x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1

    Óleo transmissão/caixa de transferência/diferenciais/dh e manutenção periódica




    Olá a todos,

    Estava vendo as recomendações do manual da Xterra que diz o seguinte (para uso normal, pois não me enquadro em nenhuma situação de uso severo):

    1. Óleo dos diferenciais (API GL5 SAE 85W140) - troca a cada 40.000 km;

    2. Óleo da transmissão (Dexron III / Mercon)- troca a cada 100.000 km (Por que o manual faz referência à troca para veículos comerciais?). Dexron III é equivalente ao Mercon ou trata-se de uma mistura de óleos? Irei adotar troca a cada 100.000 km;

    3. Óleo da caixa de transferência - Ele não menciona qualquer manutenção dentro dos primeiros 160.000 km. Não precisa trocar?

    4. Fluido da DH - Ele não menciona qualquer manutenção dentro dos primeiros 160.000 km. Não precisa trocar?

    5. Fluido de freio / embreagem - troca a cada 40.000 km;

    6. Sistema de arrefecimento - primeira troca com 80.000 km e depois a cada 40.000 km;

    7. Filtro combustível - troca a cada 40.000 km;

    8. Filtro ar e pré-filtro - troca a cada 40.000 km;

    9. Óleo e filtro de óleo motor - troca a cada 10.000 km.


    Irei seguir as recomendações do manual, só estranhei não estar mencionada a troca do óleo da caixa de transferência e da DH...

    Outra coisa que estranhei é que no manual diz que deverá ser usado no óleo do diferencial traseiro 0,12 litros de modificador de atrito aprovado pela nissan...

    Alguém pode me ajudar? Qualquer opnião será bem vinda

  • #2
    Vixe cara Pra pegar a aprovação da nissan vc vai ter que viajar pro japão. Só lá que eles aprovam esse tipo de coisa...

    Vou te dizer que já fiz essa viagem 3 vezes:

    1. Quando comprei uma scooter suzuki. Tinha um problema no aceite do tipo de pneu dianteiro que só seria aprovado pela suzuki.

    2. Quando comprei um gerador da honda. Esse problema foi parecido com o seu. Na troca de óleo tem escrito que precisa da aprovação "do honda". Entendí que seria o dono da honda. Mas só que o parente mais próximo é o Tsurui Honda que agora virou surfista ho hawaii. Então voei pra lá e peguei a autorização com ele.

    3. Quando comprei uma caneta. No manual dizia made in japan e a carga só poderia ser trocada por uma aprovada pelo fabricante. Não me lembro a marca da caneta, mas fica perto da honda. Foi mole achar.

    Eu teria tido menos problema se tivesse pegado um telefone e ligado pra um revendedor próximo que já trocou as peças que tive problemas umas 1986928163491264154891548354 de vezes. Mas como eu gosto de tudo certinho, eu postei exatamente como vc no fórum e me falaram pra viajar e fazer tudo por lá que é melhor. DEU CERTO!!!

    Abs

  • #3
    Obrigado pela resposta Samukanvas. Pensei que o tópico ia restar ausente...

    Fui hoje até a Nissan. Os itens da revisão são completamente diferentes das orientações do manual! Que rolo, agora não sei mais o que trocar. Acho que vou mandar um e-mail para a Nissan e saber o que realmente trocar e com qual km...

    Uma coisa eu achei absurda: Em todas as revisões (a cada 10.000 km) a concessionária daqui de Florianópolis troca o terminal de direção!

  • #4
    Outra coisa: enquanto o manual recomenda óleo 85W140 para os diferenciais dianteiro e traseiro (diferencial traseiro com aditivo modificador de atrito) a concessionária aqui de Florianópolis recomenda a utilização de óleo 75W90 para o diferencial dianteiro.... E agora?

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    modificador de atrito é um aditivo para bloqueios com discos de fricção. tipo LSD.

    a ranger também usa.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Obrigado pela dica. A nissan cobrou em torno de R$70 reais por esse modificador de atrito. Será que a Ford cobra mais ou menos isso também? Aqui em Florianópolis eu ainda não achei uma revenda que trabalhasse com todos os tipos de óleo de caixa / diferencial.

  • #7
    Citação Postado originalmente por paris Ver Post
    Estava vendo as recomendações do manual da Xterra que diz o seguinte (para uso normal, pois não me enquadro em nenhuma situação de uso severo):
    O uso urbano também é considerado como uso severo, pois ocasiona muito a quilometragem "escondida", nos períodos que você fica parado em sinais, engarrafamentos ou em baixas velocidades.

    Citação Postado originalmente por paris Ver Post
    7. Filtro combustível - troca a cada 40.000 km;
    Com o combustível ruim que temos, eu troco a cada 10.000 no máximo e verifico seguidamente se não tem água depositada no filtro.

    Citação Postado originalmente por paris Ver Post
    8. Filtro ar e pré-filtro - troca a cada 40.000 km;

    O filtro de ar também troco a cada 10.000 km, pois pego estradas com bastante poeira. Se rodas em calçamentos, que geralmente tem bastante areia, vejo prudente reduzir esse intervalo de troca.

  • #8
    Vî que você também é de SC. Qual cidade e qual a sua viatura?

    Quanto ao uso severo, enquadria realmente a cidade, considerando que a pessoa irá rodar trechos curtos e/ou engarrafados.

    10.000 km a troca do filtro de combustível? Acho válido, só existe benefício. Mas como o manual indica 40.000 km, acho que vou adotar 15 ou 20.000 km. Para o filtro de ar, considerando que eu só ando praticamente em cidade (não lembro a última vez que andei numa estrada de barro), tb irei adotar 15.000 km.

    Citação Postado originalmente por csirani Ver Post
    O uso urbano também é considerado como uso severo, pois ocasiona muito a quilometragem "escondida", nos períodos que você fica parado em sinais, engarrafamentos ou em baixas velocidades.



    Com o combustível ruim que temos, eu troco a cada 10.000 no máximo e verifico seguidamente se não tem água depositada no filtro.




    O filtro de ar também troco a cada 10.000 km, pois pego estradas com bastante poeira. Se rodas em calçamentos, que geralmente tem bastante areia, vejo prudente reduzir esse intervalo de troca.

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Idade
    50
    Posts
    1,457
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por paris Ver Post
    Obrigado pela dica. A nissan cobrou em torno de R$70 reais por esse modificador de atrito. Será que a Ford cobra mais ou menos isso também? Aqui em Florianópolis eu ainda não achei uma revenda que trabalhasse com todos os tipos de óleo de caixa / diferencial.
    Ve se ajuda .

    http://www.texaco.com.br/produtos_se...xml/my_mc1.swf

    Texaco 3450 Óleo de Engrenagem

    Óleo lubrificante grau SAE 90, classificação API GL-4, especialmente desenvolvido para diferenciais autoblocantes, também denominados tração positiva. Recomendado para automóveis, utilitários e caminhões leves fabricados até 1997 e/ou que requeiram um óleo do tipo TL 3450 e SAE 90. Apresenta características de extrema pressão (EP), anti-ruído e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.


    Rev.: 04/03/2004
    Embalagens:
    caixa c/ 24 unidades 1 lt
    bombona plástica 20 lts
    tambor 200 lts.


    Deve estar custando uns 10 a 15 Reais o Litro, não sei agora, mas até um tempo atrás a Chevrolet utilizava o da AC DELCO que era produzido pela Texaco que é esse mesmo óleo aí que coloquei.

    Procure saber se as especificações desse óleo vão atender as da Nissan.

    []’s

    Marcelo
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Idade
    50
    Posts
    1,457
    Agradecimentos: 0
    Esqueci de mencionar que utilizei esse óleo no JPX quando ainda tinha os eixos originais (o traseiro tinha LSD) sem problemas.
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #11
    Obrigado pela dica Marcelo.

    Até que enfim acredito que achei o óleo que é especificado para o diferencial traseiro da nissan 85W140 + modificador de atrito. A diferença é que já vem aditivado com o modificador de atrito:

    Multigear LS SAE 85W140

    Óleo lubrificante de grau SAE 85W140, especialmente desenvolvido para aplicação em automóveis, caminhonetes e caminhões leves equipados com diferenciais autoblocantes (também conhecidos como de tração positiva ou anti-derrapantes), conforme especificações dos fabricantes dos veículos. Já contém pacote de aditivo modificador de atrito para atender a estes diferenciais, tornando-se desnecessária qualquer aditivação suplementar. Atende aos requisitos de classificação de serviço API GL-5. Apresenta propriedades de extrema pressão, anti-ruido e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.


    Rev.: 15/04/2005
    Embalagens:
    caixa c/ 24 unidades 1 lt.



  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Idade
    50
    Posts
    1,457
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por paris Ver Post
    Obrigado pela dica Marcelo.

    Até que enfim acredito que achei o óleo que é especificado para o diferencial traseiro da nissan 85W140 + modificador de atrito. A diferença é que já vem aditivado com o modificador de atrito:

    Multigear LS SAE 85W140

    Óleo lubrificante de grau SAE 85W140, especialmente desenvolvido para aplicação em automóveis, caminhonetes e caminhões leves equipados com diferenciais autoblocantes (também conhecidos como de tração positiva ou anti-derrapantes), conforme especificações dos fabricantes dos veículos. Já contém pacote de aditivo modificador de atrito para atender a estes diferenciais, tornando-se desnecessária qualquer aditivação suplementar. Atende aos requisitos de classificação de serviço API GL-5. Apresenta propriedades de extrema pressão, anti-ruido e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.


    Rev.: 15/04/2005
    Embalagens:
    caixa c/ 24 unidades 1 lt.


    Veja bem se as especificações do óleo vão atender as da Nissan (acredito que sim).

    Que blz que te ajudou .

    []'s

    Marcelo
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade