x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/09/2004
    Idade
    48
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0

    radiador - sentido do fluxo de água




    o radiador tem duas entradas principais: a de cima e a de baixo.

    - A água quente entra por cima ou por baixo?
    e é uma regra ou varia de radiador pra radiador?


    - outra coisa: qual produto eu compro pra LIMPAR o radiador? um bom, pra tirar crostas de cálcio e oxidação... acho que o meu tá com algumas partes entupidas... não sei...


    mais uma:
    - se a água entra por cima: no meu a entrada fica na ponta direita. Se eu respeito o nível de água do vaso expansor, o radiador não trabalha com água até o topo (cobrindo todos os vasos), mesmo quando quente. Logo, a água não escorre pelos vasos do lado esquerdo (eu acho).... isso não é normal, né? devo colocar mais água, acima do nível máx do vaso expansor até cobrir todos os vasos?

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Re: radiador - sentido do fluxo de água

    Citação Postado originalmente por gabardo
    o radiador tem duas entradas principais: a de cima e a de baixo.
    Não, uma entrada,em cima e uma saída embaixo.

    Citação Postado originalmente por gabardo
    A água quente entra por cima ou por baixo? e é uma regra ou varia de radiador pra radiador?
    Entra por cima e sai por baixo. Não é regra, mas apenas questão física, natural. Um líquido, ao se aquecer, estabelesse o que se chama de corrente de convexão. A parte mais quente sobe e a mais fria desce, formando um circuito natural. Ponha uma panela no fogo e vc verá isso.

    Citação Postado originalmente por gabardo
    - outra coisa: qual produto eu compro pra LIMPAR o radiador? um bom, pra tirar crostas de cálcio e oxidação... acho que o meu tá com algumas partes entupidas... não sei...
    Acho que o nome é Radex, da Bardhal. Tem em posto prá vender. Deve ter outras marcas.

    Citação Postado originalmente por gabardo
    ... Se eu respeito o nível de água do vaso expansor, o radiador não trabalha com água até o topo (cobrindo todos os vasos), mesmo quando quente. Logo, a água não escorre pelos vasos do lado esquerdo (eu acho).... isso não é normal, né? devo colocar mais água, acima do nível máx do vaso expansor até cobrir todos os vasos?
    Se a tampa do radiador tiver válvula de retorno não é necessário o nivelamento entre as superfícies do flúido do vaso e do radiador. Ao se resfriar (quando o veículo sai de operação) o radiador puxa de volta o excesso que havia mandado ao vaso de expansão. Se não houver válvula (caso de motores AP), o reservatório tem que estar ligeiramente acima, e o nível do flúido no vaso será mais elevado que o topo da "cabeça" do radiador.
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #3
    Usuário
    Entrada
    08/09/2004
    Idade
    48
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    meu jipe é diesel... e tem válvula de retorno.
    o reservatório fica acima do radiador, mas mesmo assim o radiador não trabalha cheio.
    minha preocupação é que ele tá aquecendo demais e eu acho que não está sendo usado todos os vasos de resfriamento porque a água não chega até o lado oposto da entrada de água.
    se encho o radiador até cobrir todos os vasos, meu vaso expansor fica acima do limite máximo de agua...

  • #4
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gabardo
    se encho o radiador até cobrir todos os vasos, meu vaso expansor fica acima do limite máximo de agua...
    1) Não tem importância estar trabalhando acima do nível. O máximo que pode acontecer é que, em caso de super-aquecimento, verter líquido prá fora do reservatório.
    2)Vc acha que ele tá aquecendo, ou mediu a temperatura? Qual é a temperatura que ele tá trabalhando?
    3) Qual é o seu jipe? É adaptado, ou tá tudo original?
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/09/2004
    Idade
    48
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    ok,

    tenho um bernardão, motor maxion 2.5 adaptado pelo getúlio (cara conceituado em poa) da Ventura 4x4. Acho que a adaptação não é o problema.
    O radiador é de uma hilux 2.8 diesel, ou seja, tem capacidade de arrefecimento.

    pensei que fosse o ventilador (não é elétrico), mas mesmo na estrada, com bastante ventilação, o motor esquenta rápido.
    não medi a temperatura (ainda não coloquei o relógio - burrice, eu sei), mas a água já ferveu 3 vezes.

    descartei problemas de ventilação, e sobrou o radiador - que comprei usado. no momento estou limpando ele. hoje à noite vou colocar uma espécie de ácido durante 15min, pra tirar os detritos e depois lavar o sistema e colocar aditivo.

    sisnceramente não sei se isso vai resolver, vamos ver. só que observando bem eu vi isso: que a água quente não chegava por cima dos vasos da outra extremidade do radiador. não entendo bem, talvez só vá pra lá quando a água aumenta o volume. o que me intriga é que todos me dizem que o diesel trabalha em temperaturas menores que a gasolina, o que eu não estou observando no meu.

    enfim, é 15 minutos andando e a água quase ferve. se os aditivos não funcionarem, vou ter que resolver de outra forma e já queria ir me preparando, vendo outras possibilidades ou entrender como funciona o sistema.

  • #6
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gabardo
    O radiador é de uma hilux 2.8 diesel, ou seja, tem capacidade de arrefecimento...., .... no momento estou limpando ele. hoje à noite vou colocar uma espécie de ácido durante 15min, pra tirar os detritos e depois lavar o sistema e colocar aditivo.
    Gabardo,
    1) Não necessariamente o radiador de um 2,8 diesel resolve problema de um 2,5 diesel. Seu motor pode ter mais potência, por exemplo. Aí, o radiador pode num "guentá". O ideal seria utilizar-se do radiador do veículo que usa o Maxion 2,5.
    2) Esse negócio de usar ácido, cuidado! Não se esqueça que há eixos com retentores, e juntas com insertos de metal, que vão estar expostos ao banho de ácido. Mesmo que seja (e deve) ser diluído. Espero que vc tenha uma boa referência para isso.
    3) Já experimentou rodar sem a válvula termostática? O que aconteceu? Se não fez, sugiro que faça, pois vc pode estar precisando trocar a válvula por outra nova ou por outra que propicie mais abertura.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #7
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Cuidado com esse produtos para limpeza que pode iniciar vazamentos no radiador... Coloquei uma vez num carro meu e acho que ele deve ter tirado alguma coisa que tampava algum buraco....

  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Cristiano,

    Muita gente fala isso e não deixa da ser verdade. Mas se começar a vazar é porque precisa de manutenção, um reparo no vazamento para sanar o problema. O que não pode é andar com o radiador vedado por sujeira.

    Já pensou se essa crosta de sujeira que está vedando sai e vai para as galerias do motor, no meio da trilha, ou de uma viagem longa? Será bem pior, não?

    O melhor é colocar o produto, se aparecer vazamentos, arrume e não tenha dor-de-cabeça posteriormente.

    [s] não-vazados,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #9
    Usuário
    Entrada
    08/09/2004
    Idade
    48
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    acertou na mosca, Luca - é a válvula termostática. Parece que tá obstruída.
    Não sei se tiro fora, pode me causar problemas no inverno.
    Gostaria de arrumar, mas não sei se dá ou tem que trocar mesmo.
    Não sei também se a valvula é toda aquela caixinha quadrada ou só o parafuso que tem em cima...
    E tirar ela quer dizer o quê? ligar o radiador direto na bomba dágua?

    eu poderia ir num mecânico, mas prefiro resolver sozinho, pra aprender.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    08/09/2004
    Idade
    48
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    consegui uma figura pra ilustrar:
    Alguém sabe dizer qual das peças preciso trocar ou tirar para desobstruir a passagem de água?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -valvulatermo_185.gif  

  • #11
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Gabardo,
    É a peça de no. 7 da figura. Solte os parafusos e a abraçadeira da mangueira. Retire a válvula com a mão (se estiver grudada pela junta, use ferramenta). Compre uma válvula nova e remonte o conjunto. Não custa caro. Talvez uns R$ 50,00.
    Vc pode rodar sem ela, mas o motor vai trabalhar em temperatura inadequada, consumindo mais, e comprometendo a durabilidade. O motor vai falhar, principalmente em giro alto e baixa temperatura ambiente (à noite ou dias muito frios) Por pouco tempo ou em caso de emergência, num tem erro.
    Se vc não encontrar a peça ou ela custar "mucha plata", poderá colocar um calço, mentendo-a permanentemente aberta. Vc mesmo verá como fazer isso quando tiver com ela na mão. Se não conseguir, escreve que a gente ajuda.
    Espero que dê certo.

    Obs.: 1) onde vc consegui a figura? 2) Como vc concluíu que era a válvula?

    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #12
    Usuário
    Entrada
    08/09/2004
    Idade
    48
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    valeu pela ajuda...

    consegui a figura em um dos manuais que baixei do site da "international".
    é um pdf com nome hs_final - tem todas as peças do motor - 440 pg.
    o site é http://www.nav-international.com.br/...o/hs_final.pdf
    ou http://www.nav-international.com.br/...o.asp?Idioma=1
    e clica com o botão direito pra salvar o arquivo.

    Quando estava tentando limpar o radiador, resolvi fazer o óbvio (que já tinha que ter feito antes) - desconectar a mangueira de entrada de água do radiador pra ver se passava água. Pois é, não passou... achei que era a bomba d'água e falei com o cara que me vendeu o motor e ele falou que poderia ser a válvula - fez mais sentido pra mim já que com o motor funcionando a água era bombeada pro vaso de expansão. o teu parecer só veio a confirmar a suspeita.
    Hoje vou desmontar e ver se passa água sem a válvula, pra então comprar outra válvula (ou arrumar, se tiver só trancada...)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade