa... além de economizar com os mexanicos na maioria das vezes o serviço é melhor executado ainda!

  • #8
    Usuário Avatar de tjhonatanmRS
    Entrada
    15/02/2017
    Local
    Canela/RS
    Idade
    31
    Posts
    60
    Agradecimentos: 2
    Hoje aproveitei para trocar aquela borracha de proteção que fica pelo lado interno do paralamas dianteiro (não sei o nome e nem pra que serve aquela borracha)...

    Comprei meu 4x4...Frontier 2.8 2007-img_20170406_180600.jpg

    Fui ao borracheiro consertar um pneu que estava vazando e consegui com ele uma câmara velha de pneu de caminhão, daí recortei a mesma mais ou menos do tamanho e recoloquei.
    Utilizei presilhas originais que ainda restavam e nos outros furos usei "enforca gato"

    Comprei meu 4x4...Frontier 2.8 2007-img_20170406_180613.jpg

    Foi bom realizar esse serviço porque como minha vtr está com pneus BF 31 percebi que o macaco original dela não da conta de tirar o pneu do chão mesmo levantando no máximo do macaco
    Comprei meu 4x4...Frontier 2.8 2007-img_20170406_180643.jpg
    Agora vou providenciar um toquinho de madeira para andar com ele caso seja necessário a troca do pneu.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. comprei uma frontier SE 2003 4x4 duvidas
      Por JoaoFederal no fórum Nissan
      Respostas: 1
      Última resposta: 28/04/2016, 16:56
    2. Comprei! Frontier 2005 2.8 MWM
      Por Borjaoo no fórum Nissan
      Respostas: 4
      Última resposta: 09/02/2015, 17:04
    3. Comprei uma Frontier Attack xe 2005
      Por ivanpessanha no fórum Nissan
      Respostas: 13
      Última resposta: 08/03/2013, 21:13
    4. Respostas: 40
      Última resposta: 26/03/2006, 12:21

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade