x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/06/2008
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0

    Question Como regular GNV ??




    Opa, tudo bem?

    Pessoal, tenho um Willys 1956 com motor ohc 2.3 com kit gnv instalado e com ignição eletrônica. Mas o Jeep ta ruim de mais no gas!!! Consumo muito alto, pouca potência e com a lenta totalmente desregulada.

    O antigo dono disse que ele andava mto bem no gas e chegava a fazer quase 10km por m3. Antes de me entregar o carro ele trocou a chave comutadora e pediu pro cara dar mais potência qdo no gnv. Resultado: a regulagem ficou uma merd*.

    Ta fazendo SOMENTE 5km/m3
    --qdo fico parado no sinal ele treme pra caramba e ameaça morrer
    --agora na gasolina ele fica acelerado demais....

    Como faço pra regular, a lenta e melhorar o consumo?

    Obrigado
    4X4 Brasil Razão: correção

  • #2
    Citação Postado originalmente por ac_surf Ver Post
    O antigo dono disse que ele andava mto bem no gas e chegava a fazer quase 10km por m3.
    Disse que fazia, mas mostrou que fazia?

    Citação Postado originalmente por ac_surf Ver Post
    --qdo fico parado no sinal ele treme pra caramba e ameaça morrer
    Pode ser o ajuste de vazão de gás na marcha lenta e/ou o ajuste de ponto estático do distribuidor.

    Citação Postado originalmente por ac_surf Ver Post
    --agora na gasolina ele fica acelerado demais....
    Pode ser o ajuste de lenta do carburador e/ou ajuste de ponto estático do distribuidor.

    Citação Postado originalmente por ac_surf Ver Post
    Como faço pra regular, a lenta e melhorar o consumo?
    1° - Faça os ajustes de carburação e ignição para a gasolina, mantendo o ponto estático do distribuidor na forma indicada pelo fabricante do motor.

    2° - Faça os ajustes para o GNV. No redutor de gás existem dois, o ajuste de marcha lenta e o ajuste de vazão.
    A função do ajuste de lenta é óbvio, e é feito de forma similar ao ajuste de vazão de gasolina na lenta do carburador.
    Já o ajuste de vazão tem como função o fornecimento de gás para os demais regimes de giro, e é feito observando o rendimento do motor.

    Para melhorar o consumo ou desempenho, só com o uso de curva de avanço de ignição adequada para o gás, e isso é necessário porque o gás tem um tempo de queima muito maior.
    Como quebra-galho, poderá avançar o ponto de ignição pelo ajuste estático de avanço (via corpo do distribuidor) mas coisa do tipo só melhora um pouco o desempenho no gás, e em contra-partida prejudica o desempenho na gasolina.
    Para REALMENTE melhorar a eficiência no GNV, e inclusive na gasolina, existe o RCI.
    Em meu site (endereço na assinatura) encontrará informação técnica sobre ele, e fizer uma procura pelo fórum encontrará depoimentos de usuários. Pela web já existem relatos das vantagens do seu uso até em motores injetados (Cherokee), não só no gás mas também na gasolina.

    .

  • #3
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    sukys, gostei do RCI de duas curvas, ficaria uma para gasolina e uma para gas....mas....antes tenho que trocar o distibuidor que ainda é a platinado ou tem uma solução para uso com platinado ?

    Outra coisa, como se cria as curvas de avanço ? normalmente coloco o motor a 800 rpm, faço o ajuste da mistura usando um vacuometro (maior vacuo possivel). Seria o caso de variar o avanço eletronicamente procurando pontos de maior vácuo (melhor rendimento) e setá-las no aparelho ? Simples assim ou preciso de mais algum equipamento ?

    Outra coisinha....como vou ter um aparelho que (no meu entender) ajusta as curvas de avanço, poderia aproveitar e colocar um avanço a vácuo generico e o aparelho que se vire para compensar ?

    abs

  • #4
    Usuário
    Entrada
    04/06/2008
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Deixa eu ver se entendi direito.

    1) Faço o ajuste no carburador para adequar a lenta quando usando a gasolina
    >>>>>>O ajuste da lenta no carburador é feito pelo parafuso, certo?! ou no caso de eu ter gnv muda alguma coisa?

    2) Faço o ajuste da lenta pelo redutor para gnv
    >>>>>>O ajuste feito pelo redutor é feito por qual parafuso? Se me lembro bem, parece que so tinha um ( que fica mais na parte de cima)

    3) Faço os outros ajustes para rodar normal
    >>>>>Os outros ajustes são feito nos parafusos que ficam no Y, certo? Como devo proceder? Sei que um é para o primeiro estágio e outro para o segundo.


    Obrigado

  • #5
    Citação Postado originalmente por ac_surf Ver Post
    1) Faço o ajuste no carburador para adequar a lenta quando usando a gasolina
    Exato. Primeiro os ajustes na gasolina, tanto para carburação quanto para o ponto estático de avanço, via corpo do distribuidor, porque é através do ajuste estático de ponto que conseguirá estabilizar o funcionamento do motor no que diz respeito à ignição.

    Citação Postado originalmente por ac_surf Ver Post
    O ajuste da lenta no carburador é feito pelo parafuso, certo?! ou no caso de eu ter gnv muda alguma coisa?
    O ajuste de lenta no GNV também depende de ajuste no carburador (abertura da borboleta) mas este ajuste deve ser feito, à princípio, para a gasolina, ou seja, ajustar a carburação de lenta para a gasolina, no carburador, pelo parafuso de estilete (entrada de gasolina) e pelo ajuste de abertura da borboleta (entrada principal de ar).

    Citação Postado originalmente por ac_surf Ver Post
    2) Faço o ajuste da lenta pelo redutor para gnv
    Exato, e uma vez ajustada a entrada de ar para a gasolina, via borboleta do carburador, muito provavelmente não será preciso reajusta-la para o gás.

    Citação Postado originalmente por ac_surf Ver Post
    O ajuste feito pelo redutor é feito por qual parafuso? Se me lembro bem, parece que so tinha um ( que fica mais na parte de cima)
    No mercado existem diversos modelos de redutores, cada qual com suas características, e até onde sei todos possuem dois ajustes de vazão sob depressão, um que serve apenas para ajuste de marcha lenta, e outro para os demais regimes de giro.
    Não sei se é regra, mas nos que conheço a identificação pode ser feita pelo tamanho da cabeça do parafuso de ajuste (o de marcha lenta é o menor).

    Citação Postado originalmente por ac_surf Ver Post
    Os outros ajustes são feito nos parafusos que ficam no Y, certo? Como devo proceder? Sei que um é para o primeiro estágio e outro para o segundo.
    Não entendi o que quer dizer com este Y, e caso existam ajustes para os estágios redutores de pressão, JAMAIS devem ser alterados.
    Acredito que pela web poderá encontrar documentação sobre o redutor que existe em seu carro, aí sim terá garantia sobre os pontos de ajuste.

    .

  • #6
    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    sukys, gostei do RCI de duas curvas, ficaria uma para gasolina e uma para gas....mas....antes tenho que trocar o distibuidor que ainda é a platinado ou tem uma solução para uso com platinado ?
    Meu site está hiper-desatualizado e já estou preparando outro totalmente remodelado e em domínio próprio, mas já existe RCI para distribuidor com platinado, com opção para uma ou duas curvas de avanço.
    Além das vantagens do remapeamento da curva de ignição, esta versão do RCI acaba de vez com os desgastes nos contatos do platinado, permite o uso de bobinas utilizadas em sistemas de ignição eletrônica e não apresenta os problemas que existem nos módulos amplificadores de corrente que existem no mercado, que geram faísca ao ligar a chave de ignição (normalmente ocasionando contra-golpe no motor, explosão no carburador ou escape) e que "fritam" a bobina caso a chave de ignição permaneça ligada com o motor parado.
    Além disso tudo, com o uso do RCI também acabam os back fires e o risco de danos às válvulas e sede de válvulas, coisa comum de acontecer quando se faz uso de GNV sem o devido acerto sobre a curva de avanço de ignição.

    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Outra coisa, como se cria as curvas de avanço ?
    O RCI possui microprocessador, e é através da sua programação que são geradas as curvas de avanço. A única coisa que precisará fazer é atuar em um único ajuste do RCI, visando o melhor desempenho do motor, que com isso o RCI fará o ajuste de toda a curva de ignição, de forma dinâmica e automática.

    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Seria o caso de variar o avanço eletronicamente procurando pontos de maior vácuo (melhor rendimento) e setá-las no aparelho ? Simples assim ou preciso de mais algum equipamento ?
    Não é necessário nem o uso de vacuômetro, mas com ele poderá observar que, para um mesmo valor de depressão, o motor apresentará maior eficiência com a atuação do RCI.

    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Outra coisinha....como vou ter um aparelho que (no meu entender) ajusta as curvas de avanço, poderia aproveitar e colocar um avanço a vácuo generico e o aparelho que se vire para compensar ?
    Antes de mais nada, avanço à vácuo tem a ver exclusivamente com economia, e mesmo assim só quando o motor estiver com a menor abertura de borboleta (máxima depressão no coletor), coisa que só acontece em velocidade constante e pista plana. De resto, o avanço à vácuo praticamente não atua.
    Como o avanço total é uma somatória do avanço estático, centrífugo e à vácuo, e como o RCI atua sobre o avanço total, qualquer alteração no avanço à vácuo também exercerá influência no resultado final, mas não recomendo alterações no avanço à vácuo, já que o ideal (e mais barato e menos complicado) é fazer uso do distribuidor com todas as suas características originais.

    .

  • #7
    Usuário
    Entrada
    04/06/2008
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Valeu, vou testar e depois reporto como ficou

  • #8
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    44
    Posts
    693
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ac_surf Ver Post
    Valeu, vou testar e depois reporto como ficou
    Amigo, eu tenho o OHC na minha rural e tenho instalado um kit gás também. Desde que a rural está comigo ela sempre funcionou melhor no gás do que no álcool e inclusive em trilha eu prefiro o gás, pois não falha em subida...hehehe....Quanto ao consumo ela faz de 7 a 8 km/m3 na cidade e olha que ela é pesada. A única vez que tive um problema de falhas utilizando o GNV foi quando minha bobina estava ruim, se a bobina não tiver 100% o GNV não vai legal. Mas foram feitas alguma coisas pra melhorar a performance do GNV: Uma delas é que a mangueira por onde entra o GNV no carburador foi instalada muito antes do carburador, assim o ar já entra bem misturado, isso melhorou muito a economia e a potência, dê uma olhada no link da minha assinatura que lá tem uma foto. Outra coisa que foi feita foi colocar uma bobina mais robusta, utilizo a do GOL MI, As regulagens que eu fiz até hoje foi só mexendo naquela válvula que tem na mangueira que sai do redutor e vai até o carburador, eu simplesmente vou acelerando enquanto abro ou fecho um pouquinho daquela válvula, e quando percebo que o carro tá redondinho eu paro de mexer ali.

    Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51
    3. tipos de corno
      Por Tatão no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/08/2005, 16:00

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade