x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Tópico: Braço pitman

  • #1
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2

    Braço pitman




    Achei opiniões diversas sobre esse assunto e gostaria de esclarecer.

    1- Quando se aumenta o pitman diminue o esforço da caixa de direção ?
    2- A direção fica mais dura ?
    3- Aumenta o curso da direção ?
    4- Solda ou garimpar outro pitman ?

    Estou falando num aumento de 20 % no comprimento.


    []'

  • #2
    carasuja4x4
    Visitante
    ola SERGIO seria mais ou menos o seguinte no meu entender....talves eu esteja errado....

    .....se ele for mais comprido (+) ele tornara a direçao mais "pesada"pois a caixa é o redutor (1º ponta da alavanca) e tera que fazer força x pra mover uma alavanca y.....e por ai vai.

    mas deixara ela mais "rapida" tambem.....o contrario ocorre se ele for mais curto.

    o curso é impossivel alterar pois é determinado por angulos do munhao e nao da pra fuçar ali sem estragar a peça ou enfraquece-la

    ps:lembrando de que quando se instala freios a disco e nao se altera os parafusos que prendem a flangedas pinças eles diminuem o curso.

    lembrei outro detalhe, o munhao sera outra parte deste jogo de alavancas e ai se mexeu em uma tera que equalizar a outra tambem, dependendo do que quer no seu projeto vç vai ajustando ao seu gosto.....


    soldar um pitman é perigoso,estas peças geralmente sao meio universais suas estrias entao é melhor procurar algo ja na medida, mesmo que de mais trabalho .

    20% de quanto esta procurando? e de que caixa (estrias)? tenho uns aq e quem sabe num da certo pra o que precisa.

  • #3
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Achei opiniões diversas sobre esse assunto e gostaria de esclarecer.

    1- Quando se aumenta o pitman diminue o esforço da caixa de direção ?
    2- A direção fica mais dura ?
    3- Aumenta o curso da direção ?
    4- Solda ou garimpar outro pitman ?

    Estou falando num aumento de 20 % no comprimento.


    []'
    Sérgio,

    Uma dica: de repente se você relatasse seu problema, ou seja, qual a finalidade deste aumento em 20%, seria mais fácil alguem do forum te ajudar.

    Um abraço

  • #4
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Acho que o Sergio adaptou cx de direção hidráulica e , mesmo esterçando tudo , não esterça a roda até o batente .
    Sergio , já pensou em encurtar o high steer?
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #5
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por carasuja4x4 Ver Post
    ola SERGIO seria mais ou menos o seguinte no meu entender....talves eu esteja errado....

    .....se ele for mais comprido (+) ele tornara a direçao mais "pesada"pois a caixa é o redutor (1º ponta da alavanca) e tera que fazer força x pra mover uma alavanca y.....e por ai vai.

    mas deixara ela mais "rapida" tambem.....o contrario ocorre se ele for mais curto.

    o curso é impossivel alterar pois é determinado por angulos do munhao e nao da pra fuçar ali sem estragar a peça ou enfraquece-la

    ps:lembrando de que quando se instala freios a disco e nao se altera os parafusos que prendem a flangedas pinças eles diminuem o curso.

    lembrei outro detalhe, o munhao sera outra parte deste jogo de alavancas e ai se mexeu em uma tera que equalizar a outra tambem, dependendo do que quer no seu projeto vç vai ajustando ao seu gosto.....


    soldar um pitman é perigoso,estas peças geralmente sao meio universais suas estrias entao é melhor procurar algo ja na medida, mesmo que de mais trabalho .

    20% de quanto esta procurando? e de que caixa (estrias)? tenho uns aq e quem sabe num da certo pra o que precisa.
    Fabiano

    1- mais comprido = mais pesado + esforço
    2-o curso da direção vai aumentar tb
    3- Solda,acho que deve ser arame de níquel ou TIG

    Tenho pesquisado sobre isso e tenho lido coisas totalmente contraditórias, por isso abri esse tópico.As respostas acima foram as que até agora foram maioria.

    []'

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Julio Militão Ver Post
    Sérgio,

    Uma dica: de repente se você relatasse seu problema, ou seja, qual a finalidade deste aumento em 20%, seria mais fácil alguem do forum te ajudar.

    Um abraço
    Julio

    Na verdade não tenho problema nenhum, eu só quero esclarecer esse assunto que é confuso e com as mais variadas opiniões.

    []'

  • #7
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Acho que o Sergio adaptou cx de direção hidráulica e , mesmo esterçando tudo , não esterça a roda até o batente .
    Sergio , já pensou em encurtar o high steer?
    Pois é.Se eu diminuir o high steer acho que a caixa vai ter que fazer mais esforço para viras as rodas.


    O que eu estou querendo aprender é se eu modificando o tamanho do Pitman e ou do high sterr eu consigo aliviar o trabalho da caixa, ganho com isso mais força pra virar a roda numa trilha, e se esse aumento ou diminuição do pitman altera muito o curso da direção e a quantidade de voltas do volante, tornando a direção mais rápida.

    Até agora o que eu imagino é que diminuir o pitman ou aumentar o high steer diminuem o esforço da caixa e em contrapartida tornam a direção mais rápida e diminuem o curso dela, o que não é desejável num jipe de trilha.

    O que acham ? Será que é isso mesmo ?

    []'

  • #8
    carasuja4x4
    Visitante
    entao seria o seguinte,quando colocamos as caixas dos wolks elas "nao" possuem pitman pois atuam direto no hi steer por isto ficam mais leves que as originais ,se o braço do hi steer, estiver com o comprimento maior que o original do munhao.

    considerando que os munhoes estao regulados corretamente, nada encosta até que de o limite maximo da capacidade do eixo (munhao) de esterçar, que na maioria dos eixos é os parafusos de encosto da carcaça que determinam isto, certo

    mas quando falamos em cxs com pitman ai temos que levar em consideraçao o comprimento desta nova alavanca tambem (pitman)

    entao se for instalado um PITMAN comprido (+ na cx) e um braço com o mesmo comprimento no munhao, teremos uma distribuiçao igual de forças e mudar isto ao gosto do cliente é apenas brincar com os tamanhos até se chegar no mais proximo que a pessoa quer,(ui, isto ficou erótico)kkkkkkkk

    mas acredito que pra gente (jeeps) ,precisamos de velocidade de esterço,combinado com leveza, entao um pitman curto em um braço curto no munhao seria o certo,mas ficaria pesado


    entao pra ficar mais leve aumentariamos a pressao da bomba hidraulica e o tamanho da cx pra garantir a força deste esterço sem quebras


    ps:em um dos meus jeeps tive uma cx de direçao do opala com a bomba hd do "santana" em um pitman com 120mm e um hi steer de 140mm em um volante com 250mm de raio e era um absurdo de leve ,girava com uma mao sem força os pneus 32".






    acho que é isto, qualquer erro é só puxar a orelha do orelhudo aq.
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de zelucas
    Entrada
    17/01/2008
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    34
    Posts
    980
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Pois é.Se eu diminuir o high steer acho que a caixa vai ter que fazer mais esforço para viras as rodas.


    O que eu estou querendo aprender é se eu modificando o tamanho do Pitman e ou do high sterr eu consigo aliviar o trabalho da caixa, ganho com isso mais força pra virar a roda numa trilha, e se esse aumento ou diminuição do pitman altera muito o curso da direção e a quantidade de voltas do volante, tornando a direção mais rápida.

    Até agora o que eu imagino é que diminuir o pitman ou aumentar o high steer diminuem o esforço da caixa e em contrapartida tornam a direção mais rápida e diminuem o curso dela, o que não é desejável num jipe de trilha.

    O que acham ? Será que é isso mesmo ?

    []'
    Diminuir o pitman ou aumentar o high steer causam o mesmo efeito, diminuem o esforço na caixa mas tornam a direção mais LENTA. O número de voltas no volante será o mesmo, porém aumentando o pitman, aumenta-se o deslocamento da barra de direção ao esterçar, logo a roda vira mais e a direção fica mais rápida e pesada.



    []s
    HILUX PICK-UP CS '95 IDYOTA -> EM CONSTRUÇÃO ETERNAMENTE
    HILUX PICK-UP CD '94 MWM 2.8
    HILUX PICK-UP CS '95 R.I.P
    facebook.com/4x4Depressao

  • #10
    Usuário Avatar de Spina4x4
    Entrada
    27/02/2008
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    42
    Posts
    278
    Agradecimentos: 0
    como disse o Carasuja:
    aumentando o pitman a direção vai ficar dura, porem muito agil.
    se vc deixar o pitman original do opala e diminuir o high steer fica agil e não tão dura.. falo isso por experiencia propria...
    o pitman comprido fica muito bom p/ cidade, mas na trilha não funciona, nas horas criticas, erosoes, vc não consegue girar o volante...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    17/05/2010
    Idade
    65
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Quero pegar carona no assunto

    Pessoal,
    Tenho um s10 blazer 99/00, direção hidraulica, e às vezes quando faço manobras curtas envolvendo ré, tipo garagem, a direção endurece e fica igual ou pior que direção comum. Troquei o braço de pitmam cerca de um ano atrás e demorou para normalizar a direção, tava muito dura. Será que houve erro na montagem ou peça incorreta? . Agradeço opiniões. Abraço.

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por J.R.Ricoy Ver Post
    Pessoal,
    Tenho um s10 blazer 99/00, direção hidraulica, e às vezes quando faço manobras curtas envolvendo ré, tipo garagem, a direção endurece e fica igual ou pior que direção comum. Troquei o braço de pitmam cerca de um ano atrás e demorou para normalizar a direção, tava muito dura. Será que houve erro na montagem ou peça incorreta? . Agradeço opiniões. Abraço.
    Ja mandou substituir alguma vez o oleo hidráulico ?

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Braço pitman da caixa Hidráulica do Opala
      Por Maciel no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/12/2011, 13:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade