Texto: Carlos Napoletano Neto
Técnica
Parte 2 - Conhecendo o fluido para transmissão automática (ATF)
Na edição anterior, apresentamos as funções, os requisitos, os padrões industriais e as tendências recentes do ATF. Neste mês, mostraremos as diferenças na lubrificação entre óleo de motor e óleo para transmissões automáticas, as características de atrito e uma introdução à manutenção do ATF.
Óleo de motor
No motor, o cárter armazena o óleo utilizado pelo mesmo. O óleo é sugado pela bomba de óleo e partículas sólidas (partículas abrasivas) contidas nele são retidas pela peneira do pescador que faz parte do circuito de lubrificação. Adicionalmente, após ser pressurizado pela bomba de óleo, ele é filtrado através do elemento filtrante e então distribuído à cada peça móvel para lubrificação. Se o elemento filtrante entupir (por não ter sido substituído há muito tempo), uma válvula de desvio garante a lubrificação do sistema diretamente às peças móveis, ainda que sem filtrar.
O elemento filtrante (feltro) ou a tela são dimensionados exatamente para impedir que algumas partículas circulem no interior da transmissão.
ATF
Na transmissão automática, o ATF armazenado no cárter de óleo é filtrado da mesma maneira que o óleo do motor. Note, contudo, que o filtro é diferente em princípio daquele utilizado no motor.
O filtro utilizado na transmissão automática consiste de um elemento de tela muito fina ou feltro. Desde que ele está habilitado a filtrar partículas muito pequenas e pó com alta eficiência, é muito mais propenso a ficar obstruído.
Se o filtro entupir, torna-se impossível sugar o ATF pela bomba, desde que uma válvula de desvio que existe no motor, não existe no câmbio automático. Assim sendo, a obstrução do filtro fará com que a pressão do sistema diminua. Também, neste caso, as embreagens multidiscos e as cintas patinarão, causando um efeito adverso na operação da transmissão.
No motor, se ocorrer uma lubrificação anormal, o interruptor de pressão de óleo do motor detectará esta condição e acenderá a lâmpada indicadora de baixa pressão de óleo no painel, alertando o motorista. Em contraste, mesmo se ocorrer uma lubrificação anormal na transmissão automática, este tipo de aviso não é dado ao motorista. Uma vez que o filtro da transmissão fique obstruído, ele não poderá ser recuperado com a simples troca do ATF.
Causas de obstrução
Diferente do motor, a transmissão automática utiliza força de atrito para transmissão de potência. Assim sendo, a embreagem multidiscos realiza a mudança de marchas e a cinta de freio trava as engrenagens do conjunto. Materiais de atrito são utilizados nesses componentes. É normal que partículas (pó de disco ou da cinta) provenientes destes materiais sejam produzidas durante o seu trabalho. Também, desde que o contato destes materiais é realizado com discos ou tambor de metal, pó metálico pode ser liberado. Quer dizer, estas partículas ficam em suspensão no ATF que circula pelo câmbio.
Para a remoção deste pó metálico (pó gerado pelo desgaste), a transmissão automática é equipada com um ou vários ímãs que coletam este material.
Atrito do ATF
Na transmissão automática, a embreagem multidiscos úmida é utilizada para conectar/desconectar o torque proveniente do motor. O ATF fornece lubrificação e arrefecimento para as embreagens. E a característica de atrito do ATF tem efeito considerável no desempenho das mudanças de marcha no momento de sua aplicação e na durabilidade das peças.
Analisemos como a embreagem multidiscos opera. Quando a pressão do ATF é exercida no pistão, dentro da carcaça da embreagem, o pistão se move para a frente. Assim, a pressão da embreagem é usada para aplicar o disco revestido no disco de metal. Em geral, onde se tem quatro discos revestidos tem-se também cinco discos metálicos (placas). À medida que se aumenta o numero de discos que compõem uma embreagem, uma força maior é obtida e transmitida.
No caso em que os discos revestidos estejam do lado motriz, a placa metálica ou disco estará do lado movido. A força é assim transmitida pelo caminho a seguir: disco de embreagem &rarr placa metálica &rarr carcaça da embreagem &rarr engrenagem. Na transmissão de força, uma força de atrito é produzida entre a superfície do disco de embreagem (material de fricção) e a superfície do disco metálico. Sob esta condição, o ATF executa um papel importante na operação.
Por meio deste equipamento o reparador consegue realizar, além de uma troca do óleo da transmissão, a limpeza interna do câmbio. Esse procedimento é necessário para preservar a durabilidade dos componentes
O ATF age como meio de prolongar a durabilidade das peças e reduzir o choque nas mudanças de marchas. É altamente desejável numa transmissão automática que a aplicação da embreagem seja realizada no menor tempo possível. Em geral, 0,5 segundo é recomendado como tempo de duração da mudança. Se ele se tornar maior do que 1 segundo, a embreagem patinará, causando um efeito danoso aos discos.
Mesmo se um ATF de alta qualidade compatível com a transmissão for utilizado, a deformação do disco revestido ou do disco metálico diminuirá a força de atrito, pela diminuição da superfície de trabalho. Neste caso poderá ocorrer patinação da embreagem. Por ocasião da reforma, se torna necessário verificar os discos e placas metálicas cuidadosamente. Se em dúvida, substitua as peças afetadas sempre que possível. Conforme pode ser depreendido do exposto acima, é necessário que os discos revestidos e as cintas sejam imersos em ATF por ocasião da montagem.
Manutenção do ATF
As três maiores possíveis causas da deterioração do ATF são:
&bull Um aumento na temperatura do fluido devido a superaquecimento do motor ou uso severo da transmissão.
&bull Patinação dos conjuntos de embreagens multidiscos da transmissão automática.
&bull Degradação do ATF devido à utilização prolongada sem troca.
A deterioração do ATF (falha na transmissão automática) pode ocorrer devido à estas possíveis causas em muitos casos. Danos na embreagem por ela mesma muitas vezes é causada por um problema esporádico.
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Algumas destas embreagens do câmbio contêm um revestimento para transmitir um atrito eficiente entre os discos e por fim conduzir a rotação do motor as marcha selecionada
É amplamente conhecido que as características de atrito do ATF são degradadas significativamente pelo aumento da temperatura. Se o veiculo funciona em regime de tráfego intenso no anda-e-pára da cidade e congestionamentos por um longo tempo ou em um circuito de corridas, a temperatura do ATF aumenta grandemente. No caso de um congestionamento pesado de tráfego, a temperatura do ATF pode aumentar para mais de 120º C, promovendo sua oxidação. Quando é assim oxidado, depósitos de borra ou goma são gerados e aderem aos discos e cintas, causando patinação.
É muito difícil determinar a freqüência com que o ATF deve ser substituído (pela distância percorrida). Desta maneira, deve ser verificado quanto à oxidação (deterioração) freqüentemente. Nessa verificação, pode-se julgar sua coloração. Ou, para manter o ATF em boas condições, substituí-lo periodicamente. É difícil entender como alguns fabricantes de transmissões automáticas dizem que suas unidades não necessitam de substituição do ATF. Em termos de características de atrito, sempre será uma boa estratégia substituí-lo periodicamente.
Arrefecimento
O ATF é alimentado desde a saída da bomba até o conversor de torque, que é utilizado como importante meio de transmissão de potência. Desde que o trabalho do conversor de torque gera muito calor por atrito, a temperatura do ATF aumenta inevitavelmente. Assim, é necessário fazer com que o ATF saia do conversor de torque para ser arrefecido. Normalmente, ele é forçado para fora do conversor através de uma tubulação metálica até o radiador do ATF, que pode ou não ser construído junto com o radiador de arrefecimento do motor. Após o ATF ter sua temperatura reduzida, volta a circular pela linha de retorno até a transmissão para cumprir sua missão de lubrificação nas peças internas.
Sendo assim, a limpeza das linhas de arrefecimento e do radiador é um dos itens principais na manutenção do ATF.
Durabilidade
Conforme mencionado antes, o ATF desempenha um papel chave na transmissão automática. Não é exagero afirmar que a maior prioridade a ser dada na manutenção do câmbio automático é a preocupação com o ATF. Os pontos a seguir descrevem bem como lidar com a sua manutenção de maneira correta.
&rarr placa metálica &rarr carcaça da embreagem &rarr engrenagem. Na transmissão de força, uma força de atrito é produzida entre a superfície do disco de embreagem (material de fricção) e a superfície do disco metálico. Sob esta condição, o ATF executa um papel importante na operação.
FONTE: http://www.oficinabrasil.com.br/noti...x.asp?COD=3673