x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 90
  • #1

    Como rebocar a sua viatura seguramente (Flat tow) :)




    Por discussao comecada em outra thread, aqui vao recomendacoes em como rebocar a sua viatura com barra para reboque, com os quatro pneus no chao. Isso tambem e chamado "Flat Tow"

    1 - Colocar a caixa de transferencia (4X4) em neutro, e transmissao em segunda marcha. Para automatico, colocar a transmissao em Park (P) e a caixa de transferencia em neutro ;D
    2- Em qualquer flat tow remova os cardans!!!
    3- instale fiacao requerida para luz de freios, piscas, etc, ou extensao removivel para o carro sendo reocado
    4- Utilize uma corrente como seguranca enttre os dois carros, afim de prevenir que os carros se disconectem em caso de falha da barra de reboque
    5 - Assegure-se de que o carro rebocador possua freios em excelente estado, alem de pressao ideal para reboque em pneus. Idealmente, o carro rebocador possui maior distancia entre frente e traseiro eixos do que o carro sendo rebocado para maior estancia e estabilidade.
    6- Tenha cuidado manobrando e dirigindo na estrada, e dirija com menor velocidade do que normal. O tempo para parada, etc do seu veiculo sera afetado pelo peso adicional do carro sendo rebocado, quase dobrando em peso total.
    7- tenha muito cuidado!!!!!!

    Eu e amigos ja ajudamos em tres ocasioes perto de trilhas aqui, por causa de pessoas que nao fizeram o flat tow certo; em um a barra soltou e levou os dois carros para o lado da pista, de lado. E outros dois, (um com travamento no eixo traseiro, nada muito ruim, mas eixo interno quebrado), outro com travamento na caixa, em que a caixa de transferencia quebrou em dois pesados. Aqui vai uma foto de um flat tow que deu bem errado para ilustrar que atencao deve ser prestada a toda hora. Quando fizerem flat tow, nao pensem so na sua seguranca, mas na seguranca de qualquer outro carro que podera ser afetado se algo ocorrer errado:



    Jeep, Land, Toyota, etc tambem recomendam esse procedimento para rebocar o carro quando as quatro rodas estao no chao (engates, e remocao de cardans). Parece que esse procedimento elimina risco de engate e travamento do powertrain, que tambem pode ser causado por vibracao.

    Lembrem, cuidado ao rebocar

    Gui

  • #2
    continuo não entendendo a ultilidade da segunda engatada no rebocado.
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Sa_Mourao
    Entrada
    16/03/2004
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    985
    Agradecimentos: 0
    é, eu tb não !!!

    C tu saca fora os cardãs não precisa colocar em neutro e em 2ª.

    Coloca em 1ª reduzida q dah na mesma !

  • #4
    Dennis,

    No manual dos carros essa e a recomendacao tambem dos fabricantes. Nao quero especular muito, sem saber a resposta certa, mas por conversa anterior, a segunda marchae estando engatada elimina problemas que poderiam ser causados a transmissao pela vibracao enquanto a caixa de transmissao esta em neutro. Vou tentar encontrar mais informacoes sobre isso.

    Gui

  • #5
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Nao seria melhor manter a caixa de marchas em ponto morto, justamente para evitar um travamento? Digamos que a caixa de transf do neutro vai para 4x4LOW, se a caixa de marcha tiver em ponto morto nao acontece nada, mas se estiver na 2a, ai ja viu.

    O que eu saiba, a recomendaçao de usar a caixa em 2a marcha seria para poder lubrifica-la melhor quando rebocado.

    Mas fica ai a dica, NUNCA REBOQUEM EM TERRENO LISO. Puta merda fui fazer puxando o Samuca com a Ranger, e em uma curva beeeeeeem leve mesmo na areia, beira de praia o Samuca tentou ultrapassar a Ranger e por sorte (E habilidade do piloto!! ) nao capotou os dois, mas amassando minha picapezinha e quebrando minha lanterna.

    []s em neutro e ponto morto rebocados por mais de 800 kms com problemas minimos...

  • #6
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ojaneri
    Nao seria melhor manter a caixa de marchas em ponto morto, justamente para evitar um travamento? Digamos que a caixa de transf do neutro vai para 4x4LOW, se a caixa de marcha tiver em ponto morto nao acontece nada, mas se estiver na 2a, ai ja viu.
    Ojaneri,

    De acordo com o Guilherme a recomendação das montadoras, além de deixar a transmissão em 2º, também inclui a remoção dos cardans!!!

    Dessa forma, se o caso que você citou chegar a ocorrer, não causaria nenhum problema...

    []'s...

  • #7
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    E nunca esqueçam a corrente de segurança, uma vez sai de casa com pressa e esqueci que a rampa de descida para a calçada era inclinada em relação a rua. Como desci rapido o engate deu fim de curso e quebrou, o Wrangler atravessou a rua e so parou quando bateu no canteiro central da avenida. Por sorte os carros conseguiram frear e o prejuizo se limitou a um engate quebrado.
    Hoje uso uma carreta com duas correntes de segurança.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #8
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    O Kalango está sendo rebocado pelo Vitara sem maiores problemas. Coloco no neutro e a caixa em ponto morto. Se toda vez que for puxar o carro, tiver que tirar cardan eu to ferrado. Procurei as informações do fabricante e ele me disse que essa era a melhor forma para rebocá-lo. A corrente é importantíssima no transporte, ou na pressa, usa o cabo do guincho só por segurança.

    []´s

  • #9
    Citação Postado originalmente por thiagoloco
    Isso eu sei animalzinho, pra ser rebocado eh cj, samurai, e esse resto de lixo....oia as pedradasssssssss naum mais serio, se precisar rebocar um engesa como eu faço???

    []'s
    IMNSHO, em qualquer 4x4, o certo é de tirar o cardan traseiro, desligar as rodas livre na frente e botar o(s) câmbios em ponto morto. Desta forma, toda a transmissão fica paradinha, como se fosse num estacionamento...........

    Abraços,

  • #10
    Bem, comol nao foto acima, os cardans nao haviam sido removidos, carda trancou, prejuizo (alem do capotamento) da caixa de transferencia, cardans, transmissao, e eixo traseiro. Com o capotamento dos dois carros o prejuizo foi um pouco maior, mais continha de hospital

    Serio galera, para retirar os cardas, demora no maximo meia hora. Eu ja travei o carda traseiro rebocando Jeep para casa, e minha sorte e que a junta do carda foi para o saco antes de quebra qualquer coisa mais. Depois dessa, bem facil retirar o carda. Bem, lidando com seguranca sua e dos outros na estrada, nao sejam bicho preguica, hahah

  • #11
    Em carros sem opcao de botar a caixa em neutro, simplesmente remova os cardans.

    Gui

  • #12
    Usuário
    Entrada
    24/10/2004
    Idade
    38
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    E se tiver roda livre nas 4??

    Boto tudo no ponto morto e tudo desengatado?

    heheheheheh

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade