x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 46
  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/01/2006
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    58
    Posts
    217
    Agradecimentos: 2

    Restauração reboque militar anfíbio M100 1/4 TON




    Faz algum tempo que estou para criar esse tópico e nunca arranjo tempo. Hoje resolvi mostrar um pouco do trabalho que fiz no meu reboque M100.
    Como muitos, sempre tive vontade de ter um reboque militar. O meu objetivo era um M100, ou seja, pós-segunda guerra. Queria um de paralamas redondos e frei de mão no estilo do Jeep M38A1.
    Foi então que a partir do tópico criado pelo Marcos http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...m-1-4-ton.html (Carreta anfibia Bantam 1/4 Ton) conheci o Leonardo (Kiko) de Joinvile/SC.
    Depois de muita conversa por telefone com o Leonardo, há aproximadamente um ano negociei um reboque com o Evaldo, também conhecido como Sapo e, que é dono de um ferro-velho em Joinvile.
    Eu consegui que a nota fiscal de arremate do Exército, saísse em meu nome, pois isso facilitaria e muito a futura regularização de seus documentos.
    Ele estava no bagaço, como vocês podem ver pelas fotos. Exigiria muita paciência, pesquisa e profissionais competentes para deixa-lo em perfeitas condições.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -reboque-1.jpg   -reboque2.jpg   -reboque5.jpg   -reboque-anfibio-reforma-4.jpg  

  • #2
    Usuário
    Entrada
    01/01/2006
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    58
    Posts
    217
    Agradecimentos: 2
    Quando trouxe para casa é que fui ver a empreitada em que acabara de me meter.
    A caçamba e um dos paralmas estavam totalmente podres, vários detalhes do engate faltando, sem lanternas, chassis precisando de reparos e etc, etc, etc, etc. Enfim, tinha pouca coisa. Porém, o pouco que havia serviria como "gabarito" para restaura-la.
    O primeiro passo foi ler bastante sobre o assunto, encontrar os manuais originais e conversar com quem entende do assunto. Dessa forma, um bom papo com o Angelo Meliani e seu "grande" pai Aldo foi fundamental.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -147.jpg   -148.jpg   -149.jpg   -151.jpg  

  • #3
    Usuário
    Entrada
    01/01/2006
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    58
    Posts
    217
    Agradecimentos: 2
    Segue o arquivo do manual original do reboque M100 para facilitar a vida de quem tem o mesmo desejo. A página 69 vai dar pau na hora de ler e ou imprimir. Dessa forma, imprima da 1 a 68, depois a 69 em separado e da 70 em diante. Esse é o melhor manual que eu encontrei disponível na web.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pag-69-manual-m100.jpg  
    Arquivos Anexos

  • #4
    Usuário
    Entrada
    01/01/2006
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    58
    Posts
    217
    Agradecimentos: 2
    O primeiro passo foi refazer a caçamba. Eu optei por contar com a ajuda dos amigos da Parati Funilaria e Pintura, de Araçatuba/SP e também com o um fera em corte e dobra de chapa, que existe por lá. O serviço deles é de primeira linha. A caçamba velha foi usada com gabarito.
    Tudo foi feito em chapa 16, seguindo EXATAMENTE o manual e o que tinha sobrado da velha.
    O chassis foi retirado, reparado, revisado e jateado com areia, antes de receber fundo específico para tinta Duco.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -chassis-1.jpg   -20141002_105008.jpg  

  • #5
    Usuário
    Entrada
    01/01/2006
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    58
    Posts
    217
    Agradecimentos: 2
    Depois começou a procura por peças originais ...
    Eu queria instalar os dois drenos no assoalho do caçamba. Dessa forma, contatei o John Bizal, proprietário da Midwest Military Inc. http://www.midwestmilitary.net/index.htm
    Ele foi muito atencioso e acabei comprando quase tudo que precisei dele, pagando pelo PayPal.
    Aqui vocês podem ver o detalhe dos drenos do assoalho e as válvulas originais que foram instaladas. Detalhe foi preciso cortar e soldar no assoalho novo. O John concordou em me vender somente o pedaço do assoalho onde fica o orifício do dreno, pois ele fabrica somente o assoalho inteiro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00157.jpg   -dsc00162.jpg   -dsc00163.jpg   -dsc00172.jpg   -dsc00173.jpg   -20141008_103733.jpg  
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário
    Entrada
    01/01/2006
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    58
    Posts
    217
    Agradecimentos: 2
    Como disse a caçamba seguiu exatamente o padrão de dobras e vincos da original. Para isso foi preciso dobrar, levar para a funilaria, rebater os vincos nas extremidades, pois eles não chegam no final, retornar para terminar a dobra, especialmente na borda superior.
    Aqui você também poderão ver os paralamas redondos made in USA (NOS new old stock), comprados da Midwest. Eles ficaram mais baratos que se eu os comprasse no Brasil. Além, disso somente a Iron Parts topou fabricar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20141008_103711.jpg   -20141008_103737.jpg   -20141008_103745.jpg   -20141008_103719.jpg  

  • #7
    Usuário
    Entrada
    01/01/2006
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    58
    Posts
    217
    Agradecimentos: 2
    Nas fotos já aparece o chassis, reparado e com fundo, ponteado na caçamba. Todos os ganchos e puxadores da caçamba antiga foram removidos e fixados na nova. Tudo no lugar exato. Foi preciso trocar a última travessa do chassis, que foi dobrada nova, bem como a caixa para guardar o cabo. Essa vocês verão mais adiante.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    01/01/2006
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    58
    Posts
    217
    Agradecimentos: 2
    A borda superior da caçamba é rebatida sobre um cano de 1 pol, depois toda a borda é ponteada ao cano. Por incrível que pareça, não foi fácil encontrar um cano, com parede grossa de 1 pol para finalizar a borda. Eu encontrei na Canos Oliveira em São Paulo e o pessoal de lá também foi muito atencioso.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    01/01/2006
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    58
    Posts
    217
    Agradecimentos: 2
    Enquanto isso o Leonardo, recuperou e literalmente construiu todas as peças do engate militar e civil (alternativo), conforme já descrito pelo Marcos. O engate ficou perfeito!! Também gostaria de agradecer publicamente ao Leonardo. Você é 10! Como se não bastasse me ajudar com o engate, foi fundamental para a compra e garantiu o transporte seguro do reboque até Botucatu.

  • #10
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,432
    Agradecimentos: 113
    Olá amigo Celso.

    Muito legal o seu trabalho.Sou fã dessas carretas M100 militares da Bantam.
    Continue postando as novidades que estarei acompanhando o tópico.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    01/01/2006
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    58
    Posts
    217
    Agradecimentos: 2
    A empreitada seguiu em duas frentes: funilaria e mecânica. Essa última sob responsabilidade do Guilherme (Pardal 4x4) de Botucatu.
    Repito que mais uma vez que contar com bons profissionais é fundamental em qualquer projeto.
    O Guilherme desmontou cuidadosamente os componentes mecânicos do reboque, que foram jateados e depois receberam primer. Alguns desses componentes ainda eram originais, como os rolamentos do eixo e foram mantidos, pois estavam em ótimas condições. Tudo foi guardado, uma vez que poderiam ser utilizados na montagem.
    Enquanto isso providenciei dois pneus novos Pirelli militar 650x16, restaurei as rodas originais que eram rebitadas, comprei dois amortecedores novos, buchas e calços novos.
    Conforme falei no início do tópico, li bastante antes de iniciar e sabia exatamente quais as peças e componentes que precisaria. Esse é o grande problema para restaurar reboques e Jeeps americanos. A disponibilidade de peças novas de estoque antigo, bem como reproduções é enorme, mas estão lá nos Estados Unidos. Vou procurar listar tudo que comprei e de onde, talvez ajude alguém.
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário
    Entrada
    01/01/2006
    Local
    Botucatu/SP
    Idade
    58
    Posts
    217
    Agradecimentos: 2
    Enquanto isso ... Comprei um par de lanternas originais e novas pelo eBay motors. Elas vieram de um vendedor do Vietnan. Também pelo eBay comprei um cabo inter veicular novo e original de um outro vendedor nos Estados Unidos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tail-light-1.jpg   -tail-light-2.jpg   -tail-light-3.jpg   -inter-vehicular-cable.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Um paralama redondo reboque militar anfíbio Bantam ou M100
      Por Celso CJ5 diesel no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 22/02/2015, 17:16
    2. anfibio militar 6x6
      Por marcelo g almeida no fórum Outros
      Respostas: 3
      Última resposta: 21/06/2010, 22:57

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade