x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1

    4x4 Com ou sem roda livre?




    Bom dia pessoal, andando na rua hoje vi alguns 4x4 e veio aquela duvida rss

    Diversos 4x4 como troller 2002 para cima vem com roda livre e o pessoal condena os abaixo de 2002 que não usa roda livre. Por que?

    Ate onde eu sei 4x4 com roda livre automática o cardãn dianteiro gira junto com o veiculo. A coroa e o pinhão giram também com o 4x4 desligado? Outra duvida o sistema de RL automatica de 1 pajero TR4 é igual a de um troller 2000? Os dois cardãns giram e etc?

    Se a galera que mete o pau nos 4x4 sem RL por que as TR4, Hilux , Savana, Cheroke e etc vem sem a roda livre?


    Se eu comprar um troller 2001 sem roda livre diessel 2.8 só pelo fato de não ter roda livre vai "andar" menos que os com roda livre?

    Muitas duvidas

  • #2
    Usuário
    Entrada
    03/07/2011
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    32
    Posts
    243
    Agradecimentos: 0
    Lá vai! Com RL vc tem a vantagem de optar pelo funcionamento do difa! Ex uma viagem longa vc deixa as RL na posição free assim vc tera o difa imovel sem desgaste, porem o carda(espiga e luva) sofrera um desgaste no mesmo ponto devido ao jogo da suspenção!
    Sem RL o difa estara sempre rondando mesmo que vc não esteja com a palanca na posição 4x4!
    sacou!!
    A e em veiculos com RL não acione o 4x4 em movimento se ela (RL) estiver na posição free!
    Meio embaralhado..hehhe
    abrss

  • #3
    Usuário Avatar de mauromosc
    Entrada
    14/04/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    44
    Posts
    420
    Agradecimentos: 0
    Eu já vi muita gente com problema na triha por causa da roda livre e particularmente não vejo necessidade. Na toyota que estou reformando vou colocar flange e esquecer esse negocio de ficar descendo toda hora para ligar e desligar.
    E fora que penso que roda livre automática é lenda, aciona automaticamente quando precisa? Eu sei que desliga quando você mais precisa dela.
    Mauro Mosczynski
    Land Rover Defender 110 "Picles": rodas, volante, bancos, velocimetro, diferencial, câmbio, capô, porta

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    O fato de não existir o botão giratório no cubo da roda não significa que o carro não tenha roda livre. Os modelos mais modernos (incluindo SUVs e Pickups) tem sistema automático de RL e se ele estiver funcionando corretamente, a transmissão dianteira (diferencial e cardan) fica parada, assim como nos jeeps com RL manual.
    A TR4, por exemplo, utiliza váculo do coletor para engatar a RL.
    Para aplicações pesadas o sistema manual é mais confiável.
    Veiculos 4x4 full time (Land, Niva, Subaru...) não utilizam RL, já que a tração é permanente.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O fato de não existir o botão giratório no cubo da roda não significa que o carro não tenha roda livre. Os modelos mais modernos (incluindo SUVs e Pickups) tem sistema automático de RL e se ele estiver funcionando corretamente, a transmissão dianteira (diferencial e cardan) fica parada, assim como nos jeeps com RL manual.
    A TR4, por exemplo, utiliza váculo do coletor para engatar a RL.
    Para aplicações pesadas o sistema manual é mais confiável.
    Veiculos 4x4 full time (Land, Niva, Subaru...) não utilizam RL, já que a tração é permanente.

    O Troller 2000 fica como? full time? ou part time?

    Ate onde eu sei ele gira o cardan e o diferencial dianteiro mesmo em 4x2.

    Confere?

  • #6
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Os primeiros Troller realmente não possuem roda livre. Mas o sistema é part-time (para ser full-time teria que ter um diferencial central).
    De fato ele gira tudo o tempo todo (pontas de eixo, diferencial, cadan e a saída da cx de transferência onde ocorre o engate do 4x4). Isso, em tese causa um desgaste desnecessário em todo o sistema de transmissão dianteira, além de gastar uma certa energia para girar desnecessariamente, mas acho que esse peso é quase imperceptivel no consumo ou na performance do carro.
    Quanto ao desgaste não sei até que ponto é significativo, mas uma coisa é certa: um rolamento parado dura bem mais que um rolamento que gira 100% do tempo mesmo sem carga (sem estar puxando o peso do carro).

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Eu não deixaria de comprar um Troller 2001 apenas pela ausência da roda-livre, caso o carro estivesse conservado e com preço justo.
    Também não gastaria de início os 2.500 dinheiros (segundo um rápida pesquisa no forum) que custa uma RL adaptável a ele.
    Eu esperaria o momento de trocar alguma coisa por desgaste ou quebra e aí sim incluiria a RL para conservar as peças novas.

  • #8
    Usuário Avatar de RevS
    Entrada
    22/10/2010
    Local
    Caraguatatuba<>São Sebastião/SP
    Posts
    443
    Agradecimentos: 0
    Nao deixaria de comprar se tiver bom preço e conservado pois nao acredito que isso influencie tanto assim... logico que com RL seria melhor mas deixar de comprar por causa disso nao deixaria nao....

  • #9
    cara simples, com rl voce vai ter uma vida mais longa as coisas na dianteira, sem, perde em desgaste mas e bem mais forte. visto que os veiculos de competição 4x4 e tudo canela seca. senao quebra.
    Cj 3a . parte final da reforma.

  • #10
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Yuri Trevisol Ver Post
    cara simples, com rl voce vai ter uma vida mais longa as coisas na dianteira, sem, perde em desgaste mas e bem mais forte. visto que os veiculos de competição 4x4 e tudo canela seca. senao quebra.
    se o preço estiver bom compra roda livre é facil de trocar qualquer coisa se não gostar depois troca, mas para trilhas é a melhor...

    estou fazendo o 4x4 do meu brinquedo e até tinha um par de rodas livres do toyota para adptar mas achei desnesseçario já que iria rodar principalmente em trilhas e os deslocamentos não serão muito longos, e fiz direto mesmo

    automatica e trilhas nem pensar........numa willys que tinha aqui chegou com rodas livres automaticas e já saiu com as flanges do jeep antigo.....melhor direto que entarrado sem poder usar a tração

    valew
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #11
    Citação Postado originalmente por Yuri Trevisol Ver Post
    cara simples, com rl voce vai ter uma vida mais longa as coisas na dianteira, sem, perde em desgaste mas e bem mais forte. visto que os veiculos de competição 4x4 e tudo canela seca. senao quebra.

    Olá Yuri. O que seria canela seca?

  • #12
    Citação Postado originalmente por RevS Ver Post
    Nao deixaria de comprar se tiver bom preço e conservado pois nao acredito que isso influencie tanto assim... logico que com RL seria melhor mas deixar de comprar por causa disso nao deixaria nao....
    Obrigado por tantas respostas!

    Então... Talvez apareça um 2001 diessel impecaval porem 2001... AI ficou a duvida se realmente a roda livre atrapalha ou não,

    O meu troller 2000 não tem e nunca senti falta de uma...

    Atualizando os preços, O kit roda livre para troller 2000 gasolina está 1.800 reais. Já o 2001 não existe.

    Agora não sei se eu coloco um turbo no motor ap do meu troller e quem sabe instalo uma roda livre ou dou um jeito de arranjar 10.000 reais e dou o meu mais a diferença no 2001 diessel....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Roda-livre no JPX?
      Por Policarpo no fórum JPX
      Respostas: 22
      Última resposta: 02/12/2017, 12:45
    2. Respostas: 9
      Última resposta: 22/09/2008, 15:47
    3. RODA LIVRE É LIVRE?
      Por Ribeiro no fórum Mitsubishi
      Respostas: 14
      Última resposta: 21/02/2007, 20:10
    4. Calota do cubo de roda dianteiro - sem roda livre
      Por Mauricio Mei no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 05/03/2004, 10:33

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade