x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1

    Cabo de guincho em Kevlar - Dúvidas




    Amigos,

    Como não sou usuário deste material ainda gostaria de saber de sua durabilidade, desfiamento, resistencia ao sol/barro...o investimento é alto e o beneficio tb?

    Valeu.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #2
    Usuário Avatar de MBrau
    Entrada
    17/10/2006
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    56
    Posts
    726
    Agradecimentos: 0
    Pois é pessoal,

    Também tenho curiosidade sobre este material! Será que aguenta os atritos diversos + barro + água + esmagamento + etc!

    Como o investimento é alto, gostaria antes de saber se aguenta o ambiente hostil do off-road!

    Quem já usa, postem suas impressões! Deve ter bastante gente com as mesmas dúvidas!

    abraço
    Maurício
    Samurai 97 MT

  • #3
    Então...faço das suas as minhas palavras...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #4
    Vou tentar passar um pouco do que sei, pois andei pesquisando muito sobre eles

    Tudo depende da marca do cabo, pois é ela que geralmente dá o toque final no seu produto. Algumas marcas vendem apenas um cabo simples, enquanto outras tratam, trançam, reforçam o cabo da maneira que acham correta. É como gasolina. Todos tem sua fórmula pra gasolinas aditivadas e elas limpam o motor. Diferente das comuns. E por isso seu preço é maior.

    Os cabos de boas marcas recebem tratamentos térmicos, para raios UVA e B, anti abrasivos, proteções externas, trançamento diferenciado, misturam malhas em alguns casos, etc.. etc... etc... Esse é um ponto fundamental na hora da compra. Os benefícios que esse cabo carrega. Pois eles podem dizer o quanto irão durar.

    Já comparando com cabos de aço, as vantagens são absurdas, tanto que em competições ninguém utiliza cabos comuns. E em uso "civil" estão começando a perceber as vantagens. Nelas eu posso citar algumas:

    - Falta de manutenção: Depois de lavar seu cabo sintético vc não precisa jogar óleo. O mesmo que se faz na lavagem de um cabo comum deve ser feito na lavagem do sintético. Apenas água e sabão neutro. Já conheci gente que retira o cabo do rolete e leva pra casa pra colocar na máquina de lavar. Depois retorna o cabo quando vai fazer trilha É muito fácil manusear.

    - Enrolar e desenrolar o cabo sintético é tão fácil e leve que até uma criança faria: Diferente do cabo de aço comum, o sintético não retém a forma do carretel e não fica "encaracolado" quando sai dele, não é difícil de desenrolar e não trava, vc pode carregar todo o cabo de uma vez pois ele é macio e não tem farpas de aço pra te cortar, não precisa de luvas pra manusear, é leve - cerca de 1,5kg o de 17500lbs com 30mts - e poupa o guincho pois não faz força pra dobrar o cabo na puxada.

    - Cabo sintético não tem efeito elástico e pode ser emendado: Enquanto o cabo de aço comum pode matar quando arrebenta, o cabo sintético não retém quase nenhuma energia sob tensão. Ou seja: se ele arrebentar, cai direto no chão e não volta contra o carro como o de aço. Segurança! Se o cabo de aço arrebentar, vc não consegue dar um nó nele em caso de emergência pra poder continuar usando o guincho. Já era, perde o cabo de onde ele arrebentou e ainda tem que fazer ginástica pra tentar colocar um gancho na ponta desfiada. O sintético é só fazer um nó entre as pontas arrebentadas e pode continuar sua vida.

    - Desfiamento: O cabo de aço sofre muito com o desfiamento, pois cada fio que compõe o cabo é bem espesso e faz falta no final. Apesar de dar a impressão que o cabo ainda aguentaria, dois ou 3 fios arrebentados no cabo de aço fazem cair drásticamente sua resistência. Já o sintético tem o filamento muito mais fino e pode perder alguns de seus fios que não perderá tanto quanto o cabo de aço. Nenhum dos dois pode ser arrastado em pedras pois se cortam. Cabos sintéticos de boas marcas vem com proteções extras para esse tipo de uso.

    - Cabo de aço afunda! Pode parecer até piada eu falar isso, mas quando vc tá no meio do charco com lama de cima abaixo e numa puxada mais forte, enquanto puxa o cabo com a mão, o cabo dá uma travada no rolete e escapa caindo naquela lama batida de 1mt de profundidade, o que vc fala? Sim... eu também xingaria o cabo, mas o sintético bóia e vc não perderia ele pra lama.

    - Cabo sintético não amassa. Enquanto o cabo de aço pode sofrer com uma puxada lateral dessas que tem que ficar soltando e puxando (o que dá espaço pra um cabo trepar no outro com a forma do carretel e deixar ele com um "dente" no meio, destruindo o cabo), o cabo sintético não deixa isso acontecer. Sempre estará liso, pois não se deforma com torções elevadas.

    - Cabos sintéticos não conduzem eletricidade. Portanto se vc estiver ancorado em um local perto de linhas elétricas ou algo desse tipo (errado, mas acontece), não vai conhecer deus mais cedo.

    Em compensação....

    Os equipamentos que deve usar com eles não podem ser os mesmos dos cabos comuns, ou seja, roletes de guincho, patescas, ganchos etc.... tudo deve ser feito pra aturar cabo sintético.

    Alguns cabos não aguentam a temperatura alta dos guinchos nas frenagens. Portanto vc deve aprender a usar o guincho, pois a maior temperatura do guincho não vem do motor e sim do freio. Procure por cabos de boas marcas que são tratados pra isso.

    Cabos sintéticos são mais caros. Mas coloridos

    Eu digo que necessitam de lavagem pós trilha. Algumas marcas dizem que não precisa, mas eu acredito que ficaria mais bem acomodado com menos tensão e menos sujeira no carretel.

    Sua durabilidade pode ser a mesma do guincho enquanto bem tratado. Mal tratado nenhum cabo aguentaria.

    Vou tentar lembrar de mais coisas pra postar aqui

    Abs

  • #5
    Usuário Avatar de MBrau
    Entrada
    17/10/2006
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    56
    Posts
    726
    Agradecimentos: 0
    Eu utilizo um Hipull 8000! O que é necessário fazer para utilizar cabo sintético?
    É preciso melhorar o acabamento do carretel onde enrola o cabo? E os roletes de saída e a patesca, a mesma coisa?
    Existe algum fabricante que se destaque para o uso off-road?

    As vantagens do cabo sintético, principalmente em segurança, são muito grandes! É um futuro projeto pro meu samuca.

    abs
    Maurício
    Samurai 97 MT

  • #6
    Rodrigo,

    Quais são as marcas que vc recomenda?
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #7
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    Rodrigo,

    Não tem um papo de que os cabos sintéticos são mais sujeitos a cortes ou a partir ao roçar em pedras?! ou isso já foi corrigido?

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #8
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MBrau Ver Post
    Eu utilizo um Hipull 8000! O que é necessário fazer para utilizar cabo sintético?
    É preciso melhorar o acabamento do carretel onde enrola o cabo? E os roletes de saída e a patesca, a mesma coisa?
    Existe algum fabricante que se destaque para o uso off-road?

    As vantagens do cabo sintético, principalmente em segurança, são muito grandes! É um futuro projeto pro meu samuca.

    abs
    Mauricio, tu vai precisar substituir os roletes por um bocal em aluminio polido. Eu mandei um e-mail para a Hipull um mês atrás e eles vão lançar guinchos já com cabo sintético e vão vender também uma forma de kit de conversão para quem já tem o guincho com cabo de aço.
    Me disseram que iam lançar esse ano ainda, só não disseram quando.

  • #9
    Para utilizar o cabo sintético vc deverá deixar o guincho com nenhuma marca do cabo antigo. Se vc puxou forte com a última camada de cabo do guincho e marcou o rolete, faça um polimento nele com lixa de ferro pra tirar as rebarbas, por ex. Qualquer ponta que roce no cabo pode ser prejudicial a ele.

    Marcas que eu recomendo... Pode ser qualquer uma famosa Made In USA. Eu tenho certeza que as mais famosas já tem todos os recursos possíveis pra não te dar dor de cabeça, ou não seriam famosas. Cabos que habitam carros de competição são os mais indicados Dá uma olhada na dianteira de carros da KOH ou WE ROCK que vai estar bem direcionado

    Cabos sintéticos estão sim mais sujeitos a cortes em quinas que os de aço. É só pensar que as quinas são perigosas. Até mesmo para os cabos de aço. Eu nunca puxaria nenhum carro com o cabo arrastando em local nenhum, pois o perigo dobra e se arrebentar vai ser uma chicotada lateral abrangendo uma grande área, no caso do aço. Por isso é mais prudente puxar sempre reto ou patescado nas curvas pra evitar maiores acidentes em caso de cabo arrebentando. A área que o cabo de aço atacará, quando cortado, diminui consideravelmente.

    Nos cabos sintéticos mais preparados, vem cerca de 3-5mts de uma capa protetora para que vc possa arrastar nos locais (pedras sem quinas, terra, etc...). Vc tb pode comprar mais dessa proteção e esticar pelo cabo, ou proteger a área de contato com algum tecido resistente. Existem muitas formas de cuidar do cabo

    NMHO, todos os cabos devem vir com a guia em alumínio em vez de roletes. Os roletes não foram projetados pra sintéticos. Outra solução é substituir os roletes por roletes macios em polímero ou PU (Daystar vende) e continuar com os roletes, mas mesmo assim eu acho uma solução apenas para puxadas retas.

    Abs

  • #10
    Usuário Avatar de MBrau
    Entrada
    17/10/2006
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    56
    Posts
    726
    Agradecimentos: 0
    Leonardo,
    Muito boa essa notícia da Hipull. Chegaste a perguntar o preço do kit?

    abs
    Maurício
    Samurai 97 MT

  • #11
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    Eles ainda não tinham preço Mauricio, só no lançamento.

  • #12
    Usuário Avatar de Carolino
    Entrada
    02/08/2008
    Local
    Carmo do Paranaiba/MG
    Idade
    50
    Posts
    534
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, qual tipo de patesca usar com cabo sintético?

    Pode ser a com mesmo, ou tem uma própria, se tiver onde encontro, pois procurei e não encontrei nada a venda.

    Obrigado.
    Amarok HL 18/18 V6
    Trollha 3.0 2012, Maxxi competition 37",Warn Zeon 12000
    Mohave 3.8 V6 2012, Reos 6x6 r TON,Terex UAI m1 50 MB Mamute 1519 6x6

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade