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Tópico: Roda livre

  1. #13
    Usuário Avatar de Tatão
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    comrelação a andar com a RL ligada no asfalto posso afirmar com certeza que não danifica nada (pelo menos nos cj)

    digo isso pois depois que minha rl estourou (bati numa pedra grande, era uma daquelas antigas da avm, com o miolo, a parte que vira, em bronze) eu coloquei as flanges originais (tambem chamada "queixo duro"), ou seja, meu diferencial dianteiro vira o tempo todo, e só tenho uma pequena diferença no consumo.
    os jeeps vinham de fabrica desse jeito, sem roda livre, com a ligação direta..


    quanto a primeira pergunta do topico, se o cara esquecer de ligar a roda livre e engatar a tração e reduzida , dependendo da situação, ele pode estourar o eixo traseiro, pois esse vai estar recebendo todo o torque multiplicado sozinho, quando deveria ser dividido o torque entre os dois eixos, por isso que tem uma trava na t-case do jeep que não deixa tu ligar a reduzida sem ligar a tração dianteira...


    abs...

  2. #14
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    30/09/2003
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    Citação Postado originalmente por [color=red
    Giovani[/color]]

    As automáticas para a linha Willys não valem o que pesam! A da Pagero é outra história! Não vi ainda, mais já me falaram que é quase indestrutível... O meu Brother tinha uma V6 e usava e abusava da coitada, nunca teve problemas!

    []'s
    Buenas mestre....

    Não querendo discordar de vc, mas as RL's do Porcão eram automaticas e aquentaram firme 3 anos na minha mão, sempre andando no limite. Nunca desengataram, nunca deixaram de engatar. Só tenho elogios para elas, mas como 99% do forum detona este tipo de roda livre dificilmente dou minha opinião sobre ela. Como eu sempre fala, acho que tive sorte com as minhas. Vou tirar a prova no proximo CJ que com certeza vai ter RL automatica. ( Pelo menos ate eu ter dor de cabeça)

    [ ]'s Sem decer pra engatar a RL sentindo o minuano na orelha,,, eheheh
    Marcio R. Vargas
    CJ5 1967 BF 161Porcão "in memorian" - Ford Explorer XLT 1994 - PX3P5389
    "Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra"

  3. #15
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Marcio,

    Em termos de CJ, não só a própria roda livre auto é mais fraca em relação à uma manual, por causa dos roletes e a gaiola, como você pode notar que os parafusos sendo mais compridos, possuem maior tendência a fazer o giro do corpo da roda livre em relação ao cubo e portanto, soltando mais fácilmente ou quebrando os parafusos dentro do cubo ou mesmo usando trava química nos parafusos, termos uma corrosão por esfregamento entre as duas.

    Mas a durabilidade, depende entre outras coisas das alterações do peso do CJ, potencia /torque de motor/transmissão, tamanho dos pneus, etc....

    Guardadas as devidas proporções, ponha essas rodas livres num CJ com flutuante, com motor 4.1, pneus 33 e os parafusos e/ou a gaiola não devem durar uma semana, esquecendo qualquer outro comentário.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  4. #16
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    30/09/2003
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    Claro que o que eu falei acima foi considerando o meu Ex Jeep ( Porcão)

    CJ 5 1967
    BF 161
    Pneus Argentinos 16"
    Caixa original 3 marchas
    Kit Fess ( Lembra dele)

    E quando eu falo que sempre trabalhou no limite, entende-se que o limite deste jeep é uma coisa bem mais moderada que o limite de um jeep com 4.1, pneus 38, caixa de disco voador, SPOA, jumelo articulado.

    Entendo que para um jeep com esta configuração deve-se superdimencionar também a roda livre. Afinal de nada adianta um mega jeep com um equipamento feito para um jeep como o meu.

    Quando comprar meu proximo jeep e ele não possuir um super trem de força continuarei com as automaticas. No dia que eu partir para um motor mais moderno, um pneu maior, uma relação diferente com certeza irei lembrar das tuas dicas e procurarei fazer o serviço completo.

    [ ]'s Ainda escapando da garoa no lombo.
    Marcio R. Vargas
    CJ5 1967 BF 161Porcão "in memorian" - Ford Explorer XLT 1994 - PX3P5389
    "Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra"

  5. #17
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Não querendo discordar de vc, mas as RL's do Porcão eram automaticas e aquentaram firme 3 anos na minha mão, sempre andando no limite.
    Fala Márcio Sortudo!!!

    Bom, nessas RL que vieram originais, existem ainda modelos diferentes. E um deles é bem mais robusto, pois consistem em um cubinho com estrias (do semi-eixo) por dentro e um sextavado por fora. Tem 6 roletes "correndo" sobre o sextavado e, na peça externa, que é parafusada, possui 6 casas, para esses roletes. Essa RL automática era muito boa! Não infalível, mas boa... Existe um outro modelo com molas, peças plásticas, etc... Essa é sim era uma m*...
    Talvez o Leopoldo saiba de quais modelos estou falando...

    [ ]'s Sem decer pra engatar a RL sentindo o minuano na orelha,,, eheheh
    E tu achas que eu desço do Jeep??? Tem zeca pra quê????

    []'s

  6. #18
    Usuário Avatar de jdutra
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    Citação Postado originalmente por Giovani
    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Não querendo discordar de vc, mas as RL's do Porcão eram automaticas e aquentaram firme 3 anos na minha mão, sempre andando no limite.
    Fala Márcio Sortudo!!!

    Bom, nessas RL que vieram originais, existem ainda modelos diferentes. E um deles é bem mais robusto, pois consistem em um cubinho com estrias (do semi-eixo) por dentro e um sextavado por fora. Tem 6 roletes "correndo" sobre o sextavado e, na peça externa, que é parafusada, possui 6 casas, para esses roletes. Essa RL automática era muito boa! Não infalível, mas boa... Existe um outro modelo com molas, peças plásticas, etc... Essa é sim era uma m*...
    Talvez o Leopoldo saiba de quais modelos estou falando...

    [ ]'s Sem decer pra engatar a RL sentindo o minuano na orelha,,, eheheh
    E tu achas que eu desço do Jeep??? Tem zeca pra quê????

    []'s
    Esse acredito ser o modelo da minha Rural conforme fotos que postei...
    Hoje vou testar as rl manuais que instalei e ver se o problema era a rl automatica mesmo ou era outro.

  7. #19
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    Realmente o problema estava nas rodas livres automáticas que estalavam quando forçadas e não funcionavam. Agora está tudo ok. Forcei bem a nova e não dá arrego.

  8. #20
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    Terminei a adaptação do motor maxion s4t da d20 em meu cj5, e não sei como consegui a proeza de mandar minha roda livre automática longe, com o jeep em movimento, espero que não tenha acertado ninguém...
    Agora não tem recurso, meu jeep não tá pedindo, ele tá exigindo uma roda livre manual nova. Minha dúvida é entre a avm da linha 400, ou as novas rodas livre da metalúrgica enfer, vendidas na rota 4x4. Mas por enquanto pretendo comprar a avm, pois já tem toda uma tradição no mercado.

  9. #21
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    Citação Postado originalmente por Max Terry
    Minha dúvida é entre a avm da linha 400, ou as novas rodas livre da metalúrgica enfer, vendidas na rota 4x4. Mas por enquanto pretendo comprar a avm, pois já tem toda uma tradição no mercado.
    Olá Max!!!

    Essa roda livre da Enfer é cópia das antigas AVM, ao menos por fora... Se tivesse uma vista explodida dela ou fotos dos componentes daria para ter certeza...
    Esse modelo antigo é o mais robusto que conheço. Se a Metalúrgica Enfer está vendendo uma cópia dele, com certeza é até superior ao modelo 400 da AVM.
    No site da Enfer diz: "o modelo já é consagrado por milhares de usuários em todo o mundo"... Por isso imagino que seja uma cópia.
    O engate é por rosca, não mola. Só engata com os dentes alinhados. Apesar de ter o fresamento para engate, como em qualquer engrenagem, às vezes é preciso dar uma "jogadinha" na roda para o engate. E a borboleta gira cerca 4/5 de volta. Não desengata sozinha!
    Todos componentes são de aço ou alumínio, nada é de plástico. E possui rolamento interno.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Roda livre-rl_enfer_885.jpg  

  10. #22
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    Salve Galera!!!

    Confirmado! Recebi um telefonema hoje do representante. Essa RL da Enfer é mesmo cópia da antiga AVM. Possui engate rosqueado e rolamento interno. Aqui no sul (JC Chiarello), está custando 345,00 a de ferro e 390,00 a de alumínio. À vista tem desconto...
    Vi uma de alumínio quebrar, mas aconteceu pq não estava engatada totalmente. Mesmo assim, uma solda resolveu, pois foi só a capa. Todas as peças internas são de aço.
    Fazendo uma manutenção básica, dura pra toda vida...

    []'s não comissionado$....

  11. #23
    Usuário Avatar de André-4WD
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    26/02/2004
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    Citação Postado originalmente por Giovani

    Esse modelo antigo é o mais robusto que conheço. Se a Metalúrgica Enfer está vendendo uma cópia dele, com certeza é até superior ao modelo 400 da AVM.

    []'s
    Vivendo e aprendendo... o inocente aqui achava que as AVMs da linha 400 fossem imbatíveis
    Eu as tenho na Rural e agora uma quebrou a mola. Pensei em trocar, mantendo a linha 400 da AVM. Mas...
    SE essa da ENFER sao superiores, vou rever meus conceitos!!!
    abraços,
    Andre
    TOYOTA HILUX CD 4x4 1995
    SAMURAI METALTOP 1995

  12. #24
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por ratoruter
    SE essa da ENFER sao superiores, vou rever meus conceitos!!!
    E são mesmo.

    Além de não ter mola para quebrar...

    []'s

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