x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: DOT 4 ou DOT 3 ?

  • #1

    DOT 4 ou DOT 3 ?




    Pessoal,

    recentemente tive problemas com o freio da minha viatura. Ao trocar as pastilhas de freio, foi colocado fluido de freio dot 4. O manual recomenda dot 3. Segundo o consultor técnico da oficina a única diferença é que o dot 3 tem um ponto de ebulição mais baixo e costuma criar bolhas e que o dot 4 seria uma evolução, com ponto de ebulição mais alto e que podia sem problemas substituir o dot 3.
    Já o consultor de outra oficina diz que não é bom colocar o dot 4 porque ele é mais denso e pode prejudicar o freio.
    Alguém pode dar opinião sobre esse assunto?

  • #2
    Voto na 1º opiniao.........a diferença é minima, apenas para aumentar o ponto de ebuliçao........que nao chega ao ponto de ser muito grosso, ou denso que ira prejudicar teu sistema de freio......esse consultor ta viajando !!!!!!

    Vc perguntou, " prejudicar como ?" me exprica mió !!!!

    ok ?

    um abraço

  • #3
    Usuário Avatar de RAR
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    66
    Posts
    190
    Agradecimentos: 0
    DOT 4 é considerado melhor por ter ponto de ebulição superior de 230°C, contra 205°C do DOT 3, embora seja um pouco mais higroscópico (absorver mais água). Observar que o óleo dever ser trocado preventivamente anualmente (procedimento que muitos não fazem). A questão de aparecimento de bolhas no circuito quando no uso intenso, provocado pelo atrito do freio pode levar a uma diminuição na eficiencia de frenagem do sistema. Ainda existe para uso em competições o Super DOT 4 e DOT 5.1.
    Sdçs,

  • #4
    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Voto na 1º opiniao.........a diferença é minima, apenas para aumentar o ponto de ebuliçao........que nao chega ao ponto de ser muito grosso, ou denso que ira prejudicar teu sistema de freio......esse consultor ta viajando !!!!!!

    Vc perguntou, " prejudicar como ?" me exprica mió !!!!

    ok ?

    um abraço
    Não perguntei, mas ele falou que o fato de ter maior densidade poderia aumentar a pressão e danificar as vedações.

  • #5
    Voto na opinião do primeiro, óbvio. O RAR completou bem a informção.

    Uso DOT4 até no meu CJ.

    Abs

  • #6
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Voto na opinião do primeiro, óbvio. O RAR completou bem a informção.

    Uso DOT4 até no meu CJ.

    Abs
    Beleza,

    com a opnião de vocês renovo a confiança nos profissionais da oficina que sempre custumo levar meu carro.

  • #7
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    ranger

    Não tem problema não.
    O manual da ranger 2002 diz que deve ser dot 4, "podendo surgir problemas sérios se usado outro óleo" e mais: "nunca use dot 3 no sistema de freio".

    O interessante é que a tampa do reservatório do óleo de freio tem escrito: "only dot 3" (somente dot 3).

    Vai entender né? Eu uso dot 4.

  • #8
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Não tem problema não.
    O manual da ranger 2002 diz que deve ser dot 4, "podendo surgir problemas sérios se usado outro óleo" e mais: "nunca use dot 3 no sistema de freio".

    O interessante é que a tampa do reservatório do óleo de freio tem escrito: "only dot 3" (somente dot 3).

    Vai entender né? Eu uso dot 4.
    Mandei um e-mail para Toyota e olha resposta..


    Agradecemos o envio de seu e-mail.

    Esclarecemos que a Toyota recomenda o uso de lubrificantes genuínos e, sendo assim, segue abaixo a especificação do óleo de freio recomendado para sua Land Cruiser Prado 2003:

    - SAE J1703 ou FMVSS nº. 116 DOT 3, conforme consta na página 8-5 do manual do proprietário.

    Adicionalmente, informamos que o número após a letra "T" obedece a uma seqüência alfanumérica que determina o nível de evolução do lubrificante.

    Cabe ressaltar, que os lubrificantes genuínos são encontrados exclusivamente em nossas concessionárias.

    Sugerimos que o Senhor faça contato com a concessionária de sua preferência para receber mais informações, bem como verificar a disponibilidade do fluido de freio genuíno Toyota.

    Para visualizar as nossas concessionárias, clique em: http://www.toyota.com.br/dealers/index.asp

    O Serviço de Assistência ao Cliente Toyota continua à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários pelo telefone: 0800 703 02 06 ou pelo e-mail: clientes@sac.toyota.com.br

    Atenciosamente,

    Toyota do Brasil
    Serviço de Assistência ao Cliente
    0800 703 02 06
    clientes@sac.toyota.com.br

  • #9
    Ontem troquei o óleo da minha hilux, antes era DOT3 SAE-j1703 da texaco, agora está DOT4 SAE-J1703 da BOSH.. Até agora está tudo bem.. Andei pesquisando, o DOT 4 é apenas a evolução com algumas qualidades a mais.. A olho nú, so vi a diferença da cor azul para vermelha. rs!

  • #10
    Citação Postado originalmente por Rodolfo40c Ver Post
    Ontem troquei o óleo da minha hilux, antes era DOT3 SAE-j1703 da texaco, agora está DOT4 SAE-J1703 da BOSH.. Até agora está tudo bem.. Andei pesquisando, o DOT 4 é apenas a evolução com algumas qualidades a mais.. A olho nú, so vi a diferença da cor azul para vermelha. rs!
    Boa noite Rodolfo40c!

    Quando trocamos o óleo, é bom que seja feita a substuição total, e não completar misturando um com outro.
    É o que o manual orienta.

    Att. Lima.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/07/2011
    Idade
    57
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Oi Pessoal, boa tarde.

    A título de informação, tenho uma Freelander e o manual recomenda DOT4.

    Espero ter contribuido de alguma forma. um abço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade