x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28

Tópico: Roda livre

  • #1
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0

    Roda livre




    Galera,

    Tinha roda livre automatica na minha Rural, mas como começou uns estralos quando forçava, e não funcionava, resolvi comprar um par de roda livre manual e instalar. Eu mesmo instalei, muito simples a instalação por sinal. Gostaria de saber agora o seguinte: Tenho 4 modos diferentes agora de combinações travas rodas/alavanca .
    Ex:

    alavanca 4x2 e rodas travadas
    alavanca 4x2 e rodas destravadas
    alavanca 4x4 e rodas travadas
    alavanca 4x4 e rodas destravadas

    A segunda opção é o modo 4x2 normal.
    A terceira opção é o modo 4x4 funcionando ok.

    A primeira opção tem algum problema em utilizar? Tipo se ao entrar em uma estrada de terra....ao invez de travar as rodas apenas quando chegar no atoleiro, ja travo quando entro e quando precisar engato via alavanca...esta certo isso? algum inconveniente em se utilizar dessa maneira?

    E o ultimo modo....? Digamos que por engano alguem engate a alavanca e nao trave as rodas...algum problema ira ocorrer ao sistema?

    Valeu


    OBS: unica coisa que me deixou na duvida quando instalei a roda livre manual, foi que na minha automatica, quando desmontei tirei um anel de trava que fixava a roda livre no eixo, em uma ranhura na ponta de eixo....ja na roda livre manual, esse anel ficou sobrando e nao o utilizei....

  • #2
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Jdutra

    Nenhum problema em andar com as rodas livres engatadas e com a tração desengatada, em pequenos deslocamentos, de até uns 10 km eu sempre usei assim.Mais do q isso eu desengato pra não gastar mais combustível de bobeira.
    se engatar o 4x4 com as rodas livres desengatadas, nenhum problema tb, só q logicamente a tração não vai funcionar.
    Quanto ao anel trava, não sei te dizer.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #3
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0
    Certo irei gastar mais gasosa, pois vou estar empurrando o diferencial da frente sem necessidade ne.....

    E com a automática, o diferencial da frente rodava direto? Como funciona a trava da road livre automatica...pelo nome ela deve travar apenas quando se engata com a alavanca...

  • #4

    Re: roda livre

    Citação Postado originalmente por jdutra
    Tinha roda livre automatica na minha Rural, mas como começou uns estralos quando forçava
    Olha, eu imagino que rodas livres automaticas não são muito resistentes, mas pelo que ja percebi, na pajero quando eu to com a tração engatada e dou uma ré no "tranco" (tirar o pe MUITO rapido da embreagem), sempre faz esses barulhos de engrenagens eu me assusto toda vez "I, F$DEU".
    Mas não deixa de funcionar....

    []'s

  • #5
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por jdutra
    E com a automática, o diferencial da frente rodava direto? Como funciona a trava da road livre automatica...pelo nome ela deve travar apenas quando se engata com a alavanca...
    Fala Dutra!!!

    Isso mesmo, a automática só engatava quando vc engatava a alavanca. Nesse momento o semi eixo exercia uma força sobre uns roletes, que se deslocavam e engatavam a roda livre. Algumas tinham SDA, "Síndrome de Desengate Automático"! Nas descidas desengatavam...

    OBS: unica coisa que me deixou na duvida quando instalei a roda livre manual, foi que na minha automatica, quando desmontei tirei um anel de trava que fixava a roda livre no eixo, em uma ranhura na ponta de eixo....ja na roda livre manual, esse anel ficou sobrando e nao o utilizei....
    Também não usava... Aí um dia percebi que as buchas de bronze das mangas estavam com as bordas detonadas! Esse anel serve para deixar o semi-eixo na posição correta, não "dançando" dentro do eixo.

    Citação Postado originalmente por cotton
    Olha, eu imagino que rodas livres automaticas não são muito resistentes, mas pelo que ja percebi, na pajero quando eu to com a tração engatada e dou uma ré no "tranco" (tirar o pe MUITO rapido da embreagem), sempre faz esses barulhos de engrenagens eu me assusto toda vez "I, F$DEU".
    Mas não deixa de funcionar....
    As automáticas para a linha Willys não valem o que pesam! A da Pagero é outra história! Não vi ainda, mais já me falaram que é quase indestrutível... O meu Brother tinha uma V6 e usava e abusava da coitada, nunca teve problemas!

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0
    Também não usava... Aí um dia percebi que as buchas de bronze das mangas estavam com as bordas detonadas! Esse anel serve para deixar o semi-eixo na posição correta, não "dançando" dentro do eixo.

    Blz...então amanhã antes do teste irei abrir novamente e colocar o anel....me parece que um dos lados já estava sem...vou verificar. Eu imaginava que esse anel servia para esse tipo de coisa, mas fiquei na dúvida.

    Realmente a roda livre era com roletes....inclusive depois de desmontar vi que o estado geral das peças parecia bom, tudo com bastante graxa, nada com limalha com coisa do tipo, então tiro a conclusão que a roda livre original da willys não serve para grandes esforços.

    Tomara que essa troca resolveu meu problema, senão a coisa é pior que eu pensava....mas amanhã já pretendo ter a resposta.


    Abraços 4x4.....

    OBS: vou tentar anexar uma foto. Bem embaixo na foto está o anel de que falei.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Roda livre-img_0986_181.jpg  

  • #7
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0
    O que seria "buchas de bronze das mangas " ?

    Com elas detonadas o que pode acontecer? Digamos que eu não perguntasse aqui e deixasse sem o anel trava....o que poderia acontecer na realidade andando?

  • #8
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por jdutra
    OBS: vou tentar anexar uma foto. Bem embaixo na foto está o anel de que falei.
    Aí Dutra! Acho que esse anel não vai dar certo... Tem que ser um sem aquelas "orelhas". Senão os dentes da roda livre não vão acoplar. Esse anel costumava vir no kit de roda-livre...

    O que seria "buchas de bronze das mangas " ?

    Com elas detonadas o que pode acontecer? Digamos que eu não perguntasse aqui e deixasse sem o anel trava....o que poderia acontecer na realidade andando?
    Tirando a manga fora vc vê ela... A foto que tenho não é boa, mas dá pra ter uma idéia de onde fica. Ela mantem o semi-eixo centrado. A borda é para evitar o atrito da perte maior do semi-eixo, onde tem a cruzeta, contra a manga. Se vc olhar o semi-eixo, vai ver que ele possui uma pista, para rolagem nessa bucha.
    Andando? Só quebrar as bordas da bucha. À curto prazo nada. Mas esses cacos, podem entrar nos rolamentos dos munhões e até na cruzeta, mandando eles pro espaço!

    []'s
    Roda livre Imagens Anexas Roda livre-manga2_956.jpg Roda livre-bucha_210.jpg 

  • #9
    Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Idade
    46
    Posts
    2,166
    Agradecimentos: 0

    Re: roda livre

    Citação Postado originalmente por cotton
    Citação Postado originalmente por jdutra
    Tinha roda livre automatica na minha Rural, mas como começou uns estralos quando forçava
    Olha, eu imagino que rodas livres automaticas não são muito resistentes, mas pelo que ja percebi, na pajero quando eu to com a tração engatada e dou uma ré no "tranco" (tirar o pe MUITO rapido da embreagem), sempre faz esses barulhos de engrenagens eu me assusto toda vez "I, F$DEU".
    Mas não deixa de funcionar....

    []'s
    Cotton,

    A RL da Pajero não é automática! Ela tem acionamento automático a vácuo, mas o sistema dela é semelhante a das RL manuais.
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #10
    Ahh !

    Com isso ela pode ser considerada resistente então.. certo?

    Oba! 8)

    Vlw ramiro!

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Idade
    46
    Posts
    2,166
    Agradecimentos: 0
    Eu nunca ví uma RL de Pajero quebrada...
    Estou usando pneus 33' na minha e elas estão ok. Pelo menos até agora..
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #12
    Falando em RL..

    Ao desligar o 4X4 depois do famigerado Pinheirinho, neste find, uma surpresa a parte plástica, que gira, saiu na minha mão!!!!

    Dei uma olhada e parece que só a parte plástica está danificada... dá pra trocar só isso?

    []s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. RODA LIVRE É LIVRE?
      Por Ribeiro no fórum Mitsubishi
      Respostas: 14
      Última resposta: 21/02/2007, 20:10
    2. Modelo de roda livre
      Por Beto Lacerda no fórum Jeep Willys
      Respostas: 18
      Última resposta: 11/04/2004, 14:06
    3. Calota do cubo de roda dianteiro - sem roda livre
      Por Mauricio Mei no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 05/03/2004, 10:33
    4. Roda Livre automatica, mais uma vez.
      Por marcus no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 14/09/2003, 18:20
    5. Roda livre em marcha ré
      Por Paulo Rodrigues de Souza no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 05/08/2003, 17:38

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade