x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7

    Motor Ford V8 272/292 - Alguém roda no álcool??




    Ae gente, por acaso alguem do fórum converteu o 272/292 para rodar no álcool?? quais as modificações e quais as impressões?? to pensando em converter o meu...

  • #2
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Reslima,

    Não sei sua idade, mas para quem viveu o surgimento do carro a álcool, deve se lembrar do Landau original a álcool. Não tenho certeza os anos, mas acho de de 1980 a 1983 o V8 do Landau que é um 302 eram considerados os melhores carros a álcool.

    Não sei confirmar, mas já ouvi comentários que o 318 do Dodge teve algumas versões originais a álcool.

    Abraços Du.

  • #3
    Usuário Avatar de Kako
    Entrada
    26/10/2004
    Local
    Franco da Rocha/SP
    Idade
    43
    Posts
    576
    Agradecimentos: 0
    Du,

    Éra exatamente isso que ia perguntar quando vi o tópico na lista, se existia 302 a alcool. valew!

    Só que o meu é a gasolina, o que eu preciso fazer "exatamente" - sem gambiarra, p/ passalo p/ alcool?

    se alguem puder me ajudar, por favor.

    Valew pessoal!

  • #4
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    pois é Du, o 302 e 318 sei que saíram a álcool... na região onde moro existiam muitos caminhões canavieiros com motor 318 álcool... mas o motor que está na minha F é o rocket (292) e sempre ouvi falar aqui na cidade da dificuldade em passar esse motor para o álcool, portanto, gostaria de saber se alguem já fez (ou tentou) a conversão, para saber exatamente o que deveria fazer para rodar com esse motor no álcool... vlw's

  • #5
    Citação Postado originalmente por reslima Ver Post
    pois é Du, o 302 e 318 sei que saíram a álcool... na região onde moro existiam muitos caminhões canavieiros com motor 318 álcool... mas o motor que está na minha F é o rocket (292) e sempre ouvi falar aqui na cidade da dificuldade em passar esse motor para o álcool, portanto, gostaria de saber se alguem já fez (ou tentou) a conversão, para saber exatamente o que deveria fazer para rodar com esse motor no álcool... vlw's
    esses caminhões canavieiros a álcool são da própria dodge ou da vw? depois de desativar a produção dos veículos dodge a vw manteve o v8 em linha para equipar os caminhões...

  • #6
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    6,415
    Agradecimentos: 0
    Aqui no norte de Minas rm uma usina de alcool (óóóó) vi um DODGE muito antigo e muito bonito!
    Mas nao vi ligado.... mas era D O D G E !!!!!

  • #7
    Citação Postado originalmente por Alexandre Souto Ver Post
    Aqui no norte de Minas rm uma usina de alcool (óóóó) vi um DODGE muito antigo e muito bonito!
    Mas nao vi ligado.... mas era D O D G E !!!!!
    chegou a ver quantos eixos tinha? nunca vi dodge trucado, a não ser em filmagens antigas...

  • #8
    Olá colega,

    Meu primo tinha um Landau 302 a alcool, o carro é realmente muito bom, anda bem e não bebe tanto assim não, com o cambio automático tava fazendo algo perto de 4Km/l (pra alcool, tá bom demais)....

    Poso te dizer que pelo menos o 302 fica bom demais no alcool, pega de primeira (puxando o afogador), depois que esquenta anda liso liso....
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

  • #9
    Usuário Avatar de WELLCJ5
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    63
    Posts
    471
    Agradecimentos: 3
    Vou tentar dar minha contribuição:

    À 3 anos atrás transformei um BF-184 (3.000) de gasolina para alcool.
    Por se tratar de um motor com consepção antiga (idem V8 272/292/312) os resultados foram até bons.
    Primeiramente os gastos:
    Como o motor foi todo retificado, aproveitei e melhorei o fluxo de ar no cabeçote atraves de melhorias do coletor de admissão, que nesse motor é separado do cabeçote tornando o serviço muito facil.
    Instalei um carburador à alcool do opala 4 cilindros, um 446 com os devidos gicleus.
    Neste motor já existe um sistema de aquecimento do coletor de admissão, mas mesmo assim foi necessário a instalação de uma captação de ar quente para o filtro de ar, como exitem nos primeiros carros a alcool, sem ele a base do carburador chegou a congelar, mesmo o motor estando bem aquecido.
    Foi instalado uma ignição eletronica utilizando um distribuidos bo.sch do Willys com o "miolo" do distribuidos do opala 6 cilindros, bobina do gol MI e cabos de 8.8mm Accell.
    O ponto foi adiantado em 11º.

    Resultado: O motor pegava facil com auxilio do sistema de partida à frio (gasolina injetada no carburado) e afogador.

    O desempenho ficou muito bom, o motor acelerava muito rápido chegando a velocidade de 140 KM com um consumo de 3,5 km/l de alcool na estrada, a medição antes da transformação foi 120 KM e consumo de 5,0 km/l.

    Em resumo, se forem tomados os devidos cuidados com o sistema de ignição, carburador com tratamento anticorrosivo e se possivel com aumento da taxa de compressão. Não tem porque o motor não funcionar bem.

    Tenho atualmente um V8 292, que pretendo em breve transforma-lo para uso de alcool.

    Logo que fizer isso informo os resultados.

    Abs.

    Wellington
    Ex.GM TRACKER-2009, GCHEROKEE LIMITED 5.2-1998, Ex.FORD F100 4X4-1962, Ex FORD CJ5-1973, Ex. WILLYS 4WD PICKUP TRUCK-1958

  • #10
    e como a gasolina ta acabando, e cada vez mais cara, e todo mundo sabe disso
    a alternativa mais viavel pros nossos motores a combustão interna, é mesmo o alcool
    tenho um 292 tambem bem taxado, com 0,5mm em cada tampa, mas nao passei pro alcool
    mas é algo que futuramente eu penso em fazer
    acho que as diferenças mesmo são em uma ignição mais potente, o carburador modificado, alem de um injetor de gasolina pra que o motor pegue a frio
    nao sei se falei besteira, pois nao manjo muito disso
    mas foi meu pitaquinho
    []´s

  • #11
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    6,415
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por WELLCJ5 Ver Post
    Vou tentar dar minha contribuição:

    À 3 anos atrás transformei um BF-184 (3.000) de gasolina para alcool.
    Por se tratar de um motor com consepção antiga (idem V8 272/292/312) os resultados foram até bons.
    Primeiramente os gastos:
    Como o motor foi todo retificado, aproveitei e melhorei o fluxo de ar no cabeçote atraves de melhorias do coletor de admissão, que nesse motor é separado do cabeçote tornando o serviço muito facil.
    Instalei um carburador à alcool do opala 4 cilindros, um 446 com os devidos gicleus.
    Neste motor já existe um sistema de aquecimento do coletor de admissão, mas mesmo assim foi necessário a instalação de uma captação de ar quente para o filtro de ar, como exitem nos primeiros carros a alcool, sem ele a base do carburador chegou a congelar, mesmo o motor estando bem aquecido.
    Foi instalado uma ignição eletronica utilizando um distribuidos bo.sch do Willys com o "miolo" do distribuidos do opala 6 cilindros, bobina do gol MI e cabos de 8.8mm Accell.
    O ponto foi adiantado em 11º.

    Resultado: O motor pegava facil com auxilio do sistema de partida à frio (gasolina injetada no carburado) e afogador.

    O desempenho ficou muito bom, o motor acelerava muito rápido chegando a velocidade de 140 KM com um consumo de 3,5 km/l de alcool na estrada, a medição antes da transformação foi 120 KM e consumo de 5,0 km/l.

    Em resumo, se forem tomados os devidos cuidados com o sistema de ignição, carburador com tratamento anticorrosivo e se possivel com aumento da taxa de compressão. Não tem porque o motor não funcionar bem.

    Tenho atualmente um V8 292, que pretendo em breve transforma-lo para uso de alcool.

    Logo que fizer isso informo os resultados.

    Abs.

    Wellington

    Interessante.... to de olho!!!!

    []'s!!!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Tenho um amigo meu que passou um 272 a alcool, só colocou o carburador alcool, a base com aquecimento, fez o ajuste de gicles e adiantou um pouco o ponto, só...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade