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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Kim
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    Colocar no ponto motor 4T ciclo otto carburado.




    Caros amigos!

    Após muitas correspondências, entre cartas, e-1/2, MP's e fax, sem contar os sinais de fumaça, venho aqui contribuir um pouco com o Fórum, trazendo uma matéria sobre como colocar o motor no ponto.

    Bem, uso um motor GM 151, mais, pode ser usada essa técnica em qualquer modelo.

    Vamos lá.

    Partiremos em primeiro lugar para o distribuidor, após retirar a tampa, procurem um "pique", foto 1 na ponta do dedo.

    Para achar o PMS (ponto morto superior), o rotor (peça preta no eixo do distribuidor) deve estar alinhado ao pique, como na foto 2.

    Se o rotor estiver no lado oposto, é porque o motor está em PMI, a diferença entre PMS e PMI, é que nos dois, a polia está no ponto foto 3, mais no primeiro, é o ponto de explosão, o segundo, a câmara está enchendo. (ou algo assim).

    Então, Deve estar alinhado todos os pontos, assim o motor ficará dessa forma, como na foto 4.

    Se o motor for a álcool, o pique da polia (marcado em branco) ficará no "A", e nao no "0".

    continua.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Colocar no ponto motor 4T ciclo otto carburado.-13082010-002-.jpg   Colocar no ponto motor 4T ciclo otto carburado.-13082010-009-.jpg   Colocar no ponto motor 4T ciclo otto carburado.-13082010-007-.jpg   Colocar no ponto motor 4T ciclo otto carburado.-13082010-005-.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Na 1. foto, o ponto no "A".
    Na 2. foto, como fica adiantado o ponto no "A".

    Esse sistema serve para qualquer motor, o sistema de 0 e A, é somente para o GM.

    A contagem dos cabos de vela, parte do pique do distribuidor, onde o cabo do cilindro n. 1 vai no orifício da tampa que fica no rumo do pique.

    Todos os motores o distribuidor gira no sentido horário, com excessão do BF 161 e do Monza, que sao anti-horários.

    Então coloque o cabo 1, e vá montando no sentido horário conforme a tabela de ordem de ignição de seu motor.

    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Colocar no ponto motor 4T ciclo otto carburado.-13082010-008-.jpg   Colocar no ponto motor 4T ciclo otto carburado.-13082010-010-.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
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    All!!!

    Faltou um complemento do procedimento.

    Segue:

    Bem, achou o ponto da polia?
    Está em PMS? (o rotor fica próximo do pique do distribuidor.)
    Está em PMI? (o rotor fica do lado oposto do pique do distribuidor, então rode uma volta do motor)
    Bem, acertou tudo, mais o rotor não alinha com o distribuidor!
    Afrouxe o pé do distribuidor, não pode ficar mole, solte um tanto que continue firme, e então gire com a mão o distribuidor até alinhar os piques.

    Alinhou?

    Aperte o pé do distribuidor.

    Pronto!

    Abraços.

    Kim.

  • #4
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Ae Kim...

    Muito boa sua explicação, mas acho que da maneira que explicou vc não achar o ponto correto do motor, mas sim o 0° PMS... Ou eu estou enganado???

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • #5

    Título do tópico

    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caros amigos!

    Após muitas correspondências, entre cartas, e-1/2, MP's e fax, sem contar os sinais de fumaça, venho aqui contribuir um pouco com o Fórum, trazendo uma matéria sobre como colocar o motor no ponto.

    Bem, uso um motor GM 151, mais, pode ser usada essa técnica em qualquer modelo.

    Vamos lá.

    Partiremos em primeiro lugar para o distribuidor, após retirar a tampa, procurem um "pique", foto 1 na ponta do dedo.

    Para achar o PMS (ponto morto superior), o rotor (peça preta no eixo do distribuidor) deve estar alinhado ao pique, como na foto 2.

    Se o rotor estiver no lado oposto, é porque o motor está em PMI, a diferença entre PMS e PMI, é que nos dois, a polia está no ponto foto 3, mais no primeiro, é o ponto de explosão, o segundo, a câmara está enchendo. (ou algo assim).

    Então, Deve estar alinhado todos os pontos, assim o motor ficará dessa forma, como na foto 4.

    Se o motor for a álcool, o pique da polia (marcado em branco) ficará no "A", e nao no "0".

    continua.
    Olá, Kim!

    O título de seu tópico está incompleto, falta a expressão "no ponto". Do jeito que está, dá a entender que se trata da instalação de um motor ciclo Otto no carro. Para evitar confusão, você não quer completar o título?

  • #6
    Ainda não entendi isso direito: se é assim que se regula o ponto de ignição, para que a famosa pistola de ponto então (aquela com uma luz estroboscópica, ligada a um dos cabos de vela por indução)..?
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Olá, Kim!

    O título de seu tópico está incompleto, falta a expressão "no ponto". Do jeito que está, dá a entender que se trata da instalação de um motor ciclo Otto no carro. Para evitar confusão, você não quer completar o título?
    Corrigido!

  • #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por cmte_carvalho Ver Post
    Ainda não entendi isso direito: se é assim que se regula o ponto de ignição, para que a famosa pistola de ponto então (aquela com uma luz estroboscópica, ligada a um dos cabos de vela por indução)..?
    Para não ter todo esse trabalho.Essa é uma das maneiras de se regular ponto, existem outras.

    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #9
    Usuário Avatar de Dic3
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    Citação Postado originalmente por cmte_carvalho Ver Post
    Ainda não entendi isso direito: se é assim que se regula o ponto de ignição, para que a famosa pistola de ponto então (aquela com uma luz estroboscópica, ligada a um dos cabos de vela por indução)..?
    Andre, a pistola é primordial para um ajuste fino!

    Essa receita que o metre Kim postou é só pra fazer o motor funcionar (como quando voce tira o distribuidor fora por ex). Da pra andar? Da, porem o motor nao ficara 100%.

    Com a pistola voce vai fazer o ajuste em graus exato determinado pelo fabricante.

    Alguns dispensam a pistola e ajustam no ouvido, porem com a pistola voce tem o ajuste exato!
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

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