x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49

    Adaptando High Steer no D60




    Boas galera, seção nova, idéias novas, nada como um tópico novo.

    Instalei o D60 dianteiro da F250 4x4 no meu projeto de Jeep, o problema agora está em adaptar o high-steer, inicialmente pesquisei pelo google buscando alguma idéia e logo de cara vi que é complicado pelo fato desses munhões serem "ball joint style". Kits gringos existem mas se lá os caras também fazem adaptação no munhão original pq não fazer aqui tb, conversei com meu pai mostrando as fotos que encontrei na net e depois peguei algumas dicas com o Billj por email e resolvi dar início ao processo, abaixo segue um pouco sobre as dúvidas e possíveis soluções:

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep
    Subject: Knuckles Dana 60

    ...estou instalando na viatura um Dana 60 dianteiro da F250 4x4 ano 2007.

    Queria saber se vc tem relatos ou se sabe de algum site com dicas de alguém que tenha modificado os knuckles pra usar high steer.

    A dúvida é, existe alguma forma de adaptar high steer nesses knuckles ou somente trocando por algum kit gringo... ?

    Obrigado por enquanto.
    []'s
    Citação Postado originalmente por Billj
    Subject: Re: Knuckles Dana 60

    Elmer,

    Jeito fácil não tem, pois como os knucles não são "flat top", não possuem superfícies usinadas para a fixação dos braços high steer. Mas isso não quer dizer que não podem ser usinados para isso.

    Acredito que o jeito mais seguro de afixar braços, seria de usinar os munhôes em 02 faces. A primeira seria em cima externamente, entre o pivô superior e o disco de freio. Pelas fotos, parece que se consegue 02 parafusos lá. A segunda face seria o vertical, logo em cima do braço original. Quatro parafusos lá.

    Daí, o braço em sí sairia deste "L" formado, na altura que você quer.

    É aconselhável utilizar "cone washers" nos parafusos, iguais que tem em braços Toyota....

    Abraços,

    Bill
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep
    Bom dia cara.

    Olhando as fotos e lendo a explicação acho q entendi como proceder.
    Tenho aqui na retífica uma plaina de superficies que serve pra usinar face de cabeçotes e blocos de motor, posso projetar algum tipo de gabarito pra fixar os munhões e usinar corretamente.

    Encontei na net algo do tipo, parece que estes foram usinados também pra receber os braços do high-steer, veja só:


    Na minha opinião falta um pouco mais de apoio nessa parte frontal:


    É isso ai, se tiver com tempo pra verificar as paginas acima e depois comentar te agradeço bastante pela consultoria.

    Muito obrigado.

    Elmer.
    Citação Postado originalmente por Billj
    Se fosse meu eu substituiria aquele parafuso grande indo até o pivô original por uma outra chapa grossa soldada à +/- 60 graus no braço novo e parafusada na face frontal do munhão. Obviamente, esta face teria de ser usinada...

    Abraços,

    Bill

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    To saindo pro rango agora, a tarde vou anexar umas fotos do serviço que meu pai está fazendo aqui.

    Se alguém tiver mais idéias pra compartilhar o tópico está aberto.

    []'s

  • #3
    No mais, já que vai fazer a coisa de forma correta, não deixe de se preocupar com o Ackerman. Conhece a teoria disso, né???

    Abraços,

    Bill

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Grande sábio guru Elmer!

    Olha o cara aqui!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Adaptando High Steer no D60-akerman.jpg  
    4X4 Brasil

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    To saindo pro rango agora, a tarde vou anexar umas fotos do serviço que meu pai está fazendo aqui.

    Se alguém tiver mais idéias pra compartilhar o tópico está aberto.

    []'s

    Meu pai comprou dois braços pitman de MB 1113 que estão sendo retrabalhados pra futuramente encaixar na parte superior da carcaça de munhão.

    Vamos às fotos do trampo feito agora pela manhã:

    1 - Braço pitman MB cortado pra aproveitar a parte que interessa
    2 - retrabalho inicial pra encaixar no topo do munhão
    3 - Munhão D60 "ball joint style"
    4 - Braço na posição de trabalho(ainda faltam ajustes e reforços)
    5 - Barra e terminais de MB 1113

    Por enquanto é isso.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Adaptando High Steer no D60-dsc00754.jpg   Adaptando High Steer no D60-dsc00755.jpg   Adaptando High Steer no D60-dsc00758.jpg   Adaptando High Steer no D60-dsc00759.jpg   Adaptando High Steer no D60-dsc00761.jpg  

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Bill, esse respiro vai me atrapalhar pois aí na face superior é onde vai ser usinado pra assentar o braço do high-steer.

    Posso vedar essa p... ou devo mantê-lo desviando a trajetória do furo.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Adaptando High Steer no D60-dsc00785.jpg   Adaptando High Steer no D60-dsc2.jpg  

  • #7
    Bom, fica difícil avaliar nas fotos, mas acredito que o melhor seria de tampar este furo e abrir outro em lugar que não atrapalhe e que chegue naquele mesmo diâmetro interno.

    Abraços,

    Bill

  • #8
    Elmer,

    Quando diz usinar quer dizer plainar o munhão pro pitman da 1113 ter mais base? Esse teu recurso não vai pesar por estar muito próximo do pivô do munhão, tipo ficar frágil?

    Solda essa porra cara...

    Abs

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Elmer,

    Quando diz usinar quer dizer plainar o munhão pro pitman da 1113 ter mais base? Esse teu recurso não vai pesar por estar muito próximo do pivô do munhão, tipo ficar frágil?

    Solda essa porra cara...

    Abs
    Tem muito material no topo desse knuckle ai cara, a superfície é meio irregular devido à fundição da peça portanto a planagem vai ser apenas pra favorecer o assentamento do high-steer(que será plainado tb).

    Pretendo parafusar e soldar

    []'s

  • #10
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por billj Ver Post
    Bom, fica difícil avaliar nas fotos, mas acredito que o melhor seria de tampar este furo e abrir outro em lugar que não atrapalhe e que chegue naquele mesmo diâmetro interno.

    Abraços,

    Bill
    Pesquisando sobre a roda-livre das F250 4x4 encontrei a seguinte informação:


    FONTE: http://www2.uol.com.br/bestcars/testes2/f250-4x4-1.htm
    A roda-livre dianteira é automática e bloqueia-se sempre que a tração 4x4 é acionada, seja em modo normal ou reduzido. Para isso, a função Auto nos cubos deve ser usada em caráter permanente. Mas a roda-livre pode ser anulada se o motorista desejar, girando-se o comando para Lock. Nessa condição o veículo se comportará como um 4x4 em modo 4x2 e que não tenha roda-livre, ficando semi-árvores, diferencial e cardã dianteiro em movimento o tempo todo.
    A trava pelo botão Lock serve também para o evento de falha no sistema automático, como ao abrir uma trilha e um galho arrancar a mangueira de vácuo que comanda o sistema, deixando o eixo dianteiro em roda-livre.




    O que me leva à crer que o tal duto serve pra canalizar o vácuo pra roda livre
    Vou desconsiderar esta função já que não quero que o conjunto dianteiro fique rodando atoa quando tiver em 4x2 então vou remover o ressalto da conexão e vedar o furo

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Elmer , que bom que conseguiu os D60 . Estes dias encontrei o Loras e este me disse que ainda não tinha conseguido.
    Em Blumenau tinha uma picape Marrua do bombeiro, com o eixo traseiro D60.

    Elmer , como vcs andam muito em alagados , este furo não poderia ser adaptado para manter uma leve pressão positiva nos rolamentos ?

    PS: Tá ficando massa!
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Elmer , que bom que conseguiu os D60 . Estes dias encontrei o Loras e este me disse que ainda não tinha conseguido.
    Em Blumenau tinha uma picape Marrua do bombeiro, com o eixo traseiro D60.

    Elmer , como vcs andam muito em alagados , este furo não poderia ser adaptado para manter uma leve pressão positiva nos rolamentos ?

    PS: Tá ficando massa!
    Fala João,

    semana passada vi uma picape marruá aqui numa feira agropecuária, entrei de baixo pra olhar a mecânica, o eixo trazeiro é Dana 70 e o dianteiro 44.3 com cubos de roda 8 furos...

    Pois é, o Loras estava viajando e ainda não sabia que eu tinha conseguido o D60 dianteiro aqui.

    Sobre o lance da pressão positiva é uma idéia interessante, mas esses cubos de roda do D60 tem rolamentos blindados.


    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade