x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 31
  • #13



    Reativando o tópico, vou trocar minha bomba mecânica por uma elétrica e pensei no seguinte esquema de ligação para ter um primeiro acionamento temporizado (para pressurizar a linha) e outro contínuo somente após o acionamento do motor.

    1- Rele temporizador DIN 0330 acionado pelo positivo da solenoide da Bomba injetora. Ao girar a chave para a posição 1 teria o primeiro acionamento por 5 segundos depois desligaria

    2- Rele auxiliar DIN 0102, acionado por algum positivo que só tenha voltagem após o acionamento do motor (motor girando), isso daria segurança pois se o motor morrer, mesmo com a chave ainda ligada a bomba pararia.

    O problema é onde achar esse positivo que só tenha corrente com o motor girando, será que poderia ser usado o sinal de rpm do alternador? Abaixo esqueminha da ligação.

    -esquema-bomba.jpg

    abs FH

  • #14
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Acho que pode usar o sinal de rpm, mas com algum circuito elétrico adicional. Acho que o mesmo é pulsátil e não contínuo.
    Alguma coisa tipo a figura anexa.-positivo-vindo-alternador.gif
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #15
    Ivan eu tb estou aqui em BSB.

    Não há outra opção tipo as luzes de vigia do painel (óleo e a de carga do alternador). No caso de um motor de d-20

    Caso seja minha única opção e como sou completamente leigo em eletrônica e semi-analfabeto em auto-elétrica não conseguiria fazer isso em casa.


    Então, teria indicação de alguma auto-elétrica que pudesse fazer o circuito ou a instalação. Os que tive a oportunidade de conhecer só fazem gambiarra....

    Abs FH
    4X4 Brasil

  • #16
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Não há outra opção tipo as luzes de vigia do painel (óleo e a de carga do alternador). No caso de um motor de d-20
    Gostei dessa estória de usar a luz do óleo.
    Veja a figura anexa. Com o carro desligado a cebolinha do óleo é aterrada acionando o relê que desliga a bomba. Com a luz do óleo apagada (carro ligado) o relê é desligado acionando a bomba. Um efeito colateral bom é que se o óleo acabar a luz acende e desarma a bomba de combustível.
    Agora tem que testar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -luz-do-oleo.gif  
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #17
    Ok, juntando tudo então meu esqueminha inicial a princípio funcionaria.

    rele temporizado acionado pelo positivo da solenoide da bomba

    rele auxiliar comum acionado pelo terra da luz do óleo. Para fazer os testes, e lembrando que sou leigo nisso, poderia detalhar as ligações que teria que fazer no rele auxiliar, não consegui entende como ligar....

    Por fim as amperagens e voltagens que os reles que escolhi possuem atendem?

    DIN 0330 12V 10A
    DIN 0102 12v 40A

  • #18
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Esse relê precisa que tenha um polo, onde acionando o relê ele desligue a conexão. Por exemplo o relê DNI 0116, 0140, 0216 ou outro equivalente. No caso do 0116 o fio que vem da cebolinha é ligado no terminal 85, o 86 vai para o positivo junto com o 87A. O 30 vai para o positivo da bomba. O relê DNI 0102 não serve. Falta um terminal.
    Em relação as amperagens tem que ver quanto consome a bomba. Acredito que dê.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #19
    Bom, obviamente não entendi nada, pois só vi esquemas de rele com 5 pinos acionados pelo positivo, no caso estamos trabalhado com o terra, certo? Então acho que o funcionamento do rele fica invertido.

    Então vou comprar os reles e fazer os testes montando como vc indicou. Só faltou falar o que vai ligado no pino 87.

    segundo o que vc escreveu

    30 Positivo da bomba
    86 positivo
    87A positivo
    87 ?
    85 terra da cebolinha.

    Abs, FH

  • #20
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Bom, obviamente não entendi nada, pois só vi esquemas de rele com 5 pinos acionados pelo positivo, no caso estamos trabalhado com o terra, certo? Então acho que o funcionamento do rele fica invertido.
    Ele tem que ter um terminal que desligue quando o relê for acionado. Veja na figura do DNI 0116. quando o relê é acionado ele desliga a conexão entre o 30 e o 87A.

    Só faltou falar o que vai ligado no pino 87.
    Nada.

    30 Positivo da bomba
    86 positivo
    87A positivo
    87 ?
    85 terra da cebolinha.
    Certo.
    -dni0116.jpg
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #21
    Peralá, tem que ter paciência com leigo.

    Pelo que li o rele de 5 pinos quando não energizado fica com uma chave NF (30-87A) e outra chave NA (86-87), ao se enerziar inverte. Da maneira que fez as ligações está usando o rele como se fosse um de quatro pinos NF, estou certo?

    Então poderia tentar achar esse rele, quando a lampada do óleo está acesa o rele está aberto, ao apagar o rele fecha e liga a bomba.

    Será que viajei?

    abs FH

  • #22
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Paciência peço eu !! rsrsrsrs
    Faz tempo que não mexo nessas coisas e tenho que gastar massa cinzenta para destrinchar ! rsrsrs
    rele de 5 pinos quando não energizado fica com uma chave NF (30-87A)
    Isto !
    outra chave NA (86-87)
    Não seria NA (30-87) ?
    ligações está usando o rele como se fosse um de quatro pinos NF, estou certo?
    Certo. Pode ser um de 4 pinos. Parece que chamam esse relê de reversor.
    Então poderia tentar achar esse rele, quando a lampada do óleo está acesa o rele está aberto, ao apagar o rele fecha e liga a bomba.
    Não. Quando a lampada está acesa (motor parado ou falta de óleo), o relê fica energizado e desliga o 30-87A e consequentemente a bomba. Não é assim que você quer ?
    Lembre-se que o positivo dessa trapizonga tem que ser depois da chave. Se não, quando o carro estiver desligado o relê fica ligado o tempo todo.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #23
    Ok, Valeu pela ajuda

    Vou pegar todas as informações que vc passou, comprar uns reles e tentar fazer uns testes. Depois posto as dúvidas ou o esquema como ficou.

    abs FH

  • #24
    Problemas

    1- O rele 0330 só temporiza depois de energizado e desenergizado! Não tenho um sinal desse após ligar a chave na posição 1.....


    2- Tentei tirar o sinal para o rele auxiliar da saída da lampada do painel da bateria (só ligaria o rele com o alternador carregando), funciona mas como rouba voltagem deixa a lampada da bateria parcialmente acesa....


    Ou seja, não tenho sinais bons para ligar o sistema que montei....


    abs FH

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade