x
Convex Datacenter
Página 1 de 13 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 151
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13

    Dicas de pintura automotiva - Como fazer




    Amigos, como curioso e adepto de artes manuais, um belo dia resolvi aprender a pintar para não gastar com chapeador. O esforço compensou, pois em vez de pagar a MO eu comprei um compressor que é muito útil por anos a fio.

    Como acho bacana dividir conhecimentos com os amigos ou interessados em aprender, vou passar algumas dicas úteis no serviço de chapeamento e pintura.

    Só espero que nenhum chapeador passe por aqui pra me esculhambar por reduzir seus possíveis clientes... rsrsrs
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #2
    Usuário Avatar de sgrul1
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    SÃO PAULO/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,034
    Agradecimento: 1
    Edi, estamos aguardando as dicas. A proposito devo ir p sul nas ferias, de repente passo ai p dar um trato na monstrenga.
    Jimny PlayMobil
    Fé em Deus e Pé na Tábua ! Mas por via das dúvidas, mantenho o freio revisado.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13

    Pintura, como preparar?

    Como qualquer superfície que precisa ser pintada, convém ser preparada adequadamente para obter um bom resultado final.
    Vale lembrar que a pintura automotiva é um serviço trabalhoso que requer um bom nível de paciência e não pode ter de forma alguma pressa, pois o material tem tempo de secagem e esse tem que ser obedecido.

    Lixas:
    Quanto maior o número mais fino é o grão, sendo usado 120 para lixar massa plástica, 300 para finalizar a massa, 600 para lixar o fundo nivelador e 1200 para lixar o verniz antes do polimento.

    Antes da pintura convém proteger as áreas que não serão trabalhadas cobrindo com jornal e fitas. Eu uso vários pedaços de não tecido "TNT" (sobras do aniversário de 1 ano do meu filho).

    Para cobrir riscos é importante lixar bem a superfície e aplicar fundo nivelador e lixar até ficar com uma superfície perfeitamente lisa.

    Esse processo pode ser repetido diversas vezes até obter um perfeito resultado. Como o fundo nivelador é um produto relativamente macio e fácil de ser lixado, pode ser feito esse processo de pintura e lixamento várias vezes.

    O verniz antes de ser pintado também precisa ser lixado, eu uso 300 antes do fundo e após aplicar o fundo eu lixo novamente com 600.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0241.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0244.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0240.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0246.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0243.jpg  
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Após o preparo com o fundo nivelador, passe um jato de ar e um pano seco e limpo na superfície a ser pintada.
    Aplique a tinta em camadas bem finas. Nesse momento começam a aparecer as imperfeições do serviço de acabamento feito anteriormente, se o camarada tiver pressa na preparação o serviço começa a se mostrar porco.
    Se aplicar muita tinta ela poderá escorrer, mas não se apavore pois se esperar secar bem ela nivelará conforme a evaporação do solvente. Até aí tem solução.
    para uma perfeita pintura, são necessárias cerca de 3 a 4 demãos de tinta. O bom é que a secagem da tinta é rápida, então em intervalos de cerca de 5 minutos são aplicadas as demãos até ter uma perfeita cobertura da peça a ser pintada.

    Tinta:
    Esmalte PU: Precisa ser diluída com solvente e utiliza catalizador para acelerar a secagem. O uso de verniz é opcional. Precisa ser polido após aplicação.

    Esmalte Duco: Atualmente é pouco usado, pois está sendo substituído pelo esmalte PU, e o uso do verniz também é opcional. Precisa ser polido após aplicação e tem que ser diluído com solvente.

    Esmalte Poliéster: É o tipo de tinta mais comum, sendo base para tons metálicos e perolizados, e necessitam obrigatoriamente do verniz. Já vem pronto para aplicação. Para ter uma idéia de rendimento, um parachoque dianteiro de Corsa leva cerca de 150ml de esmalte poliéster para chegar a uma boa cobertura. A porta traseira do Mille das fotos recebeu cerca de 100 ml de esmalte para as 3 demãos bem generosas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0250.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0251.jpg  
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13

    Verniz

    Finalmente chega a hora da verdade.
    O serviço ficará à contento ou ficará uma merd@? É agora que tudo aparece e finaliza.
    O verniz é a proteção química e mecânica da tinta. É um material relativamente duro, trabalhoso de ser lixado e deve ser aplicado com cuidado pois escorre muito fácil.

    Após ser aplicado dará aparência de um espelho. Eu pessoalmente aplico o verniz olhando pelo reflexo que ele forma, pois se não dar reflexo é sinal que faltou verniz, e se ficar liso demais irá escorrer caso insista em colocar mais material.
    Sugiro que experimente aplicar verniz primeiramente em algum material até "acertar a mão". O verniz tem que ser aplicado a uma distância maior da peça, mais de 30cm de distância. Se escorrer não tente corrigir, espere secar e mete lixa que tem solução.

    Obs1: Quando for aplicar verniz, cubra todo o veículo e faça isso afastado de outros veículos, pois ele pega em tudo. Como o verniz leva cerca de 15 minutos para secar no ponto de toque, o que ficar no ar irá pegar em tudo ao redor. para limpar depois será um verdadeiro inferno, então cubra tudo ao redor.

    Obs2: Cuidado com poeira no ambiente, até secar, tido que estiver em suspensão no ar será atraído para o verniz, assim como todas as moscas e insetos voadores irão experimentar um pouso fatal no verniz recém aplicado. Feche os olhos para não ver e se irritar com a situação.

    Obs3: Sempre que carregar a pistola, pulverize um pouco fora da peça pois o verniz colocado primeiro na pistola vai entrar até a agulha e não se misturará no catalisador, salvo se a mistura for feita fora da pistola. Se aplicar o verniz sem o catalizador esse ficará manchado e vai levar horas até secar, resumindo, ficará uma bosta.

    Vernizes:
    Cristal: É o tipo de verniz mais barato e simples do mercado, vem pronto para ser aplicado e demora um pouco mais para secar. Dura menos que o verniz bi-componente.

    Bi-componente: Precisa ser misturado a um catalisador para apurar sua secagem. Aguentam mais e custam pouca coisa mais caro. Só uso esse.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0259.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0260.jpg  
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13

    Polimento

    Em fim chegou a etapa final do serviço. Em carros claros, se o ambiente não tiver poeiras, o polimento poderá ser até dispensados, mas em cores mais escuras ou se tiver pegado poeira, o polimento será inevitável.

    Me esqueci de escrever, o verniz pode ser dado em apenas 1 demão na quantidade correta ou em 2 demãos mais finas. Eu prefiro dar apenas 1 demão pois o resultado final é melhor. A partir da 3a demão, o verniz começa a criar uma textura tipo casca de laranja, e dá muito trabalho para polir.

    O polimento só pode ser feito após 24hs de secagem da peça. Se polir antes de 24hs é assinar atestado de burrice ou brincar com a sorte...

    O polimento é um evento trabalhoso, mas necessário. Em cores escuras, o polimento dará uma escurecida no tom e ficará bem próximo ou igual ao original.
    Use lixa 1200 para quebrar todo o brilho e nivelar o verniz até sumir qualquer pontinho brilhoso. Quanto melhor for o lixamento, mais nivelado ficará o polimento. Cuide para não lixar as quinas ou cantos vivos, pois irá "furar" o verniz e estragar todo o serviço.

    O polimento pode ser feito com massa de polir nro 2, usando estopa ou politriz. Eu uso politriz apenas para o polimento inicial e termino tudo com a mão pois conseguimos um acabamento muito melhor na mão.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0263.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_2263.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_2265.jpg  
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13

    Tipos de pistolas

    Para hobby, eu prefiro pistolas de baixa e média pressão com caneca em cima. Para uso profissional é indicado pistolas de média e alta pressão com caneca embaixo.
    Pistolas de baixa pressão servem em qualquer compressor pequeno e dosam facilmente a quantidade de tinta. Pistolas de alta pressão necessitam de compressores maiores e botam muito mais tinta, o que rende muito mais serviço.

    Atualmente uso uma pistola de baixa pressão pequena. Demoro mais mas consigo acertar bem o ponto de vazão com um compressor pequeno.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13

    Ponto da tinta

    O ponto da tinta é outro fator fácil de ser desmistificado. Eu misturo a tinta direto na pistola, se precisar eu adiciona mais solvente e com uma chave de fenda eu mexo e verifico o ponto da tinta. Quando puxa a chave para fora da tinta, a tinta deve gotejar da chave, e não formar nenhum "fio". É bem líquida mesmo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por sgrul1 Ver Post
    Edi, estamos aguardando as dicas. A proposito devo ir p sul nas ferias, de repente passo ai p dar um trato na monstrenga.
    Ahaha! pode aparecer por aqui sim!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    62
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Ainda vou ter um local pra fazer tudo isso.
    Valeu pelas dicas. Muito boas.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #11
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O ponto da tinta é outro fator fácil de ser desmistificado. Eu misturo a tinta direto na pistola, se precisar eu adiciona mais solvente e com uma chave de fenda eu mexo e verifico o ponto da tinta. Quando puxa a chave para fora da tinta, a tinta deve gotejar da chave, e não formar nenhum "fio". É bem líquida mesmo.
    Ed, Valeu pelas dicas, vou testar com a minha bike, que pretendo reformar até o final do ano.

  • #12
    Abração Edin.

    Logo que tiver tempo vou fazer o serviço na porta da Tratoretta, porém antes tenho que bater um amassado geral provocado por um motoque que quase me pôs fora da estrada.
    Creio que os amassados podem ser rebatidos com martelo e "bigorna". Já vi funileiro fazer isso, mas ainda não tentei. Será que é fácil ? Não quero usar muita massa.
    Tem alguma dica ?

    É fácil encontrar o azul da Ranger ?

    Anthon

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Como escolher compressor para pintura automotiva?
      Por ADRIO DIAS no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 15
      Última resposta: 16/08/2014, 14:37
    2. Pintura em fibra - Troller (Como fazer?)
      Por rub no fórum Troller
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/01/2011, 11:56
    3. Pintura automotiva
      Por ojaneri no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 16
      Última resposta: 23/07/2006, 00:56
    4. Funilaria e pintura: preciso de dicas!!!
      Por emtsuhako no fórum Niva
      Respostas: 5
      Última resposta: 18/07/2006, 09:01
    5. Dicas de Funilaria & Pintura
      Por kge no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/11/2003, 15:20

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade