x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7

    Freio de mão hidráulico - Leopoldo




    Leopoldo, estou curioso e muito interessado nesse seu sistema de freio de mão hidráulico. Poderia explicar melhor o funcionamento dele, peças, vantagens, etc?





    [ ]´s curiosos
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    freio de mão?

    Boa noite Keko.

    Essa é mais umas daquelas coisas que a gente inventa quando não tem o que fazer, mas vou explicar o porque dessa adaptação.

    Esse treco nasceu de uma dúvida minha a respeito da filosofia freio de mão X freio de emergência. Outro dia estive filosofando isso com o Alessandro (RS).

    No meu entendimento, os primeiros sistemas de freio eram pouco confiáveis e por uma questão de segurança, deveria haver um freio suplementar que fizesse o carro parar, caso o sistema principal deixasse de funcionar.

    Não vou afirmar que o freio de estacionamento foi criado para corrigir esta deficiência pois o mesmo é para ser usado mesmo em "estacionamento".

    Veja o caso do jeep. o sistema de freio nunca foi muito atualizado para um mais moderno desde a data de fabricação, especialmente em termos de segurança.

    Outra vêz, palmas para o serviço PORCO prestado pela FORD do Brasil nos anos em que forneceu o jeep.

    Perceba que no caso de rompimento de uma tubulação ou flexível, não há escapatória. É muro ou poste.

    O jeep, necessitava de um sistema de emergência. Só o jeep original.

    Então, naquela época surgiu o conceito freio de emergência. Veja que nos manuais antigos, o freio de mão não é chamado de freio de mão......era freio de emergência. Isso não era só para o jeep.

    Mas venhamos e convenhamos, o sistema de freio de mão do jeep, se você realmente necessitar......é um fiasco. Bom, mas porque o sistema é tão ruim assim? Porque no fim só serve como freio de estacionamento e não de emergência. Isso, por causa dos $$$$. Para colocar um sitema de emergência realmente eficiente, iria custar muito às montadoras tirando, na época, o mísero lucrinho dêles.

    É lógico que puseram um monte de gente pra pensar e daí surgiu o circuito duplo, frente / tras, em X, e depois o ABS, etc.....nos outros carros ...... e no jeep americano.

    Só que lembre que no nosso jeep.....nada.

    Então imaginei um jeep V8 descendo uma ladeira e de repente o motor apaga ou dá pane no freio.......achei interessante colocar algo independente do pé que pudesse parar o jeep, de forma eficiente.

    Mas, estou até desconsiderando que hoje o meu sistema é duplo tipo F/T.

    Você vai perguntar : Mas o sistema duplo não pára o jeep?

    Dependendo da situação......sim. Mas pode não ser suficiente.

    A ideia é que até o passageiro possa parar o jeep, numa emergência.

    Outra pergunta: Mas os sistemas duplos de hoje adaptados ao jeep são seguros?

    Sim, qualquer sistema bem dimensionado colocado lá é mais seguro que o original. Mas estou me referindo ao cilindro mestre APENAS. Quanto ao disco, não vou entrar no mérito desta discussão.

    Então esse meu sistema pode ser apenas um preciosismo? Pode.

    Acontece que temos a complicação. Para que o sistema funcione com eficiência, tem que parar as 4 rodas..........e o sistema tem de ser independente.

    Assim, fiz um bom suporte de pinças duplas e coloquei 2 pinças por roda. Uma acionada pelo pé, cilindro mestre duplo, servo atuado e o outro sistema, com um cilindro normal do jeep, acionando as 4 pinças excedentes.

    A ideia é incrementar o sistema colocando servo-válvulas, possivelmente mecanicas, mas podem ser elétricas também, para bloquear total ou parcialmente cada roda. O antigo selec-traction.

    Como sistema anti-furto também. Mais alguma coisa? é só ter imaginação.

    Só lembrar que este sistema NÃO é aceito como freio de mão, e tem boas razões...... a pressão hidráulica cai depois de um certo tempo. Isso não acontece com o acionado a cabo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Re: freio de mão?

    Bonita peça, Leopoldo.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #4

    Re: freio de mão?

    Leopoldo
    Caso eu queira utiliza-lo como freio de mão, voce acha que não seria interessante?, e se eu utiliza-se as mesmas pinças mas com valvulas para o fluido não voltar para o burrinho que esta em repouso, não precisaria das pinças, não teria a segurança que é o seu projeto inicial mas diminuiria a quantidade de peças e seria um freio eficiente não acha.

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    deixa eu me meter e expor uma dúvida...
    se "...a pressão hidráulica cai depois de um certo tempo..." então aquele kit freio-de-mão hidráulico da Donatti não cumpre a missão??

  • #6
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    deixa eu me meter e expor uma dúvida...
    se "...a pressão hidráulica cai depois de um certo tempo..." então aquele kit freio-de-mão hidráulico da Donatti não cumpre a missão??
    Não.

    É o mesmo sistema que o Giovani e outros colegas discutiram há um tempo por aqui, se não me engano usam válvulas esféricas, aciona no painel e trava a roda que quiser, como o Leopoldo disse. A diferença é que era ligado no mesmo sistema de freio da viatura, e não um sistema independente. Pra freio de mão não serve, se deixar numa descida com o freio hidráulico, vai baixar a pressão depois de um tempo, e aí pode ir buscar o jipe na árvore lá em baixo da ladeira

    [ ]´s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Re: freio de mão?

    Citação Postado originalmente por Marcos Ojeda
    Caso eu queira utiliza-lo como freio de mão, você acha que não seria interessante?
    NÃO pode, NÃO deve, NÃO será aceito na inspeção veícular e NÃO vai funcionar direito.

    Entenda a diferença :

    FREIO DE ESTACIONAMENTO (FREIO DE MÃO)

    NÃO É

    FREIO DE EMERGÊNCIA ( MESMO SENDO ACIONADO PELA MÃO)

    Citação Postado originalmente por Marcos Ojeda
    e se eu utiliza-se as mesmas pinças mas com valvulas para o fluido não voltar para o burrinho que esta em repouso, não precisaria das pinças, não teria a segurança que é o seu projeto inicial mas diminuiria a quantidade de peças e seria um freio eficiente não acha.
    Caramba juro que não entendí. Leia o que você escreveu:

    se eu utiliza-se as mesmas pinças ..........não precisaria das pinças???????

    Sobre as válvulas.......esquece. Não mexa no sistema normal de freio

    Lembre-se o intuito desta adaptação é freio de emergência. Só isso. E para ser eficiente......tem que ser um sistema duplicado. É uma forma de requisito do sistema.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8

    freio hidraulico de mão

    Leopoldo a sua ideia e exelente como freio de emergencia, não tem em que mexer, está correto da forma que montou com duas pinças por roda e tudo independente, quando falei em valvulas nos burrinhos das rodas, era para economizar uma pinça, teriamos 2 sistemas de freio e uma pinça, em cada roda, mas repito num sistema de emergencia a sus idéia está certa.

  • #9
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    ...então aquele kit freio-de-mão hidráulico da Donatti não cumpre a missão??
    Eu também tenho a mesma incerteza. Já pensou, JipeiroRR, uma pinça ou um burrinho com um pequeno vazamento? É Crash na certa. .
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade