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  1. #1
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    FREIO MOTOR - COMO FUNCIONA?




    Pessoal, pode ser uma pergunta boba, mas alguem consegue me explicar de maneira didática como funciona o freio motor? O que é que segura o carro? A caixa de transferencia ou o motor? E pq isso acontece? Em razao da mistura pobre de combustivel? Nao existem riscos de danificar o motor? Em razado do esforço ou qualquer coisa assim?
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  2. #2
    Banido Avatar de ojaneri
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    Sendo o motor uma bomba de ar, e estando sua entrada fechada pela borboleta de aceleração, ele fará resistência ao deslocamento do veículo, como um freio -- daí o nome freio-motor. A resistência decorre da enorme depressão gerada no interior dos cilindros, sendo essa depressão usada pelo sistema de assistência ao freio de serviço, ou servofreio. Tanto que os motores diesel, por não terem borboleta de aceleração (e freio-motor praticamente nenhum), precisam de uma bomba de vácuo especificamente para o servofreio.

    O freio-motor tem importância cada vez menor devido aos avanços que vêm sendo conseguidos nos sistema de freios, mas pode ser usado com vantagem, por exemplo, numa longa descida de serra para manter o freio de serviço (de "pé") livre de superaquecimento. Mas não precisa ser usado para ajudar numa freada forte para imobilização do veículo, que pode ser baseada exclusivamente no freio de serviço. Isso porque a potência desse freio é bem maior que a do motor. Por exemplo, um carro típico que acelere de 0 a 100 km/h em 12 segundos leva no máximo 3 s para imobilidade total a partir de 100 km/h. Portanto, numa emergência, a alavanca de câmbio deve ser esquecida.

    Retirado de: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/freiomotor.htm

    Espero ter ajudado!

  3. #3
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    Valeu, obrigado!
    Mas será que ele nao prejudica o motor? Tem pessoas que afirmam que sim, outras que nao....
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  4. #4
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge
    Valeu, obrigado!
    Mas será que ele nao prejudica o motor? Tem pessoas que afirmam que sim, outras que nao....
    Prejudica sim, se voce deixar os giros subirem acima do limite

    O que pode acontecer, é um desgaste maior do motor, que inves de ta nos 1.000 RPM irá ta lá pelos 3.000 ou 4.000 RPM ajudando a freiar o carro. Tambem haverá maior consumo em veiculos não injetados, já que apenas os veiculos dotados de i.e. tem o cut-off que desliga a injeção de combustivel.

  5. #5
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    No off-road deve-se se usar muito o freio motor e o mínimo possível o freio.
    Quem tem ABS nas quatro rodas pode usar mais o freio se desejar.
    Mas tem situações que o freio motor é vital.


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  1. 10/04/2012, 10:34

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