x
Convex Datacenter
Página 1 de 33 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 385
  • #1

    Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões




    Senhores,

    Garimpei um pouco usando a pesquisa, visitei sites de fabricantes e após trocar algumas mensagens e e-mails com colegas, pergunto?

    Para trilhas enlameadas, atoleiros brabos como cachorro louco, camel, ariri (telégrafo) e afins, apesar de usarmos pneus de maior diâmetro (33", 35", 37") não estamos padecendo e ficando atolados um pouco por conta da largura desses pneus?

    Quando começei no off road, no começo da década de 90, utilizavamos pneus militares, candango, firestone AT, argentino, frontieira, maloya e em geral, nenhum deles era mais largo do que os 7:50-16...e a performance na lama era muito boa (ao menos para a época).

    Atualmente, a maioria dos pneus disponíveis de 33" em diante tem 12,5" de largura ou mais. Sei que para o rock crawling esse é o negócio, assim como para areia (basta melbrar doa pneus dooney buggy).

    Lembrando ainda dos lendários Michelin O/R XZL (7:50-16) que equiparam os land rovers de diversas edições do camel trophy (todos fininhos)...

    Após sair de um jogo de BF MUD 33"x12,5 e passar para os kumho 31"X10,5, desconsiderando o desenho e o diâmetro dos pneus, senti uma sensivel melhora no desempenho em atoleiros...por conta da largura (assim quero acreditar...)

    Minha idéia além de ouvir a opinião dos colegas e tentar encontrar pneus grandes e mais finos, que ainda não encontrei no Brasil e nem no Paraguay.

    Por exemplo, a interco disponibiliza pneus com medidas tipo...34"x9,5; 35"x10,5; etc. http://www.intercotire.com/tires.php

    Abraços

    Eddie
    4X4 Brasil Razão: revisão de portugês
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #2
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    boa pergunta tio eddie,

    usei pneus 7.50 16 fronteira e atualmente uso 265 75 r16 também frontiera, em algumas situações, (barro ou subidas muito escorregadias) penso q os 7.50 eram melhores, mas não posso confirmar pois os 7.50 tinham os gomos mais altos e o composto da borracha bem mais macio....

  • #3
    Eu concordo com o Tio Eddie, em se tratando de atoleiros, o pneu mais fino parece, eu disse parece, ser melhor mesmo. Mas para subidas lisas, erosões, descidas, o mais é largo é melhor por dar mais atrito ao solo.
    Eu acredito que um 37x12,5 seja o meio termo para todas as trilhas, é o que eu vou colocar no CJ.

    Abraços...

  • #4
    Usuário Avatar de ZCC
    Entrada
    20/07/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Posts
    218
    Agradecimentos: 0
    Acho que você tem a impressão que eram melhores por causa do pneu ter um diametro final menor, garantindo mais torque e dentro do barro, talvez a maior superficie do pneu grande o faça colar na lama com mais facilidade...

    bom é puro achismo, mas acho que é isso

  • #5
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Não existe pneu adequado para todas as situações... não sei mas antigamente quando a gente só conhecia os candangos e frontieira mais estreitos eles pareciam perfeitos... hj em dia com as trilhas cada vez mais brutas... eles num dariam conta de jeito nenhum... e começamos a partir pra ignorância...
    Mas... tbm concordo q fora o uso em RC... não ha necessidade para pneus largos demais... o adequado é aquele q comporta bem uma boa subida em facões e erosões... e pra isso um 10,5" ou 12,5" já é suficiente... claro q tem de ver o desenho do pneu... pois isso vale muito bem para os recapados agressivos... já pros MTR... eu não apostaria na mesma idéia...
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #6
    Usuário
    Entrada
    29/02/2004
    Idade
    47
    Posts
    136
    Agradecimentos: 0
    Depende, se vc. tiver motorzão para girar e limpar pode ser os mais largo, americano que só usa v8 adora. Agora sem motor vai de fino que ele cava buscando tração e vai melhor.

  • #7
    Essa eh uma grande briga ... tem quem fala que pneu fino eh melhor porque afunda mais e pega o fundo que tem meior tracao enquanto o pneu largo fica flutuando sem tracao... (eu acredito nisso)

    Tem quem fala que o pneu fino como tem menor superficie de apoio a pressao aplicada eh maior em cada gomo em contato com o solo ( fisica basica) mas tambem tem pessoas que acreditam que um pneu mais largo tem uma superficie de contato maior o que garante mais tracao ...


    Agora porque ao baixarmos a pressao dos pneus temos mais tracao? alem de que o pneu fica mais mole ele fica com uma supercicie bem maior de contato com o solo, isso eh fato!


    Eu pessoalmente acredito que um pneu largo funciona melhor em superficies com boa tracao tipo pedras e tambem em neve e areia onde o objetivo eh flutuar, e um pneu fino funciona melhor na lama ... segundo o que eu ja vi na minha curta experiencia eh assim que funciona melhor!



    Mas tudo bem eu prefiro um pneu intermedio (nem muito largo nem muito fino), ja tive um jogo de pneus 285/75/r16 que era mais o menos um 33 x 11.5 e achei muito bons (alias queles firestone destinations eram o bicho na lama!)




    Com troller depois de testar os 31 x 10.5 achei o desempenho na lama otimo! agora estou procurando 33 x 10.5 que seria o ideal em desempenho, visualmente, e nao bateria em lugar nenhum ...mas aqui no brasil nao tem (que merda!) ... a unica coisa que nao me convenceu, tomando o exemplo de um bf mud, eh que a altura dos gomos dos 33 x 12.5 eh maior do que o 33 x 10.5

    Aqui a prova ( a diferenca eh muito pouca)


    Tire Size --- TreadDepth (in/32nds)


    33x10.50R15/C --- 19.0



    33x12.50R15/C --- 21.0



    <A href="http://www.bfgoodrichtires.com/assets/pdf/mud_terrain_ta_km.pdf" target=_blank>http://www.bfgoodrichtires.com/asset...rain_ta_km.pdf




    Com certeza tem trilhas onde pneu fino eh necessario nao tem jeito se nao o carro nao cabe













    Aqui tem alguns 33 x 10.5 para que vejam que legais sao!









    Aqui alguns 35 x 10.5






















    Espero ter ajudado em alguma coisa e deixar o topico mas ativo











    4X4 Brasil
    TavaresAndrés4X4
    www.youtube.com/tavaresandres4x4
    Instagram @tavaresandres4x4



  • #8
    OLÁ, SOU O EXTRA-LAND.
    VENHO COMPARTILHAR AS MINHAS EXPERIENCIAS, OK?
    - UM PNEU É BOM PRA AREIA MAS PRO CHÃO BATIDO, LAMA E ASFALTO NÃO É. CONCORDO COM UM FORISTA QUE CITOU QUE NÃO EXISTE PNEUS BOM PRA TUDO. PREFIRO OS LARGOS EM AREIA ( SE O MOTOR FOR FORTE), E OS FINOS E ALTOS PRA LAMA E CRATERA, TRILHA PESADA. ASFALTO TEM DE SER OS MISTOS. E ACABAMOS FICANDO COM OS MISTOS POIS A MAIORIA COMO EU, QUER USAR O "JIPE" (E PICK-UPS EM GERAL) PRA TUDO. ABRAÇOS AOS AMIGOS E CONCORDO QUE O ASSUNTO É BEM POLÊMICO E CONTINUARÁ SENDO.
    CONCLUSÃO: QUEBRAR O GALHO COM O MISTO.

  • #9
    Usuário Avatar de JapaTroller
    Entrada
    13/12/2007
    Local
    São joão del rei/MG
    Idade
    42
    Posts
    627
    Agradecimentos: 0
    Naduvida prefiro os que saum um pouco mais largos, tanto que uso o 12,5, mas concordo que se o carro não tiver força pra tocar um penue desse, ele não vai ser bom em nenhuma situação, axo que cada caso é um caso , assim como dependo do carro que vai ser montado.
    Valeu
    Brutu - work12500 -Hi lift 5" -kit ensimec -godlokos 36" -RL AVMHP - 200% bloqueado E-locker - CP Yukon 4,88!!! E muita disposiçao!!!!

  • #10
    Citação Postado originalmente por andres-tavares Ver Post
    Essa eh uma grande briga ... tem quem fala que pneu fino eh melhor porque afunda mais e pega o fundo que tem meior tracao enquanto o pneu largo fica flutuando sem tracao... (eu acredito nisso)
    Muito bom seu post André

    E é exatamente o que eu penso. Pneus com largura na casa das 10,5" em medidas 33" ou 35" seria o bicho!

    Vai a sugestão para os fabricantes de pneus recapados estudar a viabilidade de produzir nestas medidas (33"x10,5 - 35"x10,5) e aos importadores e distribuidores de pneus, trazer pneus nestas medidas, pois há pessoas como eu, que pelo tipo de uso não pode contar com pneus recapados (alta kilometragem, grandes deslocamentos em asfalto, etc) e ainda 2 jogos de pneus não serem uma opção.

    Quanto a motorização e demais aspectos dos carros é óbvio que são fundamentais para que o desempenho do CONJUNTO seja o desejado.

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #11
    Concordo totalmente contigo Eddie ... estou na mesma situacao e um pneu novo 33 x 10.5 (tipo bf mud) seria o ideal ...

    E tambem esta certo que que falaram de que de nada adianta ter um super pneu gigante lameiro se o conjunto (caixa, transfer, motor etc) nao consegue mexer os pneus direito...

    Bom tomara que nao seja so a gente que tenha interesse em pneus mais finos em medidas tipo 33 e 35 para ver se assim algum importador se interessa....

    abs!
    TavaresAndrés4X4
    www.youtube.com/tavaresandres4x4
    Instagram @tavaresandres4x4



  • #12
    o ruim que a produtora de pneu tem de esta medida,a BF faz o 33/10.50 mud a all.vai achar eles.sao vendida so para o mercado oriental e africano.Simex faz 33-34-35/9.50 ou 10.50.
    pirelli e interco tambem so que nao se consegue ne na europa ne aqui.eu tevi a oportunidade la na italia de testar na minha pickup os BF mud 33/10,acho otimo,bem mais que o 12.5,toda a mecanica vai sofrir menos,menos atrito no solo,abaixando a calibragem viram bicho na areia ,coisa que o 12.50 pede ao motor a potencia que nao tem.e o meu pickup estava com 185cv na rodas,210 no motor.

    a ruim lei do mercado e a ruim vida do forista que nao encontra as peça que quer

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade