x
Convex Datacenter
Página 1 de 13 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 148
  • #1
    Usuário Avatar de leoporfir
    Entrada
    17/06/2013
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    28
    Posts
    73
    Agradecimentos: 2

    Jeep Willys 1958 (CJ5) - Restauração e preparação "Old School"




    Já registrado aqui há mais de ano e leitor frequente, somente agora venho mostrar o porque de estar aqui.

    No final dos anos 80 meu pai comprou um Jeep Willys, usou por um ou dois anos e logo o deixou em um galpão até agora. Desde meus quatro anos de idade, já dizia que aquele carro iria ser meu e que eu o "recriaria". E, vale ressaltar, minha enorme insistência foi o único motivo que o manteve na família, ou do contrário já teria sido vendido. Enfim, palavras não seriam suficientes para mostrar-lhes o quanto esse carro é importante para mim.

    A primeira ignição em todos os mais de 25 anos parado foi dada em Dezembro de 2012. Foi só limpar o carburador, as velas e girar o motor na mão para confirmar e... ele gritava como quem quisesse agradecer por tê-lo tirado da morte certa. Entretanto, só agora, em Dezembro de 2014, obtive condições e pude viajar até o interior (onde ele está) e começar de verdade a empreitada. Enfim, chega de história e vamos a um breve resumo fotográfico da evolução dele (tudo isso aconteceu em duas semanas, fazendo o serviço em casa):
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -untitled-1.jpg   -dsc08777.jpg   -dsc08798.jpg   -dsc08841.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Show de bola! Parabens .. qual os planos pro jipe (upgrade e uso)?

  • #3
    Usuário Avatar de leoporfir
    Entrada
    17/06/2013
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    28
    Posts
    73
    Agradecimentos: 2
    Agora, explicando:

    O projeto está dividido em duas fases básicas: Restauração e Preparação. No meu cronograma de curto prazo (três meses), a prioridade é deixar o Jeep inteiro, em boas condições de rodar e já encaminhado para as etapas seguintes. Nessa etapa, aliás, os pontos considerados foram (e estão sendo, em alguns casos) os seguintes:

    - Revisar sistema de freios (OK)
    - Substituir jogo de pneus (OK)
    - Revisar mecânica
    - Revisar elétrica (OK)
    - Refazer assoalho dianteiro esquerdo
    - Fazer vistoria e regularizar o carro (estava com placas amarelas, mas já tenho as atuais)
    - Lixar e pintar chassis

    Fazendo isso, trarei o carro para São Paulo e o usarei em todas as situações. Vai ser meu período de adaptação, para conhecer o carro e saber exatamente o que melhorar na etapa seguinte. Falando nisso, vamos falar das diretrizes do projeto:

    Como amante de quase tudo que tem rodas, motores e pode navegar, voar, andar ou correr, o que mais valorizo é um projeto bem elaborado e bem construído, independentemente da proposta. Meu Jeep não será específico de trilha, muito menos de passeio. Ele apenas deverá fazer aquilo que todo carro foi feito pra fazer: andar. Da melhor forma possível e em todos os lugares que puder alcançar, aliás. Não quero perder a originalidade pela qual me apaixonei, mas também quero o melhor que pode ser feito nele nessas condições.

    É aqui que começa a preparação. Uma preparação leve, mas bem feita e ainda não totalmente definida. Meus planos são:

    - Sistema de exaustão redimensionado, partindo do coletor e terminando em um abafador Flowmaster
    - Sistema de alimentação otimizado, o que inclui um novo carburador e novo sistema de admissão de ar
    - Sistema de ignição eletrônica (ainda estou em dúvida quanto a isso, para ser sincero)
    - Velas com ponta de irídio
    - Freios a disco nas quatro rodas (na frente já tem!)
    - Pneus 285/75 R16 montados em rodas "modulares", réplicas das Aero usadas na NASCAR
    - Novos amortecedores
    - Aumentar bitola de ambos os eixos (ainda não defini o método)
    - Gaiola interna seguindo os parâmetros da FIA
    - Bancos de época (talvez eu ainda opte por conchas) com suporte que estou desenhado para acomodar cintos de 4 pontos
    - Volante com offset e pouco menor que o original (375mm, contra 400mm)
    - Dois faróis de neblina de lentes amareladas, fixados no parachoques dianteiro
    - Dois faróis de milha, fixados no alto do Santo Antônio
    - Pintar na cor Grabber Blue, a icônica tinta usada nos Mustangs de todas as gerações
    - Carroceria em fibra, mas idêntica à original, desde os vincos até a abertura da tampa traseira e caixa de roda redonda
    - Guincho elétrico com capacidade de 9000lbs.
    - Alargadores de paralamas, para deixar os pneus dentro do que rege a lei

    Se não esqueci nada, minha receita é essa. Não há nada que não possa ser revertido e, no fim das contas, terei um Jeep com capacidades On e Off-road ampliadas, além de um equilíbrio dinâmico exponencialmente mais bem acertado que o original. Fiz essa ilustração abaixo como uma prévia do resultado visual final.

    Vale lembrar que tudo está sendo feito por mim, em casa mesmo. Isso vai demorar um pouco - especialmente a segunda etapa - mas com certeza é a melhor (e mais barata) maneira de criar uma nova e boa história na minha vida! =D
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cj5-jeep-31005351-2560-1531.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de leoporfir
    Entrada
    17/06/2013
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    28
    Posts
    73
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Show de bola! Parabens .. qual os planos pro jipe (upgrade e uso)?
    Obrigado, Rubens!

    Por coincidência, quando você perguntou eu já estava redigindo o texto seguinte, que - suponho - vai responder suas dúvidas, hehe. Está logo acima.

    Abraço!

  • #5
    Usuário Avatar de leoporfir
    Entrada
    17/06/2013
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    28
    Posts
    73
    Agradecimentos: 2
    Ah! Já ia me esquecendo dos vídeos!

    Primeiro, o vídeo da primeira partida no motor, feito em 2012:



    Agora, o vídeo feito há menos de um mês, numa comparação rápida entre o escape original e sem o silencioso:


  • #6
    Usuário Avatar de andre_agostinho
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    49
    Posts
    421
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leoporfir Ver Post
    Agora, explicando:

    O projeto está dividido em duas fases básicas: Restauração e Preparação. No meu cronograma de curto prazo (três meses), a prioridade é deixar o Jeep inteiro, em boas condições de rodar e já encaminhado para as etapas seguintes. Nessa etapa, aliás, os pontos considerados foram (e estão sendo, em alguns casos) os seguintes:

    - Revisar sistema de freios (OK)
    - Substituir jogo de pneus (OK)
    - Revisar mecânica
    - Revisar elétrica (OK)
    - Refazer assoalho dianteiro esquerdo
    - Fazer vistoria e regularizar o carro (estava com placas amarelas, mas já tenho as atuais)
    - Lixar e pintar chassis

    Fazendo isso, trarei o carro para São Paulo e o usarei em todas as situações. Vai ser meu período de adaptação, para conhecer o carro e saber exatamente o que melhorar na etapa seguinte. Falando nisso, vamos falar das diretrizes do projeto:

    Como amante de quase tudo que tem rodas, motores e pode navegar, voar, andar ou correr, o que mais valorizo é um projeto bem elaborado e bem construído, independentemente da proposta. Meu Jeep não será específico de trilha, muito menos de passeio. Ele apenas deverá fazer aquilo que todo carro foi feito pra fazer: andar. Da melhor forma possível e em todos os lugares que puder alcançar, aliás. Não quero perder a originalidade pela qual me apaixonei, mas também quero o melhor que pode ser feito nele nessas condições.

    É aqui que começa a preparação. Uma preparação leve, mas bem feita e ainda não totalmente definida. Meus planos são:

    - Sistema de exaustão redimensionado, partindo do coletor e terminando em um abafador Flowmaster
    - Sistema de alimentação otimizado, o que inclui um novo carburador e novo sistema de admissão de ar
    - Sistema de ignição eletrônica (ainda estou em dúvida quanto a isso, para ser sincero)
    - Velas com ponta de irídio
    - Freios a disco nas quatro rodas (na frente já tem!)
    - Pneus 285/75 R16 montados em rodas "modulares", réplicas das Aero usadas na NASCAR
    - Novos amortecedores
    - Aumentar bitola de ambos os eixos (ainda não defini o método)
    - Gaiola interna seguindo os parâmetros da FIA
    - Bancos de época (talvez eu ainda opte por conchas) com suporte que estou desenhado para acomodar cintos de 4 pontos
    - Volante com offset e pouco menor que o original (375mm, contra 400mm)
    - Dois faróis de neblina de lentes amareladas, fixados no parachoques dianteiro
    - Dois faróis de milha, fixados no alto do Santo Antônio
    - Pintar na cor Grabber Blue, a icônica tinta usada nos Mustangs de todas as gerações
    - Carroceria em fibra, mas idêntica à original, desde os vincos até a abertura da tampa traseira e caixa de roda redonda
    - Guincho elétrico com capacidade de 9000lbs.
    - Alargadores de paralamas, para deixar os pneus dentro do que rege a lei

    Se não esqueci nada, minha receita é essa. Não há nada que não possa ser revertido e, no fim das contas, terei um Jeep com capacidades On e Off-road ampliadas, além de um equilíbrio dinâmico exponencialmente mais bem acertado que o original. Fiz essa ilustração abaixo como uma prévia do resultado visual final.

    Vale lembrar que tudo está sendo feito por mim, em casa mesmo. Isso vai demorar um pouco - especialmente a segunda etapa - mas com certeza é a melhor (e mais barata) maneira de criar uma nova e boa história na minha vida! =D
    Ola...coloque uma ventoinha elétrica com ligacao no cebolão e manual....fundamental para quem quer manter o BF161...
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
    PU2NMY - 146.520 / PX2Z3952 -CH16

  • #7
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
    Entrada
    07/04/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    60
    Posts
    1,499
    Agradecimentos: 2
    e a tinta na cor Grabber Blue conseguiste aonde???

  • #8
    Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Idade
    30
    Posts
    581
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por leoporfir Ver Post
    Agora, explicando:

    O projeto está dividido em duas fases básicas: Restauração e Preparação. No meu cronograma de curto prazo (três meses), a prioridade é deixar o Jeep inteiro, em boas condições de rodar e já encaminhado para as etapas seguintes. Nessa etapa, aliás, os pontos considerados foram (e estão sendo, em alguns casos) os seguintes:

    - Revisar sistema de freios (OK)
    - Substituir jogo de pneus (OK)
    - Revisar mecânica
    - Revisar elétrica (OK)
    - Refazer assoalho dianteiro esquerdo
    - Fazer vistoria e regularizar o carro (estava com placas amarelas, mas já tenho as atuais)
    - Lixar e pintar chassis

    Fazendo isso, trarei o carro para São Paulo e o usarei em todas as situações. Vai ser meu período de adaptação, para conhecer o carro e saber exatamente o que melhorar na etapa seguinte. Falando nisso, vamos falar das diretrizes do projeto:

    Como amante de quase tudo que tem rodas, motores e pode navegar, voar, andar ou correr, o que mais valorizo é um projeto bem elaborado e bem construído, independentemente da proposta. Meu Jeep não será específico de trilha, muito menos de passeio. Ele apenas deverá fazer aquilo que todo carro foi feito pra fazer: andar. Da melhor forma possível e em todos os lugares que puder alcançar, aliás. Não quero perder a originalidade pela qual me apaixonei, mas também quero o melhor que pode ser feito nele nessas condições.

    É aqui que começa a preparação. Uma preparação leve, mas bem feita e ainda não totalmente definida. Meus planos são:

    - Sistema de exaustão redimensionado, partindo do coletor e terminando em um abafador Flowmaster
    - Sistema de alimentação otimizado, o que inclui um novo carburador e novo sistema de admissão de ar
    - Sistema de ignição eletrônica (ainda estou em dúvida quanto a isso, para ser sincero)
    - Velas com ponta de irídio
    - Freios a disco nas quatro rodas (na frente já tem!)
    - Pneus 285/75 R16 montados em rodas "modulares", réplicas das Aero usadas na NASCAR
    - Novos amortecedores
    - Aumentar bitola de ambos os eixos (ainda não defini o método)
    - Gaiola interna seguindo os parâmetros da FIA
    - Bancos de época (talvez eu ainda opte por conchas) com suporte que estou desenhado para acomodar cintos de 4 pontos
    - Volante com offset e pouco menor que o original (375mm, contra 400mm)
    - Dois faróis de neblina de lentes amareladas, fixados no parachoques dianteiro
    - Dois faróis de milha, fixados no alto do Santo Antônio
    - Pintar na cor Grabber Blue, a icônica tinta usada nos Mustangs de todas as gerações
    - Carroceria em fibra, mas idêntica à original, desde os vincos até a abertura da tampa traseira e caixa de roda redonda
    - Guincho elétrico com capacidade de 9000lbs.
    - Alargadores de paralamas, para deixar os pneus dentro do que rege a lei

    Se não esqueci nada, minha receita é essa. Não há nada que não possa ser revertido e, no fim das contas, terei um Jeep com capacidades On e Off-road ampliadas, além de um equilíbrio dinâmico exponencialmente mais bem acertado que o original. Fiz essa ilustração abaixo como uma prévia do resultado visual final.

    Vale lembrar que tudo está sendo feito por mim, em casa mesmo. Isso vai demorar um pouco - especialmente a segunda etapa - mas com certeza é a melhor (e mais barata) maneira de criar uma nova e boa história na minha vida! =D

    Muito lega a historia, gostei muito do projeto, simples, objetivo e funcional!

    Vou acompanhar.

    Abraços

  • #9
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Opa mais um de SBC...

    Abraçosss

  • #10
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    52
    Posts
    3,509
    Agradecimentos: 22
    Léo, seja bem vindo e parabéns, apesar da pouca idade vc. tem idéias já formadas sobre a preparação, e pelo jeito estudou antes de ficar postando um monte de perguntas como a grande maioria que não sabe nem o que quer e fica atirando pra tudo quanto é lado...

    Eu não entendi a questão do offset do volante, vc quis dizer diâmetro, certo? Até porque o offset do volante original é zero ou seja ele é flat;

    E outra, no vídeo do bf com escapamento original, ou o escapamento não é original ou tem algo errado no circuito, pois o bf com escape original é bem mais silencioso do que na gravação... só meus 0,02 cents

    No mais, seja bem vindo, parabéns pela viatura, pela história, pelo empenho e pela postura

    Vou acompanhar aqui com certeza.

    []'s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #11
    Usuário Avatar de Lauro Paiva
    Entrada
    18/10/2012
    Local
    Caravelas/BA
    Idade
    60
    Posts
    1,159
    Agradecimentos: 0
    Ian,

    Bonito jeep.

    Já pensou em colocar ele totalmente original e conseguir uma placa preta????
    Pelo jeitão dele ele deve ficar uma beleza de carro!!!

  • #12
    Muito bom! Esta fase de adaptação é fundamental para decidir o que fazer no carro! Depois de algumas trilhas o 'capeta' coloca várias ideias na cebaça! Hauhauahu
    Willys CJ5 1965 - GM151 Supercharger, Clark 240f, Sem Limites 35'', BeadLocks, Flutuantes Ensimec, Kit Homocinetica HD4x4, Elocker, Winch 12.000lbs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. " Trovão Azul " - Willys CJ5 1958
      Por alexrs1610 no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 99
      Última resposta: 18/01/2016, 12:49
    2. Jeep Willys 1968 "Toddynho" 36.000 Km Restauração
      Por revmarcelo no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 11
      Última resposta: 08/07/2014, 16:44
    3. Compro Jeep Willys 1958>...
      Por Pbailao no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 15/02/2004, 19:18
    4. VENDO JEEP WILLYS 1958 4.1/S R$10.000,00
      Por Osmar Junior no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 29/12/2003, 15:39

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade